Cotidiano
Viralizou tem bilhete do Abel Ferreira, homenagem do Flu a Jô Soares e golaço de garoto de 17 anos
Rodada do Campeonato Brasileiro teve ainda gol e provocação de Gabigol, boca suja de Romarinho do Fortaleza e solidariedade com menino de 11 anos que emocionou o País
O Palmeiras segue “nadando de braçadas” no Campeonato Brasileiro. Ao bater o Goiás por 3 a 0 no Allianz Parque, mesmo com uma formação mista, o time abriu seis pontos para o vice-líder Corinthians e chegou a quinta vitória seguida na competição. E qual seria o segredo para esse desempenho?
Bem, essa resposta apenas o elenco e o técnico Abel Ferreira podem dizer. Mas o treinador atiçou ainda mais essa curiosidade ao mandar um bilhete para os jogadores durante a partida.
Esse e outros fatos marcantes da 21ª rodada, como a homenagem do Fluminense ao gênio Jô Soares, torcedor do clube falecido na sexta-feira, e uma lista de golaços estão presentes em mais um Viralizou. Até porque, se caiu nas redes, não é mais segredo.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_bc8228b6673f488aa253bbcb03c80ec5/internal_photos/bs/2022/X/2/0WvrRfR12RP1oz8vzA8w/maykej.jpg)
Mayke lê bilhete de Abel Ferreira durante Palmeiras x Goiás — Foto: Reprodução/TV Globo
Segue o líder! É verdade esse bilhete ✍️
Mesmo utilizando uma equipe mista, de olho na partida de volta das quartas de final da Libertadores, contra o Atlético-MG, o Palmeiras não teve dificuldade para vencer o Goiás por 3 a 0. Resultado que começou com um golaço do lateral-direito Mayke, escolhido o melhor em campo.
Aos 18 min do 1º tempo – gol de dentro da área de Mayke do Palmeiras contra o Goiás
“Lateral ‘Craque do Jogo’ não é muito normal, né?”, comenta Mayke, após receber prêmio
Para completar, Raphael Veiga, que voltou a converter um pênalti após três tentativas erradas, e Atuesta deram números finais ao confrontos. E com a vitória já assegurada, o técnico Abel Ferreira usou de uma estratégia curiosa para orientar seu sistema defensivo nos minutos finais. Na base do bilhetinho.

Abel faz circular bilhete com instruções táticas entre o elenco do Palmeiras
Mas nem tudo foi tão belo assim… 🙃
Vitória, golaço, liderança…Tudo foi lindo para o torcedor do Palmeiras no Allianz Parque. Talvez com a exceção de um lance protagonizado pelos jogadores dos dois times aos 33 minutos do primeiro tempo. Um perde e ganha daqueles típicos de um bom e velho rachão. Momento “raiz”.
Quem também teve o que reclamar foi o atacante Wesley, que poderia ter deixado o placar ainda mais elástico contra o Goiás, mas perdeu dois gols em sequência quando o placar ainda estava no 0 a 0.
E ai teve que aguentar a corneta de alguns torcedores. Lembram do bilhete do Abel?
Homenagem a um gênio tricolor 👏👏👏
Na sexta-feira o Brasil perdeu o apresentador, humorista, ator e escritor Jô Soares, que faleceu aos 84 anos. Também apaixonado por futebol, Jô era torcedor declarado do Fluminense. E o clube fez questão de homenageá-lo antes da partida contra o Cuiabá, no Maracanã, com o time entrando em campo com o nome do humorista nas camisas dos jogadores.
Jogadores do Fluminense entraram em campo com homenagem a Jô Soares — Foto: Divulgação
E enquanto a imagem do torcedor ilustre apareceu no telão do Maracanã, com os dizeres “Um beijo do Flu”, em alusão ao famoso bordão “Um beijo do gordo”, os torcedores também fizeram sua reverência gritando “Ah, é Jô Soares”. Muito merecido.

Jô Soares é homenageado por jogadores do Fluminense e arquibancada grita: “Ah, é Jô Soares!”
Em campo, o Fluminense também fez bonito e venceu por 1 a 0, com gol do artilheiro Cano, logo no primeiro minuto da partida. O seu 30º na temporada e o 13º no Brasileiro, artilheiro isolado da competição.
Invicto há dez rodadas, o Tricolor está na terceira colocação. Fase tão boa que até o técnico Fernando Diniz mostrou qualidade com a bola no pé. Ou não?
E ele tem só 17 anos…😯
Quem também vem em boa fase no Brasileirão é o Athletico, que, de virada, venceu o Atlético-MG por 3 a 2, em pleno Mineirão. Resultado que levou o Furacão ao G-4 e impôs ao Galo a sua terceira derrota seguida na competição.
E se o uruguaio Canobbio foi o herói do Athletico ao marcar o gol da vitória aos 50 minutos do segundo tempo, o garoto Vitor Roque, de apenas 17 anos, foi o destaque da partida, marcando dois gols. O primeiro deles, um golaço.

Aos 41 seg do 2º tempo – gol de fora da área de Vitor Roque do Athletico-PR contra o Atlético-MG
Teve gol do Gabigol. E provocação também
Antes de voltarem a se enfrentar na Libertadores, Flamengo e Corinthians jogaram no sábado, fora de casa, e tiveram resultados diferentes. No Morumbi, mesmo atuando com um time reserva, reforçado por alguns titulares no segundo tempo, o Rubro-negro bateu o São Paulo por 2 a 0 e chegou a quinta vitória seguida no Brasileiro.
O gol que decretou o placar foi marcado por Gabigol, aos 49 minutos do segundo tempo. E o camisa nove comemorou de uma forma curiosa. Para alguns uma provocação ao são paulino Reinaldo. Tirem suas conclusões.

Aos 49 min do 2º tempo – gol de dentro da área de Gabi do Flamengo contra o São Paulo
Já o Corinthians, que também usou um time alternativo, ficou apenas no empate por 1 a 1 com o Avaí, em Florianópolis e viu a diferença para o Palmeiras aumentar no domingo. A partida teve uma longa paralisação por conta de sinalizadores acesos pela torcida corintiana.
Quem também teve um importante resultado, mas na parte debaixo da classificação, foi o Fortaleza, que na Arena Castelão venceu o Internacional por 3 a 0. Resultado que foi obtido mesmo com o Tricolor do Pici atuando com um jogador a menos desde os 29 minutos do primeiro tempo, quando o atacante Romarinho foi expulso por reclamação com o árbitro Wagner do Nascimento Magalhães.
Na leitura labial fica fácil entender o que o jogador falou…
E pra terminar, um bonito gesto 🥰
Na última quarta-feira, uma história emocionou o País. O garoto Miguel, de apenas11 anos, ligou para o 190 para pedir ajuda à Polícia Militar (PM) porque a família estava passando fome.
Após ser abraçado por uma corrente solidária, o menino, junto com seus familiares, teve um momento de alegria na noite de sábado ao ser convidado para assistir a vitória do Cruzeiro por 2 a 0 sobre a Tombense, pela Série B. Lindo sorriso, Miguel 😘
Comentários
Cotidiano
Ampliação do número de carteiras assinadas é sustentada, diz IBGE
O número de trabalhadores com carteira assinada no setor privado do Brasil cresceu 2,6%, com a inclusão de 1 milhão de trabalhadores, no trimestre encerrado em novembro, número recorde, conforme os dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua), divulgada nesta terça-feira (30) pelo IBGE.

Com o resultado, que não inclui trabalhadores domésticos, são 39,4 milhões de empregados nesta condição. Desse total, 13,1 milhões são do setor público, também um número recorde, com avanço de 1,9% ou mais 250 mil pessoas no trimestre e de 3,8% no ano com mais 484 mil pessoas.
Notícias relacionadas:
Para a coordenadora de Pesquisas por Amostra de Domicílios do IBGE, Adriana Beringuy, apesar de especificamente não ter sido uma variação estatisticamente significativa, a trajetória por si só, garantiu chegar ao fim deste trimestre com o contingente de 39,4 milhões de pessoas, o que representa um número recorde para a série carteira assinada no setor privado.
“Embora não significativa, sempre vem acrescentando carteira no cômputo geral, ou seja, é um movimento que foi sustentado ao longo de 2024 e agora para 2025”, comentou entrevista virtual à imprensa para apresentação dos dados da Pnad Contínua.
No mesmo trimestre, o número de trabalhadores sem carteira assinada no setor privado também mostrou estabilidade no trimestre e atingiu 13,6 milhões. O total representa recuo de 3,4% ou menos 486 mil pessoas no ano.
Já os trabalhadores por conta própria alcançaram 26 milhões, o que é novo recorde da série histórica. Se comparado ao trimestre anterior, embora tenha ficado estável, o contingente aumentou 2,9% ou mais 734 mil pessoas no ano.
“O trabalho por conta própria chega à marca inédita de 26 milhões, a maior estimativa da série histórica da pesquisa. A despeito da variação trimestral não ter ocorrido e ter ficado no campo da estabilidade, a expansão continuada assegurou o atingimento desse volume de trabalhadores por conta própria”, disse.
Informalidade
O recorde no número de trabalhadores com carteira assinada no trimestre encerrado em novembro foi motivo para a variação negativa da taxa de proporção de trabalhadores informais na população ocupada.
O número de pessoas nesta situação ficou em 37,7% da população ocupada ou 38,8 milhões de trabalhadores informais. No período anterior terminado em agosto tinha ficado em 38,0 % ou 38,9 milhões. É também menor que os 38,8 % ou 39,5 milhões, registrados no trimestre encerrado em novembro de 2024.
A coordenadora ressaltou, o que classificou de quadro interessante, ao verificar o quanto a população ocupada total cresceu e quanto dessa parcela da população está na informalidade. “O ramo informal não apenas não cresceu como retraiu. Isso faz um movimento de perda de força do ramo informal, pontuou.
Adriana Beringuy destacou que parte expressiva dos 601 mil trabalhadores que entraram para a população ocupada no trimestre foi justamente no segmento da administração pública, defesa, seguridade social, educação, saúde humana e serviços sociais, que cresceu 2,6%, ou 492 mil pessoas ocupadas a mais. Neste segmento, ainda que tenha contratos temporários, o da educação não é considerado informal e tem legalidade constituída e assegurada, explicou a coordenadora.
Ela disse também que os segmentos informais são compostos por emprego sem carteira no setor privado, trabalho doméstico sem carteira assinada, conta própria e empregador sem CNPJ e o trabalhador familiar auxiliar. “Quando a gente soma todas essas parcelas populacionais, chega ao valor de 38 milhões 817 mil pessoas consideradas ocupadas e formais, antes eram 38.878, ficou praticamente estável”.
No trimestre encerrado em agosto, a taxa de desocupação ficou em 5,2% da força de trabalho do país, ou 5,6 milhões de pessoas em busca de trabalho, sendo a menor desde 2012, quando começou a série histórica da Pnad Contínua. Desde o trimestre encerrado em junho de 2025, que o indicador vem mostrando, sucessivamente, menores taxas da série.
Rendimentos
Outro recorde no trimestre terminado em novembro, foi no rendimento médio real habitual da população ocupada do Brasil que atingiu R$ 3.574, com alta de 1,8% no trimestre e de 4,5% em relação ao mesmo trimestre móvel de 2024, já descontados os efeitos da inflação.
O avanço de 5,4% no rendimento médio dos trabalhadores em Informação, Comunicação e Atividades Financeiras, Imobiliárias, Profissionais e Administrativas puxou este recorde. Conforme a Pnad Contínua, se comparado anualmente, houve ganhos em cinco atividades: Agricultura e pecuária (7,3%), Construção (6,7%), Informação, Comunicação e Atividades Financeiras (6,3%), Administração pública (4,2%) e Serviços domésticos (5,5%).
Com o desempenho do rendimento médio e do número de trabalhadores, a massa de rendimento real habitual também atingiu novo recorde. “R$ 363,7 bilhões, com altas de 2,5% (mais R$ 9,0 bilhões) no trimestre e de 5,8% (mais R$ 19,9 bilhões) no ano”, informou o IBGE.
Pesquisa
De acordo com o IBGE, a Pnad Contínua é a principal pesquisa sobre a força de trabalho do Brasil e abrange 211 mil domicílios, espalhados por 3.500 municípios e visitados a cada trimestre. “Cerca de dois mil entrevistadores trabalham nesta pesquisa, integrados às mais de 500 agências do IBGE em todo o país”.
Fonte: Conteúdo republicado de AGENCIA BRASIL - NOTÍCIAS
Comentários
Cotidiano
Idoso de 61 anos é resgatado de dentro de caminhonete trancada sob calor intenso e passando mal em Rio Branco
Homem que se apresentou como tutor foi preso em flagrante por suspeita de abandono de incapaz. Bombeiros arrombaram vidro para salvar vítima, que estava com pressão alta

Um homem que se apresentou como tutor do idoso e dono do veículo foi preso em flagrante pela Polícia Militar, sob suspeita de abandono de incapaz. Foto: captada
Um idoso de 61 anos foi resgatado por bombeiros de dentro de uma caminhonete trancada na Rua Isaura Parente, em Rio Branco, na tarde de segunda-feira (29). O homem havia ficado mais de uma hora no veículo sob calor intenso até que pedestres perceberam que ele passava mal e acionaram a polícia.
O major Ocimar Farias, do Corpo de Bombeiros, explicou que, após tentativas frustradas da RBTrans e de um chaveiro, a equipe arrombou o vidro traseiro para retirar a vítima, que estava com pressão alta e debilitada. Um homem que se apresentou como tutor do idoso e dono do veículo foi preso em flagrante pela Polícia Militar, sob suspeita de abandono de incapaz.
O idoso recebeu os primeiros socorros no local e foi encaminhado para atendimento médico. A PM confirmou indícios de abandono, uma vez que ele permaneceu trancado sem os cuidados necessários.
O major Ocimar Farias explicou que os bombeiros quebraram o vidro de uma das janelas para ter acesso ao idoso.
“Ele faz uso de remédios e estava com o carro trancado no calor. Quando chegamos ao local já tinha uma equipe da RBTrans tentando abrir, mas não conseguiu. Nossa única alternativa foi fazer o arrombamento do vidro traseiro”, reforçou.
O bombeiro confirmou que o idoso estava com a pressão alta e debilitado. Ele recebeu os primeiros socorros ainda no local. A PM-AC confirmou que ‘foi constatado que o idoso se encontrava em situação de vulnerabilidade, havendo indícios de abandono de incapaz, uma vez que permaneceu trancado no veículo sem os cuidados necessários’.
Comentários
Cotidiano
Moradores de Manoel Urbano enfrentam ruas intransitáveis e lama em pleno fim de ano
Reportagem flagrou acesso apenas por tábuas improvisadas e quadriciclos na Baixada do Porto Atual. População cobra ações da prefeitura para infraestrutura local

A situação atinge de forma mais severa idosos, crianças e pessoas com mobilidade reduzida, que precisam procurar os pontos menos alagados para conseguir se deslocar, muitas vezes correndo riscos. Foto: captada
Na Baixada do Porto Atual, em Manoel Urbano, ruas completamente tomadas pela lama dificultam o tráfego de pedestres e veículos em pleno período de festas de fim de ano. A situação, flagrada pela reportagem do jornalista Gilmar Mendes Lima nesta terça-feira (30), revela problemas crônicos de infraestrutura que seguem sem solução, afetando principalmente idosos, crianças e pessoas com mobilidade reduzida.
Moradores relataram que a única forma de acesso em vários trechos é por tábuas improvisadas sobre a lama ou por quadriciclos — os únicos veículos capazes de trafegar no local. Eles afirmam que a área está entre as mais negligenciadas pela Prefeitura de Manoel Urbano, sem serviços regulares de recuperação das vias ou drenagem, situação que piora com as chuvas.
A população cobra ações emergenciais para garantir condições mínimas de acesso e evitar que o abandono persista, impactando a rotina e a segurança das famílias que residem na localidade.


Você precisa fazer login para comentar.