Conecte-se conosco

Acre

19° Batizado e troca de Cordas do grupo ‘Mameluco Capoeira 2024’ promove cultura em Brasiléia

Publicado

em

A Associação Recreativa e Cultural Grupo de Capoeira Mameluco da regional do Alto Acre e do Baixo Acre, promoveram em Brasiléia Batizado e troca de Cordas com crianças, jovens e adultos na fronteira

O Batizado e Troca de Cordas é um grande evento que marca a graduação dos capoeiristas a cada ano. O evento aconteceu no sábado dia 30, com presença de mais de 70 pessoas, o Grupo Mameluco Capoeira, dirigido pelo mestre – Macob, com tradição de quase 30 anos de história em Brasiléia, fez uma grande cerimônia envolvendo centenas de alunos e amante do esporte.

O mestre Macob explicou que a oficina tem como objetivo destacar a importância da capoeira como atividade cultural e esportiva, promovendo o desenvolvimento físico e social dos participantes. Ele salienta que esta foi uma etapa importante para os os mais de 60 alunos entre crianças, jovens e adulto que foram batizados na tarde de sábado em Brasiléia.

— O batizado é a primeira vez que o aluno joga com um mestre. Já a troca de corda compreende as graduações da capoeira, na qual o aluno recebe diferentes cores de cordas representando seu grau de habilidades — explicou Mestre Macob.

Mestre Macob disse mais. “Capoeira promove a integração, fortalece a autoestima e os laços comunitários, além de resgatar a cultura afro-brasileira. Nossos usuários têm a oportunidade de aprender valores fundamentais, como respeito, disciplina e solidariedade, tornando-se cidadãos mais conscientes e ativos em nossa comunidade”, completou afirmando o compromisso que o grupo Mameluco tem com a cultura no fronteira.

A Associação Recreativa e Cultural Mameluco Capoeira Brasiléia está localizado no bairro Francisco Peixoto, parte alta de Brasiléia onde se concentra os evento, como anos anteriores esse não foi diferente, teve a presença do padrinho do grupo, o renomado Mestre Moreno, entre inlutres mestres e grupos convidados de localidades diferentes, como do departamento de Pando/Cobija/Bolívia, como também teve a representatividade de outros Mestres, entre eles mestre Macaco, Contra mestre Papa-Léguas, graduado Pipoquinha, aluno professor Baixinho, Tucano e instrutores Maracajá e Neném.

História de Mestre Moreno e Associação Recreativa e Cultural Mameluco Capoeira Acre

Mestre Moreno foi Batizado pelo Mestre Fanho, formado por Mestre Mendonça. Já mestre ‘Moreno’ inicio na capoeira em 1985 participando das rodas de rua em 1987 em Rio Branco. começou a treinar com Mestre Rodolfo formado por Mestre Suassuma.

Em 1989 começou a treinar com o professor ‘Olho de Peixe’ do grupo capoeira Brasil.

Em setembro de 1999 começou um novo trabalho no grupo Arte Rio como o mestre Fanho. em 2005 recebeu o titulo de Mestre Pelo trabalho desenvolvido com a capoeira no estado do acre.

Associação Recreativa e Cultural Mameluco é uma entidade sem fins lucrativo, genuinamente acreana, foi criada no dia 20 de janeiro de 2003, com o objetivo de informar e formar cidadãos, que ao longo dos anos vem buscando a integração e a inclusão das crianças, jovens, adultos e terceira idade no estado, projetos consolidados em todos os  municípios do Estado do Acre.

Mestre Moreno (centro), foi Batizado pelo Mestre Fanho, formado por Mestre Mendonça. Mestre ‘Moreno’ inicio na capoeira em 1985 nas rodas de rua em 1987 em Rio Branco. Começou a treinar com Mestre Rodolfo formado por Mestre Suassuma

A capoeira ou capoeiragem é uma expressão cultural e esporte afro-brasileiro que mistura arte marcial, dança e música, desenvolvida no Brasil por descendentes de escravos africanos (os afro-brasileiros) possivelmente no final do século XVI no Quilombo dos Palmares (no atual estado de Alagoas), que resistiu por mais de um século na antiga Capitania de Pernambuco.

Caracterizada por golpes e movimentos ágeis e complexos, utilizando primariamente chutes e rasteiras, além de cabeçadas, joelhadas, cotoveladas, acrobacias em solo ou aéreas. Distingue-se de outras artes marciais através da musicalidade, onde os praticantes chamados capoeiristas aprendem, além de lutar e a jogar, a tocar os instrumentos típicos e a cantar. O que ignora a musicalidade é considerado um lutador incompleto e sem espírito esportivo.

A Roda de Capoeira foi registrada como bem cultural pelo IPHAN no ano de 2008, com base em inventário realizado nos estados da Bahia, de Pernambuco e do Rio de Janeiro. E em novembro de 2014, recebeu o título de Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidadepela UNESCO.

Veja vídeo:

 

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Acre

Rio Acre segue acima da cota de transbordo e atinge 15,32 metros em Rio Branco

Publicado

em

Mesmo sem chuvas nas últimas 24 horas, nível do rio continua elevado e é monitorado pela Defesa Civil

Foto: Sérgio Vale

O nível do Rio Acre permanece elevado em Rio Branco e continua acima da cota de transbordo. De acordo com boletim divulgado pela Defesa Civil Municipal, na medição realizada às 5h21 da manhã desta segunda-feira (29), o manancial atingiu 15,32 metros.

Ainda segundo a Defesa Civil, na última aferição feita à meia-noite, o rio marcou 15,24 metros, o que representa um aumento de 8 centímetros em relação às medições anteriores, confirmando a tendência de elevação.

Nas últimas 24 horas, não houve registro de chuva na capital acreana, com acumulado de 0,00 milímetro no período. A elevação do nível do rio é atribuída ao volume de água proveniente das cabeceiras e afluentes.

A cota de alerta do Rio Acre é de 13,50 metros, enquanto a cota de transbordo é de 14,00 metros, ambas já superadas. A Defesa Civil Municipal segue monitorando a situação e acompanhando a evolução do nível do rio, mantendo as equipes em prontidão para atendimento às áreas de risco.

Comentários

Continue lendo

Acre

Acre recebe novo alerta de chuvas intensas com risco potencial

Publicado

em

Em dias de chuva é preciso redobrar as medidas de segurança ao conduzir veículos. Foto: Eduardo Gomes/Detran

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um aviso de chuvas intensas com grau de perigo potencial para o Acre. O alerta teve início às 9h23 desta segunda-feira (29) e segue válido até 23h59 de terça-feira (30).

De acordo com o Inmet, estão previstas chuvas entre 20 e 30 milímetros por hora, podendo chegar a até 50 milímetros por dia, acompanhadas de ventos intensos, com velocidade variando entre 40 e 60 km/h.

Apesar de classificado como de baixo risco, o aviso aponta possibilidade de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos em áreas urbanas e descargas elétricas durante o período de instabilidade.

Comentários

Continue lendo

Acre

Mais de 360 pessoas estão em abrigos municipais após cheias em Rio Branco

Publicado

em

Prefeitura atualiza situação e informa que Rio Acre atingiu 15,32 metros, com tendência de subida

A Prefeitura de Rio Branco divulgou, na manhã desta segunda-feira (29), a atualização mais recente sobre a situação dos abrigos montados para atender famílias afetadas pelas cheias do Rio Acre e dos igarapés da capital. De acordo com o boletim das 6h, um total de 364 pessoas, pertencentes a 135 famílias, estão acolhidas em seis pontos diferentes da cidade.

Segundo o levantamento, a Escola Municipal Álvaro Vilela Rocha abriga 14 famílias, somando 51 pessoas. Na Escola Municipal Anice Jatene, são 16 famílias, com 56 pessoas acolhidas. A Escola Municipal Maria Lúcia atende 13 famílias, totalizando 38 pessoas. Já a Escola Estadual Georgete Kalume recebe oito famílias, com 31 pessoas, enquanto a Escola Estadual Marilda Gouveia abriga nove famílias, reunindo 58 pessoas.

O maior número de desabrigados está concentrado no Centro de Cultura Mestre Caboquinho, onde 75 famílias estão acolhidas, totalizando 130 pessoas.

Em publicação nas redes sociais, o prefeito Tião Bocalom (PL) informou que esta é a última atualização das 6h da manhã e destacou que, na medição mais recente, o nível do Rio Acre atingiu 15,32 metros, apresentando tendência de elevação de aproximadamente um centímetro por hora.

O gestor ressaltou ainda que a atuação da Defesa Civil Municipal tem sido contínua no enfrentamento da situação e reafirmou o compromisso da gestão com o cuidado às famílias atingidas pelas alagações.

“Já enfrentamos outras alagações antes e nosso cuidado com a população sempre foi grande e presente, a ponto até de render um prêmio nacional à nossa Defesa Civil Municipal. Seguiremos trabalhando com fé e coragem para ajudar a nossa gente. Vamos juntos!”, afirmou o prefeito.

Comentários

Continue lendo