Cotidiano
Acusado de racismo, volante do Santa Cruz-AC nega ofensa e acusa Galvez de difamação
Luiggi foi expulso durante jogo do Sub-20 e se diz vítima de mal-entendido; defesa afirma que expressão usada não teve conotação discriminatória e anuncia medidas legais contra o clube adversário.

Foto: Arquivo pessoal/Sueli Rodrigues
A defesa do volante Luiggi, do Santa Cruz-AC, se manifestou nesta sexta-feira (20), por meio de nota oficial, negando a acusação de racismo feita após a partida contra o Galvez, válida pela oitava rodada do Campeonato Acreano Sub-20. O jogo, realizado na última terça-feira (17), terminou com vitória do Santa Cruz por 2 a 0, mas foi marcado pela expulsão do jogador, acusado de proferir ofensas de cunho racial.
Segundo a súmula do árbitro Josué França, Luiggi teria se dirigido ao lateral-direito Erick Rodrigues, do Galvez, com a pergunta “Urubu véi desse?”, em voz audível. A frase motivou a expulsão por “conduta antidesportiva e ofensa verbal direcionada a adversário”.
No entanto, o advogado Marcos Lima, que representa Luiggi, afirma que houve um mal-entendido. Segundo ele, a expressão mencionada teria sido direcionada a um colega de equipe e “não possui conotação ofensiva ou discriminatória”. A defesa alega que o episódio foi mal interpretado pelo preparador de goleiros do Galvez, Márcio Figueiredo, conhecido como Faísca, o que teria contribuído para uma “leitura distorcida” dos fatos.
Acusações de linchamento público
Na nota, a defesa do atleta acusa o Galvez de promover um “linchamento público” ao utilizar as redes sociais para fazer o que classificou como acusações “levianas e falsas”.
— Após o jogo, o clube Galvez optou por transformar um episódio mal interpretado em uma campanha pública de difamação, utilizando um tema extremamente sensível como o racismo para atacar injustamente o atleta — diz o documento divulgado.
Jogador recluso e sob ameaças
Ainda segundo a nota, Luiggi permanece recluso no alojamento do clube, temendo agressões após receber ameaças. O jogador, de acordo com o advogado, está à disposição das autoridades para prestar esclarecimentos e deve ingressar com ações judiciais contra o Galvez e o preparador de goleiros por danos morais e ameaças.
A Federação de Futebol do Acre (FFAC) ainda não se pronunciou oficialmente sobre o caso.
Comentários
Cotidiano
Federação Acreana de Futebol cai para 23ª posição em ranking nacional da CBF
FFAC perde uma posição para a federação do Tocantins, que superou a vantagem de pontos do Acre na última temporada

Sede da Federação de Futebol do Acre (FFAC), anexa ao estádio Florestão, em Rio Branco. Foto: internet
A Federação de Futebol do Acre (FFAC) caiu uma posição no Ranking Nacional das Federações 2026, divulgado pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF), e agora ocupa a 23ª colocação entre as 27 entidades estaduais. Com 2.306 pontos, a FFAC foi ultrapassada pela Federação Tocantinense de Futebol, que somou 2.435 pontos.
A queda está relacionada ao desempenho do time tocantinense Tocantinópolis-TO, que superou a vantagem de 136 pontos que o Acre mantinha na temporada anterior. A melhor colocação histórica da FFAC ocorreu em 2018, quando chegou ao 18º lugar, impulsionada pela campanha do Atlético Acreano, que quase alcançou o acesso à Série B.

Comentários
Cotidiano
Eriano Santos avalia amistosos e espera evolução na Copinha

Foto arquivo pessoal: Eriano Santos acredita em uma grande campanha do Galvez
O técnico Eriano Santos avaliou de maneira positiva os amistosos do Galvez visando à disputa da Copa São Paulo de 2026. O Imperador foi derrotado pelo Tanabi, América e Mirassol, todos de São Paulo, e pelo Nacional, do Amazonas.
“Se formos olhar pelos resultados, não foi bom. Precisamos avaliar os amistosos pelo condicionamento físico, entrosamento, evolução e por esses aspectos foi muito bom. Essa iniciativa da nossa diretoria é inédita e os resultados podem ser satisfatórios”, comentou Eriano Santos.
Reta final
Com um treino regenerativo nesta quarta, 24, em São José de Rio Preto, São Paulo, o elenco do Galvez começou a reta final de treinamentos para a Copinha. O Imperador estreia no torneio no dia 2 de janeiro contra o Votuporanguense, de São Paulo.
Comentários
Cotidiano
Diretoria da Adesg antecipa 1º pagamento do elenco e quer grande campanha

Foto Manoel Façanha: Paulinho do Cras quer garantir todas as condições para os atletas
O presidente da Adesg, Paulinho do Cras, confirmou nesta quarta, 24, o pagamento, de maneira antecipada, dos dias trabalhados de dezembro do elenco profissional.
“Resolvemos antecipar o pagamento por causa do Natal. Essa é uma data importante para todas as famílias e o nosso objetivo é garantir as condições ideais dos atletas”, declarou Paulinho do Cras.
Ganha folga
Os jogadores da Adesg realizaram um treinamento nesta quarta e ganham uma folga nesta quinta, 25.
“Estamos trabalhando forte desde o início da preparação e por isso a comissão técnica resolveu garantir um descanso no dia 25. Voltamos ao trabalho na sexta(26)”, disse o diretor de futebol, Erismeu Silva.
Estreia no dia 15
A Adesg enfrenta o Humaitá no dia 15 de janeiro, na Arena da Floresta, no jogo de estreia no Campeonato Estadual. O leão terá mais 21 dias de treinamentos.

Você precisa fazer login para comentar.