Cotidiano
Acre tem quase 3 mil crianças fora das creches, aguardando vaga mostra estudo
Apenas 33% tem regras definidas de acesso. Os critérios seriam: risco ou vulnerabilidade social, deficiências ou necessidades especiais, responsáveis que trabalham, mães adolescentes ou mães solo e proximidade da residência.
Dados do relatório “Retrato da Educação Infantil no Brasil – Acesso e Disponibilidade de Vagas”, divulgados pelo Ministério da Educação e o Gaepe-Brasil mostram que 100% dos municípios do Acre tem fila de espera em creches por falta de vagas ou outros motivos.
Esse percentual transformado em números, significa que 2.874 crianças de 11 meses até 4 anos estão fora das creches. As faixas etárias com as maiores incidências de crianças fora da sala de aula são as de 2 anos (1.229 crianças) e de 3 anos (944 crianças).
O estudo revela que 71% dessas crianças que necessitam por vaga estão na zona urbana, enquanto 29% moram na zona rural. Também mostra que em 67% dos municípios não há a existência de critérios para a definição de prioridades na fila por vaga em creche. Apenas 33% tem regras definidas de acesso. Os critérios seriam: risco ou vulnerabilidade social, deficiências ou necessidades especiais, responsáveis que trabalham, mães adolescentes ou mães solo e proximidade da residência.
Estão na mesma condição dos municípios acreanos, de 100% na fila de espera por vaga em uma creche, os estados de Rondônia, Amapá e o Distrito Federal.
Comentários
Cotidiano
Risco de exposição à fumaça é maior pela manhã; veja orientações sobre cuidados com a saúde
Em dias de vento, a atenção deve ser redobrada, já que a fumaça pode se espalhar rapidamente e causar problemas respiratórios ainda mais severos.
Com o aumento da concentração de fumaça no ar, os riscos de complicações respiratórias crescem, exigindo atenção redobrada por parte dos pais e responsáveis por crianças, idosos e pessoas com doenças respiratórias crônicas. Em resposta as queimadas que acontecem na regional do alto acre, disponibilizamos orientações sobre os cuidados necessários para proteger a saúde durante o período de queimadas no estado, por meio de estudos em relação momento que vive o estado.
A médica pneumologista do Centro de Medicina Tropical (Cemetron), Ana Carolina Marcolino, explica que neste período do ano há um aumento de problemas respiratórios e doenças alérgicas. Com o aumento expressivo de fumaça no estado, devido às queimadas, o público mais sensível, como crianças, idosos e pessoas com doenças respiratórias crônicas, deve tomar cuidados especiais. “Essa população deve evitar a exposição à poeira e fumaça, e procurar se hidratar bastante.”
Para essa população de risco, o alerta para os principais sintomas que podem surgir devido à exposição:
Tosse seca ou produtiva;
Dificuldade para respirar;
Irritação na garganta;
Congestão nasal;
Dor no peito; e
Cansaço.
A pneumologista destaca ainda que, nos casos em que os sintomas não forem tratados rapidamente, pode haver agravamento, ocasionando aumento da frequência respiratória, chiado no peito, sonolência e até dificuldade extrema para respirar. “Diante de qualquer sinal de agravamento, é fundamental buscar orientação médica imediata para evitar complicações graves.”
Medidas preventivas
Para reduzir os impactos da fumaça na saúde, a recomenda uma série de medidas preventivas que devem ser seguidas pela população:
- Evitar a exposição das crianças em períodos de maior concentração de fumaça, como no início da manhã e no final da tarde;
- Utilizar máscaras adequadas para crianças maiores de 2 anos, protegendo as vias respiratórias;
- Manter o ambiente interno mais seguro, utilizando purificadores de ar com filtros HEPA;
- Monitorar a qualidade do ar e evitar atividades ao ar livre durante os dias com maior poluição atmosférica;
- Manter uma boa hidratação e optar por uma alimentação saudável, rica em frutas que contenham água;
- Deixar portas e janelas fechadas nesse período de maior fumaça;
- Fazer uso de umidificador de ar e/ou toalhas molhadas em quartos pode ajudar na melhoria da umidade do ar do ambiente.
- Para as crianças, além dessas medidas, orienta que os pais aumentem a ingestão de líquidos, evitando bebidas açucaradas e alimentos processados que possam comprometer a imunidade.
Horários mais perigosos à exposições
Amedicina ainda alerta que o risco de exposição à fumaça é maior em determinadas horas do dia, especialmente nas primeiras horas da manhã, após a queima, e no final da tarde e início da noite. Em dias de vento, a atenção deve ser redobrada, já que a fumaça pode se espalhar rapidamente e causar problemas respiratórios ainda mais severos.
Importância de busca médica
A médica Ana Carolina reitera que, ao identificar sinais de dificuldade respiratória ou agravamento dos sintomas, a pessoa deve procurar imediatamente uma unidade de saúde para avaliação médica. “O atendimento precoce pode evitar complicações graves, principalmente em crianças, que são mais suscetíveis aos efeitos das queimadas”, concluiu.
Comentários
Cotidiano
Com Gabigol fora da relação, Tite define time do Flamengo para jogo diante do Peñarol
Quem não fica à disposição desta vez é Gabigol. O clube carioca informou que o atacante não teve constatado problema muscular na coxa direita, porém apresenta fibrose na região
O Flamengo encerrou a preparação para o jogo contra o Peñarol, do Uruguai, que terá bola rolando nesta quinta-feira (19), às 19h, no Maracanã. A partida é válida pela ida das quartas de final da Libertadores. A principal novidade é a volta de De La Cruz, recuperado de lesão muscular na posterior da coxa direita – o uruguaio será titular.
Além disso, outro jogador está confirmado na equipe que inicia o duelo. Caso de Arrascaeta, que retornou diante do Bahia, pela Copa do Brasil. Foi preservado no clássico com o Vasco, entrou e agora retorna à formação principal. De resto, o técnico Tite mantém a linha do sistema defensivo com Rossi, Varela, Fabrício Bruno, Léo Pereira e Alex Sandro.
Quem não fica à disposição desta vez é Gabigol. O clube carioca informou que o atacante não teve constatado problema muscular na coxa direita, porém apresenta fibrose na região. Por precaução, a comissão decidiu tirá-lo da relação da partida. O centroavante vem perdendo espaço no elenco e se tornou a terceira alternativa para a posição no grupo.
O jogo de volta das quartas de final da Libertadores acontece na quinta-feira do dia 26 de setembro, no Campeón del Siglo, em Montevidéu. Pelo regulamento da Conmebol, não há vantagem do empate no placar agregado e, se houver igualdade, por exemplo, a decisão da vaga vai aos pênaltis. Quem passar pega Botafogo ou São Paulo nas semifinais do torneio.
Comentários
Cotidiano
Vence o Fluminense! Time de Guerreiros bate o Atlético-MG em jogo de ida das quartas da Libertadores
O jogo de volta acontece na quarta-feira (25), na Arena MRV, às 19h, valendo vaga nas semifinais da Libertadores. O Fluminense precisa de apenas um empate para sair classificado
Nesta quarta-feira (18), o Fluminense venceu o Atlético-MG por 1 a 0, no Maracanã, pelo duelo de ida das quartas de final da Libertadores. O único gol da partida foi marcado por Lima, já na segunda etapa. O Time de Guerreiros precisa apenas empatar o jogo de volta para sair com a classificação.
O primeiro tempo foi bastante equilibrado no Maracanã, com as duas equipes criando poucas chances de abrir o placar. No máximo, os ataques levaram perigo em lances isolados, mas que não terminaram de forma efetiva.
A segunda etapa começou morna e com os dois times com um pouco de medo de se lançarem ao ataque com tudo. Com o duelo bastante equilibrado, Keno acertou ótimo cruzamento para Lima fazer o único gol da partida, já nos minutos finais, garantindo a vitória tricolor.
O jogo de volta acontece na quarta-feira (25), na Arena MRV, às 19h, valendo vaga nas semifinais da Libertadores. O Fluminense precisa de apenas um empate para sair classificado.
Você precisa fazer login para comentar.