Acre
Acre tem o menor número de antenas 5G do país, mostra levantamento

Bairro 6 de Agosto, em Rio Branco I Foto: Whidy Melo/ac24horas
O Acre é o estado com menor número de antenas 5G do país e um dos que menos avançaram na atualização das leis municipais que viabilizam a instalação da nova tecnologia, segundo dados divulgados nesta quarta-feira (07). O estado tem apenas 169 antenas da nova tecnologia e está entre os que menos avançaram na regulamentação local. Das cinco cidades acreanas com sinal 5G, somente duas atualizaram sua legislação municipal para permitir a instalação adequada da estrutura exigida pela nova geração de rede móvel.
O levantamento, conduzido pelo Movimento ANTENE-SE, será apresentado em evento na sede da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), em Brasília, no próximo dia 13 de maio. A coalizão, criada em 2021, acompanha o avanço das cidades na modernização das chamadas “leis de antenas”, normas que definem os critérios para instalação de torres, mastros e demais equipamentos de telecomunicações.
A ausência de uma legislação moderna tem impactos diretos sobre a qualidade da conectividade. Cidades que atualizaram suas leis concentram hoje 85% das estações 5G do país, cerca de 41 mil antenas. Já os municípios sem regulamentação operam com apenas 15% dessas estruturas, mesmo com o sinal já disponível.
A diferença é expressiva nas cidades com legislação adequada, há em média 77 Estações Rádio Base (ERBs) por município. Já nas que não atualizaram suas normas, a média cai para apenas 7,5 antenas. No contexto nacional, o estado de São Paulo lidera com 622 cidades com leis atualizadas e mais de 10 mil antenas instaladas.
A solenidade de celebração das mil cidades com leis de antenas será realizada no dia 13 de maio, das 9h às 11h, na sede da Anatel, em Brasília. O evento contará com a presença de autoridades federais, especialistas em telecomunicações e representantes das entidades que integram o Movimento ANTENE-SE.
Comentários
Acre
Governo do Acre amplia RH Itinerante com gestores e servidores em capacitação multidisciplinar no Alto Acre
Edição do projeto oferece cursos sobre direito administrativo, oratória, teletrabalho e inteligência artificial para profissionais de Brasileia, Epitaciolândia, Xapuri e Assis Brasil

Para o secretário de Administração em exercício, Guilherme Duarte, o programa representa uma política pública que prioriza quem faz o serviço público acontecer. Foto: Marcus José
A Secretaria de Estado de Administração (Sead) deu início à 3ª edição do RH Itinerante, programa que promove capacitação, escuta ativa e orientação técnica para servidores públicos estaduais na regional do Alto Acre. Desta vez, o projeto atende exclusivamente profissionais dos municípios de Brasileia, Epitaciolândia, Xapuri e Assis Brasil, com atividades realizadas no auditório do Senac, nesta quinta e sexta-feira, 24/25.
Sob o lema “Atualização em Movimento”, a iniciativa busca alinhar os servidores às normativas recentes e às melhores práticas administrativas, reforçando a conexão entre a gestão pública e os trabalhadores que atuam diretamente no atendimento à população.
Cursos e temas estratégicos
A programação inclui capacitações como:
“Direito Administrativo com ênfase no servidor público – direitos e deveres”
“Oratória na Prática”
Além disso, serão abordados temas como teletrabalho, educação financeira, licenças parentais (segundo jurisprudência do STF), reforma da Previdência e o uso de inteligência artificial na administração pública.
As atividades ocorrem em dois turnos (manhã e tarde), com encerramento às 17h15. A ação reforça o compromisso do governo em modernizar a máquina pública e valorizar os servidores, essenciais para a eficiência dos serviços oferecidos à população.
Como participar e próximas etapas
As inscrições para as próximas etapa já estão disponíveis na plataforma: capacitacao.ac.gov.br/course/view.php?id=678, (chave de acesso: ETE-12). Servidores também podem obter informações no setor de RH de seus órgãos. Os custos com deslocamento e diárias ficam a cargo do servidor ou da instituição de origem.
Após o Alto Acre, o programa segue para:
Feijó e Tarauacá (21 e 22 de agosto)
Cruzeiro do Sul, Mâncio Lima e Rodrigues Alves (18 e 19 de setembro)
Rio Branco e municípios vizinhos (9 e 10 de outubro)

A primeira regional contemplada está sendo o Alto Acre, onde teve a presença do prefeito Carlinhos do Pelado (PP), na abertura da 3ª edição do programa RH Itinerante de Gestão de Pessoas no município. Foto: Marcus José
“Escuta, acolhimento e valorização”, diz secretário
O secretário de Administração em exercício, Guilherme Duarte, destacou a importância do projeto:
“O RH Itinerante é mais do que capacitação: é um momento de escuta e valorização. Estamos percorrendo o estado porque acreditamos que uma gestão eficiente se faz com proximidade.”
Com a iniciativa, o governo do Acre reforça sua aposta em uma gestão pública técnica, humanizada e conectada às necessidades dos servidores, garantindo melhores serviços à população.
O encerramento será em Rio Branco, nos dias 9 e 10 de outubro, reunindo servidores da capital e dos municípios de Plácido de Castro, Senador Guiomard, Porto Acre, Acrelândia e Capixaba.
Regional do alto acre:

A programação está sendo realizado no auditório do Senac, Brasiléia/acre
Veja vídeos:
Comentários
Acre
Rainha do Rodeio da Expoacre 2025 será eleita nesta quinta, em Rio Branco
O momento mais aguardado pelas candidatas ao concurso Rainha do Rodeio e por suas torcidas está prestes a acontecer. A grande final, que definirá os nomes da Rainha e da Princesa do Rodeio 2025, será realizada nesta quinta-feira, 24, às 19h, no auditório do Departamento Estadual de Trânsito (Detran).
Participam da disputa 12 candidatas — dez de Rio Branco e duas dos municípios de Bujari e Xapuri. Entre elas, estão acadêmicas de Medicina, Engenharia Florestal, Engenharia Civil e Medicina Veterinária, além de concorrentes já formadas. No último sábado, 19, as participantes se apresentaram durante a solenidade de lançamento da 50ª edição da Expoacre, que contou com a presença do governador Gladson Camelí.
As candidatas à Rainha do Rodeio 2025 são Letícia Rocha, pela Ipê Empreendimentos; Cristina Filgueira, pela Fazenda dos Maia; Klyste Anne, pelo Auto Posto Amapá; Sandy Andrade, pela Fazenda Nova Era; Ingra Martins, pela Fazenda Bom Retiro; Grazy Salvador, pela Minerale; Maria Luana, pela Fazenda Soberana; Camila Assunção, pela Oral Unic; Nay Souza, pela Sabenauto; Débora Costa, pela Droga Lopes; Miriane Rodrigues, por Bujari; e Katrinny Silva, por Xapuri.
Neste ano, o concurso inovou e apresenta um novo método de escolha para Madrinha dos Peões, a qual será eleita por meio de voto popular durante os primeiros dias da Expoacre. Serão espalhados dois totens para votação do público, além da campanha das candidatas pelas ruas do Parque de Exposição Wildy Viana.
Comentários
Acre
Sarampo no Acre: 11 casos estão sob investigação; 16 já foram descartados
A Secretaria de Estado de Saúde do Acre (Sesacre) atualizou o boletim sobre a situação do sarampo no estado. De acordo com os dados mais recentes, 27 casos foram notificados até o momento. Desses, 16 já foram descartados e 11 seguem em investigação.
Apesar das notificações, não há casos confirmados da doença no estado. O Acre não registra transmissão de sarampo desde o ano 2000.
A seguir, o detalhamento dos casos por município:
Casos em investigação:
Acrelândia: 2
Porto Acre: 1
Cruzeiro do Sul: 2
Rio Branco: 2
Brasiléia: 4
Casos descartados:
Porto Acre: 2
Feijó: 1
Sena Madureira: 2
Cruzeiro do Sul: 2
Epitaciolândia: 2
Assis Brasil: 2
Rio Branco: 3
Brasiléia: 1
Cobija (Bolívia): 1*
(Caso notificado em Rio Branco, mas com residência na Bolívia)
A Sesacre reforça que a vacinação é a principal forma de prevenção contra o sarampo e orienta a população a manter a caderneta atualizada. Em caso de sintomas como febre, manchas vermelhas no corpo, tosse ou conjuntivite, a recomendação é procurar uma unidade de saúde imediatamente.
Situação na Bolívia preocupa
O boletim também chama atenção para o cenário no país vizinho. A Bolívia já contabiliza, em 2025, 155 casos confirmados de sarampo, além de 1.302 casos em investigação e 1.147 descartados. A maioria está concentrada no Departamento de Santa Cruz de La Sierra, o que acende o alerta para regiões de fronteira, como o Alto Acre.
Você precisa fazer login para comentar.