Geral
Xapuri tem apenas um registro de homicídio em 2021
Por
Um balanço divulgado recentemente sobre as ações desenvolvidas pela Polícia Civil de Xapuri demonstra que a cidade está longe de ser uma pacata localidade do interior do Acre, apesar de os números de determinadas ocorrências policiais serem menores que os registrados em outros municípios do estado.
Em seis meses de trabalho, a equipe de agentes da Polícia Civil de Xapuri retirou de circulação 14 armas de fogo, 212 munições, 5,5 kg de drogas, recuperou 4 veículos roubados, que já foram restituídos aos seus proprietários, e apreendeu outros 3 veículos utilizados pelo tráfico de drogas.
No âmbito das investigações, os trabalhos realizados pela Delegacia Geral de Xapuri resultaram em 11 prisões em flagrante e no cumprimento de 8 mandados de prisão expedidos pela Justiça, além da instauração de 100 inquéritos policiais, dos quais 98 já foram concluídos e remetidos ao Poder Judiciário.
O trabalho da Polícia Civil de Xapuri ainda resultou em 10 representações por medidas cautelares diversas de prisão, 20 representações por prisão cautelar e de internação provisória e o encaminhamento de 28 medidas protetivas para a Justiça, além de 856 atendimentos à população local.
Quando comparados com outros municípios, como os vizinhos da regional do Alto Acre, o número de ocorrências policiais que ganham manchetes dos jornais no estado podem parecer menores, mas o delegado Gustavo Neves, titular do município, diz que as coisas não são bem assim.
“É inegável que temos algumas vantagens, como estar a 12 km da BR-317 e não estarmos na fronteira, como as cidades vizinhas da regional, mas estamos longe de ser uma cidade pacata. Aqui o criminoso não é menos agressivo que nos outros lugares. Se lá estivéssemos, os números seriam parecidos”, disse.
Gustavo Neves destacou o empenho das polícias Civil e Militar no município. Segundo ele, a queda nas ocorrências de furtos de motocicletas e lojas que foram registradas no primeiro semestre deste ano foi resultado do combate direto a esse tipo de crime que, em Xapuri, se sobressaem aos demais.
“À medida que as polícias coíbem certo tipo de crimes, os criminosos tendem a mudar de ramo ou de localidade. Daí o resultado da redução dos furtos de motos e dos roubos a lojas em Xapuri. Não podemos nos acomodar, sob pena de esses crimes voltarem a crescer”, afirmou.
Um crime com baixo índice de ocorrências em Xapuri neste ano é o de homicídio. De janeiro até a presente data, apenas um delito dessa natureza foi registrado no município, em um caso que ainda não foi completamente elucidado pela polícia. A suspeita é a de que um criminoso tenha matado outro após realizarem um roubo.
Comentários

Geral
‘Mui amigo’: Jovem acusa vizinho de ter atirado em seu joelho quando caminhava em via pública
O jovem Jair Albuquerque da Silva, 23 anos, foi ferido com um tiro na noite deste domingo (28), enquanto caminhava no Beco do Abacaxi, no bairro Ayrton Senna, na região da Baixada da Sobral, em Rio Branco.
Segundo informações do pai da vítima, Jair estava passando por uma parte mais escura do beco e acabou sendo ferido um tiro no joelho direito. O disparo teria sido efetuado pelo vizinho da vítima. Mesmo ferido, Jair conseguiu sair do beco correndo e entrou na casa da família dele, que fica próxima ao local do crime. Após a ação, o autor do crime fugiu do local sem ser percebido.
Familiares da vítima acionaram o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), que prestou os primeiros socorros ao jovem, que foi estabilizado e encaminhado ao pronto-socorro de Rio Branco, em estado de saúde estável.
A Polícia Militar esteve no local do ocorrido e colheu informações para tentar procurar pelo autor do crime na região, mas ninguém foi encontrado até o momento.
Uma equipe de agentes de Polícia Civil da Equipe de Pronto Emprego (EPE) colheu as primeiras informações e o caso será investigado pela Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP).
Comentários
Geral
Jovem sai para comprar bebida e quase é morto na cidade de Xapuri
O jovem Thiago dos Santos Matos, 28 anos, foi ferido com um golpe de faca no abdômen após ir comprar bebida na tarde deste domingo (28), em um ramal na invasão da Cerâmica, no município de Xapuri, no interior do Acre.
Segundo informações da mãe da vítima, Thiago estava participando de um bebedeira entre amigos, porém, as bebidas alcoólicas acabaram e o jovem se prontificou de ir comprar mais. No caminho, ele foi abordado por um homem ainda não identificado, que acusou Thiago de “dar em cima” da esposa dele. De posse de uma faca, o criminoso desferiu um golpe na altura do abdômen da vítima. Após a ação, o acusado fugiu do local.
Familiares da vítima acionaram o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), que prestou os primeiros socorros ao jovem, que foi estabilizado e encaminhado ao Hospital Epaminondas Jacomé, no município de Xapuri. Após ter o quadro clínico estabilizado, o rapaz foi transferido para o pronto-socorro de Rio Branco.
A Polícia Militar esteve no local do ocorrido e colheu informações para tentar procurar pelo autor do crime na região, mas ninguém foi encontrado até o momento.
O caso esta sendo investigado por agentes da Polícia Civil de Xapuri.
Comentários
Geral
Homem quebra dedo da mulher e é preso dirigindo embriagado
Por Sandra Assunção
Na madrugada deste domingo,28, um homem de de 41 anos foi preso em flagrante pela Polícia Militar, em Cruzeiro do Sul, depois de quebrar o dedo da mulher dele e dirigir embriagado.
Segundo a Polícia Militar, a guarnição de serviço de Rádio Patrulha foi acionada para uma ocorrência de violência doméstica na Avenida Copacabana. Ao chegar no local, a vítima, que não teve o nome divulgado, relatou que estava bebendo em um aniversário com seu companheiro,K.M.M, e que ao chegar em casa o autor começou uma discussão e quebrou o seu dedo indicador.
“Ela o empurrou e disse que iria ligar para a polícia e ele se evadiu em seu carro e estava embriagado. Durante patrulhamento pelas proximidades, o autor foi localizado conduzindo seu veículo,e durante a abordagem, foram constados vários sinais de embriaguez, além do condutor ter afirmado que ingeriu bebida alcoólica. Dessa forma foi dado voz de prisão e ele,que foi à Delegacia de Polícia Civil para os procedimentos cabíveis”, citou a Assessoria de Comunicação da Polícia Militar de Cruzeiro do Sul.
Comentários
-
Acre2 dias atrás
Amigos pescam peixe que pode pesar mais de 200 quilos em rio da Bolívia
-
Brasil2 dias atrás
Idosa mata e esquarteja marido, depois abandona partes do corpo dele em rodovia no MS
-
Flash2 dias atrás
Suposta traição: Mulher é morta pelo companheiro enquanto dormia com os dois filhos
-
Extra2 dias atrás
Forças de Segurança apreendem pneus e gasolina contrabandeados na BR 317
-
Extra22 horas atrás
Justiça condena trio a quase 90 anos de prisão pelo crime de assassinato em Brasiléia
-
Acre1 dia atrás
Com filho desaparecido, mãe implora: “devolvam vivo ou morto”
-
Acre16 horas atrás
Adolescente em situação de rua é encontrado morto com facada no pescoço
-
Geral2 dias atrás
Polícia Civil prende faccionados responsáveis por espancamento de mulher em Sena Madureira