Flash
Acre é o terceiro estado do país que mais testa população para Covid-19
Índice de 358,8 pessoas testadas para cada 100 mil é visto como excelente para que o estado saiba com precisão onde os focos de contaminação se localizam
Levantamento mineiro revela que o Acre é o terceiro estado que mais testa seus habitantes para Covid-19, atrás apenas do Amapá e do Espírito Santo. No Acre, já foram feitos mais de 350 testes para cada 100 mil habitantes, enquanto que para efeito de comparação, o Mato Grosso só testou 62,5 pessoas para a mesma centena.
A conclusão é de cientistas da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), com base em informações das secretarias de saúde estaduais de todo o país referentes ao período entre janeiro e a primeira semana de maio.
Os pesquisadores da Força-Tarefa da Covid-19, da Faculdade de Medicina da UFMG, levantaram, por exemplo, que enquanto Minas Gerais testou apenas 47,8 pessoas a cada 100 mil habitantes, no Acre esse índice foi de 358,8 pessoas testadas.
O cenário do Acre, visto como muito positivo pelas autoridades em saúde que lidam com a pandemia no país, permite que o governo local, por meio da Secretaria de Estado de Saúde do Acre (Sesacre), saiba, como poucos estados, onde se concentra o maior número de casos da doença, podendo traçar medidas para conter a expansão do coronavírus.
O estudo foi entregue nesta semana às autoridades governamentais mineiras como alerta de que a flexibilização ao isolamento social, no momento em que o estado se encontra, sem um diagnóstico real de quantos são os infectados, pode ser muito perigoso para acarretar a expansão da Covid-19 no estado.
Nas testagens, o estado do Acre fica atrás apenas do Amapá, cujo índice é de 486,1 pessoas testadas a cada 100 mil habitantes, e do Espírito Santo, com 376,5 pessoas submetidas a testes, a cada 100 mil.
Para a médica Claudia Regina Lindgren Alves, que integra a equipe da Força-Tarefa da Covid-19 na UFMG, números como o do Acre permitem, por exemplo, que as autoridades em Saúde possam planejar onde devem investir mais em medidas de prevenção e de combate à doença, e onde podem pensar na flexibilização, com abertura gradual de comércios e outros serviços em situações futuras.
O entendimento da pesquisadora é de que o afrouxamento das medidas de isolamento pelo governador mineiro Romeu Zema (Novo), nesta semana, poderá prejudicar ainda mais o combate à doença. Minas Gerais ocupa o nono lugar em números de testagens, com apenas 47,8 pessoas a cada 100 mil habitantes, ou seja, dez vezes menor que o primeiro da lista.
“Nós, de Minas, estamos testando apenas as pessoas em estado grave e os nossos profissionais de Saúde. De modo, que fora isso, não temos nenhuma informação a mais sobre como está a situação da nossa população. E isso é muito ruim”, lamenta Lindgren Alves.
Conforme o secretário de Estado de Saúde do Acre, Alysson Bestene, os números refletem o trabalho árduo, mas necessário, de todos os técnicos da pasta engajados em realizar a testagem do maior número de pessoas possível.
“É claro, que uma vez ou outra, temos que reduzir as testagens por estoque baixo, mas isso não é nenhum segredo, e a verdade é que nos preocupamos muito em testar as pessoas e reitero que temos também um grande trunfo que é o trabalho do Laboratório Rodolphe Mérieux e mais recentemente, do Laboratório Central de Saúde Pública, o Lacen, instituições que produzem esses exames”, afirma Bestene. O Mérieux foi doado pela fundação francesa de mesmo nome ao Governo do Estado do Acre, que assumiu todo o seu funcionamento, incluindo o gerenciamento de seus técnicos.
Os boletins epidemiológicos diários e outros recursos de informação da Sesacre à imprensa e à população também permitem saber, claramente, o número de testados, de casos descartados, positivos e em análise, entre outros dados importantes, fazendo com que o Acre ficasse em segundo lugar no país no ranking da transparência para o combate da pandemia no Brasil.
Comentários
Flash
Trabalhador morre após ser atingido por trator na zona rural de Tarauacá
Vítima realizava manutenção do veículo quando foi atingida; populares tentaram socorro, mas homem morreu no local
Um trabalhador identificado como Abraão morreu na tarde desta quinta-feira (30) após ser atingido por um trator enquanto realizava a manutenção do veículo na zona rural de Tarauacá.
O acidente ocorreu na fazenda do ex-vereador Ezi Aragão, na Comunidade Lago Novo, próxima ao Rio Muru. No momento do ocorrido, Abraão trabalhava ao lado do pai, Sr. Adalto, na construção de um açude e de uma barragem.
Segundo relatos, o trator escorregou da base onde estava apoiado e tombou sobre a vítima. Populares tentaram prestar socorro, mas Abraão já não apresentava sinais vitais quando foi encontrado.
Comentários
Flash
Harmonia no Trânsito: Prefeitura de Brasileia em parceria com a Honda realiza palestra para mototaxistas
Com a missão de reduzir acidentes através da conscientização de pedestres e motoristas. A montadora Honda com o grupo Star Motos em parceria com a Prefeitura de Brasileia realizou na noite desta quinta-feira, 30, no Polo da Universidade Aberta do Brasil (UAB), a palestra “Harmonia no Trânsito” com os mototaxistas do município.
Participaram ainda o Supervisor de vendas do grupo Star Motos da Honda- Marcos Aurélio e o Presidente do Sindmoto de Brasileia Monoel Soares.
A palestra educativa “Harmonia no Trânsito” é um projeto da Honda desde 1970 e desde 2024 passou a ser um projeto da Honda mundial nos Centros de Atendimento da Honda. Que visa reduzir o índice de acidentes com motos da empresa até 2050. Além do projeto com crianças de 06 a 10 anos.
A palestra que teve como instrutor João Paulo Rodrigues natural de Brasileia. Ele destacou as informações, índice de trânsito de acidentes, gastos do governo com trânsito e as vítimas e técnicas de pilotagem.
Essa parceria entre Prefeitura de Brasileia e a Honda demonstra o compromisso da gestão do Prefeito Carlinhos do Pelado em garantir mais segurança e sobre tudo consciência no trânsito para toda a população no município.
” A classe de mototaxistas na verdade o índice com acidentes é quase zero por que são profissionais preparados levando e trazendo pessoas como entrar e sair de uma curva fazendo a melhor pilotagem com segurança. Essa é a ideia do nosso projeto no Acre que começa em Brasileia com o apoio do nosso prefeito parceiro Carlinhos do Pelado. Destacou o Supervisor de vendas da Honda Marcos Aurélio.
O Presidente do Sindicato dos Mototaxistas de Brasileia ( Sindmoto), Manoel Soares agradeceu a parceria pela realização da palestra e enfatizou a importância de colocar em prática no trânsito do dia a dia: ” Agradecemos a DEUS pela oportunidade e a Honda e a Prefeitura de Brasileia o prefeito da nossa cidade Carlinhos do Pelado que nos convidou para está aqui por essa palestra importante para todos nós Mototaxistas, taxistas e a população do nosso município. Por que é mais uma experiência para nós colocar no dia a dia no trânsito. Concluiu
Comentários
Flash
Justiça revoga progressão de regime de preso condenado por tortura e determina exame criminológico
A Câmara Criminal do Tribunal de Justiça do Acre revogou a progressão de regime concedida a Jefson Castro da Silva Ferreira, condenado a sete anos de prisão por torturar o morador em situação de rua Renan de Souza, conhecido como “Nego Bau”. A decisão atendeu a um recurso do Ministério Público Estadual.
Jefson Castro foi condenado em setembro de 2023 por tortura, crime no qual a vítima teve um dos dedos decepado por um golpe de terçado. Em novembro do mesmo ano, ele progrediu do regime fechado para o semiaberto, após decisão da Vara de Execuções Penais.
No entanto, o Ministério Público recorreu contra a medida, argumentando que a progressão foi concedida sem a realização do exame criminológico, exigido pela Lei 14.843/24, publicada no Diário Oficial em abril de 2024.
O relator do caso, desembargador Elcio Mendes, votou pela revogação da progressão de regime, sendo acompanhado pela presidente da Câmara Criminal, desembargadora Denise Castelo Bonfim. O desembargador Francisco Djalma foi contrário à decisão, mas ficou vencido no julgamento.
Com a decisão, Jefson Castro retorna ao regime fechado e só poderá progredir para o semiaberto após passar pelo exame criminológico.
Renan de Souza, o “Nego Bau”, morreu em janeiro de 2022, vítima de uma parada cardíaca.
Você precisa fazer login para comentar.