Conecte-se conosco

Geral

Acre fecha 2023 com redução de 45% no número de focos de queimadas

Publicado

em

A união de esforços entre os diversos órgãos da agenda ambiental, mudança de estratégia e rápida tomada de decisões trouxeram protagonismo e resultados positivos para o Acre durante 2023. Prova disso foi a redução de 45% no número de focos de queimadas em comparação com o ano de 2022.

Redução foi de 45% no número de focos de queimadas em comparação com o ano de 2022. Foto: Pedro Devani/Secom

Um levantamento, realizado pelo Centro Integrado de Geoprocessamento Ambiental (Cigma), da Secretaria do Meio Ambiente (Sema), aponta que o número de focos de calor no Acre, de 1º de janeiro até dia 31 de dezembro de 2023, foi de 6.562, sendo que no mesmo período em 2022 haviam sido mapeados 11.840 focos.

Os dados, baseados no levantamento do Programa Queimadas (BDQueimadas), do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), mostraram ainda que o mês em que houve a maior redução foi novembro, 83%, quando foram registrados 160 focos em 2023 e 923 focos em 2022.

O mês de dezembro também fechou com uma redução significativa. O número dos focos de calor no Acre, de 1º a 31 de dezembro de 2023 foi de quatro focos, sendo que em 2022, no mesmo período, foram quantificados apenas quatro, uma diminuição de 56%.

A secretária do Meio Ambiente, Julie Messias, explicou que o trabalho realizado ano passado foi exitoso e agradeceu a parceria entre os diversos órgãos no enfrentamento aos ilícitos ambientais.

“Em 2023 realizamos reuniões periódicas da Sala de Situação com os órgãos do Comando e Controle Ambiental, onde trocamos informações e nos organizamos para as tomadas de decisões e realização das ações de fiscalização. A Sema, sob o comando do governador Gladson Cameli, conseguiu chegar ao seu objetivo principal que era a redução das queimadas e do desmatamento, o que nós, inclusive, apresentamos como resultado na COP28”, disse.

A gestora reforçou ainda que as reuniões da Sala de Situação vão continuar ocorrendo.

Em 2023, a Sema atuou com várias frentes na redução dos ilícitos e criou uma verdadeira união entre os diversos órgãos. Dentre os esforços foi montada a Sala de Situação; seguido do Decreto de Emergência Ambiental; Força-Tarefa pela Proteção Ambiental; Rede de Governança Ambiental; Plano de Prevenção, Controle do Desmatamento e Queimadas do Estado do Acre (PPCDQ-AC); Plano Estadual de Recuperação da Vegetação Nativa do Acre (Peveg); Comitê de Seca Prolongada; e a ação Limpa Rio Acre.

Como parte dos órgãos estaduais que compõem a gestão integrada está o Corpo de Bombeiros do Acre (CBMAC), por meio do comandante da corporação, coronel Charles Santos. De acordo com ele, 2023 foi um ano exitoso onde os resultados positivos puderam ser vistos por meio de um trabalho conjunto e preventivo.

“Nesses resultados, através das agências ambientais, destaco o papel da Sema que coordenou todas as ações, e o Corpo de Bombeiros apoiando todas as ações e obtivemos a redução de 45% nos focos de queimadas. Tivemos tanto com um trabalho preventivo, quanto o de combate, chegando mais próximo justamente aos locais de maior incidência de incêndios ambientais, realizando a conscientização da população e, ao mesmo tempo, fiscalizando, e isso refletiu nos resultados, que também foram exitosos em relação ao desmatamento”, afirmou.

A superintendente do Ibama, Melissa Machado, disse que 2023 foi um ano em houve a priorização da política socioambiental e climática a nas esferas nacional, estadual e municipal.

“No Acre, tivemos a exitosa experiência de que o trabalho integrado entre os órgãos foi fundamental para alcance de resultados de redução de desmatamentos e queimadas divulgados. O Ibama participou junto a outros órgãos como, CBMAC, Instituto de Mudanças Climáticas , Instituto do Meio Ambiente do Acre, Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer) e ICMBio, da Sala de Situação, capitaneada pela Sema, instituída para monitoramento dos alertas de desmatamentos e queimadas, planejamento, execução de ações de prevenção e combate e avaliação dos resultados. Encontros feitos semanalmente no período mais crítico onde obtivemos ótimos resultados”, reforçou.

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Geral

PM de folga impede assalto e prende dois homens após família ser feita refém em Cruzeiro do Sul

Publicado

em

Suspeitos foram baleados e detidos após invadir residência no bairro 25 de Agosto; quatro criminosos participaram da ação.

Dois homens foram presos na noite desta quinta-feira (4) após invadirem uma residência e fazerem uma família refém durante um assalto no bairro 25 de Agosto, em Cruzeiro do Sul. A ação foi interrompida por um policial militar que estava de folga, que reagiu ao ser abordado por um dos suspeitos armados. Um dos detidos, identificado como Cauã, foi baleado na perna, e o outro, Jarlisson, sofreu um ferimento no supercílio. Ambos receberam atendimento médico e foram conduzidos à Delegacia de Polícia Civil.

Segundo relatos das vítimas, quatro assaltantes armados com pistolas entraram na casa e fizeram a família — incluindo uma criança — refém. Eles procuravam ouro e joias, por saberem que a moradora comercializava esses itens. Durante a ação, as vítimas foram algemadas, e a mulher chegou a ser enforcada para revelar onde supostamente guardava o ouro. Sem encontrar os objetos desejados, o grupo fugiu levando relógios, pulseiras, celulares e cerca de R$ 2 mil em dinheiro.

Durante as buscas, a Polícia Militar foi informada de que um colega havia contido dois suspeitos nas proximidades. O PM relatou que estava em frente à própria residência quando viu três indivíduos correndo. Ao perceber que um deles portava uma pistola e apontava em sua direção, reagiu e efetuou um disparo que atingiu Cauã.

Com a dupla, os policiais apreenderam sete relógios, uma pulseira, um perfume, dinheiro, dois celulares e uma pistola Taurus modelo .838, com 13 munições intactas. As vítimas reconheceram os dois como participantes do roubo.

Os outros envolvidos na ação criminosa ainda não foram localizados.

Comentários

Continue lendo

Geral

Justiça do Acre funciona em regime de plantão nesta segunda (8)

Publicado

em

Foto: TJAC/assessoria

O Tribunal de Justiça do Acre (TJAC) informa que não haverá expediente nas unidades jurisdicionais e administrativas na próxima segunda-feira, 8 de dezembro, em virtude do feriado do Dia da Justiça.

A data é comemorada desde 1940, mas sua primeira celebração oficial ocorreu somente dez anos mais tarde, por iniciativa da Associação dos Magistrados Brasileiros. A Lei 1.408, de 1951, criou o Dia da Justiça como feriado forense em todo o território nacional.

O atendimento das demandas emergenciais, no âmbito do primeiro e segundo graus de jurisdição, ocorrerá em regime de plantão, conforme escala definida. A relação de magistradas, magistrados, servidoras e servidores plantonistas pode ser consultada na aba Plantão Judiciário do portal do TJAC ou diretamente pelo link: https://www.tjac.jus.br/spj/.

Os prazos processuais que tenham início ou término durante o feriado serão automaticamente prorrogados para o primeiro dia útil subsequente, garantindo segurança e continuidade à tramitação processual.

 

Fonte: Ascom/TJAC

Comentários

Continue lendo

Geral

Acusado de homicídio em disputa entre facções volta a júri popular nesta quinta em Rio Branco

Publicado

em

Raimundo Fernandes Silva, que havia sido condenado a mais de 21 anos de prisão em 2022, passa por novo julgamento após anulação da sentença pelo TJAC.

Raimundo Fernandes Silva, acusado de homicídio qualificado, voltou a sentar no banco dos réus na manhã desta quinta-feira (5), na 2ª Vara do Tribunal do Júri e Auditoria Militar de Rio Branco. Ele é apontado como o autor do assassinato de Alessandro da Silva Santos, ocorrido em 2018. A sessão teve início às 8h30, no Fórum Criminal, e o resultado do julgamento deve ser conhecido no início da tarde.

O réu chegou a ser condenado em fevereiro de 2022 a 21 anos, 10 meses e 15 dias de prisão, em regime fechado. No entanto, a defesa recorreu ao Tribunal de Justiça do Acre (TJAC), alegando que testemunhas consideradas essenciais não haviam sido ouvidas, o que poderia alterar o entendimento dos jurados.

A Câmara Criminal acolheu o recurso e anulou a sentença, determinando um novo julgamento.

Segundo a denúncia do Ministério Público, o crime ocorreu na noite de 8 de agosto de 2018, em meio a uma disputa entre facções criminosas. Alessandro da Silva Santos foi surpreendido quando chegava em casa, no bairro Tancredo Neves, por um homem armado com uma espingarda de grosso calibre e executado com vários disparos.

Raimundo Fernandes Silva foi indiciado pela Delegacia de Homicídio e Proteção à Pessoa (DHPP) e não compareceu à sessão do júri realizada em 2022, quando acabou condenado pela primeira vez.

Fonte: PCAC

Comentários

Continue lendo