Manchete
De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto.
Rui Barbosa
Considerada dona do voto decisivo que pode livrar o deputado afastado Eduardo Cunha (PMDB-RJ) da aprovação do pedido de cassação no Conselho de Ética da Câmara, a deputada Tia Eron (PRB-BA) elogiou o parecer do relator do caso, deputado Marcos Rogério (DEM-RO), e disse que votará pela “preservação da moral” na Casa.
Mais um
A permanência no governo do ministro da Advocacia-Geral da União (AGU), Fábio Osório, é considerada insustentável pelo Palácio do Planalto e um pedido de demissão por parte do próprio ministro é aguardado pelo presidente interino Michel Temer.
Alguém duvida?
O empreiteiro Marcelo Odebrecht, preso há um ano no âmbito da Operação Lava-Jato, teria dito em delação premiada que repassou propina para a reeleição da presidente afastada Dilma Rousseff, em 2014, e também para seu adversário naquele ano, o senador Aécio Neves (PSDB) .
Farinha do mesmo saco
“Partido político hoje é uma central de negócios. Todos têm o mesmo programa. Todos têm o mesmo propósito. Todos querem a mesma coisa, varia o mecanismo de um ou de outro. E outros nem mecanismo têm”, disse Torquato Jardim Ministro da Transparência.
Simples assim
Política é a arte de unir pessoas com pensamentos e condutas diferentes mas com um objetivo.
Oposição??
Está a cada dia mais axomático as divergências entre o Deputado federal Major Rocha (PSDB) e o ex-deputado federal Márcio Bittar.
Bom para quem?
Acredito que pela lógica essa imensa diferença entre o Rocha e Bittar contribui bastante com a situação e Frente Popular. Afinal, todo governo adora uma oposição fajuta e desorganizada.
De um lado Gladson, do outro Jorge!
Unir a oposição no Acre nunca foi tarefa fácil, tarefa essa que depende muito do Senador Gladson Cameli (PP). Já no governo, Jorge Viana (PT) ainda tenta a continuação de um projeto que a cada dia que passa fica pútrido por escândalos de corrupção.
10… 20… 30 anos
Não tem mágica, a oposição precisa mudar a fórmula. Muda ou ainda vai assistir muito o ‘Império dos Vianas’ no Acre.
Vem crescendo
A cada dia que passa o empresário e pré-candidato Manoel Prete (PSDB) vem ganhando espaço no município de Brasiléia.
A turma do nem, nem…
Quem cresce também é a turma do ‘nem’; nem PT nem PMDB, mas, não podemos subestimar tais partidos, já que os respectivos possuem a máquina. Quem conhece o mínimo de política, sabe do que a máquina é capaz.
Mesmo com muitas falhas, ainda é favorito
André Hassem precisa em alguns momentos controlar a vaidade. Apesar de ser um político ainda jovem, precisa em alguns momentos se controlar nas palavras. Mesmo assim, tem feito obras importantes para o Município, de forma que isso poderá somar em uma eventual reeleição.
Na ‘Princesinha”
Muitos nomes devem mudar no parlamento mirim, um dos nomes fortes a ocupar a casa é Josenir Oliveira (PT).
É de tirar o chapéu
Um aposentado japonês, Shigemi Hirata, recebeu um diploma de ceramista aos 96 anos, tornando-se a pessoa mais velha do mundo a obter um título universitário. De acordo com o livro Guinness dos Recordes, que lhe concedeu o certificado correspondente.
Francisco Valadares Neto, brasileiro, divorciado, nascido em 12 de março de 1971, na cidade de Galiléia/MG, é filho de Francisco Luiz Valadares e Solange de Souza Fagundes, graduado Bacharel em Direito pelo Instituto Luterano de Ensino Superior de Ji-Paraná (ILES/ULBRA), exercendo, desde 2001, a profissão de advogado na República Federativa do Brasil. Concluiu, em 2004, pós-graduação em Direito Público pela Faculdade Integrada de Pernambuco (FACIP), obtendo o título de Pós-Graduado em Direito Público. Doutor em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidad Del Museo Social Argentino, na cidade de Buenos Aires/Argentina.
ENTREVISTA – DIMAS GURGEL
Procurador Brasiléia foi o quarto município do Acre a ser contemplado com uma procuradoria, o que a sociedade ganha com essa implantação?
Inicialmente, ainda que existam falhas na Administração Pública Municipal (devemos reconhecer), certo que alguns acertos e avanços foram concretizados. Aqui, como de conhecimento geral, sempre fui a favor da realização de concurso público para a contratação de servidores públicos. E, em razão da realização do último certame pela Administração Pública (2015), foi instalada, no âmbito do Poder Executivo Municipal, a Procuradoria Jurídica, composta de uma Procuradoria Judicial e uma Procuradoria Administrativa. Com a implantação da Procuradoria Jurídica não só administração terá ganhos, mas, sobretudo, a população de um modo geral, na medida em que terá, sempre que necessário, as informações que necessitar, quer de procedimentos judiciais ou administrativos referentes ao ente público e aos administrados.
Qual a função institucional?
Dentre outras funções, em síntese, poderíamos dizer que a Procuradoria Jurídica do Município compete coordenar, controlar e delinear a orientação jurídica a ser seguida pelo Poder Executivo; desenvolver atividades de consultoria e assessoramento jurídicos; representar o município judicial e extrajudicialmente, recebendo as citações, intimações e notificações judiciais dirigidas contra a Prefeitura ou o Município; elaborar defesas e prestar informações ao Ministério Público e ao Tribunal de Contas do Estado; defender em juízo os interesses da Administração; realizar cobrança judicial da dívida ativa; prestar informações ao Poder Judiciário, Defensoria Pública do Estado, Polícia Civil do Estado e Departamento de Polícia Federal.
Devido aos escândalos recentes em nosso país, a palavra procurador está na mídia e na boca do povo, Vossa Excelência acredita que com um tempo a procuradoria, que é recente, irá se popularizar?
Aqui temos de fazer uma distinção entre as Procuradorias Federais e Estaduais vinculadas aos Ministérios Públicos (federal e estadual) e as Procuradorias Jurídicas dos entes públicos (União, Estados, Municípios). As primeiras, em síntese, têm como função básica resguardar a correta aplicação da lei (função institucional do Ministério Público). As segundas, como dito anteriormente, de representar o ente público judicial e extra judicialmente. Quanto a popularização do órgão em nosso município tenho convicção que por se tratar de instrumento posto a disposição do povo (sem dizer do próprio município e de seus servidores) será rapidamente difundida e, por consequência, servir de suporte para a administração e administrados.
De que forma o cidadão comum pode acessar a Procuradoria?
De várias formas, em especial, conforme previsto em nosso ordenamento jurídico, de solicitar aos órgãos públicos informações, requerer providências, pedir pronunciamentos e emissão de pareceres, enfim, tudo em homenagem aos princípios inerentes a Administração Pública, dentre os quais se destacam a legalidade, a impessoalidade, a moralidade, a publicidade e a eficiência.
Você poderia aqui dizer para nossos leitores como encontrou o Município ou isso ainda não é possível?
Antes mesmo de nossas posses, eu e o doutor Pedro Diego (Procurador Geral do Município) fizemos um levantamento dos procedimentos judiciais em que o Município de Brasiléia era interveniente no âmbito da Justiça Comum. No âmbito da Justiça Federal estamos concluindo esses levantamentos. Mas, com certeza, a grande demanda diz respeito a área administrativa em razão de vários pedidos formulados por servidores e outras pessoas, na medida em que encontramos muitas consultas sem respostas (hoje já estamos respondendo a todas as indagações formuladas por cidadãos, servidores, sindicatos, etc.), podendo citar o avanço no PCCR dos servidores da Saúde, emissão de pareceres em prol de servidores, instauração de procedimentos administrativos em desfavor daqueles que infringem as normas legais, encaminhamento ao gestor público de projetos de leis que comtemplem os anseios populares (leis referentes a pintura padronizada – cores da bandeira de Brasiléia – em órgãos públicos, a cessão de terrenos a pessoas de baixa renda, de instituição de comissões de estágio probatório), etc.
Que tipo de benefícios Brasiléia terá no futuro?
A Procuradoria Jurídica, pela relevância dos serviços prestados e por suas atribuições, proporcionará um efetivo atendimento dos interesses das pessoas e, por conseguinte, o aperfeiçoamento da defesa do próprio interesse público, mas, sobremaneira, preservará os direitos e conquistas dos servidores públicos e da população.
Você sempre foi visto por colegas como um homem sério e rígido, agirá da mesma forma em suas ações como procurador?
Sempre digo que o ser humano deve evoluir, sem, contudo, perder a sua essência (caráter, respeito, ideologias, convicções, etc.). Não sou uma pessoa séria e rígida o tempo todo, se transpareço isso é porque a profissão que abracei (advocacia) tem essa conotação (as pessoas são mais fechadas, concentradas). Desmistificando isso (que sou sempre serio e rígido) basta me verem com meus amigos, no futebol, em eventos (sou totalmente diferente daquele “homem de terno”). Mas, pode ter certeza, exercendo a função e o cargo de procurador jurídico do município serei, como sempre fui, muito correto e justo nas minhas decisões, independentemente de qualquer coisa, ou seja, buscarei não só aplicar a lei aos casos concretos, mas, sobretudo, procurarei ser justo.
Vindo de uma família tradicional do Poder Judiciário Acreano, como sua família recebeu a noticia?
Com muita felicidade. Todos sabem que a minha vida e de minha família foi (e é) marcada pelo alcance das coisas através dos estudos e, deles, sempre retiramos os nossos sustentos, por isso somos muitos autênticos. A felicidade ainda é maior por estar aqui exercendo meu oficio, agora, além de escritório particular, podendo participar como servidor público do município que a mim e a minha família foi extremamente acolhedor.
Uma mensagem para a sociedade e população de Brasileia:
Agradecer a população em geral, meus amigos e amigas, as famílias, enfim, a todos por todo o carinho depositado a mim e a minha família, mas, sobretudo, por sempre acreditarem na pessoa e no profissional que aqui, há aproximadamente 15 (quinze) anos, instalou-se como cidadão brasileense, contribuindo de alguma forma com o município de Brasiléia.
Considerações finais…
Agradeço a Você meu amigo Dimas Gurgel, ao jornal oaltoacre.com, espero ter contribuído com a população, um forte abraço a todos.
Comentários
Cotidiano
Em meio a síndromes respiratórias, vacinação contra Influenza é baixa no Acre
O Acre registrou números importantes no combate às síndromes respiratórias entre janeiro e maio de 2025, segundo dados do briefing técnico obtido pelo ac24horas junto ao setor de Vigilância em Saúde, da Secretaria Estadual de Saúde do Acre(Sesacre). Apesar da persistência dos casos, o número de internações por Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) caiu 12,7% em comparação a 2024, e os óbitos associados à condição reduziram mais de 60%.
No total, 1.032 casos de SRAG foram notificados até a semana epidemiológica 21 deste ano, contra 1.182 no mesmo período de 2024. Em relação a 2023, o número ainda é maior (835 casos), mas a tendência aponta para estabilização. A taxa de cura hospitalar também é expressiva: 74,7% dos pacientes internados receberam alta médica. Dos casos graves, 64 evoluíram para óbito, número bem inferior aos 169 registrados no ano anterior.
As faixas etárias mais vulneráveis continuam sendo as crianças de 0 a 9 anos e os idosos com 60 anos ou mais. O pico de internações ocorreu a partir da semana 17, com maior incidência de doenças como pneumonia, bronquite e bronquiolite. Os hospitais com maior número de atendimentos graves foram o Hospital Infantil Iolanda Costa e Silva, o Hospital de Urgência e Emergência de Rio Branco (Huerb) e o Hospital Regional do Juruá, em Cruzeiro do Sul.
Entre os vírus mais frequentemente identificados em 2025 estão o SARS-CoV-2, o Vírus Sincicial Respiratório (VSR), o Rinovírus, além dos Influenza A e B e Adenovírus. A melhoria nos sistemas de notificação e vigilância ativa aumentou a sensibilidade das unidades sentinelas para detecção desses agentes.
Em relação às Síndromes Gripais (SG), que incluem os quadros mais leves, o número de atendimentos ambulatoriais se manteve estável em relação aos anos anteriores. Foram 11.180 consultas registradas nas unidades de referência, número ligeiramente inferior ao de 2023 (11.791) e acima de 2024 (10.624). A maioria dos casos ocorreu entre jovens de 20 a 29 anos, geralmente com sintomas leves.
Um ponto de atenção no relatório é a cobertura vacinal contra Influenza, que segue abaixo do ideal. Apenas 43,08% da população-alvo foi imunizada até o momento, muito distante da meta recomendada de 95%. Os municípios com menor cobertura são Porto Acre, Bujari, Epitaciolândia e Rodrigues Alves. Já os melhores índices foram alcançados por Porto Walter (60,4%) e Jordão (55,8%).
Comentários
Cotidiano
Humaitá bate o Rio Branco e se aproxima da classificação no Estadual
Foto Glauber Lima: Humaitá e Rio Branco fizeram um jogo bastante disputado
O Humaitá bateu o Rio Branco por 3 a 1 nesta quinta, 29, no Florestão, e se aproximou da classificação para a 2ª fase do Campeonato Estadual Sub-20 somando 10 pontos. Kauã, Sayuk e Alê Júnior fizeram os gols do Tourão e Vitor Hugo descontou para o Rio Branco.
Muito disputado
Humaitá e Rio Branco fizeram um jogo muito disputado desde o início e com muitas jogadas mais fortes.
A partida começou a ser decidida aos 20, do primeiro tempo, quando Kauã fez 1 a 0, Humaitá. Aos 23, o zagueiro Vinícius, do Rio Branco, foi expulso do por reclamação. Aos 37, Sayuk ampliou para 2 a 0.
O Rio Branco tentou uma reação na segunda etapa com Vitor Hugo, mas nos acréscimos Alê Júnior fechou o placar.
Fala, Kekel!
“A expulsão do Negão (Vinícius) acabou com a nossa equipe. Jogamos mais de 70 minutos com um a menos e fica muito complicado”, declarou o meia do Rio Branco, Kekel.
Evolução da equipe
Kinho Brito gostou do desempenho do Humaitá, mas espera uma evolução da equipe no momento decisivo.
“Rodamos o elenco porque teremos Série D no domingo e na terça voltamos para mais uma partida do Sub-20. Estamos no caminho certo para podermos chegar ao nível ideal na fase eliminatória”, afirmou o técnico do Tourão.
Comentários
Tudo Viagem
Voos do Acre para 2 cidades por menos de R$ 900 (ida e volta) em mais um feirão
As companhias Gol e Azul lançaram mais um feirão de passagens aéreas para os consumidores do Acre. De Rio Branco para Belo Horizonte (Aeroporto de Confins) tem passagens de ida e volta em voo direto da Azul por apenas R$ 897 (ida e volta). Vale ressaltar que a companhia Azul iniciará em 4 de outubro deste ano voos no Acre. Acesse AQUI essa promoção.
Nos voos diretos da capital acreana para Porto Velho que também serão iniciados pela Azul em outubro tem passagens pelo valor de R$ 994. No feirão de passagens aéreas da da Gol tem voos de Rio Branco para Cruzeiro do Sul por R$ 828. Essa promoção é para você viajar em voo direto da Gol na ida e no retorno.
Voos saindo de Porto Velho por apenas R$ 245 (ida e volta)
Outro destaque da Gol em voo direto são as passagens da capital acreana para Manaus por 1.114. A equipe do Tudo Viagem encontrou passagens por apenas R$ 245 (ida e volta) de Porto Velho para a cidade de Ji-Paraná em voo direto d Azul. . Acesse AQUI essa promoção.
As passagens aéreas estão com as taxas de embarques inclusas. Os menores valores são para viagens de agosto a novembro deste ano. As promoções acabam às 8 horas de segunda-feira (26/5).
.Garanta aqui passagens aéreas de Rio Branco para Belo Horizonte por R$ 897 (ida e volta)
Garanta aqui passagens aéreas de Rio Branco para Porto Velho por R$ 994 (ida e volta)
Garanta aqui passagens aéreas de Rio Branco para Manaus por apenas R$ 1114 (ida e volta)
Garanta aqui passagens aéreas de Rio Branco para Brasília por R$ 1338 (ida e volta)
Garanta aqui passagens aéreas de Rio Branco para Cruzeiro do Sul por R$ 828 (ida e volta)
Garanta aqui passagens aéreas de Rio Branco para São Paulo por R$ 1987 (ida e volta)
Garanta aqui passagens aéreas de Rio Branco para Rio de Janeiro por R$ 1450 (ida e volta)
Garanta aqui passagens aéreas de Rio Branco para Fortaleza por R$ 1503 (ida e volta)
*Promoção por tempo limitado e sujeita a variação de preços conforme disponibilidade de assentos promocionais
Faça aqui a sua pesquisa e garanta desconto na compra das passagens aéreas para outras cidades
Garanta aqui descontos especiais na reserva do hotel
Atenção: O Alto Acre não vende passagens aéreas, pacotes de viagens ou reservas de hotéis. O site apenas divulga as promoções, ficando o leitor livre para escolher a melhor opção.
Você precisa fazer login para comentar.