Brasil
WhatsApp anuncia proteção com criptografia para backup de conversas
O Facebook divulgou, nesta sexta-feira (10), que o WhatsApp oferecerá criptografia de ponta a ponta também nos backups. O recurso chegará para smartphones Android e iOS, de acordo com uma publicação no blog oficial da rede social.
Com a novidade, os usuários poderão optar ou não pela criptografia de ponta a ponta na hora de realizar o backup de mensagens, fotos, vídeos, documentos e áudios trocados pelo app.
Com a função ativada, a promessa é que somente o usuário poderá ler o conteúdo cujo backup foi realizado. Ou seja, com a tecnologia, nem mesmo os provedores de serviço onde ficam os backups (Google Drive e iCloud) poderão ler as informações.
A nova camada de proteção surge justamente como uma resposta a críticas de especialistas que diziam que apesar da criptografia nas mensagens, o backup dos usuários poderia ser facilmente fraudados, já que ele era feito fora do app.
A novidade era testada há algum tempo, e nas próximas semanas deve chegar para todo mundo que utiliza o WhatsApp.
Como vai funcionar?
A ferramenta funciona a partir de chaves exclusivas que serão geradas aleatoriamente para cada usuário. As chaves poderão ser protegidas de maneira manual ou a partir de uma senha gerada pela pessoa.
Se a opção for utilizar uma senha, essa chave será armazenada em um Backup Key Vault, que é construído com base em um componente chamado módulo de segurança de hardware (HSM), um hardware que é utilizado para armazenar chaves de criptografia com segurança.
“Quando o proprietário da conta precisa acessar seu backup, ele pode acessá-lo com sua chave de criptografia ou usar sua senha pessoal para recuperar sua chave de criptografia do Cofre de chaves de backup baseado em HSM e descriptografar seu backup”, explicou o Facebook.
O Backup Key Vault, baseado em HSM, será responsável por impor limites de tentativas de verificação de senha e tornará a chave permanentemente inacessível após um número mínimo de tentativas malsucedidas de acessá-la.
Comentários
Brasil
Papa Francisco faz aparição na Praça de São Pedro durante Domingo de Ramos
O papa Francisco fez uma aparição surpresa neste domingo (13), durante as celebrações do Domingo de Ramos na Praça de São Pedro.
O pontífice, que deixou o hospital há três semanas, estava em uma cadeira de rodas e sem respiradores nasais de oxigênio. Francisco passou pelos fiéis reunidos e desejou um bom Domingo de Ramos e uma boa Semana Santa.
A Igreja Católica não havia confirmado a presença do papa nas comemorações. Médicos recomendaram repouso de dois meses para Francisco para permitir que seu corpo se recuperasse totalmente depois de passar mais de um mês internado com uma infecção respiratória.
A Semana Santa, a mais movimentada do ano para a Igreja Católica, marca o momento em que cristãos lembram o sofrimento, a morte e a ressurreição de Jesus Cristo.
No sábado (12), o pontífice foi à Basílica de Santa Maria Maior, em Roma, para prestar homenagem a Nossa Senhora antes das celebrações.
O pontífice também se reuniu como rei Charles III e a rainha Camilla, do Reino Unido, na quarta-feira (9). O Palácio de Buckingham disse que Charles e Camilla “estavam encantados que o papa estivesse bem o suficiente para recebê-los”.
Comentários
Brasil
PF apreende armas em operação contra garimpo ilegal em terra indígena no Pará
Uma operação conjunta da Polícia Federal e da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) resultou na apreensão de armamentos, munições e mercúrio em áreas de garimpo ilegal na Terra Indígena Kayapó, no município de Ourilândia do Norte, sudeste do Pará. A ação ocorreu na última sexta-feira (11), durante uma fiscalização nas margens e calha do rio Fresco, afluente do rio Xingu.
Durante a operação, garimpeiros fugiram de um dos acampamentos ao perceberem a aproximação dos agentes. No local, foram encontrados cerca de 200 cartuchos de diversos calibres, entre eles .556, 9mm, .38, .22, 20 e 28, além de seis armas de fogo, incluindo um fuzil calibre .556. Os agentes também apreenderam quatro quilos de mercúrio, embarcações, motores, peças de dragas de extração de ouro e uma antena de internet via satélite, evidenciando o uso de tecnologia avançada pelos criminosos.
Em outro ponto da operação, uma draga em processo de montagem foi localizada. Os responsáveis foram identificados, ouvidos e liberados. Aproximadamente dois mil litros de combustível, além de veículos e equipamentos usados na extração de ouro, foram inutilizados.
Segundo a Polícia Federal e a Funai, o garimpo ilegal tem causado danos significativos ao meio ambiente, especialmente pela contaminação do rio Fresco com sedimentos e mercúrio. A Terra Indígena Kayapó tem sido alvo constante de atividades ilícitas, que ameaçam tanto o equilíbrio ambiental quanto a saúde e o modo de vida das comunidades indígenas da região.
Comentários
Brasil
PRF e Ibama fazem operação em depósito ilegal em Boa Vista (RR)
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) em Roraima e o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), durante operação integrada de combate ao garimpo ilegal em Terras Indígenas, apreenderam 7 mil litros de combustíveis em um depósito ilegal na capital.
Sob a coordenação da Casa de Governo, as equipes se dirigiram a um depósito clandestino de combustíveis, localizado em Boa Vista, e apreenderam 7 mil litros de Diesel que seriam transportados para garimpos ilegais. Ainda, foram apreendidos um veículo e uma motocicleta. Um homem foi preso.
A Força Nacional e Guarda Civil Municipal de Boa Vista apoiaram na ocorrência.
Você precisa fazer login para comentar.