Conecte-se conosco

Cotidiano

Acre participa do 4° Fórum Brasileiro das Zonas de Processamento e Exportação

Publicado

em

O 4º Fórum Brasileiro das Zonas de Processamento e Exportação (ZPE), realizado presencialmente nos dias 14 e 15 de fevereiro, se tornou um marco para o país, pois o evento ocorrido na cidade de Parnaíba (Piauí), além de ser a inauguração ZPE de Parnaíba, primeira zona aprovada no Brasil já com o novo Marco Regulatório, foi um momento de interação e entendimento das mudanças na lei, com troca de experiências nacionais e internacionais.

Evento realizado na cidade de Parnaíba, no Piauí. Foto: Cedida

O novo Marco Regulatório das ZPEs altera a lei n°11.508, que obrigava as empresas a exportar 80% da sua produção e internalizar 20%. Com a nova lei n°14.180, essa obrigatoriedade acaba e as empresas que estejam instaladas em ZPEs e que queiram vender seus produtos no mercado nacional podem internalizar 100% da sua produção, desde que tributem normalmente. Mais uma mudança na lei é a autorização de empresas prestadoras de serviço que serão autorizadas a funcionar na ZPE.

O governo do Acre, por meio da Secretaria de Indústria, Ciência e Tecnologia (Seict), enviou seu representante, o diretor de Gestão Operacional da ZPE/AC, Marcos Moraes, para contribuir e trazer novas experiências para o estado. “O que afastava muitas empresas, tanto no Acre quanto no Brasil inteiro, era essa obrigatoriedade de ter que exportar. Com a nova lei, ocorre uma flexibilização e novas oportunidades de investimentos, mais atraentes para as empresas que queiram vender seus produtos apenas no mercado interno,” explicou o diretor.

O Fórum foi um momento de troca de experiências entre os gestores das ZPE. Foto: Cedida.

Sobre os benefícios que a alteração da lei agrega, Marcos destaca novas possibilidades: “A ZPE pode se transformar em um parque industrial onde quem queira exportar goze de incentivos fiscais federais, e as empresas que queiram apenas explorar o mercado nacional terão a possibilidade de gozar dos incentivos fiscais estaduais”.

Participaram do evento representantes das 16 ZPEs de diversas regiões do Brasil, e também das ZPEs da Polônia, Colômbia, Rússia  e Espanha, e foram trocadas experiências para aprimorar o modelo no Brasil.

O evento contou com a presença de diversas autoridades, como o governador do Piauí, Wellington Dias, e a bancada de deputados senadores do estado anfitrião, como também do Maranhão.

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Cotidiano

Federação Acreana de Futebol cai para 23ª posição em ranking nacional da CBF

Publicado

em

FFAC perde uma posição para a federação do Tocantins, que superou a vantagem de pontos do Acre na última temporada

Sede da Federação de Futebol do Acre (FFAC), anexa ao estádio Florestão, em Rio Branco. Foto: internet

A Federação de Futebol do Acre (FFAC) caiu uma posição no Ranking Nacional das Federações 2026, divulgado pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF), e agora ocupa a 23ª colocação entre as 27 entidades estaduais. Com 2.306 pontos, a FFAC foi ultrapassada pela Federação Tocantinense de Futebol, que somou 2.435 pontos.

A queda está relacionada ao desempenho do time tocantinense Tocantinópolis-TO, que superou a vantagem de 136 pontos que o Acre mantinha na temporada anterior. A melhor colocação histórica da FFAC ocorreu em 2018, quando chegou ao 18º lugar, impulsionada pela campanha do Atlético Acreano, que quase alcançou o acesso à Série B.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Eriano Santos avalia amistosos e espera evolução na Copinha

Publicado

em

Foto arquivo pessoal: Eriano Santos acredita em uma grande campanha do Galvez

O técnico Eriano Santos avaliou de maneira positiva os amistosos do Galvez visando à disputa da Copa São Paulo de 2026. O Imperador foi derrotado pelo Tanabi, América e Mirassol, todos de São Paulo, e pelo Nacional, do Amazonas.

“Se formos olhar pelos resultados, não foi bom. Precisamos avaliar os amistosos pelo condicionamento físico, entrosamento, evolução e por esses aspectos foi muito bom. Essa iniciativa da nossa diretoria é inédita e os resultados podem ser satisfatórios”, comentou Eriano Santos.

Reta final

Com um treino regenerativo nesta quarta, 24, em São José de Rio Preto, São Paulo, o elenco do Galvez começou a reta final de treinamentos para a Copinha. O Imperador estreia no torneio no dia 2 de janeiro contra o Votuporanguense, de São Paulo.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Diretoria da Adesg antecipa 1º pagamento do elenco e quer grande campanha

Publicado

em

Foto Manoel Façanha: Paulinho do Cras quer garantir todas as condições para os atletas

O presidente da Adesg, Paulinho do Cras, confirmou nesta quarta, 24, o pagamento, de maneira antecipada, dos dias trabalhados de dezembro do elenco profissional.

“Resolvemos antecipar o pagamento por causa do Natal. Essa é uma data importante para todas as famílias e o nosso objetivo é garantir as condições ideais dos atletas”, declarou Paulinho do Cras.

Ganha folga

Os jogadores da Adesg realizaram um treinamento nesta quarta e ganham uma folga nesta quinta, 25.

“Estamos trabalhando forte desde o início da preparação e por isso a comissão técnica resolveu garantir um descanso no dia 25. Voltamos ao trabalho na sexta(26)”, disse o diretor de futebol, Erismeu Silva.

Estreia no dia 15

A Adesg enfrenta o Humaitá no dia 15 de janeiro, na Arena da Floresta, no jogo de estreia no Campeonato Estadual. O leão terá mais 21 dias de treinamentos.

Comentários

Continue lendo