fbpx
Conecte-se conosco

Acre

19° Batizado e troca de Cordas do grupo ‘Mameluco Capoeira 2024’ promove cultura em Brasiléia

Publicado

em

A Associação Recreativa e Cultural Grupo de Capoeira Mameluco da regional do Alto Acre e do Baixo Acre, promoveram em Brasiléia Batizado e troca de Cordas com crianças, jovens e adultos na fronteira

O Batizado e Troca de Cordas é um grande evento que marca a graduação dos capoeiristas a cada ano. O evento aconteceu no sábado dia 30, com presença de mais de 70 pessoas, o Grupo Mameluco Capoeira, dirigido pelo mestre – Macob, com tradição de quase 30 anos de história em Brasiléia, fez uma grande cerimônia envolvendo centenas de alunos e amante do esporte.

O mestre Macob explicou que a oficina tem como objetivo destacar a importância da capoeira como atividade cultural e esportiva, promovendo o desenvolvimento físico e social dos participantes. Ele salienta que esta foi uma etapa importante para os os mais de 60 alunos entre crianças, jovens e adulto que foram batizados na tarde de sábado em Brasiléia.

— O batizado é a primeira vez que o aluno joga com um mestre. Já a troca de corda compreende as graduações da capoeira, na qual o aluno recebe diferentes cores de cordas representando seu grau de habilidades — explicou Mestre Macob.

Mestre Macob disse mais. “Capoeira promove a integração, fortalece a autoestima e os laços comunitários, além de resgatar a cultura afro-brasileira. Nossos usuários têm a oportunidade de aprender valores fundamentais, como respeito, disciplina e solidariedade, tornando-se cidadãos mais conscientes e ativos em nossa comunidade”, completou afirmando o compromisso que o grupo Mameluco tem com a cultura no fronteira.

A Associação Recreativa e Cultural Mameluco Capoeira Brasiléia está localizado no bairro Francisco Peixoto, parte alta de Brasiléia onde se concentra os evento, como anos anteriores esse não foi diferente, teve a presença do padrinho do grupo, o renomado Mestre Moreno, entre inlutres mestres e grupos convidados de localidades diferentes, como do departamento de Pando/Cobija/Bolívia, como também teve a representatividade de outros Mestres, entre eles mestre Macaco, Contra mestre Papa-Léguas, graduado Pipoquinha, aluno professor Baixinho, Tucano e instrutores Maracajá e Neném.

História de Mestre Moreno e Associação Recreativa e Cultural Mameluco Capoeira Acre

Mestre Moreno foi Batizado pelo Mestre Fanho, formado por Mestre Mendonça. Já mestre ‘Moreno’ inicio na capoeira em 1985 participando das rodas de rua em 1987 em Rio Branco. começou a treinar com Mestre Rodolfo formado por Mestre Suassuma.

Em 1989 começou a treinar com o professor ‘Olho de Peixe’ do grupo capoeira Brasil.

Em setembro de 1999 começou um novo trabalho no grupo Arte Rio como o mestre Fanho. em 2005 recebeu o titulo de Mestre Pelo trabalho desenvolvido com a capoeira no estado do acre.

Associação Recreativa e Cultural Mameluco é uma entidade sem fins lucrativo, genuinamente acreana, foi criada no dia 20 de janeiro de 2003, com o objetivo de informar e formar cidadãos, que ao longo dos anos vem buscando a integração e a inclusão das crianças, jovens, adultos e terceira idade no estado, projetos consolidados em todos os  municípios do Estado do Acre.

Mestre Moreno (centro), foi Batizado pelo Mestre Fanho, formado por Mestre Mendonça. Mestre ‘Moreno’ inicio na capoeira em 1985 nas rodas de rua em 1987 em Rio Branco. Começou a treinar com Mestre Rodolfo formado por Mestre Suassuma

A capoeira ou capoeiragem é uma expressão cultural e esporte afro-brasileiro que mistura arte marcial, dança e música, desenvolvida no Brasil por descendentes de escravos africanos (os afro-brasileiros) possivelmente no final do século XVI no Quilombo dos Palmares (no atual estado de Alagoas), que resistiu por mais de um século na antiga Capitania de Pernambuco.

Caracterizada por golpes e movimentos ágeis e complexos, utilizando primariamente chutes e rasteiras, além de cabeçadas, joelhadas, cotoveladas, acrobacias em solo ou aéreas. Distingue-se de outras artes marciais através da musicalidade, onde os praticantes chamados capoeiristas aprendem, além de lutar e a jogar, a tocar os instrumentos típicos e a cantar. O que ignora a musicalidade é considerado um lutador incompleto e sem espírito esportivo.

A Roda de Capoeira foi registrada como bem cultural pelo IPHAN no ano de 2008, com base em inventário realizado nos estados da Bahia, de Pernambuco e do Rio de Janeiro. E em novembro de 2014, recebeu o título de Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidadepela UNESCO.

Veja vídeo:

 

Comentários

Continue lendo

Acre

Prefeitura entrega kits para horta e beneficia 20 famílias no Polo Agroflorestal da Estrada Velha

Publicado

em

A Prefeitura de Epitaciolândia, por meio da Secretaria de Agricultura, realizou a entrega de 20 kits para hortas no Polo Agroflorestal da Estrada Velha, beneficiando famílias associadas à produção agrícola local no ramo de hortaliças. Cada kit é composto por:

✔ 1 caixa d’água de mil litros
✔ 1 rolo de lona apropriada para cobertura de horta.
✔ 100 metros de mangueira
✔ Fio elétrico.

A ação visa fortalecer a agricultura familiar, aumentando a produção de hortaliças e melhorando a renda das famílias.

Estiveram no evento:

Sérgio Mesquita, vice-prefeito – José Antônio (Nego), secretário de Agricultura –
Devanir Ramiro Vieira, presidente da Associação do Polo Agroflorestal,
Moradores beneficiados.

Devanir Ramiro, representando a comunidade, agradeceu a iniciativa:
“Esses kits chegaram em boa hora! Vão permitir que 20 famílias aumentem sua produção de hortaliças. Em nome de todos, nosso muito obrigado ao prefeito, ao vice-prefeito e ao secretário Nego.”

O vice-prefeito Sérgio Mesquita destacou a satisfação em apoiar a comunidade: “É uma alegria poder contribuir com o fortalecimento da produção local, gerando mais oportunidades e melhorando a qualidade de vida dessas famílias.” *

O Secretário Nego, por sua vez, afirmou que essa ação reforça o compromisso da Prefeitura com o desenvolvimento rural sustentável e o apoio à agricultura familiar.

Comentários

Continue lendo

Acre

Encadear Summit reúne empresários do setor de supermercados de Rio Branco no Sebrae

Publicado

em

Evento promoveu conexões estratégicas para fortalecer negócios e fomentar a inovação no setor

Na quinta-feira (10), o Sebrae sediou o Encadear Summit – Rede de Supermercados, evento que visa criar oportunidades e gerar valor tanto para pequenas quanto para grandes empresas, além de promover um ambiente de negócios mais competitivo e sustentável. O encontro, realizado na sede da instituição na capital, contou com a parceria da Associação das Redes de Supermercados de Rio Branco (ASAS).

O diretor-superintendente do Sebrae no Acre, Marcos Lameira, destacou a importância da cadeia produtiva na geração de empregos e renda para o estado, afirmando que o evento foi uma oportunidade única para fortalecer a economia local e regional. “A nossa missão é trabalhar em prol dos pequenos negócios, por isso fazemos esse trabalho de encadeamento, que é buscar os grandes para chegar aos pequenos”, afirmou.

Segundo Adem Araújo, presidente da ASAS, o Encadear Summit representou a oportunidade de estreitar conexões e promover um ambiente de negócios mais competitivo e inovador. “Nesse momento, podemos melhorar a parceria com os nossos fornecedores para que possamos desenvolvê-los e ter produtos com mais qualidade”, declarou.

O evento reuniu empresários das redes de supermercados Arasuper, Mercale e Hiper Kometa, e contou com palestras como a do especialista do Sebrae Nacional, Krishna Aum Faria, sobre “Cases de Sucesso no Brasil”, e do consultor master Rogério Della Fávera, com o tema“Supermercado e Seus Fornecedores: Parceria Estratégica que Gera Valor”. Além disso, foi realizada uma mesa-redonda sobre “Desafios e Oportunidades”, em que os empresários debateram abertamente os principais desafios enfrentados e as oportunidades de crescimento no setor.

O encontro é uma ação do projeto Conexão Corporativa – Rede de Supermercados do Sebrae. Para a gestora do projeto, Maysa Bezerra, o evento demonstrou como as conexões certas podem gerar resultados duradouros. “Apresentamos oportunidades reais de transformação por meio da troca de experiências, do acesso a especialistas e da construção de soluções personalizadas para os desafios dos negócios”, concluiu a gestora.

Comentários

Continue lendo

Acre

Câmara Itinerante realiza 1ª sessão nesta sexta-feira, 11, na Baixada da Sobral

Publicado

em

Sessão será realizada a partir das 8h no CRAS da região e busca aproximar o Legislativo da comunidade

A Câmara Municipal de Rio Branco promove, nesta sexta-feira (11), às 8h, no CRAS da Baixada da Sobral, a 1ª sessão do Programa Câmara Itinerante. A iniciativa tem como foco a aproximação entre os vereadores e a população, incentivando a escuta ativa e o diálogo sobre temas de interesse local.

Durante a sessão, moradores poderão apresentar demandas e sugestões diretamente aos parlamentares, contribuindo com o debate público e com o fortalecimento da participação cidadã nos bairros da capital.

Comentários

Continue lendo