Acre
Acre começa a pagar subvenção da borracha e murumuru direto na conta de extrativistas

Foto: Agência de Notícias do Acre
O governo do Acre começou a realizar, pela primeira vez, o pagamento direto da subvenção da borracha e do murumuru na conta dos produtores extrativistas. A medida, aguardada por quase três décadas, representa um marco histórico para os trabalhadores da floresta e foi iniciada na sexta-feira, 27, com um projeto piloto no município de Senador Guiomard.
A iniciativa cumpre a Lei Estadual nº 1.277, de 1999, e foi regulamentada pelo Decreto nº 11.564/2024. A nova metodologia foi viabilizada por meio de uma parceria com o Banco do Brasil e com apoio financeiro do Programa REM-KfW, sob coordenação da Secretaria de Estado de Agricultura (Seagri).
O modelo dispensa a presença do produtor em agências bancárias. A abertura da conta ocorre automaticamente em nome do extrativista, que pode movimentar o recurso via aplicativo, caixas eletrônicos, correspondentes bancários ou casas lotéricas. Os pagamentos são realizados através da Poupança Social Digital do Banco do Brasil.
De acordo com o governo, a principal vantagem da nova sistemática está na eliminação de intermediários, o que aumenta a segurança, a agilidade e a transparência das transações. Todos os repasses são registrados com CPF e valores identificados, o que também facilita a fiscalização.
“A partir de agora, o extrativista não precisa esperar ou depender de intermediários. O pagamento é direto, transparente e seguro”, disse o governador Gladson Cameli, ao comentar a medida. Já o secretário de Agricultura, Luis Tchê, afirmou que a mudança “é o resgate da dignidade dos guardiões da nossa floresta”.
O projeto-piloto teve início em Senador Guiomard, por meio da Cooperativa Agroextrativista Nova Bonal (Cooperbonal). Nesta primeira fase, 77 extrativistas foram contemplados, somando R$ 70.147 em repasses. Produtores que já possuíam conta ativa no Banco do Brasil receberam o pagamento de forma imediata. Uma cerimônia para marcar a implementação da medida está agendada para o dia 2 de julho, na sede da cooperativa.
Comentários
Acre
Rio Acre recua 10 centímetros, mas segue acima da cota de transbordamento em Rio Branco
Nível do rio marcou 14,30 metros às 15h; Defesa Civil mantém monitoramento devido à previsão de novas chuvas.

Foto: Sérgio Vale
O nível do Rio Acre apresentou recuo de 10 centímetros neste sábado, conforme boletim divulgado pela Defesa Civil Municipal de Rio Branco. Na última medição do dia, realizada às 15h, o manancial marcou 14,30 metros, permanecendo acima da cota de transbordamento, estabelecida em 14,00 metros.
De acordo com os dados oficiais, na primeira medição do dia, às 5h26, o rio registrava 13,73 metros, já acima da cota de alerta, que é de 13,50 metros. Às 9h, o nível chegou a 14,00 metros, atingindo oficialmente a cota de transbordamento. Em seguida, às 12h, o Rio Acre subiu para 14,40 metros e, no início da tarde, recuou para 14,30 metros.
Apesar de não haver registro de chuva nas últimas 24 horas na capital — com índice de 0,00 milímetro —, o coordenador municipal da Defesa Civil, tenente-coronel Cláudio Falcão, explicou que a elevação do nível do rio é consequência das fortes precipitações ocorridas nas regiões de cabeceiras e em municípios do interior do estado, cujas águas continuam chegando a Rio Branco.
Segundo Falcão, há previsão de novas chuvas tanto nas áreas de nascente do Rio Acre quanto na capital acreana, o que mantém os órgãos de monitoramento em estado de atenção.
Comentários
Acre
Moradores da Sapolândia começam a deixar suas casas por conta da cheia

Moradores do bairro Hélio Melo, conhecido como “Sapolândia”, em Rio Branco, começaram a deixar suas casas no início da tarde deste sábado (27), em razão da cheia do igarapé São Francisco que já começa a deslojar as famílias da região.
De acordo com a organização sem fins lucrativos Conexão do Bem, as famílias aguardaram durante a manhã por apoio da Defesa Civil. Diante da ausência de atendimento no período, os próprios moradores decidiram sair das residências por conta própria, como forma de evitar maiores prejuízos
A Defesa Civil informou que a previsão é de que o nível do Rio Acre e dos igarapés continue subindo neste domingo, o que pode agravar o cenário de inundação em áreas já atingidas da capital acreana. A situação segue em monitoramento.
VEJA O VÍDEO:
Comentários
Acre
Rio Acre segue em elevação e atinge 14,40 metros em Rio Branco
Nível do rio permanece acima da cota de transbordamento e aumenta risco de alagamentos na capital acreana.

Foto: Sérgio Vale

Você precisa fazer login para comentar.