Conecte-se conosco

Flash

Acre registra 14 casos de feminicídio em um ano, diz Segurança Pública

Publicado

em

Nos últimos três anos o Acre registrou 28 casos de feminicídio. Relatório de ONG aponta que o Brasil vive uma epidemia de violência doméstica.

Acre registra 14 casos de feminicídio em um ano, diz Segurança Pública — Foto: Quésia Melo/G1

Por Quésia Melo

O Acre registou 14 casos de feminicídio em 2018. Os dados são da Segurança Pública do Estado (Sesp). Esse é o maior número de casos registrados no estado nos últimos três anos.

Em 2017 foram 13 casos de feminicídio registrados e em 2016 apenas um caso. O crime é configurado como feminicídio nos casos em que a morte da mulher foi motivada pela condição de gênero.

Um relatório da ONG Human Rights Watch aponta que o Brasil vive uma epidemia de violência doméstica. O estudo foi divulgado nesta quinta (17) e destaca o problema da violência generalizada contra as mulheres no Brasil.

O relatório da ONG cita dados do Fórum Brasileiro de Segurança Pública. O levantamento indica que houve o registro de 4.539 mortes de mulheres em 2017, sendo que a polícia registrou 1.133 como feminicídios. O relatório aponta que o número de feminicídios está provavelmente subnotificado.

Morta na frente dos filhos

Em dezembro de 2018, Eduilson dos Santos foi condenado, no dia 4 de dezembro, a 28 anos e seis meses de prisão em regime fechado pelo crime de feminicídio. Em 2010, Santos matou a mulher Maria Claudia Oliveira, de 30 anos, a golpes de terçado, na Vila Caquetá, na zona rural de Porto Acre.

O homem ficou foragido até 2018 e foi capturado em Mato Grosso. Maria foi achada morta abraçada a um bebê de nove meses. Os outros dois filhos do casal viram toda a cena.

Ainda no ano passado, Erbson da Costa Araújo foi condenado a 27 anos e Antônio Jailson Ribeiro dos Santos a 19 anos de prisão pelo feminicídio de Luana Santos da Costa, de 19 anos.

O crime teria sido causado por um acerto de contas após a jovem ter sido infiel. Luana foi morta a tiros em março de 2017, na Rua do Barro, no bairro Ayrton Sena, em Rio Branco. Durante as investigações, a Polícia Civil apontou que a jovem estava envolvida com o tráfico de drogas.

Dia da Não Violência Contra a Mulher

Em Rio Branco, uma lei de combate à violência contra a mulher recebeu o nome da vendedora Keyla Viviane dos Santos. A vítima foi morta com duas facadas, uma no peito e outra na virilha, pelo ex-marido, Adjunior Sena, de 32 anos, em frente à loja em que trabalhava. O caso ocorreu em março de 2016 e causou comoção.

Na época, uma câmera de segurança do estabelecimento flagrou toda a ação. Em junho de 2016, a Justiça do Acre condenou o ex-marido da vendedora a 27 anos e 6 meses de prisão pelo crime.

A lei nº 2.210 com o nome de Keyla foi sancionada sete meses após a morte dela e inclui no calendário oficial da cidade o dia 1º de março com o “Dia Municipal da Não Violência Contra a Mulher”.

Keyla foi morta em frente à loja que trabalhava em Rio Branco em junho de 2016 — Foto: Arquivo da família

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Flash

Durante visita à Casai, Mailza Assis destaca fortalecimento da saúde indígena com revitalização e ampliação da unidade

Publicado

em

A vice-governadora do Acre, Mailza Assis, realizou, nesta quarta-feira, 28, visita institucional à Casa de Apoio à Saúde Indígena (Casai), em Rio Branco, unidade que passou por reforma e ampliação após a destinação de mais de R$ 1,5 milhão em emendas parlamentares de sua autoria, ainda durante seu mandato como senadora da República.

Mailza esteve na Casai nesta quarta-feira. Foto: Carlos André/Secom

Durante a agenda, Mailza percorreu as dependências da Casai, dialogou com indígenas atendidos no local e acompanhou o trabalho das equipes de saúde, destacando a importância do fortalecimento das políticas públicas voltadas aos povos indígenas.

“Cuidar do nosso povo é valorizar o passado, construir no presente e confiar no futuro. Esse investimento reafirma o compromisso com a saúde indígena e com políticas públicas que respeitam os territórios, as tradições, a preservação e a conservação da floresta. Cuidar dos povos originários é um dos alicerces primordiais do governo Gladson Camelí, haja vista a criação da Secretaria Extraordinária dos Povos Indígenas”, destacou a vice-governadora.

Reforma e ampliação da Casai foi feita com emendas destinadas por Mailza enquanto senadora. Foto: Carlos André/Secom

A secretária de Povos Indígenas, Francisca Arara, enfatizou a importância da revitalização da manutenção predial da Casai como um avanço significativo na garantia de direitos e na melhoria do atendimento aos povos indígenas do estado.

“A Casai é um espaço essencial de acolhimento aos indígenas que precisam se deslocar de suas comunidades em busca de atendimento de saúde. A reforma e a ampliação representam mais dignidade, conforto e respeito aos povos indígenas, fortalecendo uma política pública construída com diálogo e compromisso. Agradecemos à vice-governadora Mailza por ter destinado essa emenda quando era senadora, e por ter tido esse olhar tão importante e especial aos indígenas do nosso Acre”, afirmou a secretária.

Vice-governadora destinou mais de R$ 1,5 milhão em emendas parlamentares. Foto: Carlos André/Secom

A obra de revitalização proporcionou melhorias significativas na estrutura física da unidade, garantindo mais conforto, dignidade e qualidade no atendimento aos indígenas que se deslocam de suas comunidades para tratamento de saúde na capital. A Casai oferece suporte durante o período de acompanhamento médico, exames, procedimentos de fisioterapia e outros atendimentos especializados.

A casa de apoio conta ainda com parcerias com a Secretaria de Saúde (Sesacre) para atender os indígenas com dignidade e respeito, garantindo um atendimento adequado e diferenciado aos povos indígenas.

Mailza ressaltou que o governo Gladson Camelí tem colocado as políticas indígenas como prioridade. Foto: Carlos André/Secom

Mailza Assis ressaltou ainda que o governo do Acre tem ampliado as ações integradas voltadas às comunidades indígenas, com investimentos não apenas na saúde, mas também na educação, por meio da entrega de tablets, notebooks, fardamento escolar, kits educativos e iniciativas de valorização dos profissionais da educação.

The post Durante visita à Casai, Mailza Assis destaca fortalecimento da saúde indígena com revitalização e ampliação da unidade appeared first on Noticias do Acre.

Fonte: Conteúdo republicado de AGENCIA ACRE

Comentários

Continue lendo

Flash

Prazo para adesão ao Simples Nacional se encerra nesta sexta

Publicado

em

O governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz), informa que empreendedores que desejem aderir ou retornar ao Simples Nacional em 2026 têm até esta sexta-feira, 30, para fazer a solicitação.

O pedido deve ser realizado pelo site do Simples Nacional. As empresas precisam possuir CNPJ regularizado, além de inscrição municipal e, quando exigível, inscrição estadual.

O Simples Nacional é um regime tributário destinado a microempreendedores individuais (MEIs), microempresas (MEs) e empresas de pequeno porte (EPPs), que oferece benefícios como a unificação de tributos e a simplificação no pagamento de impostos.

Simples Nacional unifica tributos e simplifica o pagamento de impostos para pequenos negócios. Foto: internet

“O Simples Nacional torna mais fácil para as empresas cumprir suas obrigações com o fisco e organizar a própria contabilidade”, explica o secretário da Fazenda do Acre, Amarísio Freitas.

O regime

Criado pela Lei Complementar nº 123/2006, o Simples Nacional proporciona um sistema favorecido e simplificado de recolhimento de tributos para micro e pequenas empresas. Para fazer a solicitação, é essencial que o contribuinte esteja com todas as pendências regularizadas, seja em relação a débitos ou à situação cadastral.

As empresas excluídas do Simples Nacional por dívidas podem retornar ao regime, desde que regularizem todas as pendências até 30 de janeiro e façam um novo pedido de adesão no prazo.

Simples Nacional na Reforma Tributária

A Reforma Tributária, instituída pela Emenda Constitucional nº 132/2023, não extingue o Simples Nacional e mantém o regime simplificado para micro e pequenas empresas. As diretrizes transcorrerão de forma gradual a partir de 2027, sem alterações previstas para este ano.

As mudanças permitem que as empresas optem por destacar o Imposto sobre Bens e Serviços (IBS) e a Contribuição sobre Bens e Serviços (CBS), permitindo a geração de créditos para seus clientes, ou manter o modelo atual de tributação.

A medida tem como objetivo integrar os pequenos negócios ao novo sistema de Imposto sobre Valor Agregado (IVA) Dual, sem a perda dos benefícios garantidos pelo Simples Nacional.

The post Prazo para adesão ao Simples Nacional se encerra nesta sexta appeared first on Noticias do Acre.

Fonte: Conteúdo republicado de AGENCIA ACRE

Comentários

Continue lendo

Flash

Motorista sem habilitação provoca grave acidente envolvendo carro de autoescola em Brasiléia

Publicado

em

Caminhonete colidiu com Celta de autoescola, que foi arremessado contra poste; passageira ficou gravemente ferida

Um grave acidente de trânsito foi registrado na tarde desta terça-feira (27), na parte alta do município de Brasiléia, no interior do Acre. Segundo informações, a colisão que envolveu uma caminhonete Hilux, placa MZT-3996, seria conduzida por Luan Rocha Pereira, de 23 anos, e um veículo Celta pertencente à Autoescola Padrão, de placa NA64H86.

De acordo com as informações apuradas, o motorista da caminhonete não possui habilitação para conduzir veículos. Após o acidente, Luan foi encaminhado à Delegacia de Polícia Civil de Brasiléia, onde foi ouvido pelo delegado de plantão e permaneceu preso à disposição da Justiça, devendo passar por audiência de custódia.

Ainda segundo a apuração, a Hilux atingiu a lateral do Celta, que acabou sendo arremessado violentamente contra um poste de energia elétrica. Com o impacto, uma passageira do veículo da autoescola sofreu ferimentos graves, incluindo um corte profundo na cabeça. A vítima, que teve a identidade preservada, foi socorrida pelo Corpo de Bombeiros e encaminhada ao Hospital Regional Wildy Viana, onde segue em atendimento médico.

O condutor do Celta não sofreu ferimentos, assim como o motorista da caminhonete. No entanto, o veículo da autoescola teve perda total. A informação foi confirmada pela proprietária da Autoescola Padrão.

As circunstâncias do acidente seguem sendo apuradas pelas autoridades competentes.

Comentários

Continue lendo