fbpx
Conecte-se conosco

Brasil

Xapuri realiza 1ª Conferência Municipal das Cidades

Publicado

em

A primeira Conferência Municipal das Cidades reforça o compromisso da gestão municipal em promover um planejamento urbano participativo e sustentável

Mais do que uma necessidade, essa é uma estratégia que impacta diretamente na qualidade de vida da nossa população”, afirmou Maxsuel Maia ao declarar oficialmente aberta a Conferência. Foto: assessoria 

Xapuri vive um momento importante nesta terça-feira, 25, com a realização da 1ª Conferência Municipal das Cidades. O evento, que acontece no Salão Paroquial da Igreja de São Sebastião, reúne autoridades, gestores e representantes da sociedade civil para debater soluções e estratégias voltadas ao desenvolvimento urbano do município.

A programação teve início logo cedo, com a plenária de abertura conduzida pelo prefeito Maxsuel Maia, acompanhado do vice-prefeito Vânio Miranda, secretários municipais e representantes da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros. Também participam do evento representantes do Sindicato dos Produtores Rurais de Xapuri, comerciantes, servidores públicos e trabalhadores autônomos.

Em seu discurso, o prefeito destacou a importância do planejamento participativo na definição das prioridades locais.

“O envolvimento da comunidade na construção das políticas públicas é fundamental para que possamos captar recursos e melhorar as condições estruturais da nossa cidade. Mais do que uma necessidade, essa é uma estratégia que impacta diretamente na qualidade de vida da nossa população”, afirmou Maxsuel Maia ao declarar oficialmente aberta a Conferência.

A programação teve início logo cedo, com a plenária de abertura conduzida pelo prefeito Maxsuel Maia, acompanhado do vice-prefeito Vânio Miranda. Foto: assessoria 

Durante a manhã, os participantes acompanharam discussões sobre temas essenciais para o futuro da cidade, como “Controle Social e Gestão Democrática”, apresentado pelo procurador jurídico do município, Dr. Carlos Vinícius Ferreira Ribeiro Júnior, “Sustentabilidade Ambiental e Emergências Climáticas”, com o professor Anselmo G. da Silva (IFAC), e “Saneamento Básico”, conduzido pelo professor Me. Julielmo Corrêa (IFAC).

No período da tarde, programação teve palestras, “Habitação – Caminhos para Cidades Inclusivas”, ministrada por Samila França, coordenadora da Comissão Estadual/Diretora Técnica da SEHURB, além da apresentação do secretário de Estado de Habitação e Urbanismo, Egleuson Araújo Santiago, sobre “Mobilidade Urbana”. Em seguida, os grupos de debates irão formular propostas para o município, que serão apresentadas e aprovadas na plenária final, culminando na eleição dos delegados e conselheiros responsáveis por representar Xapuri nos próximos passos da construção das políticas urbanas.

A primeira Conferência Municipal das Cidades reforça o compromisso da gestão municipal em promover um planejamento urbano participativo e sustentável, garantindo um futuro melhor para todos os xapurienses.

O evento, que acontece no Salão Paroquial da Igreja de São Sebastião, reúne autoridades. Foto: assessoria 

Comentários

Continue lendo

Brasil

Bonde do Maluco: traficantes fazem mulher e duas crianças reféns na BA

Publicado

em

Os integrantes do Bonde do Maluco trocaram tiros com a PM e invadiram casa em Lauro de Freitas

Reprodução

Uma mulher não identificada e duas crianças foram feitas reféns por traficantes do Bonde do Maluco (BDM) na localidade da Capiarara, em Lauro de Freitas (BA). Os dois suspeitos estavam com um grupo de homens armados e foram localizados por agentes da Polícia Militar na tarde de sexta-feira (28/3), quando atiraram contra as viaturas e invadiram o imóvel onde as vítimas moram.

“Foram realizadas buscas na área, quando dois suspeitos confrontaram novamente com o Esquadrão Fênix e invadiram uma residência, tomando os moradores como reféns. Diante da situação, as guarnições presentes iniciaram a primeira intervenção e acionaram o Bope”, informou a Polícia Militar.

Fonte: Metrópoles

Comentários

Continue lendo

Brasil

Terremoto em Mianmar: Serviço dos EUA estima que mortes ultrapassem 10 mil

Publicado

em

Equipes de resgate tailandesas chegam ao local do desabamento de um prédio na área de Chatuchak após um terremoto em 28 de março de 2025 em Bangkok, Tailândia. • Lauren DeCicca/Getty Images

O número de mortos pelo terremoto de magnitude 7,7 que atingiu o centro de Mianmar deve ultrapassar 10 mil, estimou o Serviço Geológico dos EUA (USGS) nesta sexta-feira (28).

O USGS emitiu um alerta vermelho para as mortes estimadas do terremoto, indicando “altas baixas e danos extensos”.

O governo militar do país relatou que pelo menos 144 pessoas morreram até agora, mas o número deve aumentar à medida que mais escombros forem removidos e corpos forem recuperados.

O tremor também atingiu a Tailândia e uma autoridade informou que pelo menos 10 pessoas morreram na capital Bangkok. Equipes de resgate vasculham os escombros de um prédio que estava em construção e desabou. Mais de 100 ficaram desaparecidas no país.

Em Mianmar, grande parte da destruição ocorreu em Mandalay, segunda maior cidade do país, com uma população de cerca de 1,5 milhão de pessoas, município é a antiga capital real do país e um importante centro do coração budista.

A junta militar de Mianmar pediu que doadores de sangue contatassem hospitais. A ONU informou que relatórios iniciais da nação indicam “danos significativos”.

Terremoto histórico

O tremor desta sexta-feira (28) é certamente o maior a atingir Mianmar desde 1946 e provavelmente o mais forte dos tempos modernos.

Ele se rompeu ao longo da Falha de Sagaing. A última vez que um terremoto dessa magnitude atingiu a terra foi em 2023 na Turquia, que matou mais de 50 mil pessoas.

Fonte: CNN Brasil

Comentários

Continue lendo

Brasil

Vice-governadora Mailza Assis fortalece aprovação do governo com agenda intensa nos municípios acreanos

Publicado

em

Acompanhada de lideranças locais, vice tem percorrido os 22 municípios do estado, reforçando ações administrativas e aproximando o governo das demandas regionais

Mailza Assis tem se tornado uma peça-chave na estratégia de comunicação e gestão do governo Cameli, ajudando a elevar os índices de aprovação e demonstrando que a administração estadual está comprometida com todos os acreanos.

A atuação da vice-governadora Mailza Assis tem se destacado como um dos pilares da crescente aprovação do governo Gladson Cameli no Acre. Com uma agenda intensa e presença marcante nos 22 municípios do estado, Mailza vem consolidando uma gestão próxima das comunidades, ouvindo lideranças e reforçando as ações da administração estadual.

Nos últimos meses, a vice-governadora tem percorrido cidades acreanas, participando de inaugurações, reuniões com prefeitos e encontros com simpatizantes do governo. Sua atuação tem sido estratégica para alinhar as demandas locais com as políticas públicas estaduais, garantindo maior sintonia entre o Executivo e as necessidades regionais.

“Estamos trabalhando em conjunto com os municípios para levar desenvolvimento e soluções efetivas. O governador Gladson Cameli tem nos orientado a manter esse diálogo permanente, porque é assim que se constrói um governo presente e eficiente”, afirmou Mailza durante uma de suas agendas.

Analistas políticos destacam que a postura ativa da vice-governadora tem contribuído para a imagem de unidade e trabalho em equipe no Palácio Rio Branco. Além disso, sua capacidade de articulação tem reforçado a base de apoio ao governo, especialmente em regiões onde a presença do Estado precisa ser reafirmada.

Com uma agenda que inclui desde a entrega de obras até reuniões técnicas com secretários, Mailza Assis tem se tornado uma peça-chave na estratégia de comunicação e gestão do governo Cameli, ajudando a elevar os índices de aprovação e demonstrando que a administração estadual está comprometida com todos os acreanos.

Comentários

Continue lendo