fbpx
Conecte-se conosco

Acre

Ações de combate a dengue diminuem 44,28% dos casos em Brasiléia

Publicado

em

Foto: Assessoria PMB

Foto: Assessoria PMB

Comparando somente no mês de setembro a diminuição chega a quase 83% dos casos com relação a 2012

WILIANDRO DERZE, assessoria PMB

A prefeitura de Brasiléia, por meio da Secretaria Municipal de Saúde reduziu significativamente os casos de dengue. Os resultados apresentados ao Ministério da Saúde mostram que em 2012 foram registrados 709 casos positivos, e este ano até o mês de setembro, somente 395 pessoas foram diagnosticadas. Totalizando uma diminuição de 44,28%. O prefeito Everaldo Gomes parabenizou sua equipe e reafirmou as políticas de investimento na melhoria da saúde.

A Secretária Municipal de Saúde, Aldenice Ferreira e seus coordenadores de Endemias, Vigilâncias Epidemiológicas e Sanitária começaram a elaborar o Plano de Ação de Combate a Dengue 2013/2014. O objetivo é intensificar os trabalhos de prevenção da proliferação do mosquito na região.

Segundo os dados do Ministério da Saúde em 2012 no mês de setembro foram apresentados 18 casos positivos. No mês de setembro deste ano o índice ficou somente em 3 casos registrados positivamente. O resultado é surpreendente, já que chegou a uma diminuição de quase 83% das confirmações.

De acordo ainda com o relatório os maiores índices apresentados foram nos meses de janeiro e fevereiro, quando a atual gestão recebeu a Prefeitura desarticulada, principalmente na área da saúde e teve que elaborar novas estratégias que logo que foi aplicada começou a surtir efeito.

Em janeiro deste ano foram registrados 174 casos, contra 117 em fevereiro. Os casos só diminuíram chegando a registra em abril 32 casos, sendo que no mês de maio somente 3 registros foram computados.

Os resultados deixaram as equipes de saúde do município entusiasmada, mas não tranquila, tendo em vista que no período das chuvas o mosquito da dengue se reproduz com mais facilidade, e por isso, as ações de combate devem está intensas no município.

O lançamento da nova campanha será realizado no dia 11 de novembro na Praça do bairro Leonardo Barbosa. Todo um material didático e informativo será apresentado a toda a população, intensificando as prevenções para combater a proliferação do mosquito Aeds Aegypti em todos os bairros de Brasiléia.

Para a secretária esse período de chuva aumenta a incidência de casos de dengue e ações de combate ao mosquito devem ser constantes.

“Encontramos a Secretaria de Saúde desarticulada para realizar as ações de combate a dengue. O que acabou nos tomando tempo para montarmos um novo Plano de Combate no município. Mesmo assim, trabalhamos e tivemos um plano que diminuiu o número de casos positivos com relação ao ano passado até o momento. As chuvas estão se intensificando e por isso vamos elaborar logo o plano para prevenir nossa população”, destacou Aldenice.

Para o coordenador de Endemias, Assis Lopes o momento é de garantir que a população esteja sempre informada e atenta para os riscos da dengue no município.

“Precisamos orientar nossa população sobre os cuidados que devem ter para não deixar objetos que acumulem água em nossas casas, quintais e no próprio trabalho. A união de toda a população contra a dengue é uma das formas de erradicar a dengue de nossa região”, disse Assis.

O coordenador de Vigilância Sanitária José Oliveira disse que todas as equipes de saúde estarão unidades para identificar os focos do mosquito da dengue e combatê-los.

A coordenadora de Vigilância Epidemiológica, Leila Franco revelou que todos os dados estão sendo computados para que o Município e o Ministério da Saúde tenha informações precisas para combater a dengue de forma ainda mais eficiente.

DSC_7725

DSC_7724

Comentários

Continue lendo

Acre

Visita de Lula ao Acre está prevista para o dia 8 de agosto

Publicado

em

Luiz Inácio Lula da Silva, presidente da República • Ricardo Stuckert/PR

O presidente da Apex-Brasil, Jorge Viana, anunciou nesta sexta-feira, 25, que o presidente Lula (PT) poderá visitar o Acre no próximo dia 8 de agosto. A agenda, segundo Viana, está sendo organizada no Palácio do Planalto e deve trazer boas notícias para a população acreana, especialmente na área de infraestrutura.

“Bem, boa sexta-feira para vocês. Nós ‘sextamos’ aqui no Palácio do Planalto, no gabinete do presidente Lula, e eu estou aqui com o Marcola, que é um querido amigo e auxilia o presidente em tudo, e o Osvaldo também. Nós estamos tratando da agenda do presidente no Acre”, afirmou Viana.

A visita presidencial, segundo ele, terá foco em ações concretas para o desenvolvimento do estado. “É uma agenda que certamente vai levar boas notícias para o nosso povo. A gente vive de achar soluções para os problemas e a gente está aqui trabalhando. Então, vamos levantando aqui o nosso estado, e, se Deus quiser, dia 8 está previsto”, disse.

Caso a visita se confirme, o presidente Lula deve anunciar investimentos voltados à produção, ao trabalho e ao apoio às administrações municipais. “Então, dia 8, o presidente deve estar no nosso estado para anunciar investimento na área de infraestrutura, apoiar quem produz, quem trabalha, e ajudar, obviamente, as prefeituras e o nosso estado. Está bom? Acompanhe aí!”, finalizou.

Comentários

Continue lendo

Acre

Cavalgada terá pontos de saída distintos na Gameleira; veja locais

Publicado

em

Foto: José Caminha/Secom

A Cavalgada que marca a abertura da Expoacre 2025, em Rio Branco, terá concentração a partir das 7h da manhã deste sábado, 26, com saída oficial às 8h e encerramento previsto para as 13h. Todo o trajeto será monitorado e assistido por órgãos da Segurança Pública.

Os pontos de saída na região da Gameleira serão organizados conforme os tipos de participantes: os cavalos sairão pela Rua da Tentamen, quadriciclos pela Rua da Escola Maria Angélica, além dos trios elétricos e carros de som. O percurso passará por pontos como o cartório, Sabenauto, Arasuper e Corrente, com chegada no Parque de Exposições Wildy Viana.

A Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública do Acre (Sejusp) apresentou nesta sexta-feira, 25, o Plano Operacional Integrado para a Cavalgada e a Expoacre 2025.

A expectativa é de que milhares de pessoas participem da programação. O secretário adjunto de Segurança Pública, Evandro Bezerra, reforça que a colaboração da população é fundamental para o sucesso da operação e para a manutenção da ordem durante os eventos.

O diretor operacional da Sejusp, Atahualpa Ribera disse que o foco é que os dois eventos aconteçam com total segurança e organização. “A atuação das forças estaduais será intensa, integrada e estrategicamente distribuída, com o uso de tecnologia e equipes especializadas. Estamos preparados para dar todo o suporte necessário, tanto na prevenção quanto em eventuais atendimentos”, afirmou.

Comentários

Continue lendo

Acre

Sem casos confirmados, Acre investiga oito notificações suspeitas de sarampo

Publicado

em

A Secretaria de Estado de Saúde do Acre (Sesacre) divulgou nesta quinta-feira, 25, um novo boletim epidemiológico sobre o sarampo. Até o momento, o estado contabiliza 28 notificações da doença, das quais 20 foram descartadas e 8 permanecem sob investigação.

Segundo a Sesacre, o Acre não registra casos confirmados de sarampo desde o ano 2000, mas a vigilância segue em alerta devido ao avanço da doença em países vizinhos, como a Bolívia.

Situação por município:

Acrelândia: 1 caso descartado e 1 em investigação

Porto Acre: 2 casos descartados e 1 em investigação

Feijó: 1 caso descartado

Sena Madureira: 2 casos descartados

Cruzeiro do Sul: 3 casos descartados e 1 em investigação

Epitaciolândia: 2 casos descartados

Assis Brasil: 2 casos descartados

Rio Branco: 3 casos descartados e 3 em investigação

Brasiléia: 3 casos descartados e 2 em investigação

Cobija (Bolívia): 1 caso descartado (notificado em Rio Branco)

Apesar das investigações em andamento, as autoridades reforçam que o estado segue sem confirmação da doença há 25 anos.

Situação na Bolívia preocupa

A Bolívia, país vizinho do Acre, apresenta um cenário mais preocupante. Já foram confirmados 161 casos de sarampo, com 1.302 casos ainda em investigação e 1.141 descartados. A maioria das notificações está concentrada no Departamento de Santa Cruz de La Sierra, o mais populoso do país.

As autoridades de saúde do Acre seguem monitorando a situação e orientam a população a manter a caderneta de vacinação atualizada, principalmente com a tríplice viral, que protege contra sarampo, caxumba e rubéola.

Comentários

Continue lendo