Cotidiano
Família quer arrecadar móveis para casa doada a agente de saúde internada há 2 anos no AC
Alzenir Rufino foi diagnosticada com esclerose lateral amiotrófica em setembro de 2016. Tia diz que agente já conta os dias para voltar para casa e ficar perto dos filhos.

Família quer arrecadar móveis para casa doada à agente de saúde Alzenir que está internada há mais de dois anos — Foto: Arquivo da Família
Por Quésia Melo, G1 AC
A família da agente de saúde Alzenir Rufino, de 42 anos, decidiu fazer uma campanha nas redes sociais para comprar móveis e organizar uma casa para receber Alzenir, que está internada no Hospital das Clínicas, em Rio Branco, há mais de dois anos.
A mulher foi diagnosticada com esclerose lateral amiotrófica (ELA) em setembro de 2016. A tia dela, a aposentada Maria Marlene nunes, de 57 anos, relata que a sobrinha ficou um ano sendo cuidada em casa até sofrer uma parada cardíaca e ser levada para o hospital.
“O sonho dela é voltar para casa, pois ela tem duas crianças pequenas, um menino de oito e uma menina de 12. O sonho dela é estar próxima dos filhos. Então, o que a gente precisa mesmo é de mobília para a casa, pois as coisas que ela tinha estão deterioradas e nada presta mais. Até aceitamos coisas usadas que ainda dê para usar”, afirma.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2018/b/y/1wBNEuQZO6GtVBTfgAwQ/marlene.jpg)
Tia da agente de saúde afirma que há dois anos solicitou aparelhos respiratórios para que ela fosse para casa — Foto: Arquivo da Família
Marlene relata que há dois anos solicitou que a Secretaria de Saúde do Acre (Sesacre) cedesse os aparelhos respiratórios para que a agente fosse cuidada em casa. E, em dezembro de 2018, os aparelhos foram liberados. Agora a família luta para organizar a casa e receber Alzenir.
“Tentei o Aluguel Social e não consegui, mas um familiar cedeu a casa, o local tem uma dívida de energia de R$ 20 mil. Então, estamos nos mobilizando para pagar essa dívida e fazendo uma rifa, mas o mais importante são os móveis”, destaca.
A tia afirma ainda que ao saber da notícia, Alzenir ficou muito feliz e já conta os dias para voltar para realizar o sonho de voltar para casa.
“Quando ela foi diagnosticada tentamos cuidar dela em casa, pois ela não queria ir para o hospital, tentamos de tudo, mas não teve jeito. Ela ficou um ano na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e agora está na semi-intensiva. Mas, ela não vê a hora de voltar para casa”, completa.
Comentários
Cotidiano
“Os de Dentro contra Os de Fora”: Brasileense reacendem amizade e tradição em pelada de fim de ano
Jogo reúne quem saiu da cidade em busca de oportunidades e quem ficou; 4ª edição do evento celebra mais que futebol, mas união e memórias de décadas

Em sua 4ª edição, pelada “Os de Dentro de Verde contra Os de Fora de Azul” teve placar elétrico, mas a grande vitória foi o reencontro de amigos para celebrar o fim de ano. Foto: Marcus José
Foi muito mais que uma simples pelada. Neste sábado (27), filhos de Brasileia reuniram-se para a 4ª edição do já tradicional jogo “Os de Dentro contra Os de Fora” organizado pelo boleiro Nokim Gugel. A partida reuniu aqueles que saíram do município em busca de sonhos profissionais e os que permaneceram, revivendo em campo as brincadeiras e a cumplicidade dos tempos de garoto.
O evento, que marca o fim de ano, transcendeu os 90 minutos de jogo. Foi um reencontro para matar a saudade da distância, fortalecer laços e manter viva uma história de amizade construída ao longo de décadas. Em campo e fora dele, o espírito foi de união, paixão e celebração de uma origem comum, provando que algumas tradições são mantidas não apenas pela bola, mas pela força do coletivo.

A 4ª edição do tradicional jogo “Os de Dentro contra Os de Fora”, realizada em Brasileia, terminou com um empate de 4 a 4, decidido nos minutos finais após uma partida de reviravoltas. Foto: Marcus José

Emoção até o último minuto: jogo tradicional de Brasileia termina em empate de 4 a 4 após virada e reação nos acréscimos. Foto: Marcus José
A partida foi tão emocionante quanto o reencontro que a motivou. A 4ª edição do tradicional jogo “Os de Dentro contra Os de Fora”, realizada em Brasileia, terminou com um empate de 4 a 4, decidido nos minutos finais após uma partida de reviravoltas.
‘Os de Casa’ abriram o placar, mas ‘Os de Fora’ conseguiram empatar, virar e ampliar para 4 a 2. A reação veio no final: já no segundo tempo, os da casa diminuíram e, em uma arrancada nos últimos dois minutos, conseguiram o gol do empate. O resultado, no entanto, foi apenas um detalhe para a celebração maior do evento: a alegria de rever amigos de longa data e matar a saudade em mais uma confraternização de fim de ano.
Fotos da Confraternização
Veja vídeos:
Comentários
Cotidiano
Mailza acompanha sala de situação do Corpo de Bombeiros e Defesa Civil diante do avanço das cheias no Acre

A vice-governadora do Acre, Mailza Assis, acompanhou, neste sábado, o trabalho realizado na sala de Comando Operacional do Corpo de Bombeiros Militar e da Defesa Civil Estadual, onde são monitoradas em tempo real as condições climáticas, o nível dos rios e os impactos das chuvas em todo o estado.
A estrutura reúne informações de todos os municípios e permite o acompanhamento permanente do período chuvoso e das cheias que podem ocorrer.
Durante a visita, a vice-governadora destacou que o estado mantém vigilância constante sobre os principais rios e está preparado para prestar o suporte necessário às populações atingidas.
“Aqui nós temos todo o controle de todo o estado, todos os rios, todos os municípios, e estão sendo muito bem observados e também estamos prontos para acolher e dar o suporte que for necessário e que caiba ao estado”, disse.
A sala de situação concentra dados atualizados, observações técnicas e o planejamento das ações emergenciais, garantindo resposta rápida em caso de agravamento do cenário.
Em Rio Branco, o Rio Acre ultrapassou a cota de transbordamento, provocando alagamentos em áreas ribeirinhas e acendendo o alerta das autoridades para a possibilidade de novas ocorrências, caso o volume de chuvas se mantenha elevado.
A Defesa Civil Estadual segue em articulação com os municípios, monitorando os níveis dos rios e orientando as ações preventivas e de atendimento às famílias afetadas. A recomendação é que moradores de áreas de risco permaneçam atentos aos comunicados oficiais e sigam as orientações dos órgãos de segurança e proteção.
VEJA O VÍDEO:
Comentários
Cotidiano
Elenco do Vasco começa última fase de treinos visando o Estadual

Foto Sueli Rodrigues: Recuperado de uma cirurgia no joelho, o volante Bernardo vem treinando forte
O elenco do Vasco realizou um treino leve neste sábado, 27, na Fazendinha, e começou a última fase de preparação visando o Campeonato Estadual. A primeira etapa de treinamento foi desenvolvida em Cardoso Moreira, no Rio de Janeiro.
“Fizemos um regenerativo e neste domingo(28), vamos trabalhar em dois períodos. Os trabalhos serão intensos até o início do Estadual”, declarou o técnico Erick Rodrigues.
Cabeludo recebe proposta
O volante Cabeludo recebeu uma proposta do futebol do Bahia e a diretoria do Vasco avalia se libera ou não o atleta.
“Vamos avaliar com cautela. Se liberarmos o Cabeludo, precisaremos ir em busca de um jogador para posição”, explicou Erick Rodrigues.
Contra o Galvez
Depois de realizar amistosos no Rio de Janeiro, o Vasco enfrenta o Galvez na terça, 30, na Fazendinha. Erick Rodrigues vai montar a equipe com força máxima.



















Você precisa fazer login para comentar.