Conecte-se conosco

Acre

Acre mantém 22ª posição em ranking nacional de inovação em 2025

Publicado

em

O Acre manteve a 22ª colocação no Ranking de Competitividade dos Estados 2025, divulgado pelo Centro de Liderança Pública (CLP). O estado não registrou avanços nem quedas em relação ao desempenho de 2024, quando também ocupava a mesma posição no pilar de Inovação.

Com peso de 6,9% na composição geral do ranking, o pilar avalia o quanto os estados investem e promovem o ambiente para o desenvolvimento de novas técnicas, métodos e tecnologias capazes de aumentar a produtividade e gerar produtos e serviços mais eficientes a custos menores.

Entre os critérios considerados estão os investimentos públicos em pesquisa e desenvolvimento (P&D), o registro de patentes, o número de bolsas de mestrado e doutorado, a estrutura de apoio à inovação, o nível de pesquisa científica, a presença de empresas de alto crescimento e os indicadores de informação e comunicação.

De acordo com o CLP, os estados que se destacam nesse pilar tendem a apresentar maior capacidade de sustentar o crescimento econômico no longo prazo, fortalecendo a competitividade e o ambiente de negócios.

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Acre

Governo do Acre investe em capacitação para servidores penitenciários

Publicado

em

Com o objetivo de promover a formação continuada, o aperfeiçoamento técnico-profissional e o fortalecimento institucional dos servidores do Sistema Penitenciário do Acre, o Instituto de Administração Penitenciária (Iapen), por meio da Escola do Servidor Penitenciário, divulgou nesta terça-feira, 3, o calendário de cursos para 2026.

Servidores do Iapen participam de cursos na Escola do Servidor Penitenciário. Foto: Antonio Moura/Iapen

As capacitações estão distribuídas ao longo de todo o ano, contemplando as áreas de atividades operacionais e táticas, gestão e administração penitenciária, tecnologia e sistemas institucionais (SEI) e saúde, além de práticas restaurativas e formação pedagógica. Os cursos serão oferecidos em Rio Branco, Cruzeiro do Sul, Sena Madureira e Tarauacá, conforme o cronograma.

Escola do Servidor Penitenciário está localizada em Rio Branco. Foto: Antonio Moura/Iapen

A chefe da Escola do servidor Penitenciário, Helena Guedes, explica: “O primeiro semestre terá foco na capacitação para o policial penal atuar no combate ao crime organizado, mas temos cursos também na área administrativa, como o de relatorista e o de gestão, assim como cursos voltados para as equipes técnicas que atuam na área da saúde do sistema prisional. Temos uma gama de serviços que vão preparar o nosso servidor”.

Gestão se reúne durante planejamento de cursos para 2026. Foto: Lucas Gaia/Iapen

As datas definitivas, o público-alvo e o local de inscrição de cada curso estão disponíveis no site do Iapen no mês de execução da capacitação. Helena Guedes recomenda que os servidores acompanhem regularmente as atualizações no portal institucional, pois as datas informadas podem sofrer alterações.

O presidente do Iapen, Marcos Frank Costa destaca o comprometimento do governo quanto à valorização do servidor penitenciário. “Nós temos, de fato, um governo que tem um olhar atento às necessidades dos nossos servidores. A Segurança Pública precisa dessa atenção, e investimentos como esse são essenciais para que a gente possa proteger a nossa sociedade, o que é uma prioridade do governador Gladson Camelí”, afirma.

The post Governo do Acre investe em capacitação para servidores penitenciários appeared first on Noticias do Acre.

Fonte: Conteúdo republicado de AGENCIA ACRE

Comentários

Continue lendo

Acre

Deracre executa limpeza de acesso à área da ZPE em Senador Guiomard

Publicado

em

Foto: Ascom/Deracre

O governo do Acre, por meio do Departamento de Estradas de Rodagem, Infraestrutura Hidroviária e Aeroportuária (Deracre), executa nesta segunda-feira, 21, serviços de limpeza e organização do acesso à Zona de Processamento de Exportação (ZPE), localizada no município de Senador Guiomard. A presidente do Deracre, Sula Ximenes, destacou que a ação atende à orientação do governador Gladson Camelí de cuidar da infraestrutura estratégica do estado.

“Estamos executando a limpeza e a organização do acesso à ZPE para garantir um ambiente adequado, seguro e funcional. Esse cuidado com a infraestrutura é fundamental para apoiar o desenvolvimento econômico e criar condições para atrair novos investimentos”, afirmou.

As frentes de trabalho concentram-se na limpeza da área de acesso, retirada de resíduos, desobstrução de trechos e adequação do entorno, garantindo melhores condições de circulação e melhor apresentação do espaço. A intervenção contribui para a organização visual e funcional da ZPE, que conta com 117 terrenos disponíveis para a instalação de empresas.

O trabalho do Deracre integra o processo de reestruturação física, regulatória e operacional do complexo, iniciado após a atualização da legislação federal das Zonas de Processamento de Exportação, em 2023. Nesta etapa, o governo do Estado atua de forma integrada, com a participação de secretarias, autarquias e da Prefeitura de Senador Guiomard, em ações voltadas à infraestrutura, organização do espaço e articulação logística.

Com os serviços executados, o acesso à ZPE passa a oferecer melhores condições para a circulação de veículos, a realização de visitas técnicas e futuras operações, reforçando o compromisso do governo do Acre com o fortalecimento da industrialização e da capacidade exportadora do estado.

Comentários

Continue lendo

Acre

Rio Acre inicia vazante em Rio Branco, mas segue acima da cota de transbordamento

Publicado

em

Mesmo em descida, nível do rio permanece 1,31 metro acima do limite crítico, segundo a Defesa Civil

Foto: Jardy Lopes

O Rio Acre começou a apresentar vazante em Rio Branco na manhã desta terça-feira (3). De acordo com boletim divulgado pela Coordenadoria Municipal de Defesa Civil, o nível do manancial foi registrado em 15,31 metros às 5h16, já com indicação de descida.

Apesar da redução, o rio segue acima da cota de transbordamento, estabelecida em 14,00 metros, permanecendo 1 metro e 31 centímetros acima do limite considerado crítico. A cota de alerta no município é de 13,50 metros.

Ainda segundo a Defesa Civil, não houve registro de chuva nas últimas 24 horas, com acumulado de 0,00 milímetro no período, fator que contribuiu para a tendência de vazante observada.

O comportamento de descida do rio já havia sido identificado na noite desta segunda-feira (2). Às 18h, o nível estava em 15,43 metros e, às 21h, marcou 15,42 metros, confirmando o início da vazante.

As informações foram repassadas pela Coordenadoria Municipal de Defesa Civil, que segue monitorando o nível do Rio Acre.

Comentários

Continue lendo