Geral
Acre promove curso sobre atividades de Inteligência para aprimorar atuação estratégica em segurança pública

O curso teve início na manhã desta segunda-feira, 30, e deve ser concluído na próxima sexta-feira, 4. Foto: Aline Vitória/Sejusp
Visando fortalecer a atuação estratégica das forças de segurança por meio do aprimoramento técnico, a Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), por meio da Diretoria de Inteligência (Dint), deu início ao Curso Básico para Atividades de Inteligência nesta segunda-feira, 30, em Rio Branco.
O treinamento conta com 30 alunos de Rio Branco, Cruzeiro do Sul, Epitaciolândia e Senador Guiomard. Os participantes representam as instituições que compõem o Sistema Integrado de Segurança Pública (Sisp), como Corpo de Bombeiros Militar (CBMAC), Departamento Estadual de Trânsito (Detran), Instituto de Administração Penitenciária (Iapen), Instituto Socioeducativo (ISE), Polícia Civil (PCAC) e Polícia Militar (PMAC), além de instituições parceiras como o Exército Brasileiro (EB), o Ministério Público do Acre (MPAC), o Tribunal de Justiça do Acre (TJAC) e a Polícia Federal (PF).
Para o titular da Secretaria de Segurança Pública, José Américo Gaia, o curso é uma maneira de aperfeiçoar os trabalhos da Segurança no Acre. “A Sejusp está sempre buscando o desenvolvimento do profissional, para alcançar o fortalecimento da estrutura, valorizando o profissional que está na atuação para entregar melhores resultados para a nossa sociedade”.
A capacitação é decorrente de recursos de emenda parlamentar do deputado federal coronel Ulysses Freitas, e tem como objetivo fortalecer a atuação estratégica das forças de segurança por meio do aprimoramento técnico, da profissionalização da metodologia aplicada ao ciclo de produção do conhecimento e do desenvolvimento de técnicas operacionais. A formação também promove o intercâmbio com órgãos parceiros e instituições congêneres, ampliando a troca de experiências e o alinhamento com boas práticas na atividade de inteligência.

O instrutor Lucas Gonçalves, integrante do corpo docente dos cursos de inteligência promovidos pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp/MJSP), conduzirá as aulas de todo o curso. Foto: Aline Vitória/Sejusp
Durante a abertura do Curso Básico para Atividades de Inteligência, realizado pela Senasp, os participantes puderam conhecer mais sobre os objetivos e a metodologia da capacitação. O instrutor do curso, Lucas Gonçalves, destacou a importância da formação tanto para o aprimoramento técnico dos agentes quanto para o fortalecimento da integração entre as instituições que compõem o sistema de inteligência estadual. “Nesse ambiente integrado todos fazem atividades conjuntas. Então, uma das principais finalidades, também, é promover a interação entre as agências de inteligência para fortalecer o sistema”, destacou.
Comentários
Geral
Homem com tornozeleira eletrônica é preso por tráfico de drogas em Cruzeiro do Sul
Suspeito tentou fugir ao avistar viatura e foi capturado após perseguição no bairro João Alves

imagem ilustrativa
Comentários
Geral
Frente fria derruba temperaturas pelo país e temporais chegam ao Sul
Frente fria formada na Região Sul deve aumentar a severidade do tempo. Alertas para chuvas intensas foram emitidos para quase todo o país
Uma frente fria formada na Região Sul deve diminuir as temperaturas pelo país. Em virtude disso, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alertas de chuva para quase todo o território nacional.
Os avisos para maior intensidade compreendem a seguinte faixa: Rio Grande do Sul e parte de Santa Catarina, Paraná e Mato Grosso do Sul. O volume de precipitação para essas regiões pode chegar a 100 milímetros por dia com rajadas de vento.
Confira a previsão
A frente fria também deve ser responsável por aumentar a severidade do clima na Região Sul do Brasil. Na capital do Rio Grande do Sul a mínima será de 23°C e a máxima de 30°C. Em Florianópolis, a previsão também é de pancadas de chuva e trovoadas durante todo o dia, com termômetros entre 23°C e 29°C. Campo Grande segue com a mesma tendência.
No Sudeste, a frente fria faz uma incursão em Minas Gerais e São Paulo e deve chegar aos estados na noite desta quarta (18/3). Belo Horizonte terá aumento de nuvens pela manhã e pancadas de chuva, com mínima de 18°C e máxima de 28°C.
Na capital paulista a tendência é a mesma, a temperatura não passa dos 33°C. O Rio de Janeiro terá muita nebulosidade nesta quarta-feira. Chuvas isoladas podem ocorrer na parte da tarde e os termômetros ficam entre 20°C e 33°C.
No Centro-oeste, à medida que a frente se forma, a previsão é de um alongamento de baixa pressão e um cavado que dá suporte com chuvas para Mato Grosso do Sul. Mato Grosso, Goiás e Distrito Federal seguem com chuva. Em Brasília, o dia será de muitas nuvens e pancadas de chuva com trovoadas, a mínima será de 18°C e a máxima de 26°C.
No norte da Região Nordeste e na Região Norte a atuação da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) também ocasiona chuvas. A faixa sob essa influência envolve Rio Grande do Norte, Pernambuco, Ceará e Pará. Em Belém chove rápido durante o dia e à noite, com temperaturas entre 23°C e 29°C.
A faixa litorânea da Região Nordeste segue sem chuvas por conta da atuação do VCAN, que é o Vórtice Ciclônico de Altos Níveis. O fenômeno mantém o tempo quente e sem condições de chuva na área.
Fonte: Conteúdo republicado de METRPOLES - BRASIL
Comentários
Geral
Governo do Acre discute cooperação com OIM para fortalecer políticas migratórias
Reunião busca ampliar ações de acolhimento, assistência e integração de migrantes no estado

imagem ilsurtrativa





Você precisa fazer login para comentar.