Acre
Acre sedia 27º Fórum de Governadores da Amazônia Legal comprometido com o desenvolvimento econômico e social sustentável da região
O Acre sediará, nos dias 11 e 12 de abril, o 27º Fórum de Governadores da Amazônia Legal, evento de relevância para a discussão e promoção do desenvolvimento sustentável na região. Com a participação de 54 secretários de Estado e chefes de poderes, serão abordados temas fundamentais como o combate às queimadas, aos desmatamentos e a crimes transfronteiriços, e verificados avanços nos diálogos sobre o desenvolvimento econômico e social sustentável.
O encontro será realizado no Auditório do Detran, em Rio Branco, com a presença de representantes do governo federal e dos nove estados que compõem a Amazônia Legal. Outras pautas deverão ser abordadas, como os recursos do Fundo Amazônia e o Plano de Mitigação das Mudanças Climáticas.
O governador Gladson Cameli destacou a importância de trazer o evento para o Acre, enfatizando que serão debatidas questões fundamentais para a sociedade, visando ao combate dos problemas ambientais e à promoção do desenvolvimento sustentável. Ele ressaltou ainda que o Acre está comprometido em promover um fórum bem-sucedido, com resultados significativos para toda a região.
“Estou extremamente orgulhoso e honrado por sediar o 27º Fórum de Governadores da Amazônia Legal no Acre. Esse evento representa uma oportunidade única para discutirmos questões cruciais para o desenvolvimento sustentável da nossa região. Estamos comprometidos em fazer desse encontro um marco histórico, promovendo o diálogo e ações concretas para proteger a Amazônia e garantir um futuro próspero para todos”, afirmou.
Na última edição do evento, durante a 28ª Conferência das Partes (COP) da Organização das Nações Unidas (ONU), os governadores da Amazônia Legal assinaram a Carta de Manaus, comprometendo-se com ações conjuntas para o combate ao desmatamento e às queimadas.
Diversas pastas do governo estadual estão envolvidas na organização, incluindo as de Planejamento (Seplan), Segurança (Sejusp), Comunicação (Secom) e Cerimonial.
Segundo o secretário de Planejamento, Ricardo Brandão, “por orientação do governador Gladson Cameli, o ponto central de discussão do fórum deverá ser o debate sobre os principais projetos e programas que deverão ser implementados de maneira integrada entre as três esferas de governo e demais segmentos sociais, com finalidade de amenizar os impactos e reduzir as consequências das enchentes e inundações nas cidades, terras indígenas e propriedades rurais, de maneira programada que gerem resultados efetivos ao longo dos anos”.
A programação do evento inclui diversas atividades, como cerimônia de abertura, câmaras técnicas, reunião de governadores e entrevista coletiva, além de um circuito cultural pelo Acre. O objetivo é promover o intercâmbio de experiências e ideias entre os participantes, buscando soluções inovadoras e sustentáveis para os desafios enfrentados pela Amazônia Legal.
O 27º Fórum de Governadores da Amazônia Legal deverá constituir um momento relevante para a articulação de políticas e ações que visem o desenvolvimento sustentável da região, reafirmando o compromisso dos estados com a preservação do meio ambiente e o bem-estar das comunidades locais.
Fonte: Governo AC
Comentários
Acre
Encadear Summit reúne empresários do setor de supermercados de Rio Branco no Sebrae
Evento promoveu conexões estratégicas para fortalecer negócios e fomentar a inovação no setor
Na quinta-feira (10), o Sebrae sediou o Encadear Summit – Rede de Supermercados, evento que visa criar oportunidades e gerar valor tanto para pequenas quanto para grandes empresas, além de promover um ambiente de negócios mais competitivo e sustentável. O encontro, realizado na sede da instituição na capital, contou com a parceria da Associação das Redes de Supermercados de Rio Branco (ASAS).
O diretor-superintendente do Sebrae no Acre, Marcos Lameira, destacou a importância da cadeia produtiva na geração de empregos e renda para o estado, afirmando que o evento foi uma oportunidade única para fortalecer a economia local e regional. “A nossa missão é trabalhar em prol dos pequenos negócios, por isso fazemos esse trabalho de encadeamento, que é buscar os grandes para chegar aos pequenos”, afirmou.
Segundo Adem Araújo, presidente da ASAS, o Encadear Summit representou a oportunidade de estreitar conexões e promover um ambiente de negócios mais competitivo e inovador. “Nesse momento, podemos melhorar a parceria com os nossos fornecedores para que possamos desenvolvê-los e ter produtos com mais qualidade”, declarou.
O evento reuniu empresários das redes de supermercados Arasuper, Mercale e Hiper Kometa, e contou com palestras como a do especialista do Sebrae Nacional, Krishna Aum Faria, sobre “Cases de Sucesso no Brasil”, e do consultor master Rogério Della Fávera, com o tema“Supermercado e Seus Fornecedores: Parceria Estratégica que Gera Valor”. Além disso, foi realizada uma mesa-redonda sobre “Desafios e Oportunidades”, em que os empresários debateram abertamente os principais desafios enfrentados e as oportunidades de crescimento no setor.
O encontro é uma ação do projeto Conexão Corporativa – Rede de Supermercados do Sebrae. Para a gestora do projeto, Maysa Bezerra, o evento demonstrou como as conexões certas podem gerar resultados duradouros. “Apresentamos oportunidades reais de transformação por meio da troca de experiências, do acesso a especialistas e da construção de soluções personalizadas para os desafios dos negócios”, concluiu a gestora.
Comentários
Acre
Câmara Itinerante realiza 1ª sessão nesta sexta-feira, 11, na Baixada da Sobral
Sessão será realizada a partir das 8h no CRAS da região e busca aproximar o Legislativo da comunidade
A Câmara Municipal de Rio Branco promove, nesta sexta-feira (11), às 8h, no CRAS da Baixada da Sobral, a 1ª sessão do Programa Câmara Itinerante. A iniciativa tem como foco a aproximação entre os vereadores e a população, incentivando a escuta ativa e o diálogo sobre temas de interesse local.
Durante a sessão, moradores poderão apresentar demandas e sugestões diretamente aos parlamentares, contribuindo com o debate público e com o fortalecimento da participação cidadã nos bairros da capital.
Comentários
Acre
Prefeituras do Acre terão prazo de 90 dias para regularizar “emendas pix”, informa TCE

Foto: Sérgio Vale
O Tribunal de Contas do Estado do Acre (TCE/AC) emitiu nesta quinta-feira, 10, um alerta direcionado aos 22 municípios acreanos que receberam recursos das chamadas “emendas Pix”, transferências diretas do orçamento federal, para que regularizem a situação dos planos de trabalho pendentes referentes aos exercícios de 2020 a 2023.
A orientação ocorreu após decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), no julgamento da Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) nº 854.
Segundo a Corte de Contas, as prefeituras precisam cadastrar os planos de trabalho e realizar a devida prestação de contas por meio da plataforma Transferegov, observando o prazo de 90 dias corridos a contar do dia 1º de abril de 2025, data da decisão do STF.
Você precisa fazer login para comentar.