Conecte-se conosco

Acre

19° Batizado e troca de Cordas do grupo ‘Mameluco Capoeira 2024’ promove cultura em Brasiléia

Publicado

em

A Associação Recreativa e Cultural Grupo de Capoeira Mameluco da regional do Alto Acre e do Baixo Acre, promoveram em Brasiléia Batizado e troca de Cordas com crianças, jovens e adultos na fronteira

O Batizado e Troca de Cordas é um grande evento que marca a graduação dos capoeiristas a cada ano. O evento aconteceu no sábado dia 30, com presença de mais de 70 pessoas, o Grupo Mameluco Capoeira, dirigido pelo mestre – Macob, com tradição de quase 30 anos de história em Brasiléia, fez uma grande cerimônia envolvendo centenas de alunos e amante do esporte.

O mestre Macob explicou que a oficina tem como objetivo destacar a importância da capoeira como atividade cultural e esportiva, promovendo o desenvolvimento físico e social dos participantes. Ele salienta que esta foi uma etapa importante para os os mais de 60 alunos entre crianças, jovens e adulto que foram batizados na tarde de sábado em Brasiléia.

— O batizado é a primeira vez que o aluno joga com um mestre. Já a troca de corda compreende as graduações da capoeira, na qual o aluno recebe diferentes cores de cordas representando seu grau de habilidades — explicou Mestre Macob.

Mestre Macob disse mais. “Capoeira promove a integração, fortalece a autoestima e os laços comunitários, além de resgatar a cultura afro-brasileira. Nossos usuários têm a oportunidade de aprender valores fundamentais, como respeito, disciplina e solidariedade, tornando-se cidadãos mais conscientes e ativos em nossa comunidade”, completou afirmando o compromisso que o grupo Mameluco tem com a cultura no fronteira.

A Associação Recreativa e Cultural Mameluco Capoeira Brasiléia está localizado no bairro Francisco Peixoto, parte alta de Brasiléia onde se concentra os evento, como anos anteriores esse não foi diferente, teve a presença do padrinho do grupo, o renomado Mestre Moreno, entre inlutres mestres e grupos convidados de localidades diferentes, como do departamento de Pando/Cobija/Bolívia, como também teve a representatividade de outros Mestres, entre eles mestre Macaco, Contra mestre Papa-Léguas, graduado Pipoquinha, aluno professor Baixinho, Tucano e instrutores Maracajá e Neném.

História de Mestre Moreno e Associação Recreativa e Cultural Mameluco Capoeira Acre

Mestre Moreno foi Batizado pelo Mestre Fanho, formado por Mestre Mendonça. Já mestre ‘Moreno’ inicio na capoeira em 1985 participando das rodas de rua em 1987 em Rio Branco. começou a treinar com Mestre Rodolfo formado por Mestre Suassuma.

Em 1989 começou a treinar com o professor ‘Olho de Peixe’ do grupo capoeira Brasil.

Em setembro de 1999 começou um novo trabalho no grupo Arte Rio como o mestre Fanho. em 2005 recebeu o titulo de Mestre Pelo trabalho desenvolvido com a capoeira no estado do acre.

Associação Recreativa e Cultural Mameluco é uma entidade sem fins lucrativo, genuinamente acreana, foi criada no dia 20 de janeiro de 2003, com o objetivo de informar e formar cidadãos, que ao longo dos anos vem buscando a integração e a inclusão das crianças, jovens, adultos e terceira idade no estado, projetos consolidados em todos os  municípios do Estado do Acre.

Mestre Moreno (centro), foi Batizado pelo Mestre Fanho, formado por Mestre Mendonça. Mestre ‘Moreno’ inicio na capoeira em 1985 nas rodas de rua em 1987 em Rio Branco. Começou a treinar com Mestre Rodolfo formado por Mestre Suassuma

A capoeira ou capoeiragem é uma expressão cultural e esporte afro-brasileiro que mistura arte marcial, dança e música, desenvolvida no Brasil por descendentes de escravos africanos (os afro-brasileiros) possivelmente no final do século XVI no Quilombo dos Palmares (no atual estado de Alagoas), que resistiu por mais de um século na antiga Capitania de Pernambuco.

Caracterizada por golpes e movimentos ágeis e complexos, utilizando primariamente chutes e rasteiras, além de cabeçadas, joelhadas, cotoveladas, acrobacias em solo ou aéreas. Distingue-se de outras artes marciais através da musicalidade, onde os praticantes chamados capoeiristas aprendem, além de lutar e a jogar, a tocar os instrumentos típicos e a cantar. O que ignora a musicalidade é considerado um lutador incompleto e sem espírito esportivo.

A Roda de Capoeira foi registrada como bem cultural pelo IPHAN no ano de 2008, com base em inventário realizado nos estados da Bahia, de Pernambuco e do Rio de Janeiro. E em novembro de 2014, recebeu o título de Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidadepela UNESCO.

Veja vídeo:

 

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Acre

Inmet emite alerta de chuvas intensas para nove municípios do Acre

Publicado

em

Aviso de perigo potencial prevê ventos de até 60 km/h e acumulado de 50 milímetros ao longo do dia

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu nesta terça-feira (11) um aviso de chuvas intensas para nove municípios do Acre, incluindo Rio Branco. O alerta é classificado como de “Perigo Potencial” e tem validade das 8h58 até as 23h59.

O aviso abrange os municípios de Acrelândia, Bujari, Capixaba, Plácido de Castro, Porto Acre, Rio Branco, Senador Guiomard, Sena Madureira e Xapuri.

De acordo com o Inmet, há previsão de chuva entre 20 e 30 milímetros por hora, podendo atingir até 50 milímetros no acumulado diário. O órgão também alerta para a possibilidade de ventos intensos, com rajadas que podem variar entre 40 e 60 quilômetros por hora.

Embora o risco seja considerado baixo, o instituto destaca a possibilidade de ocorrências como cortes de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos pontuais e descargas elétricas.

Entre as recomendações, o Inmet orienta que, em caso de rajadas de vento, a população evite se abrigar debaixo de árvores, devido ao risco de quedas e de incidência de raios. Também é aconselhado não estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda, além de evitar o uso de aparelhos eletrônicos conectados à tomada durante o período de instabilidade.

Comentários

Continue lendo

Acre

Governo do Acre decreta ponto facultativo durante o Carnaval de 2026

Publicado

em

Repartições estaduais não terão expediente entre os dias 16 e 18 de fevereiro; serviços essenciais seguem funcionando

O governo do Acre estabeleceu ponto facultativo nas repartições públicas estaduais nos dias 16 (segunda-feira), 17 (terça-feira) e 18 de fevereiro (quarta-feira), em razão do período de Carnaval. A medida foi publicada no Diário Oficial do Estado (DOE) dentro do calendário oficial de fevereiro de 2026.

Com a decisão, as secretarias estaduais e demais órgãos da administração direta e indireta do Poder Executivo não terão expediente nesses três dias. O funcionamento normal das atividades administrativas será retomado na quinta-feira (19).

Apesar da suspensão nas repartições administrativas, os serviços considerados essenciais seguirão funcionando normalmente durante todo o período. Permanecem em atendimento as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), o Hospital de Urgência e Emergência de Rio Branco (Huerb) e as delegacias em todo o estado, garantindo assistência à população em casos de urgência e emergência.

Comentários

Continue lendo

Acre

Prefeitura de Epitaciolândia discute implantação do Projeto Hospeda Alto Acre

Publicado

em

A Prefeitura de Epitaciolândia realizou, na tarde desta terça-feira, 10, na Biblioteca Municipal, uma reunião estratégica para apresentação e alinhamento do Projeto Hospeda Alto Acre, iniciativa que visa o mapeamento, credenciamento e divulgação de meios de hospedagem formais e alternativos no município e em toda a região do Alto Acre.

A apresentação do projeto foi conduzida pela Secretária Municipal de Planejamento – SEPLAN, Neiva Tessinari, que destacou a importância da organização da rede de hospedagem diante do fortalecimento do calendário cultural, turístico e esportivo do município, com destaque para o Circuito Country 2026, além de feiras, shows e eventos institucionais.

O projeto tem como objetivo organizar a oferta de hospedagem, garantindo acolhimento adequado a visitantes, turistas, artistas, equipes técnicas e participantes de grandes eventos, além de fortalecer a economia local, fomentar o turismo regional, gerar renda e valorizar a hospitalidade da população.

Durante a reunião, foram discutidas as etapas do projeto, que incluem a publicação de edital de chamada pública, período de inscrições, análise das informações, consolidação de um banco de dados atualizado e a divulgação institucional das hospedagens credenciadas nos canais oficiais do município.

Participaram da reunião o prefeito Sérgio Lopes, acompanhado do vice-prefeito Sérgio Mesquita; a secretária municipal de Planejamento, Neiva Tessinari; a secretária municipal de Cultura, Francisca de Oliveira; o secretário municipal de Turismo, Jonas Cavalcante; a secretária municipal da Mulher, Jamiele Albuquerque; e a chefe de Gabinete, Lucineide Aparecida, Marcelo Galvão Secretário Municipal de Esportes e Francisco Rodrigues Secretário de Finanças.

A Prefeitura de Epitaciolândia reforça que o Projeto Hospeda Alto Acre representa mais um avanço no planejamento estratégico do município, preparando a cidade para receber grandes públicos com organização, qualidade e segurança, consolidando Epitaciolândia como um destino turístico acolhedor e preparado para o desenvolvimento sustentável.

Comentários

Continue lendo