Geral
Acre terá quase 100 professores e mais de 20 pastores como candidatos a vereadores em 2024
Municípios que não registraram pastores nas urnas como candidatos: Acrelândia, Assis Brasil, Epitaciolândia, Jordão, Mâncio Lima, Manoel Urbano, Plácido de Castro, Porto Walter, Sena Madureira, Xapuri e Santa Rosa do Purus.

Apenas o município de Santa Rosa do Purus não registrou candidatura com nome de professores.
O prazo final para o registro das candidaturas de quem disputará um cargo nas eleições deste ano se encerrou no dia de ontem quinta-feira, 15 de agosto. Com a lista fechada pela Justiça Eleitoral, a reportagr checou que o Acre terá 95 candidatos a vereador que se declararam professores na urna eletrônica, além de 28 que se declararam pastores, espalhados pelos 22 municípios.
No caso dos professores, a cidade com maior número de candidatos nessa categoria é Rio Branco, com 12. Em segundo lugar, aparece Porto Acre com 10 e Tarauacá com 9. Apenas o município de Santa Rosa do Purus não registrou candidatura com nome de professores.
Veja os números completos por município:
- Rio Branco – 12
- Porto Acre – 10
- Tarauacá – 9
- Marechal Thaumaturgo – 7
- Senador Guiomard – 6
- Feijó – 6
- Bujari – 6
- Rodrigues Alves – 5
- Xapuri – 5
- Acrelândia – 4
- Mâncio Lima – 4
- Plácido de Castro – 4
- Brasiléia – 3
- Assis Brasil – 2
- Capixaba – 2
- Cruzeiro do Sul – 2
- Epitacolândia – 2
- Porto Walter – 2
- Senador Guiomard – 2
- Jordão – 1
- Manoel Urbano – 1
- Santa Rosa do Purus – 0
Já em relação aos pastores que se autodeclararam pastores, Rio Branco também lidera o ranking, com 8 candidatos. O município de Tarauacá, com 4, aparece em segundo lugar. O top 3 fecha com Porto Acre e Bujari, ambos com 3 candidatos a vereadores pastores.
Outros 11 municípios não registraram candidaturas desse tipo.
Veja a lista:
- Rio Branco – 8
- Tarauacá – 4
- Porto Acre – 3
- Bujari – 3
- Cruzeiro do Sul – 2
- Senador Guiomard – 2
- Rodrigues Alves – 2
- Brasiléia – 1
- Capixaba – 1
- Feijó – 1
- Marechal Thaumaturgo – 1
Municípios que não registraram pastores nas urnas como candidatos: Acrelândia, Assis Brasil, Epitaciolândia, Jordão, Mâncio Lima, Manoel Urbano, Plácido de Castro, Porto Walter, Sena Madureira, Xapuri e Santa Rosa do Purus.
Comentários
Geral
MPF acompanha processo de registro dos usos rituais da ayahuasca no Acre

Foto: Getty Images
O Ministério Público Federal no Acre (MPF/AC) instaurou um procedimento administrativo para acompanhar as medidas adotadas pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) no processo de registro dos usos rituais da ayahuasca como patrimônio cultural imaterial no Estado do Acre.
A iniciativa, conduzida pelo procurador da República Luidgi Merlo Paiva dos Santos, tem validade inicial de um ano e visa garantir que o processo respeite os direitos dos povos indígenas, sobretudo quanto à realização da consulta prévia, livre e informada, conforme previsto na legislação brasileira e em tratados internacionais ratificados pelo Brasil.
O procedimento tem como base informações apresentadas na Ata nº 21/2025, durante reunião com o Departamento de Patrimônio Imaterial (DPI) do IPHAN e a Superintendência do órgão no Acre. Segundo o MPF, o IPHAN está analisando o plano de trabalho submetido para a realização da consulta, que será executada em parceria com a Universidade de Brasília (UnB) por meio de um Termo de Execução Descentralizada (TED).
Ainda de acordo com o IPHAN, já há orçamento garantido para o início das atividades ainda em 2025.
Como diligência inicial, o MPF determinou o sobrestamento do processo por 60 dias, após os quais será expedido ofício ao Departamento de Patrimônio Imaterial solicitando informações atualizadas sobre o andamento do registro, incluindo os ajustes técnicos no plano de trabalho, a formalização do TED com a UnB e o cronograma das ações previstas para este ano.
Comentários
Geral
Corpo de Bombeiros resgata mais de meio milhão em bens submersos em rio no interior do Acre
Comentários
Geral
Bombeiros resgatam pai e genro desaparecidos após três dias perdidos na floresta no Acre
Dupla foi encontrada com vida em área de mata fechada após operação que contou com apoio de moradores locais; ambos estavam em boas condições de saúde
Após três dias desaparecidos na floresta, um homem de 50 anos, identificado pelas iniciais M.S., e seu genro foram resgatados com vida na comunidade Havre, localizada no baixo rio Gregório, em Tarauacá, interior do Acre. Os dois haviam saído para caçar na última quarta-feira (9) e não retornaram, levando familiares a acionar o Corpo de Bombeiros.
Uma equipe do 7º Batalhão de Engenharia de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais (7º BEPCIF) foi mobilizada e, com o apoio de mateiros experientes da região, iniciou as buscas na sexta-feira (11). A operação exigiu horas de navegação pelo rio e caminhada por mata fechada até que a dupla fosse encontrada.
Apesar do desgaste físico, os dois estavam em boas condições de saúde e demonstraram alívio ao reencontrar os familiares.
Você precisa fazer login para comentar.