Conecte-se conosco

Acre

Câmara de Brasiléia realiza última Sessão Ordinária de 2013

Publicado

em

Vereadores do município de Brasiléia - Foto: Assessoria

Vereadores do município de Brasiléia – Foto: Assessoria

O poder legislativo do município de Brasileia realizou nesta terça feira 10 a última sessão ordinário do 1º ano legislativo da 13º legislativo, que aconteceu na sala das sessões José Cordeiro Barbosa, ocasião que os vereadores de oposição e situação debateram melhorias para o município.

Grande expediente:  

Fernanda Hassem - PT

Fernanda Hassem – PT

Fernanda Hassem – PT:

A parlamentar iniciou seu discurso na tribuna Cumprimentando a todos, em seguida falou sobre a quadra de grama sintética que foi invadida por moradores, onde lembrou que a mesma foi inaugurada e não foi entregue à comunidade. Comentou ainda sobre o programa Asinhas da florestania e lamentou que o mesmo não foi executado com aproveitamento no município, explicou ainda que as informações referentes a esse assunto não vieram completas a câmara. Fez comentários sobre o Projeto aprovado do Conselho tutelar que o Prefeito ainda não decretou. Comentando também sobre o não posicionamento do Prefeito sobre o Projeto de lei que reduz a carga horária dos enfermeiros e técnicos de enfermagem do município, disse que a Câmara aprovou o projeto em questão, agora está nas mãos do Poder executivo.

Indicações:

  1. Ainda na tribuna a vereadora solicitou que a Prefeitura realize limpeza e desobstrução de bueiros na Travessa Belém.
  2. A parlamentar sugeriu que a Prefeitura ofereça maior apoio ao (programa Educacional de Resistência às Drogas e à violência) PROERD no município.
  3. Indicou que a Prefeitura realize capina nas ruas do Bairro Leonardo Barbosa, mais precisamente na rua dos catraieiros.
  4. Pediu que a Prefeitura realize limpeza na Rua Maria de Anunciação de Paula Moreira, capina e iluminação, Bairro Eldorado
  5. Solicitou que a Prefeitura realize limpeza na Rua Lincon Honório, Bairro Eldorado, conforme a parlamentar o mata está muito alto e as lâmpadas dos postes estão apagadas.
  6. A vereadora sugeriu que a Gerência de esportes do município realize uma reunião com os moradores do Bairro Eldorado para discutir sobre a situação da quadra de grama sintética.
  7. Sugeriu também que a Prefeitura através da Secretaria de Agricultura incentive os produtores a vender seus produtos no mercado municipal, segundo a vereadora o poder executivo precisa oferecer subsídios para os produtores rurais.
  8. Finalizou propondo que a Prefeitura divulgue as atividades que serão realizadas no natal com atividades culturais e feiras natalinas.
Joelso Pontes - PP

Joelso Pontes – PP

Joelso Pontes – PP:

Iniciou seu discurso Cumprimentando a todos na plenária e aos ouvintes no mercado municipal. O parlamentar falou sobre os problemas apresentado pela Operadora VIVO no município, conforme ele o problema é pertinente e medidas precisam ser tomadas. O vereador comentou sobre as ações realizadas na Câmara no ano de 2013, enfatizando as que deram certo e as que ainda não foram concluídas. Comentou sobre a disponibilização de um defensor público para o município. Fez comentários sobre a reunião que houve com os comerciantes do município, segundo ele, os comerciantes estão cobrando que seja estalado a área de livre comercio para alavancar a economia no município. O vereador Disse que se sente envergonhado por conta das condições da Avenida Marinho Monte. O parlamentar mostrou-se preocupado e solidário com relação a situação dos moradores da Reserva Extrativista que supostamente serão expurgo de suas áreas de terras.

Indicações:

  1. Em sua primeira indicação solicitou que a VIVO tome providências com relação a má qualidade do sinal dos celulares.
  2. Pediu ainda que a operadora VIVO realize Melhorias no sinal dos celulares do km 47 ao 55.
  3. Solicitou que a DNIT realize melhorias em trechos da BR 317, e explicou que os trechos críticos oferece perigo para os condutores de veículos.
  4. Concluiu solicitando que a Prefeitura construa a ponte no ramal da comunidade do pega Fogo e Seringal São Cristóvão.
Rosildo Rodrigues - PT

Rosildo Rodrigues – PT

Rosildo Rodrigues – PT:

Cumprimentou a todos os presentes e aos ouvintes do mercado municipal, o vereador fez um balanço do ano legislativo, disse que algumas ações não foram realizada pelo poder legislativo. O vereador Falou sobre o ICMBio e explicou que o órgão em questão realizará um levantamento para identificar quem realmente e extrativista e quem e produtor rural, disse. Falou ainda da importância de se conseguir o sustento através da floresta, quando o parlamentar sugeriu que antes de fazer qualquer ação que o ICMBIO comunique a câmara Municipal. Comentou ainda sobre a problemática da paralisação do programa Asinhas da florestania e disse que durante o recesso irá se reunir com os professores para discutir o referido assunto.

Indicações:

  1. Ainda na tribuna o parlamentar solicitou que a Secretaria de Saúde do Estado tome providências com relação a demora na realização de cirurgias pelo SUS, bem como priorize o atendimento de pacientes do município de Brasileia.
  2. O vereador propôs que o IDAF monte na época de vacinação três laboratórios para fazer as declarações sugerindo os km 19, 26 e 68.
  3. Pediu que o DEPASA tome providências com relação a qualidade da água no km 26, conforme ele a água apresenta mau cheiro.

Ordem do dia:

Foi votado o Projeto de lei Municipal nº 019 de 2013 que institui o nome da praça zenilso pinto da Fonseca. Praça está situada na rua Marechal Rondon bairro centro Brasileia acre.

ORDEM DA VOTAÇÃO;

Vereador Naldo Rufino SDD votou favorável ao projeto.

Vereador Benedito lima PMDB votou favorável ao projeto.

Vereador Marivaldo Oliveira PMDB votou favorável ao projeto.

Vereador Rosildo Rodrigues PT votou favorável ao projeto.

Vereador Marquinhos Tibúrcio PSDB votou favorável ao projeto.

Vereador Joelso Pontes PP votou favorável ao projeto.

Vereadora Fernanda Hassem PT votou favorável ao projeto.

Vereador Carlinhos do pelado PSB votou favorável ao projeto.

Vereadora Tereza Xavier PT votou favorável ao projeto.

Vereadora Erizete lima PT votou favorável ao projeto.

O projeto foi aprovado por unanimidade e a será enviado a sanção do poder executivo.

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Acre

Rio Acre segue acima da cota de transbordo e atinge 15,32 metros em Rio Branco

Publicado

em

Mesmo sem chuvas nas últimas 24 horas, nível do rio continua elevado e é monitorado pela Defesa Civil

Foto: Sérgio Vale

O nível do Rio Acre permanece elevado em Rio Branco e continua acima da cota de transbordo. De acordo com boletim divulgado pela Defesa Civil Municipal, na medição realizada às 5h21 da manhã desta segunda-feira (29), o manancial atingiu 15,32 metros.

Ainda segundo a Defesa Civil, na última aferição feita à meia-noite, o rio marcou 15,24 metros, o que representa um aumento de 8 centímetros em relação às medições anteriores, confirmando a tendência de elevação.

Nas últimas 24 horas, não houve registro de chuva na capital acreana, com acumulado de 0,00 milímetro no período. A elevação do nível do rio é atribuída ao volume de água proveniente das cabeceiras e afluentes.

A cota de alerta do Rio Acre é de 13,50 metros, enquanto a cota de transbordo é de 14,00 metros, ambas já superadas. A Defesa Civil Municipal segue monitorando a situação e acompanhando a evolução do nível do rio, mantendo as equipes em prontidão para atendimento às áreas de risco.

Comentários

Continue lendo

Acre

Acre recebe novo alerta de chuvas intensas com risco potencial

Publicado

em

Em dias de chuva é preciso redobrar as medidas de segurança ao conduzir veículos. Foto: Eduardo Gomes/Detran

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um aviso de chuvas intensas com grau de perigo potencial para o Acre. O alerta teve início às 9h23 desta segunda-feira (29) e segue válido até 23h59 de terça-feira (30).

De acordo com o Inmet, estão previstas chuvas entre 20 e 30 milímetros por hora, podendo chegar a até 50 milímetros por dia, acompanhadas de ventos intensos, com velocidade variando entre 40 e 60 km/h.

Apesar de classificado como de baixo risco, o aviso aponta possibilidade de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos em áreas urbanas e descargas elétricas durante o período de instabilidade.

Comentários

Continue lendo

Acre

Mais de 360 pessoas estão em abrigos municipais após cheias em Rio Branco

Publicado

em

Prefeitura atualiza situação e informa que Rio Acre atingiu 15,32 metros, com tendência de subida

A Prefeitura de Rio Branco divulgou, na manhã desta segunda-feira (29), a atualização mais recente sobre a situação dos abrigos montados para atender famílias afetadas pelas cheias do Rio Acre e dos igarapés da capital. De acordo com o boletim das 6h, um total de 364 pessoas, pertencentes a 135 famílias, estão acolhidas em seis pontos diferentes da cidade.

Segundo o levantamento, a Escola Municipal Álvaro Vilela Rocha abriga 14 famílias, somando 51 pessoas. Na Escola Municipal Anice Jatene, são 16 famílias, com 56 pessoas acolhidas. A Escola Municipal Maria Lúcia atende 13 famílias, totalizando 38 pessoas. Já a Escola Estadual Georgete Kalume recebe oito famílias, com 31 pessoas, enquanto a Escola Estadual Marilda Gouveia abriga nove famílias, reunindo 58 pessoas.

O maior número de desabrigados está concentrado no Centro de Cultura Mestre Caboquinho, onde 75 famílias estão acolhidas, totalizando 130 pessoas.

Em publicação nas redes sociais, o prefeito Tião Bocalom (PL) informou que esta é a última atualização das 6h da manhã e destacou que, na medição mais recente, o nível do Rio Acre atingiu 15,32 metros, apresentando tendência de elevação de aproximadamente um centímetro por hora.

O gestor ressaltou ainda que a atuação da Defesa Civil Municipal tem sido contínua no enfrentamento da situação e reafirmou o compromisso da gestão com o cuidado às famílias atingidas pelas alagações.

“Já enfrentamos outras alagações antes e nosso cuidado com a população sempre foi grande e presente, a ponto até de render um prêmio nacional à nossa Defesa Civil Municipal. Seguiremos trabalhando com fé e coragem para ajudar a nossa gente. Vamos juntos!”, afirmou o prefeito.

Comentários

Continue lendo