fbpx
Conecte-se conosco

Geral

AC é o estado com maior queda no número de mortes cometidas por policiais

Publicado

em

11 pessoas foram mortas por policiais: 1,2 a cada 100 mil habitantes, em 2020 foram 26 pessoas
Por  Nany Damasceno

Dados do Monitor da Violência, divulgado pelo G1 nesta quarta-feira (4), mostram que, em 2021, o Acre foi o estado com maior queda no número de mortes cometidas pelas forças policiais, com diminuição de 58%, se comparado com o ano anterior, 2020.

O mapa mostra que 11 pessoas foram mortas por policiais: 1,2 a cada 100 mil habitantes, em 2020 foram 26 pessoas. Ao G1, a Secretaria de Justiça e Segurança Pública do Acre disse que fez uma análise em 2020 que mostrou uma incidência maior de mortes de policiais durante o período de folga, quando precisavam agir de forma isolada.

“Para reduzir os casos de letalidade, foi realizado um trabalho de capacitação dos policiais acreanos por meio dos cursos de Operações Integradas das Forças de Segurança e de sobrevivência policial. Os dois cursos tiveram ênfase no uso progressivo da força e de como agir com menor risco à sociedade e ao próprio policial”, afirma a secretaria.

Cenário Nacional

Além do Acre, integram o ranking de maior queda no número de mortes cometidas por policiais, Rondônia (-45%) e Roraima (-44%). O Amapá é o estado com a maior taxa de mortes por policiais: 17,2 a cada 100 mil.

Em todo o país a queda foi de 4,5%: mais de 6 mil pessoas foram mortas por policiais civis e militares no Brasil em 2021, o que significa uma média de 17 mortes causadas pela polícia no país por dia. É o menor patamar em quatro anos.

Especialistas responsáveis pelo levantamento, apontam que a queda nos indicadores de letalidade aconteceu por conta dos seguintes fatores:

  • Adoção de programas de controle, como a instalação de câmeras nos uniformes dos PMs de São Paulo;
  • Capacitação dos policiais por meio de cursos específicos de sobrevivência e uso progressivo da força;
  • Maior rigor no acompanhamento e punição de episódios de violência por parte da polícia;
  • Maior uso de armamentos não letais, como as armas de choque;
  • Tendência geral de redução dos crimes contra a vida no país;
  • Mudanças na dinâmica do crime organizado;
  • Continuidade do isolamento social relacionado à pandemia de Covid-19, com restrição à grandes eventos e aglomerações.

O Fórum de Segurança Pública destacou que a queda na violência policial está em sintonia com a tendência de redução dos crimes contra a vida no país, que foi de 7% no ano passado.

Comentários

Continue lendo

Geral

Brasiléia realiza Dia “D” de Vacinação contra o Sarampo com grande participação popular

Publicado

em

A Prefeitura de Brasiléia, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou nesta terça-feira (15) o Dia “D” de Vacinação contra o Sarampo na Unidade Básica de Saúde (UBS) Tufic Mizael Saady. A ação foi considerada um sucesso de adesão, com ampla participação da comunidade, que compareceu para garantir a imunização de crianças e adultos contra a doença.

O evento contou com a presença do Dr. Eder Gatti, diretor do Programa Nacional de Imunização (PNI), que acompanhou a campanha de perto e reforçou a importância da vacinação como medida de proteção coletiva. Também participaram representantes da Secretaria de Estado da Saúde do Acre (SESACRE), reforçando a parceria entre município e estado para o sucesso da mobilização.

O secretário municipal de Saúde, Francelio Barbosa, destacou o compromisso da gestão com a prevenção.

Esta mobilização reflete nosso compromisso com a saúde da população e a prevenção do sarampo. Brasiléia está de parabéns pela alta participação!”, afirmou.

A campanha segue ativa nas unidades de saúde do município. A orientação da Secretaria de Saúde é que a população continue procurando os postos para garantir a vacinação em dia.

“Proteja-se e proteja sua família!”, reforça a prefeitura.

Comentários

Continue lendo

Geral

PRF apreende 150 kg de drogas e desarticula rota entre Acre e Rondônia

Publicado

em

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu na manhã desta terça-feira, 15, cerca de 150 quilos de drogas na BR-364, durante uma operação que desarticulou uma rota de tráfico entre Rio Branco (AC) e Porto Velho (RO). Dois homens foram presos em flagrante.

A ação foi resultado de uma investigação iniciada após denúncia anônima sobre dois veículos com placas de Manaus (AM) – um Jeep Renegade preto e um Chevrolet Onix vermelho – que estariam transportando entorpecentes. Os carros, segundo a PRF, estavam equipados com antenas de internet via satélite Starlink e se deslocavam em direção à fronteira do Acre.

O primeiro flagrante ocorreu ainda na segunda-feira (14), no km 759 da BR-364, quando os agentes abordaram o Onix. Durante a abordagem, o motorista deu informações contraditórias sobre a viagem. Após monitoramento, a PRF identificou que os dois veículos entraram em Rio Branco e retornaram a Rondônia durante a madrugada.

Por volta das 8h30 desta terça, no km 770 da BR-364, o Grupo de Patrulhamento Tático (GPT) localizou os dois carros. O Renegade foi abordado e o condutor, identificado como André C., detido. Já o motorista do Onix tentou fugir, colidiu com uma viatura da PRF e empreendeu fuga em alta velocidade rumo ao distrito de Jaci-Paraná.

Após perseguição de cerca de 45 quilômetros e com apoio da Polícia Militar, o Onix foi encontrado abandonado em frente a uma residência. Populares informaram que um homem com dificuldade de locomoção havia saído do veículo e fugido a pé. Wiltle R. foi localizado nas proximidades, portando as chaves dos dois veículos.

Dentro do Onix, a PRF encontrou 126,75 kg de maconha, 20 kg de pasta-base de cocaína e 3,25 kg de skunk. Também foram apreendidas placas de caminhão ligadas à empresa Galvan Transportes Logística Serviços e Representação Ltda., o que levantou suspeitas sobre o uso de transportadoras no esquema criminoso.

De acordo com os presos, a carga foi recebida em Rio Branco e seria entregue em Porto Velho. Esta teria sido a quinta viagem da dupla na mesma rota. Os dois foram encaminhados ao Departamento de Flagrantes em Porto Velho e autuados.

Comentários

Continue lendo

Geral

Polícia Militar promove curso de saúde mental e bem-estar no ambiente de trabalho

Publicado

em

Em uma iniciativa inédita e estratégica, a Polícia Militar do Estado do Acre (PMAC), por meio de sua Diretoria de Recursos Humanos (DRH/PMAC), em parceria com a Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF), através do programa de Capelania Institucional, anuncia o lançamento do Curso SeRH Feliz – Capacitação em Saúde Mental e Bem-Estar no Ambiente de Trabalho. O curso, que ocorrerá em Rio Branco/AC de 04 a 08 de agosto de 2025, visa fortalecer a saúde mental e promover uma cultura organizacional positiva entre os profissionais da segurança pública.

A capacitação será conduzida por instrutores da Polícia Civil do Distrito Federal, idealizadores do Programa SeRH Feliz, e por profissionais da Polícia Militar do Estado do Acre. A proposta é oferecer uma formação de excelência, embasada nos aportes da Psicologia Positiva Organizacional, Neurociência Aplicada e abordagens Cognitivo-Comportamentais. O objetivo central é desenvolver competências emocionais, promover a valorização humana e prevenir o adoecimento psíquico, reconhecendo a crescente complexidade e as exigências emocionais do ambiente de trabalho na segurança pública.

O programa foi concebido para atender à demanda por práticas de gestão mais humanizadas, que impactam diretamente na motivação, produtividade e comprometimento das equipes. Segundo os organizadores, a iniciativa busca ampliar o engajamento e a produtividade por meio do autoconhecimento, melhorar a comunicação e as relações interpessoais, e desenvolver a inteligência emocional aplicada à liderança em contextos de pressão. Além disso, visa fortalecer o clima organizacional e o senso de pertencimento, reforçando a imagem institucional da PMAC como uma organização comprometida com o cuidado integral de seus profissionais.

Com uma carga horária total de 70 horas-aula, o curso será oferecido em modalidade híbrida (presencial e a distância). As inscrições são realizadas exclusivamente pela internet, através de um link específico e também pela plataforma da Escola Virtual do Governo. Esta ação representa um avanço significativo nas políticas de valorização dos profissionais da segurança pública, contribuindo para a construção de uma cultura organizacional mais saudável, resiliente e alinhada com os desafios contemporâneos da gestão pública humanizada.

A expectativa é que o Curso SeRH Feliz proporcione ferramentas práticas baseadas em modelos como o PERMA de Martin Seligman, favorecendo o “florescimento humano” nas organizações públicas. A união de esforços entre a PMAC e a PCDF demonstra um compromisso com o bem-estar e a qualidade de vida de seus servidores, essenciais para o desempenho de suas funções e para o serviço prestado à sociedade.

Comentários

Continue lendo