fbpx
Conecte-se conosco

Geral

AC é o estado com maior queda no número de mortes cometidas por policiais

Publicado

em

11 pessoas foram mortas por policiais: 1,2 a cada 100 mil habitantes, em 2020 foram 26 pessoas
Por  Nany Damasceno

Dados do Monitor da Violência, divulgado pelo G1 nesta quarta-feira (4), mostram que, em 2021, o Acre foi o estado com maior queda no número de mortes cometidas pelas forças policiais, com diminuição de 58%, se comparado com o ano anterior, 2020.

O mapa mostra que 11 pessoas foram mortas por policiais: 1,2 a cada 100 mil habitantes, em 2020 foram 26 pessoas. Ao G1, a Secretaria de Justiça e Segurança Pública do Acre disse que fez uma análise em 2020 que mostrou uma incidência maior de mortes de policiais durante o período de folga, quando precisavam agir de forma isolada.

“Para reduzir os casos de letalidade, foi realizado um trabalho de capacitação dos policiais acreanos por meio dos cursos de Operações Integradas das Forças de Segurança e de sobrevivência policial. Os dois cursos tiveram ênfase no uso progressivo da força e de como agir com menor risco à sociedade e ao próprio policial”, afirma a secretaria.

Cenário Nacional

Além do Acre, integram o ranking de maior queda no número de mortes cometidas por policiais, Rondônia (-45%) e Roraima (-44%). O Amapá é o estado com a maior taxa de mortes por policiais: 17,2 a cada 100 mil.

Em todo o país a queda foi de 4,5%: mais de 6 mil pessoas foram mortas por policiais civis e militares no Brasil em 2021, o que significa uma média de 17 mortes causadas pela polícia no país por dia. É o menor patamar em quatro anos.

Especialistas responsáveis pelo levantamento, apontam que a queda nos indicadores de letalidade aconteceu por conta dos seguintes fatores:

  • Adoção de programas de controle, como a instalação de câmeras nos uniformes dos PMs de São Paulo;
  • Capacitação dos policiais por meio de cursos específicos de sobrevivência e uso progressivo da força;
  • Maior rigor no acompanhamento e punição de episódios de violência por parte da polícia;
  • Maior uso de armamentos não letais, como as armas de choque;
  • Tendência geral de redução dos crimes contra a vida no país;
  • Mudanças na dinâmica do crime organizado;
  • Continuidade do isolamento social relacionado à pandemia de Covid-19, com restrição à grandes eventos e aglomerações.

O Fórum de Segurança Pública destacou que a queda na violência policial está em sintonia com a tendência de redução dos crimes contra a vida no país, que foi de 7% no ano passado.

Comentários

Continue lendo

Geral

Polícia Civil do Acre prende homem acusado de receptação em Rodrigues Alves

Publicado

em

Após a detenção, o indivíduo foi encaminhado para audiência de custódia e deverá cumprir sua pena no Presídio Estadual Manoel Neri, localizado em Cruzeiro do Sul.

Ascom PCAC

Na manhã desta quarta-feira, 15, a Polícia Civil do Acre (PCAC), por meio da Delegacia Geral de Rodrigues Alves, efetuou a prisão de um indivíduo acusado da prática de receptação. O mandado de prisão foi cumprido após a constatação da sentença condenatória definitiva, relacionada à aquisição de mercadorias provenientes de furto.

O Delegado Marcilio Laurentino, responsável pela operação, relatou que o acusado foi encontrado em sua residência e não ofereceu resistência durante a abordagem. Após a detenção, o indivíduo foi encaminhado para audiência de custódia e deverá cumprir sua pena no Presídio Estadual Manoel Neri, localizado em Cruzeiro do Sul.

A ação reforça o compromisso das autoridades em coibir práticas criminosas e garantir a segurança da população local.

Comentários

Continue lendo

Geral

Polícia Civil prende três pessoas por suspeitas de tráfico de drogas no Ramal Copaíba

Publicado

em

Comunidade Ramal Copaíba vinha sendo afetada pela atividade criminosa do grupo. As prisões realizadas hoje representam um significativo avanço no combate ao tráfico de drogas na região.

De acordo com as investigações, o grupo estava sob monitoramento há meses. Foto: assessoria

Ascom – PCAC

Na manhã desta terça-feira, 14, uma operação policial no Ramal Copaíba, no Bujari, resultou na prisão de três indivíduos suspeitos de envolvimento com o tráfico de drogas. Durante a ação, foram apreendidos entorpecentes, quantias em dinheiro e materiais utilizados para o empacotamento das drogas.

A operação foi conduzida por uma equipe de investigadores que, no momento da diligência, identificaram que um dos suspeitos possuía mandado de prisão em aberto e estava foragido da justiça. De acordo com as investigações, o grupo estava sob monitoramento há meses.

De acordo com o delegado, Bruno Coelho, o dono da residência já havia sido preso recentemente, após a apreensão de drogas em seu veículo. “O indivíduo estava respondendo ao processo em liberdade, a prisão desses indivíduos é de extrema importância para a segurança da população local, pois trará maior tranquilidade aos moradores do Ramal Copaíba”, afirmou a autoridade policial.

A comunidade do Ramal Copaíba vinha sendo afetada pela atividade criminosa do grupo. As prisões realizadas hoje representam um significativo avanço no combate ao tráfico de drogas na região.

Comentários

Continue lendo

Geral

PREVISÃO DO TEMPO: quinta-feira (16) com alerta para geada no Rio Grande do Sul

Publicado

em

Imagem ilustrativa

A temperatura pode variar entre 4ºC e 19ºC

Esta quinta-feira (16) começa com tempo aberto em grande parte do Rio Grande do Sul. Muitas nuvens com possibilidade de chuva nas microrregiões de Santa Rosa, Três Passos, Frederico Westphalen, Erechim e Sananduva. Possibilidade de geada no sudoeste, centro ocidental e oriental gaúcho.

Durante a tarde, pancadas de chuva isoladas no nordeste gaúcho e microrregiões de Osório, Santa Rosa, Três Passos, Frederico Westphalen, Erechim, Sananduva, Cerro Largo, Ijuí, Carazinho e Passo Fundo. Possibilidade de chuva nas demais regiões do noroeste e metropolitana de Porto Alegre. Nas demais regiões do estado, tempo encoberto e sem chuvas.

À noite, pancadas de chuva acompanhadas de trovoadas isoladas no noroeste e nordeste gaúcho, metropolitana de Curitiba, centro ocidental e oriental e microrregião de Campanha Ocidental.

O Instituto Nacional de Meteorologia alerta para perigo de geada no sudoeste, sudeste, centro ocidental, oriental gaúcho e metropolitana de Porto Alegre.

De acordo com a Defesa Civil do Rio Grande do Sul, 446 municípios foram afetados devido aos eventos climáticos ocorridos nos últimos dias.

A Defesa Civil alerta que rios da região metropolitana estão em elevação. É importante evitar locais anteriormente alagados pelo Guaíba e ficar atento às áreas de risco.

A temperatura mínima fica em torno de 4°C, em Arroio Grande, e a máxima prevista é de 19ºC, em Taquaruçu do Sul. A umidade relativa do ar varia entre 70% e 95%.

As informações são do Instituto Nacional de Meteorologia.

Comentários

Continue lendo