Cotidiano
Acre sofre surto de dengue com mais de 26 mil notificações; 14 cidades estão em alerta máximo
Capital Rio Branco integra a lista de municípios com alta incidência da doença; estado já contabiliza 7 mil casos confirmados em 2025

Do total, 7.120 casos foram confirmados, 18.488 descartados e 1.244 permanecem em investigação. Foto: captada
O Acre enfrenta uma epidemia de dengue, com um avanço alarmante da doença em 2025. Dados oficiais da Secretaria Estadual de Saúde (Sesacre) apontam que o estado já registrou 26.852 casos notificados da doença. Desse total, 7.120 foram confirmados e outros 1.244 permanecem sob investigação, de acordo com o boletim epidemiológico atualizado até 13 de outubro.
A situação é considerada crítica em 14 municípios, classificados com alta incidência da doença (mais de 300 casos por 100 mil habitantes). A lista de cidades em alerta máximo inclui desde a capital, Rio Branco, até cidades como Cruzeiro do Sul, Tarauacá, Feijó e Mâncio Lima. A concentração de casos nessas localidades acende um sinal de emergência para as autoridades de saúde.
Outras quatro cidades, entre elas Xapuri e Plácido de Castro, apresentam média incidência. Apenas quatro municípios, como Brasileia e Acrelândia, foram classificados com baixa incidência do vírus, revelando que a dengue se espalhou de forma generalizada pelo território acreano.
Situação por nível de incidência
🔴 Alta incidência (>300 casos/100 mil hab.): 14 municípios
Mâncio Lima, Rodrigues Alves, Cruzeiro do Sul, Porto Walter
Tarauacá, Marechal Thaumaturgo, Feijó, Manoel Urbano
Assis Brasil, Porto Acre, Bujari, Rio Branco, Capixaba, Epitaciolândia
🟡 Média incidência (100-300 casos/100 mil hab.): 4 municípios
Sena Madureira, Xapuri, Senador Guiomard, Plácido de Castro
🟢 Baixa incidência (<100 casos/100 mil hab.): 4 municípios
Jordão, Santa Rosa do Purus, Brasileia, Acrelândia
Os números confirmam a gravidade da epidemia de dengue no estado, com a maioria dos municípios em situação de alerta. A distribuição geográfica mostra a necessidade de estratégias diferenciadas de combate ao Aedes aegypti, considerando as particularidades regionais do Acre.
Tabela com os casos totais no estado:

Comentários
Cotidiano
Campeonato Estadual da Série A vai ter partidas de volta das quartas

Foto João Valente: Fluminense da Bahia tem uma boa vantagem para seguir na disputa do título
O Campeonato Estadual de Futsal da Série A vai ter neste sábado, 15, as partidas de volta da fase de quartas de final. Quinari e Fluminense da Bahia terão a vantagem de jogar pelo empate para avançar às semifinais.
Em Senador Guiomard
O Quinari recebe o Pista, a partir das 19h15, no ginásio José Edson Honorato, em Senador Guiomard. O Quinari ganhou o primeiro jogo por 2 a 0 e por isso tem a vantagem do empate.
No Diogo Feijó
Lyon e Fluminense da Bahia se enfrentam, a partir das 20h30, na quadra da escola Diogo Feijó. O Flu venceu o confronto de ida por 7 a 2 e por isso é o favorito para avançar.
Comentários
Cotidiano
Assermurb e Furacão do Norte são campeões da Copa Acre Soçaite

Foto Mayrla Oliveira: Furacão do Norte conseguiu vencer em uma decisão muito equilibrada
Assermurb, no feminino, e Furacão do Norte, no masculino, conquistaram nessa sexta, 14, na quadra do Tancredo Neves, o título da Copa Acre Soçaite.
A Assermurb bateu o São Francisco por 4 a 3 e o Furacão do Norte derrotou o Fox Milan por 2 a 1.
Quadra lotada
A quadra do Tancredo Neves, mais uma vez, ficou lotada para os confrontos da Copa Acre. A competição foi um sucesso dentro e fora da quadra e a Federação Acreana de Futebol Soçaite 7(FAF7S) promete um calendário mais extenso na temporada de 2026.
Avaliação positiva
O presidente da FAF7S, Jaime Morais, avaliou de maneira positiva o primeiro evento da entidade.
“Cometemos alguns erros, mas no geral a avaliação é positiva. Temos um planejamento ousado para a próxima temporada e a ideia é consolidar a modalidade, inclusive, com a participação em competições nacionais”, afirmou Jaime Moreira.
Comentários
Cotidiano
PSC e Villa City decidem Campeonato Estadual da Série B

Foto João Valente: O goleiro Estéfeson é uma peça importante no PSC
PSC e Villa City, de Manuel Urbano, decidem neste sábado, 15, a partir das 20h20, no ginásio Álvaro Dantas, o título do Campeonato Estadual de Futsal da Série B. As duas equipes entram em quadra sem vantagem e se a partida terminar empatada, o campeão vai ser conhecido na prorrogação ou nas penalidades.
Ganhar protagonismo
PSC e Villa City estarão na 1ª Divisão em 2026. As duas equipes querem ser protagonistas na elite e por isso devem ampliar o investimento.
Goleiros são destaques
Os goleiros Estéfeson, do PSC, e Speed, do Villa City, são os destaques das duas equipes. A decisão também terá esse duelo entre os paredões.

Você precisa fazer login para comentar.