Conecte-se conosco

Cotidiano

Acre é o 4º estado com mais desmatamento na Amazônia Legal

Publicado

em

Foto: Divulgação/Sema

O município acreano de Feijó figura entre os 10 que mais desmataram a Amazônia entre agosto de 2024 e julho de 2025, segundo dados divulgados pelo Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon). No período, a cidade registrou a perda de 78 km² de floresta, ocupando a 7ª posição no ranking dos municípios campeões de devastação.

De acordo com o levantamento, apenas 10 municípios da Amazônia Legal foram responsáveis por 27% de toda a floresta derrubada no último ano, somando 956 km² dos 3.503 km² de desmatamento registrados. Os líderes foram Apuí (140 km²) e Lábrea (137 km²), ambos no Amazonas. O Acre aparece no ranking com Feijó, ao lado de cidades do Pará e de Mato Grosso.

Além disso, Feijó integra a lista dos seis municípios com maior risco de novas derrubadas, conforme a plataforma PrevisIA, que antecipa áreas mais vulneráveis à continuidade do desmatamento.

No panorama entre os estados, o Acre foi o 4º estado que mais desmatou na Amazônia Legal entre agosto de 2024 e julho de 2025, com 372 km² de floresta destruídos, uma redução de 4% em relação ao período anterior. O Pará lidera com 1.170 km², seguido por Mato Grosso (747 km²) e Amazonas (739 km²).

Já em relação à degradação florestal, o Acre ocupa a 7ª posição entre os estados mais afetados, com 230 km² de floresta degradada, o que representa um aumento de 265% em comparação ao ciclo anterior. Rondônia e Mato Grosso apresentaram as maiores variações nesse tipo de impacto.

Apesar de o desmatamento na Amazônia Legal ter apresentado leve queda de 0,4% no período analisado, os dados apontam crescimento expressivo da degradação, que atingiu 502 km² em julho de 2025, um aumento de 187% em relação a julho de 2024.

Dia da Amazônia

Desde 2007, a data 5 de setembro celebra o Dia da Amazônia e destaca a importância do maior bioma de biodiversidade do planeta, presente em nove países da América do Sul, com mais da metade de sua área em território brasileiro. A Floresta Amazônica é essencial para o equilíbrio climático e abriga comunidades tradicionais e povos indígenas. A reforça a preservação diante o desmatamento e queimadas.

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Cotidiano

Joaquin Assaf bate recorde estadual absoluto nos 100 metros livres

Publicado

em

Foto arquivo pessoal: Joaquin ainda disputará três provas no Brasileiro

Joaquin Assaf(Miragina) bateu nesta quinta, 4, durante a disputa do Campeonato Brasileiro Júnior, no parque aquático do Flamengo, no Rio de Janeiro, o recorde estadual absoluto na prova dos 100 metros livres 54”18. A marca colocou o atleta acreano na 29ª colocação no torneio nacional.

“O Joaquin baixou 16 centésimos da sua marca e isso é um resultado expressivo. Poderia ter sido ainda melhor”, declarou o presidente da Federação Aquática do Estado do Acre (FAEA), professor Ricardo Sampaio.

50 borboleta

Joaquin Assaf disputa nesta sexta, 5, a prova dos 50 metros borboleta e a meta é novamente diminuir o tempo.

“A meta precisa ser baixar o tempo. É necessário realizar uma grande prova e esperar o resultado”, afirmou Ricardo Sampaio.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Equipe da APA termina na última colocação na Copa de Acesso 2025

Publicado

em

Foto leofclemos.foto: Time acreano fechou a competição sem vitória

A equipe da Associação de Paratletas Acreanos(APA) terminou na última colocação na Copa de Acesso, competição promovida pela Confederação Brasileira de Basquetebol em Cadeira de Rodas(CBBC) em Niterói, no Rio de Janeiro.

O time acreano fez quatro jogos na primeira fase do torneio e foi derrotado pelas equipes do Coyotes, do Pará, Manaus, do Amazonas, Vida Ativa, de Rondônia, e Águia, do Amapá.

Atletas da Seleção

A APA fechou o evento nacional em 2024 na última posição e para 2025 contratou as atletas Gabriela Oliveira e Débora Costa, ambas da Seleção Brasileira, e mesmo com os reforços a equipe acreana não conseguiu vencer nenhuma partida.

ADESUL é campeã

A ADESUL, do Ceará, venceu o Coyotes, do Pará, por 58 a 49 e nesta quinta, 4, conquistou o título da Copa de Acesso.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Finais do Campeonato Estadual começam em Epitaciolândia

Publicado

em

Foto Francisco Dinarte: Melhores equipes acreanas estarão em quadra na disputa do título

Começam nesta sexta, 5, a partir das 14 horas, no ginásio Wilson Pinheiro, em Epitaciolândia, as finais do Campeonato Estadual de Voleibol, no feminino e no masculino. O torneio terá representantes de todas as regiões do Estado.

“Iniciamos a competição com as disputas das fases regionais e, agora, chegamos no momento decisivo do torneio”, declarou o presidente da Federação Acreana de Voleibol (FEAV), professor João Petrolitano.

Grupos do feminino

A

AVQ

Jotas

Teles

Epitaciolândia

B

Tarauacá

Feijó

Cruzeiro do Sul

Mâncio Lima

Chaves do masculino

“A”

Feijó

Teles

Epitaciolândia

Tarauacá

“B”

Corpo

AVQ

Cruzeiro do Sul

Rodrigues Alves

Comentários

Continue lendo