Conecte-se conosco

Cotidiano

Acre participa do 4° Fórum Brasileiro das Zonas de Processamento e Exportação

Publicado

em

O 4º Fórum Brasileiro das Zonas de Processamento e Exportação (ZPE), realizado presencialmente nos dias 14 e 15 de fevereiro, se tornou um marco para o país, pois o evento ocorrido na cidade de Parnaíba (Piauí), além de ser a inauguração ZPE de Parnaíba, primeira zona aprovada no Brasil já com o novo Marco Regulatório, foi um momento de interação e entendimento das mudanças na lei, com troca de experiências nacionais e internacionais.

Evento realizado na cidade de Parnaíba, no Piauí. Foto: Cedida

O novo Marco Regulatório das ZPEs altera a lei n°11.508, que obrigava as empresas a exportar 80% da sua produção e internalizar 20%. Com a nova lei n°14.180, essa obrigatoriedade acaba e as empresas que estejam instaladas em ZPEs e que queiram vender seus produtos no mercado nacional podem internalizar 100% da sua produção, desde que tributem normalmente. Mais uma mudança na lei é a autorização de empresas prestadoras de serviço que serão autorizadas a funcionar na ZPE.

O governo do Acre, por meio da Secretaria de Indústria, Ciência e Tecnologia (Seict), enviou seu representante, o diretor de Gestão Operacional da ZPE/AC, Marcos Moraes, para contribuir e trazer novas experiências para o estado. “O que afastava muitas empresas, tanto no Acre quanto no Brasil inteiro, era essa obrigatoriedade de ter que exportar. Com a nova lei, ocorre uma flexibilização e novas oportunidades de investimentos, mais atraentes para as empresas que queiram vender seus produtos apenas no mercado interno,” explicou o diretor.

O Fórum foi um momento de troca de experiências entre os gestores das ZPE. Foto: Cedida.

Sobre os benefícios que a alteração da lei agrega, Marcos destaca novas possibilidades: “A ZPE pode se transformar em um parque industrial onde quem queira exportar goze de incentivos fiscais federais, e as empresas que queiram apenas explorar o mercado nacional terão a possibilidade de gozar dos incentivos fiscais estaduais”.

Participaram do evento representantes das 16 ZPEs de diversas regiões do Brasil, e também das ZPEs da Polônia, Colômbia, Rússia  e Espanha, e foram trocadas experiências para aprimorar o modelo no Brasil.

O evento contou com a presença de diversas autoridades, como o governador do Piauí, Wellington Dias, e a bancada de deputados senadores do estado anfitrião, como também do Maranhão.

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Cotidiano

Joaquin Assaf bate recorde estadual absoluto nos 100 metros livres

Publicado

em

Foto arquivo pessoal: Joaquin ainda disputará três provas no Brasileiro

Joaquin Assaf(Miragina) bateu nesta quinta, 4, durante a disputa do Campeonato Brasileiro Júnior, no parque aquático do Flamengo, no Rio de Janeiro, o recorde estadual absoluto na prova dos 100 metros livres 54”18. A marca colocou o atleta acreano na 29ª colocação no torneio nacional.

“O Joaquin baixou 16 centésimos da sua marca e isso é um resultado expressivo. Poderia ter sido ainda melhor”, declarou o presidente da Federação Aquática do Estado do Acre (FAEA), professor Ricardo Sampaio.

50 borboleta

Joaquin Assaf disputa nesta sexta, 5, a prova dos 50 metros borboleta e a meta é novamente diminuir o tempo.

“A meta precisa ser baixar o tempo. É necessário realizar uma grande prova e esperar o resultado”, afirmou Ricardo Sampaio.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Equipe da APA termina na última colocação na Copa de Acesso 2025

Publicado

em

Foto leofclemos.foto: Time acreano fechou a competição sem vitória

A equipe da Associação de Paratletas Acreanos(APA) terminou na última colocação na Copa de Acesso, competição promovida pela Confederação Brasileira de Basquetebol em Cadeira de Rodas(CBBC) em Niterói, no Rio de Janeiro.

O time acreano fez quatro jogos na primeira fase do torneio e foi derrotado pelas equipes do Coyotes, do Pará, Manaus, do Amazonas, Vida Ativa, de Rondônia, e Águia, do Amapá.

Atletas da Seleção

A APA fechou o evento nacional em 2024 na última posição e para 2025 contratou as atletas Gabriela Oliveira e Débora Costa, ambas da Seleção Brasileira, e mesmo com os reforços a equipe acreana não conseguiu vencer nenhuma partida.

ADESUL é campeã

A ADESUL, do Ceará, venceu o Coyotes, do Pará, por 58 a 49 e nesta quinta, 4, conquistou o título da Copa de Acesso.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Finais do Campeonato Estadual começam em Epitaciolândia

Publicado

em

Foto Francisco Dinarte: Melhores equipes acreanas estarão em quadra na disputa do título

Começam nesta sexta, 5, a partir das 14 horas, no ginásio Wilson Pinheiro, em Epitaciolândia, as finais do Campeonato Estadual de Voleibol, no feminino e no masculino. O torneio terá representantes de todas as regiões do Estado.

“Iniciamos a competição com as disputas das fases regionais e, agora, chegamos no momento decisivo do torneio”, declarou o presidente da Federação Acreana de Voleibol (FEAV), professor João Petrolitano.

Grupos do feminino

A

AVQ

Jotas

Teles

Epitaciolândia

B

Tarauacá

Feijó

Cruzeiro do Sul

Mâncio Lima

Chaves do masculino

“A”

Feijó

Teles

Epitaciolândia

Tarauacá

“B”

Corpo

AVQ

Cruzeiro do Sul

Rodrigues Alves

Comentários

Continue lendo