Conecte-se conosco

Cotidiano

A violência no Acre ainda é um problema a ser resolvido pelo Governo

Publicado

em

Coluna do Nelson Liano Jr.

A sensação de segurança ainda não é uma realidade para a maioria dos acreanos. Sobretudo na Capital a criminalidade está descontrolada. Os assassinatos, grande parte de jovens, continua assolando a cidade e enlutando centenas de famílias. Evidentemente que o atual Governo tem apenas sete meses de trabalho. Mas pelas promessas feitas dava pra se imaginar que a situação estaria melhor.

Mesmo porque não acredito que essa onda de violência irá terminar num passe de mágica. Afinal não se está lidando com criminosos comuns. A verdade é que ao longo do tempo houve organização de grupos interessados na precariedade de vigilância das fronteiras do Acre com o Peru e a Bolívia e o Estado acabou se tornando um corredor de tráfico. Não será fácil desbaratar as facções que se instalaram por aqui. Na minha opinião, só mesmo um serviço de inteligência muito apurado para começar a mudar as coisas.

Ousadia sem limites
A tentativa de roubar o carro do presidente do Tribunal de Justiça Francisco Djalma em frente a um restaurante de elite em Rio Branco mostra que não apenas os “pobres” podem ser vitimas da violência. Na ação de três bandidos um deles foi morto pelos seguranças do Desembargador. Agora, a cena nos remete a uma ousadia sem limites.

Grupo de fronteira
A Polícia do Acre não está parada. Começa operar em setembro o Grupo Especial de Operações em Fronteira (GEFRON) com o comando do Coronel Ulysses. Integrado por policiais militares e civis as operações do GEFRON pretendem inibir o tráfico de drogas. Serão realizadas ações inesperadamente em diferentes regiões dos mais de dois mil quilômetros de fronteiras entre o Acre o Peru e a Bolívia.

Correndo atrás
Também nesta semana o governador Gladson Cameli (Progressistas) se encontrou com o Ministro da Justiça Sérgio Moro. Foi pedir liberação de recursos para aparelhar melhor as policias do Acre. Mas pelo quadro que estamos vendo a ajuda do Governo Federal deve ser urgente. A cada dia que passa mais jovens estão morrendo e a sociedade acuada em suas casas com medo de ir pra rua.

Desgaste político
Quem assumiu a liderança da segurança na atual gestão foi o vice Major Rocha (PSDB). Por isso, deve ser o maior interessado em reverter esse quadro caótico no setor. Mas apenas números não vão resolver a questão. É preciso que a paz e a tranquilidade seja realmente sentida pela população. A hora de discursos já passou e serão precisos ações consequentes para que a sociedade acreana possa se sentir segura novamente.

Intervenção Federal
Pelo menos dois membros da Bancada Federal do Acre levantaram a hipótese de uma intervenção na segurança do Acre. A deputada federal Perpétua Almeida (PC do B) e o senador Sérgio Petecão (PSD) ventilaram a presença de forças federais para auxiliar o Estado a combater a criminalidade descontrolada. Se não tiver outro caminho não vejo nada demais.

Afinal o Acre faz parte do Brasil e a responsabilidade é também do Governo Federal. Ainda mais que a droga que passa por aqui acaba provocando violência em outros estados brasileiros. Portanto, a realidade que se vive hoje das organizações criminosas não está localizada. Se apenas o Acre fosse o problema seria fácil de resolver. Mas trata-se de uma rede que coloca em risco a segurança nacional como um todo.

Consequências econômicas
A violência poderá interferir na economia do Acre. Qual empresa irá se instalar por aqui pra gerar os empregos necessários sem uma segurança funcionando a contento? Fica difícil. Portanto, se apresentou qual deve ser a prioridade do atual Governo. As ações policiais precisam ser acompanhadas de inciativas sociais que deem perspectivas ao jovens acreanos de uma vida melhor.

Sem oportunidades muitos são presas fáceis das facções que oferecem aquilo que o Estado não está dando. Os territórios dominados pela criminalidade precisam ser retomados pelo poder público. Não é possível que o comando de muitos bairros na Capital e no interior continuem nas mãos de facções. As forças de segurança sabem quais são os territórios dominados e se não tiverem capacidade de fogo realmente precisam pedir ajuda às forças nacionais.

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Cotidiano

Gaúchão: Internacional vence Novo Hamburgo por 2 x 1 de virada

Publicado

em

Internacional marcou dois no segundo tempo e venceu de virada o confronto diante do Novo Hamburgo na estreia do Campeonato Gaúcho

Depois de passar sufoco na temporada 2025, o Internacional estreou com vitória por 2 x 1 de virada contra o Novo Hamburgo neste domingo (11/1). O Colorado mandou a campo um elenco com jogadores em maioria reservas e garantiu a vitória nos acréscimos do segundo tempo. Os gols foram marcados por Allison, para o Novo Hamburgo, e João Marcus (contra) e Diego Coser, para o Internacional.

Jogo

O Novo Hamburgo levou perigo logo no primeiro ataque da partida. Com 2 minutos de jogo Allison recebeu um belo cruzamento e cabeceou no gol para grande defesa do goleiro Anthoni.

Depois de assustar a defesa do Internacional, Allison teve outra oportunidade e não desperdiçou. Em cobrança de lateral, o meio-campista recebeu de Parede e acertou uma linda bicicleta no ângulo do gol Colorado para abrir o placar da partida.

Na segunda etapa, o Novo Hamburgo cometeu um erro que custou a vitória. Aos 15 minutos, o zagueiro João Marcus cabeceou contra o próprio gol após cruzamento de Alisson. O goleiro Omar tentou afastar o ataque na área mas passou pela bola e confundiu o companheiro de time.

O Internacional lutou até o final para buscar a vitória e conseguiu. Os donos da casa venceram com gol de Diego Coser. O atacante recebeu um passe do capitão Ronaldo e chutou cruzado. A bola desviou no adversário e tirou a chance de defesa do goleiro Omar.

Atual campeão do Campeonato Gaúcho, o Internacional volta a entrar em campo nesta quinta-feira (15/1) para enfrentar o Monsoon FC no Estádio Francisco Novelletto Neto, em Porto Alegre.

O Novo Hamburgo, por sua vez, encara o Juventude na quarta-feira (14/1), às 19h.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Reforço do Mirassol marca e Leão Caipira vence o São Paulo por 3 x 0

Publicado

em

Com dois gols marcados no primeiro tempo, Mirassol vence o São Paulo dentro de casa e inicia campanha no Campeonato Paulista

O Mirassol estreou com pé direito no Campeonato Paulista. O time que mais surpreendeu na temporada 2025 venceu o São Paulo por 3 x 0 neste domingo (11/1) no Estádio Campos Maia. O Leão Caipira contou com gols de Lucas Mugni, reforço da equipe, e gol contra de Alan Franco, ambos ainda no primeiro tempo. Nos acréscimos do segundo tempo, José Aldo fechou o placar.

Jogo

Os donos da casa abriram o placar logo no início da partida com Lucas Mugni. Um dos principais reforços para a temporada marcou seu primeiro gol com o novo clube aos 6 minutos do primeiro tempo. O meio-campista aproveitou o rebote na finalização de Shaylon que parou na trave e precisou apenas empurrar para o fundo das redes.

O Mirassol ampliou o marcador ainda no primeiro tempo em uma infelicidade de Alan Franco. Ferraresi vacilou na saída de bola e permitiu Alesson a disparar para a área. O atacante bateu de trivela mas a bola desviou no jogador tricolor e acabou no gol.

Shaylon quase marcou o terceiro na reta final da primeira etapa. Aos 38 minutos, o meio-campista arriscou bem mas mandou para fora. Apesar disso, o lance já havia sido paralisado por impedimento.

Lucas Mugni, que fez a sua estreia diante do São Paulo, quase deixou o seu segundo gol na partida. O meio-campista disparou em contra-ataque do Mirassol e finalizou no canto de Rafael, que se esticou para evitar que os donos da casa aumentassem a vantagem.

Apesar dos esforços para não sofrerem mais gols no segundo tempo, o São Paulo não aguentou a pressão do Mirassol, que fechou o placar com José Aldo. Nos acréscimos, o meio-campista aproveitou a falha de Rafael ao afastar o cruzamento de Gabriel e deixou Aldo com espaço e condições.

O Mirassol volta a entrar em campo nesta quarta-feira (14/1) para enfrentar o Primavera às 19h. Enquanto isso, o São Paulo busca somar seus primeiros pontos no Campeonato Paulista no duelo diante do São Bernardo nesta quinta-feira (15/1) às 21h45.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Atlético-MG empata em 1 x 1 com Betim na estreia do Campeonato Mineiro

Publicado

em

Reinier marca seu primeiro gol com a camisa do Atlético-MG mas Galo apenas empata na estreia do Campeonato Mineiro; time busca sétimo título

Em jogo de muita intensidade, o Atlético-MG empatou em 1 x 1 com o Betim pela 1ª rodada do Campeonato Mineiro, neste domingo (11/1), na Arena MRV. Com time mesclado, o Galo empatou com o adversário da região metropolitana com gol de Reinier ainda no primeiro tempo; Jardel deixou tudo igual para o Betim.

Jogo

O Betim iniciou a partida dando um susto na defesa do Atlético-MG. Erick Salles desceu pela direita e cruzou na área para Maycon, o atacante dominou e finalizou no canto do goleiro Éverson com apenas um minuto de jogo.

O Galo respondeu com Cuello. O argentino que se lesionou na metade da temporada passada voltou a ser titular do time mineiro após cinco meses. O atacante recebeu na esquerda e bateu colocado mas a finalização parou por cima do gol.

Reinier foi quem abriu o placar da partida para os donos da casa aos 21 minutos. O ex-Real Madrid fez bela jogada em tabela com Rony para liberar espaço dentro da área e encobrir o goleiro do Betim. Foi o primeiro gol do camisa 19 com a camisa do Atlético-MG.

O alvinegro quase ampliou no primeiro tempo com Cadu. O atacante das categorias de base do Galo recebeu um passe de Cuello em contra-ataque, puxou a jogada para o meio e arriscou uma bomba de fora da área para grande defesa do goleiro Jori.

O roteiro da primeira etapa se repetiu no segundo tempo. O Betim voltou melhor do intervalo e começou melhor a partida, dessa vez, com gol. Logo no primeiro minuto, Diego Jardel aproveitou o vacilo do Galo no meio campo, driblou o zagueiro e encobriu o goleiro Éverson pra empatar o confronto.

Próximos jogos

O Atlético-MG volta a entrar em campo nesta quarta-feira (14/1) para enfrentar o North Esporte Clube em Montes Claros-MG. Será o primeiro confronto na história entre as equipes. O time do interior mineiro foi destaque da divisão de acesso do estadual e garantiu a vaga para a elite da disputa.

Enquanto isso, o Betim joga sua primeira em casa no Campeonato Mineiro e enfrenta o Uberlândia na mesma data na Arena Vera Cruz.

Comentários

Continue lendo