Acre
Acre teve 200 mil hectares de áreas queimadas de julho a setembro deste ano

O estado do Acre teve o correspondente a mais de 200 mil campos de futebol em área atingida pelas queimadas no período de julho a setembro deste ano. Os dados constam no 4º Relatório sobre os Alertas de Queimadas – julho a setembro de 2021 – do projeto Acre Queimadas, da Universidade Acre (Ufac), emitido neste sábado (2).
Desenvolvido pelos pesquisadores Sonaira Silva, Ismael Silva, Eric Nascimento e Antonio Willian Melo, do Campus Floresta, em Cruzeiro do Sul, o projeto visa o monitoramento de incêndios florestais e queimadas em todo o estado.
As informações produzidas pelo projeto são compartilhadas e disseminadas para diferentes atores sociais, tomadores de decisão, gestores, acadêmicos e sociedade em geral, como forma de sensibilização sobre problemas, desafios e avanços científicos dos incêndios florestais e queimadas.
A seguir, os principais dados destacados pelo relatório:
– Foram identificados no Acre 200 mil hectares de desmatamento entre julho e setembro de 2021;
– O município de Feijó lidera em queimadas no Acre, com 35.470 mil hectares (18% do total mapeado);
– Terras da união concentram 31% do total mapeado no estado;
– A Resex Chico Mendes ocupa 61% das queimadas ocorrido nas Unidades de Conservação;
– A qualidade do ar no Acre está fora do limite recomendado pela Organização Mundial da Saúde há 25 dias.
O Acre registrou, até 1º de outubro, o total de 7.824 focos de queimadas, o 10º lugar entre todos os estados brasileiros e o 5º lugar entre os estados da região Norte. Setembro foi o pior mês em queimadas no estado desde o ano de 2010
Por:
Comentários
Acre
Vereador é flagrado ameaçando servidora durante confusão em posto de saúde; ASSISTA
Comentários
Acre
PREVISÃO DO TEMPO: sábado (20) de chuvas intensas e trovoadas no Norte
Pancadas de chuva com trovoadas tomam a região, com maior intensidade a partir da tarde; temperaturas variam entre 22°C e 34°C
A previsão do tempo para a Região Norte do país, neste sábado (20), indica céu com muitas nuvens e pancadas de chuva para toda a região, com possibilidade de trovoadas isoladas para todos os estados, principalmente a partir da tarde.
Pela manhã, a previsão é de muitas nuvens para toda a região, com pancadas de chuva isoladas para todo o Amapá, Pará — exceto pelo nordeste do estado —, maior parte do Amazonas — exceto pelo extremo-sul —, sudeste de Rondônia, oeste e norte do Tocantins e extremo-oeste do Acre. As pancadas de chuva devem amanhecer já acompanhadas de trovoadas no centro-sul do Piauí e no extremo-leste de Rondônia.
Durante a tarde, as chuvas se intensificam e vêm acompanhadas de trovoadas em toda a região, exceto no Amapá, onde deve chover com menor intensidade ao centro-sul do estado, sem trovoadas. Essas condições devem se manteraté a noite.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta de perigo potencial de chuvas intensas para o Acre, Tocantins, Rondônia, Amazonas e centro-sul do Pará, além de alerta de perigo de chuvas intensas para o Tocantins, o centro-sul do Pará e para a faixa central do Amazonas.
Entre as capitais, a temperatura mínima prevista é de 22°C, em Rio Branco. Já a máxima pode chegar até 34°C, emBoa Vista. A umidade relativa do ar varia entre 50% e 100%.
Fonte: Brasil 61







Você precisa fazer login para comentar.