Conecte-se conosco

Cotidiano

Acusado de racismo, volante do Santa Cruz-AC nega ofensa e acusa Galvez de difamação

Publicado

em

Luiggi foi expulso durante jogo do Sub-20 e se diz vítima de mal-entendido; defesa afirma que expressão usada não teve conotação discriminatória e anuncia medidas legais contra o clube adversário.

Foto: Arquivo pessoal/Sueli Rodrigues

A defesa do volante Luiggi, do Santa Cruz-AC, se manifestou nesta sexta-feira (20), por meio de nota oficial, negando a acusação de racismo feita após a partida contra o Galvez, válida pela oitava rodada do Campeonato Acreano Sub-20. O jogo, realizado na última terça-feira (17), terminou com vitória do Santa Cruz por 2 a 0, mas foi marcado pela expulsão do jogador, acusado de proferir ofensas de cunho racial.

Segundo a súmula do árbitro Josué França, Luiggi teria se dirigido ao lateral-direito Erick Rodrigues, do Galvez, com a pergunta “Urubu véi desse?”, em voz audível. A frase motivou a expulsão por “conduta antidesportiva e ofensa verbal direcionada a adversário”.

No entanto, o advogado Marcos Lima, que representa Luiggi, afirma que houve um mal-entendido. Segundo ele, a expressão mencionada teria sido direcionada a um colega de equipe e “não possui conotação ofensiva ou discriminatória”. A defesa alega que o episódio foi mal interpretado pelo preparador de goleiros do Galvez, Márcio Figueiredo, conhecido como Faísca, o que teria contribuído para uma “leitura distorcida” dos fatos.

Acusações de linchamento público

Na nota, a defesa do atleta acusa o Galvez de promover um “linchamento público” ao utilizar as redes sociais para fazer o que classificou como acusações “levianas e falsas”.

— Após o jogo, o clube Galvez optou por transformar um episódio mal interpretado em uma campanha pública de difamação, utilizando um tema extremamente sensível como o racismo para atacar injustamente o atleta — diz o documento divulgado.

Jogador recluso e sob ameaças

Ainda segundo a nota, Luiggi permanece recluso no alojamento do clube, temendo agressões após receber ameaças. O jogador, de acordo com o advogado, está à disposição das autoridades para prestar esclarecimentos e deve ingressar com ações judiciais contra o Galvez e o preparador de goleiros por danos morais e ameaças.

A Federação de Futebol do Acre (FFAC) ainda não se pronunciou oficialmente sobre o caso.

 

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Cotidiano

Rio Branco começa a preparação e vai tentar voltar a ser protagonista

Publicado

em

Foto PHD: Jogadores do Mais Querido realizaram o primeiro treino físico

O elenco do Rio Branco iniciou nesta terça, 16, no José de Melo, a preparação para a disputa do Campeonato Estadual. Os dirigentes do Mais Querido se reuniram com os atletas antes da primeira movimentação e deixaram claro a meta do clube, conquistar um calendário nacional para a temporada de 2027.

“Sabemos das dificuldades financeiras do clube, mas estamos vivendo um novo processo. O futebol é muito importante dentro do Rio Branco e precisamos voltar a ser protagonistas”, declarou a diretora Marina Lavocat.

Trabalho físico

Os atletas participaram do primeiro trabalho físico sob o comando do professor Selcimar Maciel e a partir desta terça, 17, os treinamentos serão em dois períodos.

“Não temos o tempo adequado de preparação e por isso vamos acelerar o processo. Quero um time forte na estreia contra o Vasco”, afirmou o técnico Ulisses Torres.

Matheus Nego

O meia Matheus Nego retorna ao Rio Branco depois de três temporadas longe do José de Melo. O atleta, formado na base do Estrelão, chega como uma contratação importante.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Dirigentes aprovam mudança no estatuto da Federação de Futebol

Publicado

em

Com 12 votos a favor, 1 contra, 1 com ressalvas, e uma ausência, os dirigentes dos clubes aprovaram nesta terça, 16, a mudança no estatuto da Federação de Futebol do Acre (FFAC). A principal alteração é com relação à eleição para o próximo presidente da entidade. A partir do pleito o futuro mandatário do futebol acreano terá direito somente a duas reeleições.

“Fiz um estudo dos estatutos de todas as federações e da CBF para realizar as mudanças. Conseguimos atualizar as normas da entidade, inclusive, com conselho de administração e diretoria executiva”, explicou o advogado Marco Antônio Mourão.

Rio Branco e Independência

O presidente do Rio Branco, Valdemar Neto, votou contra a mudança no estatuto e o Independência, representado por Illimani Suarez, aprovou com ressalvas. O Humaitá não foi representado na reunião.

Agradeceu o apoio

O presidente da FFAC, Adem Araújo, agradeceu o apoio da maioria dos dirigentes para a mudança e acredita na evolução do futebol acreano nos próximos anos.

“Contar com apoio da maioria dos dirigentes em um momento importante aumenta responsabilidade. Vamos seguir trabalhando para melhorar o nosso futebol”, declarou Adem Araújo.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Fluminense da Bahia apresenta recurso e pede a exclusão do Brasileia do Estadual

Publicado

em

Foto João Valente: Diretoria do Flu da Bahia quer a vaga na final do Estadual

O jogo terminou, mas a disputa por uma vaga na final do Campeonato Estadual de Futsal da Série A ainda não. A diretoria do Fluminense da Bahia entrou com um recurso na Federação Acreana de Futsal nessa terça, 16, pedindo a exclusão do Brasileia do Campeonato Estadual.

O pedido tem como base o comportamento dos torcedores da equipe da Fronteira na partida da última sexta, 12, no ginásio Eduardo Lopes Pessoa, em Brasileia, quando ocorreu invasão e objetos arremessados dentro de quadra.

“Em um primeiro momento, a nossa intenção era apenas uma punição para Brasileia. A defesa do Brasileia para não perder o mando de quadra abriu a possibilidade do recurso e, agora, queremos o cumprimento do artigo 25 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD) e por isso estamos solicitando a exclusão do Brasileia”, explicou o presidente do Fluminense da Bahia, José Luzenildo Alves (Pirlo).

Recurso encaminhado

O presidente da Federação Acreana de Futsal (Fafs), Rafael do Vale, encaminhou o recurso do Fluminense da Bahia para o departamento jurídico da entidade e a doutora Madalena Ribeiro vai avaliar.

“Temos dois recursos para serem julgados, o do Brasileia e o do Fluminense da Bahia. O ideal era termos uma definição até sexta(19), mas existem os prazos e quem vai definir e o nosso departamento jurídico”, explicou Rafael do Vale.

Comentários

Continue lendo