Flash
Xapuri registra mais 58 casos em 24 horas e tem maior média móvel na pandemia
Na noite desta quinta-feira, o prefeito Ubiracy Vasconcelos fez pronunciamento via internet pedindo a atenção da população às medidas tomadas

Por
Janeiro tem sido um mês de recordes em Xapuri quanto aos novos dados relativos ao avanço dos casos de Covid-19.
O mês já acumula os três maiores quantitativos diários de confirmações de novas infecções e teve na quinta-feira, 21, o mais alto número de testes positivos em 24 horas (58) e a maior média móvel de novos casos desde a chegada da pandemia no Acre.
As informações são do Boletim Covid-19, divulgado diariamente (dias úteis) pela Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), que coloca o município em primeiro lugar na regional do Alto Acre em números absolutos (2.243 casos). Quanto à incidência da doença (10.813,4/100.00 habitantes), Xapuri foi para o topo do ranking, segundo os dados do Boletim Sesacre.
Dos 2.243 casos informados pela Semusa, 124 ainda não foram inseridos no sistema da Sesacre. Há uma defasagem também no número de óbitos – 16 no boletim municipal e 14 no estadual. De acordo com a secretaria municipal, as divergências se dão por conta do tempo de processamento dos dados pela Vigilância Epidemiológica Estadual.
Xapuri ainda tem 37 casos aguardando resultado de análise no Laboratório Central de Saúde Pública de Rio Branco (Lacen). Mais 53 pacientes tiveram alta médica nesta quinta-feira, o que significa que 1.804 dos 2.243 pacientes que testaram positivo já se recuperaram. No entanto, 439 pacientes seguem em isolamento domiciliar e 2 estão internados.
A situação ocasionou medidas mais drásticas por parte da prefeitura, que proibiu a permanência de pessoas nas ruas e locais públicos entre as 10 horas da noite e as 5 horas da manhã, além de determinar que bares, restaurantes e lanchonetes funcionem apenas até as 9 horas da noite. Aglomerações com mais de 5 pessoas estão proibidas em qualquer horário.
Na noite desta quinta-feira, o prefeito Ubiracy Vasconcelos fez pronunciamento via internet pedindo a atenção da população às medidas tomadas. Ele disse que a polícia vai atuar nos casos de desobediência e desaconselhou que as pessoas promovam festas e aglomerações mesmo que seja em suas residências. “Precisamos fazer algo”, disse o gestor municipal.
Covid-19 no Alto Acre
De acordo com os dados da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), os quatro municípios da regional do Alto Acre acumulam oficialmente 5.150 casos de Covid-19. Xapuri e Brasiléia possuem os maiores números absolutos e Xapuri e Assis Brasil detêm as maiores incidências por grupo de 100 mil habitantes. Epitaciolândia tem os menores registros em ambas as avaliações.
Comentários
Flash
Centro de Referência do Idoso realiza tarde recreativa com dança e chá em Epitaciolândia
Espaço atende cerca de 250 idosos e promove ações voltadas à convivência e qualidade de vida
O Centro de Referência do Idoso (CRIE) promoveu, nesta semana, mais uma tarde recreativa marcada por música, dança e o tradicional chá da tarde, em Epitaciolândia. A atividade reuniu dezenas de participantes em um momento de integração e descontração.
Reconhecido como referência na região, o espaço oferece atendimento voltado à população idosa, com foco não apenas em serviços socioassistenciais, mas também em ações que fortalecem vínculos, incentivam a convivência comunitária e contribuem para o bem-estar.
Mantido pela Prefeitura de Epitaciolândia, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, o centro é coordenado por Antônia Pereira da Silva e atende, em média, 250 idosos. No local, os participantes encontram acolhimento, atividades recreativas e oportunidades de socialização.
A iniciativa reforça a importância de políticas públicas voltadas à valorização da pessoa idosa, promovendo dignidade e qualidade de vida na terceira idade.
Comentários
Flash
Acre amplia produção de grãos acima da média do Norte, aponta Conab
Por Wanglézio Braga
O quinto levantamento da safra 2025/26, divulgado pela Conab na última quinta-feira (12), mostra que o Acre vem ganhando espaço na produção de grãos na Região Norte. O estado ampliou sua área plantada de 68,7 mil para 73,2 mil hectares, um crescimento de 6,6%, superando o avanço médio regional, que ficou em 7%, e registrando desempenho superior ao de estados como Rondônia e Roraima. O crescimento reflete o avanço da agricultura comercial no estado e o aumento do interesse do produtor por culturas mais rentáveis.
Em produtividade, o Acre também apresentou evolução. A média saltou de 3.082 para 3.247 quilos por hectare, alta de 5,4%, um dos melhores desempenhos percentuais da Região Norte, atrás apenas do Amazonas. O resultado contrasta com quedas registradas em estados como Pará e Roraima, impactados por oscilações climáticas. O bom desempenho acreano indica maior eficiência no manejo, uso de tecnologia e melhores condições de desenvolvimento das lavouras.
Na produção total, o Acre alcançou 237,7 mil toneladas, crescimento de 12,3% em relação à safra anterior, percentual acima da média regional, que ficou em 5,4%. Apesar de ainda figurar entre os menores volumes absolutos do Norte, o estado apresenta um dos ritmos mais acelerados de expansão, superando Rondônia, que cresceu 2,5%, e ficando atrás apenas de estados como Amazonas e Amapá em variação percentual.
Segundo a Conab, as atualizações consideram o avanço da colheita das culturas de primeira safra e os ajustes de produtividade com base nos resultados já consolidados em campo.
Comentários
Flash
Estado usa tecnologia de reconhecimento facial para garantir segurança no Carnaval
O governo do Estado do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), está intensificando a segurança durante as cinco noites de Carnaval com a implementação de tecnologia de reconhecimento facial, integrada ao sistema de videomonitoramento já em funcionamento em todo o estado, que agora também conta com o monitoramento do município de Rio Branco.

O secretário adjunto de segurança pública, Evandro Bezerra, ressalta a importância dessa inovação afirmando que a utilização da tecnologia de reconhecimento facial é um avanço significativo nos esforços de segurança.
“Com essa ferramenta, conseguimos identificar rapidamente indivíduos com mandados de prisão em aberto, o que não só aumenta a segurança da população, mas também fortalece a atuação das forças de segurança em apoio à justiça”, disse.

Para garantir a eficácia dessa tecnologia durante o período festivo, a SEJUSP realizou ajustes técnicos em mais de 400 câmeras, assegurando a plena operacionalização da ferramenta. Isso incluiu a atualização da base de dados e a integração das redes, permitindo um monitoramento mais eficiente.
Paulo Felipe Leitão, chefe do setor de tecnologia da SEJUSP, enfatiza que o uso dessa ferramenta é voltado exclusivamente para a segurança pública e explica que a tecnologia permite a otimização dos recursos humanos e uma maior adaptabilidade diante dos desafios impostos.
“Investir em soluções que atuam em conjunto com o operador, no campo, é uma estratégia que amplia a capacidade operacional, garantindo mais eficiência e melhor emprego do efetivo”, destacou.

Com essa iniciativa, o governo do Acre demonstra seu compromisso em proporcionar um Carnaval seguro e tranquilo para todos os cidadãos e foliões, utilizando tecnologia de ponta para fortalecer a segurança pública.
Além do uso da tecnologia de ponta, as ações envolvem medidas preventivas, ostensivas e de fiscalização, com atuação conjunta de órgãos estaduais e municipais, envolvendo 937 profissionais da segurança pública durante as cinco noites na capital.
A operação integrada conta com a participação da Policia Militar do Acre (PMAC), do Corpo de Bombeiros Militar do Acre (CBMAC), do Departamento Estadual de Trânsito (Detran/AC), da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (RBTRANS), do Instituto de Administração Penitenciária (Iapen), do Batalhão de Policiamento de Trânsito (BPTRAN) e da Polícia Civil do Acre (PCAC).
The post Estado usa tecnologia de reconhecimento facial para garantir segurança no Carnaval appeared first on Noticias do Acre.
Fonte: Conteúdo republicado de AGENCIA ACRE









Você precisa fazer login para comentar.