Geral
A mando de Sebastião, diretor do Deracre corta gratificações e servidores se dizem perseguidos
Os servidores do Departamento de Estradas e Rodagem do Acre (DER-AC) estão revoltados com o diretor-presidente do órgão, o procurador Cristovam Moura. O gestor, que perdeu a disputa para deputado federal nas últimas eleições, está cortando as gratificações dos trabalhadores, alguns deles que as recebem há anos.
A situação, segundo alguns servidores, é reflexo da “perseguição” pós-derrota nas urnas, já que Cristovam contava com a vitória e apoio dos servidores da instituição. Além disso, a alegação que está sendo dada é que a ordem partiu do governador Sebastião Viana, em nome da austeridade fiscal.
“Eu recebia essa gratificação há mais de 10 anos, da época do Binho. Eles deram porque nossos salários eram muito defasados, e como também dobrávamos o horário de trabalho, recebia esses R$ 600 reais. Como o diretor não ganhou, começou a fazer esse ‘caça às bruxas’ aqui no Deracre”, diz uma das servidoras.
Outro servidor, que atua na pasta há mais de 25 anos, também acredita que os cortes são retaliações após a derrota nas urnas, e completa: “A gente sabe que o estado passa por dificuldade, mas a gente sabe também que essas gratificações não são o real problema. Temos certeza que a questão é política nessa história”, diz.
A situação pode ficar ainda pior já que chefes de setores do órgão e servidores que trabalham dois turnos ameaçam cruzar os braços caso não recebem o que lhe é de direito. “O Deracre simplesmente vai parar, porque de graça ninguém vai trabalhar. Eu e os colegas vamos cumprir a carga-horária e vamos embora”, alerta um servidor ligado à gestão de Cristovam Moura.
Por telefone, o diretor negou que os cortes seja uma medida retaliatória aos servidores por causa das eleições. Ele esclarece que as medidas foram direcionadas pela equipe de Governo, com intuito de fechar a gestão baseada na saúde fiscal do Estado. “Temos algumas medidas para atender visando ao ajuste das contas nesse final de Governo, o que inclui obviamente a redução de custos de folha, como é o caso das funções gratificadas. Como são medidas impopulares, geram essa incompreensão, mas são essenciais para a responsabilidade fiscal”, disse.
Comentários
Geral
Rio Acre ultrapassa cota de transbordo e mantém Rio Branco em alerta máximo
Defesa Civil registra 15,36 metros no nível do rio; aumento contínuo preocupa autoridades e moradores ribeirinhos

O Rio Acre segue em uma subida constante e preocupante em Rio Branco. Segundo medição da Defesa Civil Municipal realizada às 9h desta segunda-feira (29), o rio atingiu 15,36 metros, ultrapassando a cota de transbordo, que é de 14 metros, por mais de um metro e meio.
Nas últimas horas, o nível apresentou aumento de quatro centímetros em relação à medição anterior, realizada às 5h21, quando marcava 15,32 metros.
Apesar da ausência de chuvas na capital nas últimas 24 horas, o rio continua subindo devido ao grande volume de água acumulado nas cabeceiras, mantendo o alerta máximo para autoridades e população ribeirinha.




Você precisa fazer login para comentar.