Cotidiano
Acre elegeu apenas 1 prefeito de esquerda nas eleições deste ano. E isso é um recado para 2026
As urnas deram um recado claro para a esquerda do Acre em 2026: ou se ajustam, ou deverão sofrer mais uma derrota amarga. Sem um nome em ascensão, os partidos de esquerda terão um desafio para as próximas eleições.

O prefeito Padeiro (PDT), reeleito no Bujari, celebra vitória apertada nas urnas, consolidando aliança com PL e Progressistas/Foto: Reprodução
Matheus Mello, ContilNet
A esquerda saiu mais que fragilizada nas eleições municipais deste ano no Acre. Apenas um prefeito foi eleito por um partido de esquerda. E por uma diferença minúscula. Foi o Padeiro, do PDT, reeleito no Bujari com 49,79%, contra 48,54% do seu adversário. O PDT ainda tentava reeleger uma segunda prefeita, Maria Lucineia, em Tarauacá. Ela não foi reeleita.
Mesmo sendo um político de esquerda, Padeiro não tinha aliados do mesmo espectro na chapa que lhe fez ser reeleito. Pelo contrário! Ele tinha ao lado PL (partido do ex-presidente Jair Bolsonaro) e o Progressistas, partido do governador Gladson Cameli.
Em Rio Branco, o partido não conseguiu formar chapa de vereadores e não se aliou a nenhuma candidatura majoritária. Contudo, por ser uma sigla que compõe a base do Governo, os membros apoiaram a reeleição de Tião Bocalom (PL).
Ou seja, o único partido de esquerda que ainda detém uma prefeitura no Acre está aliado com partidos de direita e centro e deixou de lado os partidos mais tradicionais de esquerda – PT, PCdoB e PSOL. E isso diz muito sobre as próximas eleições estaduais em 2026.
Caminho claro
O jornalista Igor Felippe Santos, do Brasil de Fato, foi claro em um artigo publicado logo após as eleições. “A extrema direita ideológica e a direita pragmática, o chamado centrão, são as duas forças políticas que saíram fortalecidas do 1º turno das eleições municipais de 2024”.
Prova disso é em Rio Branco, onde o governador Gladson Cameli conseguiu emplacar 14 prefeituras no Acre. Todos eleitos pelo Progressistas, um partido assumidamente de centro-direita.
Já o PT, sigla que atualmente representa a maior parcela da esquerda no país, conseguiu perder a única prefeitura que tinha nas mãos no Acre: Xapuri, terra de Chico Mendes. Por lá, após três prefeituras petistas seguidas, um partido de direita levou a melhor.
Recado para 2026
As urnas deram um recado claro para a esquerda do Acre em 2026: ou se ajustam, ou deverão sofrer mais uma derrota amarga. Sem um nome em ascensão, os partidos de esquerda terão um desafio para as próximas eleições. Vão precisar achar nomes fortes para o Governo, Senado e cadeiras para a Câmara Federal e Aleac. É um desafio e tanto.
Comentários
Cotidiano
Bocalom vai a Brasília para definir filiação ao PSDB e deve ter resposta nesta terça
Prefeito de Rio Branco afirma que encontro com presidente nacional da legenda, Aécio Neves, definirá os rumos de sua candidatura ao governo do Acre em 2026

Bocalom confirmou que o encontro na capital federal terá como foco justamente a definição partidária. Foto: captada
O prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom, viaja nesta segunda-feira (9) a Brasília para definir sua filiação ao PSDB e discutir os próximos passos de uma eventual candidatura ao governo do Acre. A informação foi confirmada pelo próprio chefe do Executivo municipal antes do embarque para a capital federal.
Bocalom deixou o Partido Liberal (PL) após ser convidado a se retirar da sigla, na qual pretendia disputar o comando do Palácio Rio Branco. Agora, o prefeito negocia seu retorno ao PSDB, legenda pela qual construiu sua trajetória política.
“Nós temos uma bela história dentro do PSDB. Fomos candidatos seis vezes pelo partido, então o 45 tem uma ligação muito forte com a imagem do Bocalom”, declarou.
O encontro com o presidente nacional do PSDB, deputado federal Aécio Neves, está marcado para esta terça. Segundo o prefeito, ficou acertado que a direção nacional da legenda dará uma posição definitiva sobre sua filiação já na terça-feira (10).
Bocalom informou que custeará a viagem com recursos próprios e que solicitou licença de um dia da prefeitura para tratar da agenda partidária.
“Não tenho dúvida nenhuma. Até porque estou indo com passagem paga pelo meu bolso, estou pedindo férias de um dia. Estarei em Brasília tratando exatamente desse assunto”, afirmou.
E disse mais. “Vai ser nesta terça. Eu estou com fé de que vai dar certo, mas tem tanta coisa sendo feita contra a gente nos últimos dias que fico até assim. Então, vamos esperar, mas eu tenho fé que vai dar certo”, finalizou Bocalom.
Ao mesmo tempo em que está em conversas com Bocalom, o diretoria do PSDB/Acre também articula a possibilidade de ingressar na base de apoio à pré-candidatura de Alan Rick e Mailza ao Governo.
Caso a filiação seja confirmada, o PSDB deverá abrigar a pré-candidatura de Bocalom ao governo do Acre nas eleições de 2026.

O encontro com o presidente nacional do PSDB, deputado federal Aécio Neves, está marcado para esta terça. Foto: captada
Comentários
Cotidiano
Mailza Assis confirma chapa ao Senado com Gladson e Márcio e abre espaço para MDB na majoritária: “Temos vice, suplência e federal disponíveis”
Pré-candidata ao governo diz que aliança com 10 partidos está consolidada, mas mantém diálogo para novas adesões; definição sobre vice deve ocorrer nos próximos meses

A vice-governadora ressaltou que a aliança reúne diversas siglas e busca fortalecer um projeto político mais amplo para o Acre. Foto: captada
A vice-governadora do Acre, Mailza Assis (PP) , confirmou nesta segunda-feira (9) a consolidação de uma aliança política que reúne um amplo bloco de partidos para as eleições estaduais. Durante coletiva realizada em evento da chamada União Progressista do Acre, a gestora destacou que a chapa majoritária já está definida para o Senado, com os nomes do governador Gladson Cameli (PP) e do senador Márcio Bittar (PL).
Segundo Mailza, pré-candidata ao governo do Estado, o grupo político já tem consenso em torno da composição para a disputa das duas vagas ao Senado, consolidando a participação de Bittar na chapa e o apoio a Gladson. A vice-governadora ressaltou que a aliança reúne diversas siglas e busca fortalecer um projeto político mais amplo para o Acre:
“Senador Márcio Bittar que automaticamente compõe a vaga do Senado e a nossa aliança com a chapa de Senado está pronta, está fechada”, afirmou Mailza.
Espaço para novas adesões
Apesar da definição para o Senado, Mailza destacou que ainda há espaço para a participação de outras legendas na composição da chapa majoritária. Ela citou diretamente o MDB como um partido importante nas conversas e disse esperar que a sigla integre o grupo político.
Segundo ela, a aliança ainda possui vagas estratégicas que podem ser negociadas, incluindo a indicação para vice-governador, suplências ao Senado e composição das chapas proporcionais:
“Olha, o diálogo começou, o convite e a importância do MDB, e nós esperamos essa aliança. Mas existem outras vagas, outras formas de concorrer com o MDB. Nós temos vice, temos suplência, temos chapa de federal. Ainda tem muito espaço na nossa aliança”, declarou.
Partidos aliados
A chamada União Progressista do Acre reúne partidos como Progressistas, União Brasil, PL, Podemos, Solidariedade, PDT, PSDB, PRD, Democracia Cristã e Cidadania. A articulação, segundo Mailza, busca consolidar uma frente política capaz de fortalecer os partidos aliados e ampliar a base de sustentação do projeto eleitoral para 2026.
O governador Gladson Cameli, também presente no evento, afirmou que conduz pessoalmente diálogos com outras siglas, incluindo MDB e PSDB, e que o grupo está “de braços abertos” para novas composições.

Apesar da definição para o Senado, Mailza destacou que ainda há espaço para a participação de outras legendas na composição da chapa majoritária. Foto: captada
Comentários
Cotidiano
Sorteio define ordem dos confrontos semifinais do Estadual
Um sorteio realizado nesta segunda, 9, na sede da Federação de Futebol do Acre(FFAC) com a presença de todos os dirigentes dos clubes semifinalistas decidiu a ordem dos confrontos semifinais do Campeonato Estadual Sicredi de 2026 no sábado, dia 14, no Tonicão. Galvez e Rio Branco se enfrentam, a partir das 15 horas, e na sequência o Humaitá joga contra o Santa Cruz.
Sem jogo de volta
Galvez e Humaitá disputam as semifinais com a vantagem de ter realizado as melhores campanhas na fase de classificação. Se os dois vencerem os confrontos do dia 14, as partidas de volta das semifinais não serão realizadas.
Árbitros de Rondônia
O presidente da FFAC, Adem Araújo, confirmou os árbitros de Rondônia nos duelos das semifinais do Estadual.
“Estamos trabalhando para uma reta final de Estadual sem problemas e reclamações”, declarou Adem Araújo.
Reunião nesta terça
Os dirigentes do Galvez, Humaitá, Rio Branco e Santa Cruz se reúnem nesta terça, 10, na TV Gazeta, e o objetivo é buscar apoio para realizar o sorteio de uma moto nas finais do Estadual.
Fonte: Conteúdo republicado de PHD ESPORTES - ESPORTES


Você precisa fazer login para comentar.