fbpx
Conecte-se conosco

Extra

Dimas Gurgel – Política, Economia e Atualidades

Publicado

em

“Um País que existe mais prisões que bibliotecas, certamente não está no caminho certo”

“Prisão mais luxuosa do mundo”

Menos de seis meses após a visita do presidente dos Estados Unidos Donald Trump ao Ritz-Carlton em sua primeira viagem oficial à Arábia Saudita, quem está em suas instalações de luxo agora são proeminentes figuras sauditas em regime penitenciário. É por isso que o hotel está sendo chamado de “prisão mais luxuosa do mundo”.

11 príncipes

O apelido surgiu após a prisão de 11 príncipes, quatro ministros e dezenas de ex-ministros, descrita como uma limpeza anticorrupção no reino conservador.Entre os detidos está o príncipe Alwaleed bin Talal, um multimilionário com investimentos em empresas como Apple e Twitter.  uma fonte oficial ouvida pelo jornal britânico The Guardian disse que o príncipe Mohammed bin Salman “não poderia colocá-los na prisão”.

Dos palácios para a prisão

Desde domingo, carros da polícia cercam o complexo hoteleiro e os portões de entrada continuam fechados desde então, segundo a descrição do correspondente da agência France-Presse em Riad Anuj Chopra.

O Amor acabou

Com o avanço e pressão interna do PSDB pelo desembarque de seu governo, o presidente Michel Temer já admite a saída antecipada dos ministros tucanos e a redistribuição dessas pastas para aplacar a insatisfação de outras siglas.

Tudo Bolsonaro… Só que não!

Estado do  Acre adere ao pacto de enfrentamento à violência contra Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais, o pacto consiste em um acordo nacional entre a União e, estados  que visa a implementação de ações para o enfrentamento da violência contra essa comunidade, bem como a proteção e a defesa das vítimas por meio de execução de políticas públicas.

Será?

Depois da operação Metástase e Labor,que prendeu vários políticos incluindo ex-prefeitos,  outras operações poderão ocorrer até o final do Ano na Fronteira.

Disputa acirrada

Tudo indica que a disputa pelo governo do Acre nas eleições de 2018, será uma das mais disputadas da história.

Papel dos vereadores

Já que nossos parlamentares mirins “pouco fazem”, bem que poderiam unir forças em prol de uma sede para Suframa em nossa região, sobretudo na região da fronteira. 

Agrada alguns…

Algumas atitudes do parlamentar mirim Valadares Neto, agrada um pequeno grupo de bajuladores, mas por outro lado, desagrada uma ala antiga do PMDB, que visualiza em Neto um centralizador.

está vivo

Preso na operação Labor, Joelson Pontes continua sua peregrinação. Segue conversando com o povo, vem demonstrando muita tranquilidade e equilíbrio.

Quem diria hein?

Quem não lembra dos “arranca-rabo” de Emerson Leão, com o eterno líder do PMDB preso na operação Labor Aldemir Lopes!? Hum… Cuma?

Política é política…

Mas existe coisas que o povo não perdoa, o discurso demagogo está cada vez mais recusado na sociedade, falar algo e agir de outra forma, passou a ser uma prática perigosa para a classe política.

Leão virou gatinho

Parece que dessa vez o “rugido virou um miau”, ganhou alguns admiradores, mas também perdeu outros, resta esperar o tempo passar…

Mais pescador que peixe

Sem querer estive presente no mesmo espaço em que havia uma reunião com os “pescadores”, confesso que fiquei impressionado com a quantidade de pessoas presentes.

Cheguei a pensar no auge de Jorge

No momento achei que era um comício de Jorge Viana (PT) quando estava no auge, mas, logo percebi que se tratava de pescadores, era muita gente…

Menino Bom

Após três meses de negociações, a Globo acertou a rescisão contratual com o apresentador Evaristo Costa, que deixou a emissora no final de julho. As negociações se arrastaram pelos meses por causa de um impasse envolvendo os valores que a Globo queria pagar para o antigo âncora do Jornal Hoje. “O contrato do Evaristo terminou de forma amigável”, informou a equipe de Comunicação da Globo.

É muita corrupção

Uma auditoria do Tribunal de Contas da União (TCU) realizada em 94 obras públicas listadas no orçamento de 2017, encontrou indícios graves de irregularidades em 72 delas, informou a corte nesta quarta-feira (8). As 94 obras fiscalizadas somam R$ 26,2 bilhões, o equivalente a 32,29% dos recursos destinados a obras públicas no orçamento de 2017.

13º salário

O pagamento do 13º salário vai injetar cerca de 200 bilhões de reais na economia, segundo cálculos divulgados hoje pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese). O dinheiro vai para o bolso de cerca de 83,3 milhões de brasileiros, que receberão um rendimento médio de 2.251 reais.

Aumento

Em relação a 2016, quando o 13º salário injetou 191,4 bilhões de reais na economia, o pagamento 2017 representa um aumento real (acima da inflação) de 1,4%. Considerando-se o total de beneficiários, a alta é de 0,4%. Por segmento, houve redução de 3,9% no total de empregados do setor formal e alta de 0,9% a aposentados do INSS.

Confira

As cinquenta escolas com os melhores resultados no Enem

Nenhuma da Região Norte 

  1. Colégio Bernoulli – Belo Horizonte
  2. Christus – Fortaleza
  3. Instituto Dom Barreto – Teresina
  4. Vértice – São Paulo
  5. Colégio Olimpo – Goiânia
  6. Santo Antônio – Belo Horizonte
  7. Santa Marcelina – Belo Horizonte
  8. IFES – Vitória
  9. Móbile – São Paulo
  10. Colégio Bionatus II – Campo Grande
  11. Colégio Olimpo – Brasília
  12. Magnum Agostiniano (Nova Floresta) – Belo Horizonte
  13. São Bento – Rio de Janeiro
  14. Colégio Cognitivo – Recife
  15. Educandário Santa Maria Goretti – Teresina
  16. Colégio de Aplicação da UFV – Viçosa
  17. Liceu – São Paulo
  18. Colégio WR – Goiânia
  19. Colégio Positivo – Curitiba
  20. Santo Agostinho – Rio de Janeiro
  21. Santo Agostinho – Belo Horizonte
  22. Farias Brito – Fortaleza
  23. Bandeirantes – São Paulo
  24. Santa Cruz – São Paulo
  25. Mater Amabilis – Guarulhos
  26. Ari de Sá Cavalcante (Mário Mamede) – Fortaleza
  27. Master – Fortaleza
  28. Santo Agostinho – Nova Lima
  29. GayLussac – Niterói
  30. Colégio Equipe – Recife
  31. Santo Inácio – Rio de Janeiro
  32. Etapa – Valinhos
  33. Ari de Sá Cavalcante (Sede Aldeota) – Fortaleza
  34. Colégio de Aplicação da UFPE – Recife
  35. UTFPR – Curitiba
  36. Colégio Cruzeiro (Centro) – Rio de Janeiro
  37. Escola São Domingos – Vitória
  38. Liceu Jardim – Santo André
  39. Colégio Protágoras – Goiânia
  40. Colégio Impulso – Sete Lagoas
  41. Leonardo da Vinci – Vitória
  42. Uirapuru – Sorocaba
  43. Colégio Loyola – Belo Horizonte
  44. São Vicente de Paulo – Rio de Janeiro
  45. Leonardo Anglo – Barueri
  46. Colégio Podion – Brasília
  47. Colégio Bertoni – Foz do Iguaçu
  48. Palmares Colégio – São Paulo
  49. Embraer Juarez Wanderley – São José dos Campos
  50. Colégio Santa Doroteia – Belo Horizonte

Comentários

Continue lendo

Extra

Acreano é brutalmente assassinado a golpes de foice por indígenas no interior do Peru

Publicado

em

Sena-madureirense conhecido como “Chiquinho” foi rendido, amarrado e morto na zona rural de Ibéria; suspeitos foram presos pelas autoridades peruanas

Um homem identificado como Francisco, conhecido pelo apelido de “Chiquinho” e natural de Sena Madureira, foi brutalmente assassinado nesta segunda-feira (5) na região de Ibéria, no território peruano, a cerca de 58 km da cidade de Iñapari, na fronteira com Assis Brasil, no Acre.

De acordo com as primeiras informações, Francisco estaria trabalhando em uma propriedade rural do lado peruano quando foi surpreendido por dois homens, supostamente indígenas, que o renderam, amarraram com as mãos para trás e o mataram com golpes de foice. O crime chocou pelo grau de violência: um dos golpes teria exposto as vísceras da vítima, além de atingir o peito e o pescoço.

As circunstâncias do homicídio ainda estão sendo investigadas. As autoridades locais informaram que os dois suspeitos foram identificados e presos. O corpo foi encaminhado a um hospital da região para os procedimentos legais.

Uma funerária de Brasiléia foi acionada para realizar o translado do corpo até Sena Madureira, onde Francisco será velado e sepultado.

Novas informações sobre a motivação e os desdobramentos da investigação devem ser divulgadas pelas autoridades peruanas a qualquer momento.

Comentários

Continue lendo

Extra

Prefeitura Municipal de Assis Brasil – AVISO DE LICITAÇÃO

Publicado

em

Estado do Acre

Prefeitura Municipal de Assis Brasil

Comissão Permanente de Licitação

AVISO DE LICITAÇÃO

PREGÃO ELETRONICO Nº 003/2025

OBJETO: “CONTRATAÇÃO DE EMPRESA PARA AQUISIÇÃO E INSTALAÇÃO DE ACADEMIAS AO AR LIVRE.”

Origem: Secretaria Municipal de Gabinete.

Data da Abertura: 21.05.2025 as 10:00h (horário de Brasília)

Retirada do Edital: 06/05/2025 à 20/05/2025

Local De Retirada: Site da Prefeitura municipal de Assis Brasil

https://www.assisbrasil.ac.gov.br/licitacoes no site do TCE: https://externo.tceac.tc.br/portaldaslicitacoes/menu/ e no E-mail:assisbrasil.cpl@gmail.com, de Segunda à quinta-feira de 07h00m as 12h00m das 14h00m às 17h00m e sexta-feira das 07h00m às 13h00m.

 

Assis Brasil -AC, 05 de maio de 2025.

Cleiton Araújo Wolstein
Comissão Especial de Licitação – CEL
Dec.025/2025

Comentários

Continue lendo

Extra

Estado intensifica os serviços de 36 obras em todo o Acre

Publicado

em

O governo do Estado, por meio do Departamento de Estradas de Rodagem, Infraestrutura Hidroviária e Aeroportuária do Acre (Deracre), determinou nesta segunda-feira, 5, o intensifica os trabalhos de 36 obras em todas as regionais do estado, como parte da programação de intensificar as ações da Operação Verão 2025. Os serviços, que envolvem pavimentação de rodovias, requalificação de vias urbanas, construção de pontes e melhorias em ramais, têm previsão de retomada a partir desta terça-feira, 6 de maio.

Governador Gladson Camelí determinou a intensificação dos trabalhas nas grandes obras no estado. Foto: Ascom/Deracre

O governador Gladson Camelí frisou a importância de intensificar o trabalho para que as obras iniciadas sejam concluídas o quanto antes.

“Com o início do período seco vamos intensificar os trabalhos nas obras que estão sendo feitas em todo o nosso estado. Nosso objetivo é entregar todas o quanto antes para beneficiar a população acreana, garantindo sempre o direito de ir e vir”, disse.

De acordo com a presidente do Deracre, Sula Ximenes, todas as obras estão contratadas e terão intensificação progressiva ao longo do mês de maio, conforme a liberação financeira do governo federal e a logística das frentes de serviço. Além disso, seguem em execução as obras da Orla do Rio Acre, em Brasileia; da Ponte da Sibéria, em Xapuri; e da passarela sobre o Rio Amônia, em Marechal Thaumaturgo.

Ponte da Sibéria em Xapuri é considerada uma das mais importantes da atual gestão e tem avançado significativamente nos últimos meses. Foto: Luy Andriel/Deracre

“O governador Gladson Camelí foi claro ao determinar que 2025 será o ano da execução. Nosso papel é garantir que as obras avancem, com qualidade, responsabilidade e resultados reais para a população acreana”, afirmou Sula.

Sula Ximenes tem acompanhado de perto execução de obras. Foto: Thauã Conde/Deracre

Com um investimento total de R$ 611 milhões, os recursos refletem o compromisso do Estado com a infraestrutura e o desenvolvimento urbano e rural. O objetivo é garantir melhor trafegabilidade, ampliar a integração entre os municípios e oferecer mais segurança e qualidade de vida à população.

Obra da Orla de Brasileia segue evoluindo, com execução da fase de concretagem. Foto: Ascom/Deracre

Entre os principais investimentos do Estado estão a implantação e pavimentação da Rodovia AC-380 e da Rodovia AC-445, em dois lotes. Também estão previstas obras no Ramal dos Paulistas, em dois lotes. A construção da ponte sobre o Rio Andirá e a restauração da Rodovia AC-405 também estão incluídas no pacote.

Rodovia AC-445 deve garantir ligação entre Bujari e Porto Acre. Foto: Luy Andriel/Deracre

Na zona rural de Rio Branco, o melhoramento de pontos críticos de ramais será feito em três lotes. Em Sena Madureira, será realizada a pavimentação asfáltica com implantação de ciclovia na Rua Adolar.

Avanços na Estrada da Variante AC-380 em Xapuri. Foto: Rafael Dias/Deracre

Em Capixaba haverá a qualificação e adequação de vias urbanas. As rodovias estaduais AC-10, AC-40 e AC-475 também receberão serviços de pavimentação, em diferentes lotes.

Trecho recuperado da Rodovia AC-90, com nova pavimentação, sinalização moderna e melhorias estruturais, fruto do investimento de R$ 14 milhões/Foto: Rafael Dias Deracre

Além disso, sete municípios serão contemplados com adequações de estradas vicinais: Acrelândia, Porto Acre, Capixaba, Xapuri, Brasileia, Manoel Urbano e Tarauacá. No meio urbano, diversas cidades receberão melhorias.

Deracre deve intensificar serviços no Ramal Novo Horizonte, em Plácido de Castro. Foto: Luy Andriel/Deracre

Em Feijó haverá pavimentação em via urbana. Já a requalificação de vias urbanas será realizada em Rodrigues Alves, Mâncio Lima, Manoel Urbano e Tarauacá. Em Rio Branco, estão previstas obras de pavimentação com drenagem, melhorias no Alto Santo e pavimentação em tijolo maciço em bairros da capital.

Comentários

Continue lendo