Conecte-se conosco

Cotidiano

Acre registra 300 mortes por síndromes respiratórias nos seis primeiros meses deste ano

Dados são referentes aos meses de janeiro a junho dos anos de 2020 e 2021. Não estão incluídas mortes por Covid-19.

Publicado

em

Acre acumula quase 300 mortes por síndromes respiratórias em 2021, aponta saúde – Foto: Reprodução / TV Tem

Por Alcinete Gadelha

O Acre acumula, nos seis primeiros meses deste ano, 291 mortes causadas por Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), causado por diversos vírus. O número é maior do que o registrado no mesmo período do ano passado e não inclui mortes pela Covid-19.

Os dados são do Departamento de Vigilância e Saúde da Secretaria Estadual de Saúde (Sesacre) que no ano passado, nos primeiros seis meses do ano, registram 251 mortes por doenças respiratórias. O aumento de mortes neste ano foi de 16%, comparando 2020 e 2021.

Apesar do aumento dos óbitos, o registro de casos teve uma queda nesse período. Enquanto no ano anterior foram mais de 28,7 mil casos, em 2021 foram registrados mais de 23,1 mil, sendo que o período considerado mais crítico são julho e agosto devido o aumento das queimadas.

Qualidade do ar no estado

Um dos fatores que contribuem para estes números no Acre são as queimadas que começam a ser registradas a partir do mês de maio, com o começo da estiagem, afetando a qualidade do ar que acaba gerando muitos casos de doenças respiratórias e óbitos pela doença.

Dados do relatório da sala de situação de monitoramento hidrometeorológico do Acre dessa quarta-feira (4), que faz avaliação diariamente apontam que o estado ainda está dentro da média aceitável em 24 horas pela Organização Mundial de Saúde (OMS). Entre os 22 municípios do estado, a média variou entre 1 µg/m³ e 28 µg/m³.

A OMS prevê que a quantidade de material particulado por metro cúbico aceitável é de 25 microgramas. Acima disso, a qualidade é ruim para a saúde das pessoas.

Na última avaliação divulgada, a penas na cidade de Santa Rosa do Purus registou 28 µg/m³, com um 1,12 µg/m³ acima do ideal para 24 horas. A menor média foi em Capixaba com 1 µg/m³.

Já a capital acreana, Rio Branco, ficou com média de 12 µg/m³ e a segunda maior cidade do Acre, Cruzeiro do Sul, 19 µg/m³.

Covid-19 no Acre

Além das mortes por síndrome. O boletim da Secretaria de Saúde do Acre de quarta-feira (4) apontou que o estado já registrou 87.232 casos de Covid-19 e 1.802 mortes desde o início da pandemia.

Ao todo, 52 exames de RT-PCR seguem à espera de análise do Laboratório Central de Saúde Pública do Acre (Lacen) ou do Centro de Infectologia Charles Mérieux.

O estado tem 37 pacientes internados nos hospitais de referência, dos quais 29 com teste positivo para a Covid-19.

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Cotidiano

Barco naufraga em igarapé de Feijó e vídeo do acidente circula nas redes sociais

Publicado

em

Embarcação conhecida como “batelão” afundou no Igarapé Diabinho nesta sexta (16); não houve vítimas, apenas danos materiais

Segundo informações preliminares, o barco pertence a um morador do município de Envira, no Amazonas. Apesar do susto, não houve vítimas e os prejuízos foram apenas materiais. Foto: captada 

Um barco conhecido como “batelão” naufragou no Igarapé Diabinho, em Feijó, no interior do Acre, nesta sexta-feira (16). O vídeo do acidente, que circula nas redes sociais, mostra populares tentando recuperar pertences enquanto a embarcação permanece parcialmente submersa.

Segundo informações preliminares, o barco pertence a um morador de Envira, no Amazonas. Não houve vítimas — apenas prejuízos materiais. O incidente ocorreu próximo à ponte que liga Feijó ao projeto Envira e reforça o alerta sobre a segurança da navegação durante o período de cheia dos rios na Amazônia.

A causa do naufrágio ainda não foi esclarecida. O proprietário da embarcação ficou bastante abalado, conforme relatos locais. O caso ganhou repercussão nas redes e reacende discussões sobre condições de navegação em rios e igarapés do estado.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Paulinho do Cras confirma a dispensa de Jojo, Korea e Pablo

Publicado

em

Foto Sueli Rodrigues: Pablo estava trabalhando entre os titulares do Leão

O presidente da Adesg, Paulinho do Cras, confirmou nesta sexta, 16, a dispensa dos laterais Jojo, Korea e do meia Pablo, todos por indisciplina. Algumas atitudes nos treinamentos e alojamento dos atletas desagradaram ao técnico Rodrigo Deião e por isso a decisão pelas saídas.

Fecha treinamentos

Rodrigo Deião comanda um treino de bolas paradas nesta sexta, no Frotão, e fecha a preparação para a estreia no Campeonato Estadual. O primeiro jogo do Leão será contra o Humaitá neste sábado, 17, às 17 horas, no Tonicão.

Polaco como opção

Polaco, voltando de lesão no joelho esquerdo, deve ficar como opção no jogo de estreia do Estadual.

“Tivemos uma semana muito complicada. Vamos ficar na partida porque teremos uma estreia difícil”, avaliou o diretor de futebol, Erismeu Silva.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Catatau, Bryan e Leozinho “são perdoados” pelo técnico Erick Rodrigues

Publicado

em

Foto Sueli Rodrigues: Catatau deve ser titular na partida de estreia no Estadual

O técnico Erick Rodrigues resolveu “perdoar” o lateral Catatau, o volante Bryan e o atacante Leozinho e os atletas serão relacionados para o jogo de estreia no Campeonato Estadual contra o Rio Branco. A partida será disputada neste sábado, 17, a partir das 15 horas, no Tonicão.

“O grupo pediu e resolvi atender. Vamos nos concentrar para a partida de estreia no Campeonato Estadual”, declarou Erick Rodrigues.

Entenda o caso

Catatau, Bryan e Leozinho atuaram pelos Amigos do Dudu em um jogo do Campeonato de Férias no último fim de semana. Os atletas foram multados e afastados do jogo contra o Rio Branco na decisão do início da semana.

Fechou preparação

Com um treinamento leve, na Fazendinha, o elenco do Vasco fechou a preparação para o primeiro confronto do Estadual.

“Sabemos da nossa responsabilidade. Nosso objetivo é a conquista do título”, afirmou o treinador vascaíno.

Comentários

Continue lendo