Cotidiano
Acusado de racismo, volante do Santa Cruz-AC nega ofensa e acusa Galvez de difamação
Luiggi foi expulso durante jogo do Sub-20 e se diz vítima de mal-entendido; defesa afirma que expressão usada não teve conotação discriminatória e anuncia medidas legais contra o clube adversário.

Foto: Arquivo pessoal/Sueli Rodrigues
A defesa do volante Luiggi, do Santa Cruz-AC, se manifestou nesta sexta-feira (20), por meio de nota oficial, negando a acusação de racismo feita após a partida contra o Galvez, válida pela oitava rodada do Campeonato Acreano Sub-20. O jogo, realizado na última terça-feira (17), terminou com vitória do Santa Cruz por 2 a 0, mas foi marcado pela expulsão do jogador, acusado de proferir ofensas de cunho racial.
Segundo a súmula do árbitro Josué França, Luiggi teria se dirigido ao lateral-direito Erick Rodrigues, do Galvez, com a pergunta “Urubu véi desse?”, em voz audível. A frase motivou a expulsão por “conduta antidesportiva e ofensa verbal direcionada a adversário”.
No entanto, o advogado Marcos Lima, que representa Luiggi, afirma que houve um mal-entendido. Segundo ele, a expressão mencionada teria sido direcionada a um colega de equipe e “não possui conotação ofensiva ou discriminatória”. A defesa alega que o episódio foi mal interpretado pelo preparador de goleiros do Galvez, Márcio Figueiredo, conhecido como Faísca, o que teria contribuído para uma “leitura distorcida” dos fatos.
Acusações de linchamento público
Na nota, a defesa do atleta acusa o Galvez de promover um “linchamento público” ao utilizar as redes sociais para fazer o que classificou como acusações “levianas e falsas”.
— Após o jogo, o clube Galvez optou por transformar um episódio mal interpretado em uma campanha pública de difamação, utilizando um tema extremamente sensível como o racismo para atacar injustamente o atleta — diz o documento divulgado.
Jogador recluso e sob ameaças
Ainda segundo a nota, Luiggi permanece recluso no alojamento do clube, temendo agressões após receber ameaças. O jogador, de acordo com o advogado, está à disposição das autoridades para prestar esclarecimentos e deve ingressar com ações judiciais contra o Galvez e o preparador de goleiros por danos morais e ameaças.
A Federação de Futebol do Acre (FFAC) ainda não se pronunciou oficialmente sobre o caso.
Comentários
Cotidiano
Erick Rodrigues expõe insatisfação com cota da 1ª fase da Copa do Brasil

Foto Sueli Rodrigues: Erick Rodrigues esperava a mesma cota de 2025
Comentários
Cotidiano
Caíque é desfalque certo do Galvez contra o Humaitá

Foto ASCOM/Galvez: Caíque está fora de um confronto importante da fase de classificação
O atacante Caíque, suspenso pelo terceiro cartão amarelo, é desfalque certo no Galvez no confronto diante do Humaitá. A partida será disputada neste sábado, a partir das 15 horas, no Tonicão.
“Perdemos o Caíque, mas temos um elenco qualificado e com boas opções. Vamos ter uma equipe forte”, declarou o técnico do Galvez, Maurício Carneiro.
Três opções
Maurício Carneiro tem como opções o meia Hiago e os atacantes Lukinhas e Alifi.
“Vamos avaliar com cautela para escolher o substituto do Caíque. Podemos manter a característica da equipe e ou mudar. Vai ser uma partida difícil e é necessário tomar a decisão correta”, afirmou o treinador.
Comentários
Cotidiano
Hemoacre promove campanha de doação de sangue para garantir estoque seguro durante o Carnaval
O governo do Acre, por meio do Centro de Hematologia e Hemoterapia do Acre (Hemoacre), iniciou na manhã desta sexta-feira, 13, uma campanha de doação de sangue com o objetivo de reforçar os estoques durante o período do Carnaval. A ação busca mobilizar a população para garantir segurança transfusional nos próximos dias.

Como forma de incentivar a participação, os doadores recebem um brinde temático, em alusão ao Carnaval. A entrega ocorre exclusivamente nesta sexta-feira, data de abertura da campanha. Apesar disso, o Hemoacre seguirá funcionando normalmente durante o feriado, com atendimentos nos dias 16, 17 e 18 de fevereiro.
A coordenadora de captação de doadores de sangue e medula óssea do Hemoacre, Késia Nogueira, explicou que o estoque é bastante dinâmico e pode sofrer oscilações em curto espaço de tempo, o que torna fundamental a antecipação das coletas.

“Hoje o estoque pode estar satisfatório, mas em dois ou três dias pode haver uma grande necessidade. Por isso, trabalhamos de forma preventiva, garantindo estabilidade e segurança para atender possíveis demandas durante o feriado prolongado”, afirmou Nogueira.
Késia destacou, ainda, que manter um estoque adequado é uma responsabilidade coletiva. “Quem utiliza o sangue é a própria população. Dependemos exclusivamente da solidariedade das pessoas para garantir atendimento a quem precisa”, ressaltou.
Quem pode doar
Podem doar sangue pessoas entre 16 e 69 anos, sendo que menores de 18 devem estar acompanhados do responsável legal. É necessário estar em boas condições de saúde, e apresentar documento oficial com foto. Todo o processo, que inclui cadastro, triagem, lanche e doação, dura cerca de 40 minutos.
Solidariedade que inspira
A professora de educação física, Nathalia Freire, participou da campanha e reforçou a importância do ato solidário. Em sua segunda doação, ela contou que decidiu participar após ver a divulgação nas redes sociais.

“É um gesto simples, rápido e que faz muita diferença. Sempre tem alguém precisando. Um dia pode ser alguém da minha família, então é importante a gente se ajudar”, destacou.
O governo do Acre, por meio do Hemoacre, reforça o convite para que a população participe da campanha, compareça à unidade e ajude a manter os estoques em níveis seguros, contribuindo diretamente para salvar vidas durante o Carnaval.
The post Hemoacre promove campanha de doação de sangue para garantir estoque seguro durante o Carnaval appeared first on Noticias do Acre.
Fonte: Conteúdo republicado de AGENCIA ACRE

Você precisa fazer login para comentar.