Geral
Acreano e carioca anunciam disco com participações de Elba Ramalho e Ney Matogrosso: ‘Gratificante’
Primeiro single do duo Festim, ‘Resgate’ foi lançado no último dia 29 de maio e já atingiu mais de 1 mil reproduções em menos de uma semana nas plataformas digitais. EP está previsto para sair em agosto deste ano.

Festim lança a música “Resgate” em EP de lançamento. Foto: Fernando Ocazione
Hellen Monteiro
A dupla Festim, formada pelo acreano Dito Bruzugu e pelo carioca André Moreno, ambos cantores e compositores, lançou no último dia 29 de maio seu primeiro single: “Resgate”, em todas as plataformas de música. Com produção musical de Luã Yvys, a canção romântica é o primeiro lançamento do projeto “Bipolar”, EP autoral que sai em agosto deste ano e que contará ainda com duas participações para lá de especiais: Elba Ramalho e Ney Matogrosso.
Com sete faixas, as mais aguardadas são as músicas “Enxote”, com a paraibana Elba Ramalho, e “Não Te Quero Mais!”, parceria com Ney Matogrosso. A faixa já lançada no fim do mês passado abre o projeto que nasceu de um encontro do acaso, entre os músicos o produtor.
A primeira música, “Resgate”, é uma canção romântica, sensível e que sintetiza esse emaranhado de influências e a conexão dos dois artistas, já atingiu mais de 1 mil streamings em menos de uma semana.
Festim
André Moreno é violonista e compositor desde a adolescência. Dito Bruzugu é cantor, músico, compositor, produtor cultural e jornalista. Os dois formaram o duo Festim, em 2019, após se conhecerem através de amigos em comum. Casas cariocas de São Paulo já receberam apresentações dos artistas.
Eles produzem um som repleto de brasilidades, com a promessa de encantar o público com a união da sonoridade do Norte e do Sudeste do país. As canções da dupla encantaram o músico, cantor e compositor Luã Yvys, que adotou o projeto Festim, e que assina a produção musical não apenas desta faixa já lançada, mas de todas que virão nos próximos meses.
Dito explica que o Festim iria gravar um disco com outras pessoas, e quando estava em processo de negociação, os dois conheceram Yvys em um Sarau, no Rio de Janeiro. Acabou que o projeto que eles tinham em mente não deu certo, e Yvys, que é filho da Elba Ramalho, os viu tocar e entrou no projeto.
“A gente tocou, o Luã viu a gente tocar, e depois a gente fez amizade com ele, sem saber quem ele era. Depois que a gente se apresentou, no dia seguinte e ele me convidou pra ir conhecer o estúdio lá da Elba. Imagina, eu tava no Rio num dia normal, num sarau, no dia seguinte eu tava na casa da Elba, conhecendo ela e o estúdio. Não rolou com a outra galera de gravar, e aí a gente conversou com o Luã que topou produzir, topou estar junto com a gente, ofereceu uma parceria muito legal pra gente, porque ele gostou muito do nosso trabalho e acabou rolando com ele, e foi muito bom, foi muito incrível” comemora Bruzugu.
As influências musicais do Festim são variadas e incluem nomes da música nordestina, como Elba, Zé Ramalho, Alceu, Geraldo Azevedo e Chico César; artistas consagrados da MPB, como Chico Buarque; destaques da cena mineira como Milton Nascimento e Lô Borges; o tropicalismo de Gil, Caetano, Bethânia e companhia; além do brit pop, desde Beatles a Oasis.
Moreno fala que essa primeira música lançada se torna ainda mais especial, já que é a primeira composta pelo duo. “Quando eu conheci o Dito, foi uma conexão imediata. Eu pedi o telefone dele para um amigo e descobri que ele também tinha pedido meu telefone. Essa música é muito simbólica. É a primeira canção que fizemos juntos, nossa primeira experiência. Foi quando tivemos a certeza de que iríamos embarcar nessa aventura”, afirma.

Nova música já foi ouvida mais de 1mil vezes em plataforma de streaming. Foto: Fernando Ocazione
Parcerias
Bruzugu conta que o EP completo foi gravado na casa da Elba Ramalho, no estúdio dela. Ao verem que a música “Enxote” combinaria muito com a cantora, decidiram fazer o convite de participação. “A gente sempre encontrava com ela, e quando a gente tava gravando essa música, a gente achou a cara dela, a onda dela, e aí a gente sugeriu dela participar. O Luan fez o convite a ela como produtor musical, e ela ouviu a música, gostou e topou participar. Isso foi muito legal, foi massa, a gente ficou muito feliz com a participação dela, uma lenda da música brasileira”, celebra.
Outra colaboração do EP que poderá ser conferido por completo em agosto, é a música “Não te quero mais!” com o Ney Matogrosso, que segundo Bruzugu, topou na hora, gravar com a dupla iniciante. “O nosso empresário já tinha feito alguns trabalhos com ele e a gente também tem uma música que a gente achava que era a cara dele e a gente queria fazer o convite a ele. O convite foi feito através do nosso empresário e ele topou aceitou de primeira assim, adorou, adorou a música também”, afirma o músico.
Os cantores e compositores se dizem muito felizes com o projeto e asseguram que as expectativas são grandes para os lançamentos que ainda virão. “É uma loucura, a gente está muito feliz com isso, a gente está realmente sem acreditar. Nosso disco de estreia temos duas participações tão lendárias da música brasileira, cantores que são referência para a gente, que a gente cresceu ouvindo, que a gente adora, que a gente é muito fã, e está sendo uma experiência muito legal”, comenta Bruzugu.
Dito também faz parte da banda acreana “Os descordantes”, que lançou em 2014 seu disco “Espera a Chuva Passar” na internet, com 11 músicas autorais. Em 2017, a banda lançou seu segundo CD e continua ativa, porém para shows mais esporádicos.
Comentários
Geral
Acidente mata criança e fere outras 3. Nenhuma viajava na cadeirinha

Reprodução/NSC Total
Uma criança morreu em um acidente no interior de Passos Maia, no Oeste de Santa Catarina, no fim da tarde desse sábado (17/1), na SC-154. A colisão envolveu dois veículos, um carro e um caminhão. Além da criança morta, um homem e uma mulher foram encontrados nas presos nas ferragens e foram encaminhados para o hospital, a mulher em estado grave.
O Corpo de Bombeiros foi acionado para atender o caso, e ao chegar constatou que outras três crianças já haviam sido encaminhadas ao hospital por populares. Elas tinham 1, 3 e 6 anos, e não estavam em cadeirinhas no momento da batida.
Leia a íntegra no NSC Total, parceiro do Metrópoles.
Fonte: Conteúdo republicado de METRPOLES - BRASIL
Comentários
Geral
Rio Branco se aproxima da média histórica de chuvas para janeiro com risco de mais temporais
Capital acumulou 91,4% da média mensal; previsão para próxima semana indica chuvas intensas e elevação do nível do Rio Acre

O Acre deverá enfrentar condições atmosféricas altamente favoráveis à ocorrência de chuvas intensas, com acumulados pontuais que podem ultrapassar 80 milímetros. Foto: arquivo
As chuvas persistentes das últimas semanas deixaram Rio Branco muito próxima de atingir a média histórica de precipitação para janeiro, com 261,4 milímetros registrados até a tarde de sexta-feira (16) – o equivalente a 91,4% da média mensal de 286,1 mm. O acumulado elevado é resultado de um período prolongado de instabilidade atmosférica, com eventos frequentes de chuvas fortes, trovoadas e ventania.
A situação exige atenção redobrada, já que a previsão indica condições favoráveis a chuvas intensas entre segunda (19) e quinta-feira (22), com acumulados pontuais que podem ultrapassar 80 mm. Paralelamente, o Rio Acre já está acima da cota de transbordo, atingindo 14,39 metros às 16h45 na tarde deste sábado, 17, em Rio Branco, segundo dados da plataforma De Olho no Rio, da Prefeitura da capital.
Caso a previsão se confirme, a capital deve superar a média histórica de janeiro, elevando os riscos de alagamentos urbanos, transbordamento de igarapés e impactos em comunidades ribeirinhas.
Comentários
Geral
Rio Juruá atinge nível de transbordamento em Cruzeiro do Sul e aciona estado de atenção
Com 13,01 metros, rio ultrapassa cota crítica; Defesa Civil monitora áreas ribeirinhas e prepara assistência a famílias em risco

De acordo com a Defesa Civil Municipal, equipes seguem em alerta máximo, realizando o acompanhamento contínuo do comportamento do rio e o levantamento das áreas mais vulneráveis. Foto: captada
O Rio Juruá ultrapassou a marca de transbordamento em Cruzeiro do Sul, no interior do Acre, atingindo 13,01 metros na medição das 18h deste sábado (17) – acima da cota crítica de 13 metros. Diante do cenário, a Prefeitura municipal declarou situação de atenção redobrada e acionou o Plano de Contingência para áreas ribeirinhas.
Equipes da Defesa Civil e de secretarias envolvidas estão em alerta máximo, acompanhando continuamente o comportamento do rio e levantando as regiões mais vulneráveis. O objetivo é atuar de forma preventiva, oferecendo apoio humanitário e, se necessário, promovendo a retirada segura de moradores.
As chuvas persistentes na região do Vale do Juruá, conforme previsão meteorológica, devem manter o nível do rio elevado nas próximas horas. A administração municipal reforçou que continuará monitorando a situação e adotando todas as medidas para mitigar os impactos da enchente e preservar a segurança da população.


Você precisa fazer login para comentar.