Acre
Mais de 3,8 mil adolescentes entre 10 e 19 anos tiveram filhos em 2017 no Acre, aponta relatório da Saúde
A região que concentra o maior número de casos é do Baixo Acre e Purus – com 2.095 casos.
Gravidez na adolescência reduziu 18% nos últimos cinco anos. Atlas da violência aponta que média em Rio Branco é 4,1% de adolescentes grávidas.

Dados mostram números de adolescentes grávidas no Acre (Foto: Divulgação/Sinasc)
Com Tácita Muniz, G1 AC, Rio Branco
Mesmo apresentando uma redução de 18% no número de adolescente grávidas nos últimos cinco anos, o estado do Acre luta para que essa redução seja ainda maior. De acordo com os dados do Sistema Nacional de Nascidos Vivos (Sinasc) do Ministério da Saúde, ao menos 3.826 adolescentes – entre 10 e 19 anos – se tornaram mães no Acre em 2017.
O número, ainda considerado alto pela Saúde, apresenta uma redução de 18% em relação aos últimos cinco anos, já que em 2013, 4.674 adolescentes se tornaram mães, segundo o relatório. A região que concentra o maior número de casos é do Baixo Acre e Purus – com 2.095 casos.
No Atlas da Violência 2018, Rio Branco aparece com uma taxa de gravidez na adolescência de 4,1%, quase duas vezes maior do que a nacional, que é de 2,62%.
O estudo, a fim de fazer um retrato das condições socioeconômicas de cada município, selecionou 11 indicadores relacionados a seis dimensões, sendo elas: educação infanto-juvenil; pobreza; mercado de trabalho; habitação; gravidez na adolescência; e vulnerabilidade juvenil.
Os indicadores se referem ao ano de 2010 e foram calculados tomando como base o Censo Demográfico do IBGE.
Porém, a Saúde enfatiza que os dados do estudo são defasados. O Sinasc aponta que, em 2017, somente em Rio Branco foram 1.224 adolescentes que se tornaram mães. O número também aponta uma redução de 25% em relação a 2013, quando foram 1.628 somente na capital.
O gerente da Divisão de Saúde do Adolescente da Secretaria de Saúde do Acre (Sesacre), Antônio Neto, destaca que ações são desenvolvidas em vários setores para que essa redução seja constante.
Ele enfatiza a criação do projeto “Se liga aí”, que faz campanhas educativas nas escolas e trabalha diretamente com adolescentes.
“Rio Branco está no quarto ano consecutivo com a maior redução do estado. E a gente não faz isso sozinho, a gente contribui com essa redução. E agora divulgamos uma nota técnica informando que adolescentes podem ser atendidos em unidades de saúde sem estarem acompanhado dos pais. Porque não adiantava fazer ações na escola e quando o jovem ia no posto de saúde não era atendido ou não tinha acesso a métodos contraceptivos”, explica.

Mais de 3,8 mil adolescentes entre 10 e 19 anos tiveram filhos em 2017 no Acre, aponta relatório da Saúde (Foto: Reprodução / TV Tem)
Outro medida tomada pelo governo foi fazer um pedido de 4 mil dispositivos intrauterino – o DIU. Segundo Neto, a intenção é que adolescentes tenham acesso ao método de forma gratuita pela rede pública de saúde.
“A gente vai ter um avanço bem significativo em relação a isso. A adolescente vai poder fazer a consulta sozinha a partir da idade que ela já tiver uma vida sexualmente ativa e vai poder ter acesso a esse método contraceptivo. Em algumas unidades ainda encontramos placas informando que só atendem adolescentes acompanhados com os pais, mas estamos fazendo visitas em todas as unidades do estado e orientando sobre isso”, explica o gerente.
A medida de a adolescente procurar atendimento médico sozinha deve facilitar também a detecção de casos de abuso dentro de casa, segundo Neto. “Tomamos essa decisão diante de um fato que ocorreu em Capixaba, onde o próprio abusador levava a adolescente para consultas médicas”, pontua.
Então, nos últimos anos, além da mobilização nas escolas, as ações têm andado junto com medidas efetivas nos postos de saúde. “Isso evita que o jovem compre medicamento por contra própria e gere outros problemas”, finaliza.
Comentários
Acre
Mailza arrecada mais de 2 mil brinquedos para crianças com Corrida Solidária
A Corrida Solidária com Mailza, realizada neste sábado, 13, reuniu milhares de corredores em um grande ato de solidariedade, esporte e celebração da vida. Promovida pela vice-governadora Mailza Assis, em comemoração ao seu aniversário, a iniciativa arrecadou mais de 2 mil brinquedos, que serão destinados a crianças em situação de vulnerabilidade neste Natal.
Com clima favorável, sol aparecendo ao longo do percurso e muita animação, a corrida transformou-se em uma verdadeira festa popular. Antes da largada, os participantes cantaram parabéns para a vice-governadora. Ao final, além da entrega das medalhas, teve bolo de aniversário e um animado banho de mangueira garantido pelo Corpo de Bombeiros, fechando o evento em clima de alegria e confraternização.
Mailza agradeceu a participação do público e destacou o significado da ação. “Quero agradecer a cada pessoa que colaborou, que sonhou comigo esse momento, que trouxe um brinquedo e participou dessa corrida. É um gesto que simboliza compartilhar, solidarizar com as famílias que mais precisam, especialmente as nossas crianças. Também é cuidar da saúde, rever amigos e viver um momento de descontração. Esse evento foi preparado com muito amor e carinho, e juntos vamos fazer um Natal diferente para muitas crianças”, afirmou ela que também é secretária de Assistência Social e Direitos Humanos.
Entre os participantes, histórias de inclusão e afeto marcaram o evento. Regimar Souza do Nascimento e Leide Fernandes prestigiaram a corrida acompanhados da filha Jayane, de 24 anos, que tem paralisia cerebral.
“Ela quis vir, disse: ‘mãe, eu quero ir’. Trouxemos ela para participar e também homenagear o aniversário da vice-governadora”, contou Leide.
Regimar também parabenizou a iniciativa. “É uma ação linda. Ela transforma o próprio aniversário em um presente para quem mais precisa, para as crianças. Isso é algo que Deus abençoa, e que inspira outras pessoas a fazerem o bem”, afirmou.
Entre os grupos que mais chamaram atenção pelo entusiasmo esteve o Funcional da Polícia Militar do Acre, formado exclusivamente por mulheres, que chegaram animadas e abrilhantaram ainda mais a festa.
“Foram mais de 100 mulheres aqui. As meninas estavam muito ansiosas para participar, porque é um evento solidário. Nós trabalhamos em bairros periféricos, como Cidade do Povo, Taquari e também na Arena da Floresta. Ao todo, são 106 mulheres, todas muito alegres e felizes por estarem aqui hoje”, relatou a instrutora Halida Prado.
Resultados da corrida
Na categoria masculina, o grande vencedor foi Kauan Vitor, seguido por Jefferson Ramos em segundo lugar e Manoel Cunha em terceiro.
Kauan parabenizou a vice-governadora e ressaltou a importância do esporte aliado à solidariedade.
“Sou da corrida amadora há dois anos. Além de promover o esporte, essa ação ajuda as crianças do nosso Acre. Nem todo mundo consegue dar um presente no Natal, então é maravilhoso poder ajudar fazendo o que a gente ama”, disse.
Jefferson Ramos, corredor amador há dez anos, destacou os benefícios da prática esportiva.
“Qualquer esporte é importante para a nossa saúde. Depois da pandemia, as pessoas passaram a se cuidar mais. E hoje, além disso, estamos fazendo o bem”, ressaltou.
Na categoria feminina, Dalvanir Alves conquistou o primeiro lugar, seguida por Fran Melo em segundo e Juliane Souza em terceiro. Dalvanir celebrou a iniciativa.
“Uma oportunidade maravilhosa de incentivar o exercício físico e, ao mesmo tempo, proporcionar um Natal mais feliz para as crianças. A vice-governadora festejou seu aniversário da melhor forma, junto à população”, destacou.
Fran Melo, corredora profissional há oito anos, também elogiou o evento. “Foi uma ação linda. Quem ganha de verdade são as crianças, porque as doações foram brinquedos. Parabéns à vice-governadora por essa iniciativa”, afirmou.
Comentários
Acre
Mototaxista e passageira ficam feridos após caminhonete desgovernada causar acidente em Brasiléia
Veículo atingiu motocicleta e derrubou parte do muro do cemitério municipal na Avenida Rui Lino
Um acidente envolvendo uma caminhonete Toyota Hilux e um mototáxi deixou duas pessoas feridas na manhã deste sábado (13), por volta das 9h20, na cidade de Brasiléia. O caso ocorreu na Avenida Rui Lino e mobilizou equipes de socorro e autoridades de trânsito.
Segundo informações preliminares, a caminhonete Hilux, placa MZY-8979, era conduzida por uma mulher, que não teve a identidade divulgada. Testemunhas relataram que a motorista teria se atrapalhado com os pedais do veículo, que possui câmbio automático, ao sair de um comércio localizado do outro lado da avenida. Com isso, o veículo atravessou a via e colidiu de ré contra o muro do cemitério municipal.
No momento do descontrole, um mototáxi passava pelo local. O condutor, identificado como Assis Leite, ex-vereador de Epitaciolândia, transportava uma passageira na garupa. Com o impacto, o mototaxista sofreu um corte na perna direita,
enquanto a passageira teve escoriações.
Por pouco, a caminhonete não passou por cima da motocicleta. O impacto ainda derrubou parte do muro do cemitério. A motorista permaneceu no local e prestou esclarecimentos às autoridades.
As vítimas foram socorridas e encaminhadas ao hospital para atendimento médico, onde permaneceram em observação. As autoridades competentes foram acionadas e apuram as circunstâncias do acidente.
Segundo foi informado, o mototaxista após análise completa na sala vermelha do hospital de Brasileia, onde passou por todos os procedimentos necessários, logo foi transferido para Rio Branco devido a gravidade do estado dele. Assis sofreu fratura exposta na Tíbia e Fíbula do membro inferior direito, e ao chegar na Capital, iria passar por cirurgia de reparação para fazer a fixação dos ossos da perna. A passageira teria suspeita de fraturas em alguma costelas.
Comentários
Acre
Militar do Exército fica ferido em acidente de moto na BR-317, em Epitaciolândia
Colisão com caminhonete ocorreu em frente ao Fórum e deixou condutor com fratura no fêmur
Um acidente de trânsito foi registrado na noite desta sexta-feira (12), na BR-317, em frente ao Fórum de Epitaciolândia. O condutor de uma motocicleta, identificado como Maurício Custódio Alves, militar do Exército Brasileiro, ficou ferido após colidir com uma caminhonete Hilux, placas NXR4D78. Motorista não foi identificado.
De acordo com informações apuradas no local, Maurício seguia de Epitaciolândia em direção à rodovia BR-317 quando a caminhonete realizou uma manobra de retorno. O motociclista, que pilotava uma moto boliviana modelo Kingo, placa NF-6637, acabou colidindo frontalmente com o veículo.
Com o impacto, o militar sofreu fratura no fêmur da perna direita, além de um corte profundo na região atingida. Apesar da gravidade, a fratura não ficou exposta.
Equipes de socorro do 6º Batalhão do Corpo de Bombeiros, realizaram a imobilização da vítima ainda no local e, em seguida, Maurício foi encaminhado ao pronto-socorro para atendimento médico.
As circunstâncias do acidente deverão ser apuradas pelas autoridades competentes.






















Você precisa fazer login para comentar.