fbpx
Conecte-se conosco

Flash

Vigilância Sanitária fecha URGIL em Rio Branco

Publicado

em

O Hospital de Urgência Infantil (URGIL) em Rio Branco foi interditado pela Vigilância Sanitária do Estado do Acre, no fim da manhã desta sexta-feira (14) após uma ação protocolada na justiça pelo Ministério Público do Acre, pelo não cumprimento de Termos de Ajustamento de Conduta (TAC) firmados.

De acordo com os Termos de Ajustamento de Conduta, firmados entre do MPAC e a URGIL em 2022, o hospital deveria readequar sua estrutura física e operacional, assegurar os direitos básicos determinados pelo Código de Defesa do Consumidor, criar um regimento interno, bem como protocolos operacionais padrão, com o oferecimento dos serviços médicos e de enfermagem previstos na frequência adequada, inclusive com funcionamento do setor de radiologia.

Além disso, os documentos preveem a instalação de elevador de transporte que permitissem macas ou rampa de acesso para o mesmo fim, organizar a tubulação de ar-condicionados (que estava exposta), e outras obrigações. Assinaram o TAC Teresa Cristina Maia, Diretora-Geral da URGIL, o promotor de Justiça de Defesa do Consumidor Flávio Della Libera, e representantes da Vigilância Sanitária, em 3 de agosto de 2022. Todos os ajustes deveriam ter sido feitos em até 12 meses, o que não se cumpriu.

Pelo não cumprimento do que foi acordado, a Vigilância Sanitária do Acre fechou o estabelecimento, e ainda não há informação de como serão gerenciados os atendimentos já marcados e internações.

Segundo a reportagem do ac24horas tentou contato com a URGIL pelo número 3224-4694, que está disponibilizado na web, mas ninguém atendeu. O espaço segue aberto para manifestação, caso haja interesse.

Comentários

Continue lendo

Flash

Foragido da Justiça é capturado pela PM em ação do grupo GIRO

Publicado

em

Sem resistir à prisão, o suspeito foi algemado e conduzido à delegacia de Epitaciolândia para as providências cabíveis.

A ação rápida e coordenada do GIRO foi fundamental para a captura do indivíduo, demonstrando a eficácia das operações realizadas pelo grupo especializado da PM.

Em uma operação eficaz realizada pelo Grupo de Intervenção Rápida e Ostensiva (GIRO), a Polícia Militar prendeu na tarde de hoje um homem foragido da justiça. A ação aconteceu durante um patrulhamento de rotina na cidade de Brasiléia.

Durante o patrulhamento, a guarnição da PM avistou um indivíduo em atitude suspeita, correndo por trás de uma residência. Imediatamente, os policiais realizaram um cerco na área, conseguindo capturar o homem. Após a abordagem, o suspeito foi identificado como Alessandro.

Ao consultar os aplicativos de identificação de indivíduos, os policiais descobriram que havia um mandado de prisão em aberto contra o cidadão, o que justificava sua tentativa de fuga. Sem resistir à prisão, o suspeito foi algemado e conduzido à delegacia de Epitaciolândia para as providências cabíveis.

O nome completo do foragido não foi divulgado pelas autoridades, seguindo os protocolos de segurança e investigação. A ação rápida e coordenada do GIRO foi fundamental para a captura do indivíduo, demonstrando a eficácia das operações realizadas pelo grupo especializado da PM.

Comentários

Continue lendo

Flash

Prefeitura de Epitaciolândia publica decreto de utilidade pública para desapropriação da área onde será construída a nova ponte entre Epitaciolândia e Brasiléia

Publicado

em

Mais um passo foi dado para a construção da integração que ligará Epitaciolândia ao município de Brasiléia, com a publicação do Decreto n. 71 de 17 de junho de 2024, de Declaração de Utilidade Pública (DUP), assinado pelo Prefeito Sérgio Lopes, para fins de desapropriação de áreas na região que compreende ao lado esquerdo da Avenida Amazonas – Rodovia Wilson Pinheiro, BR317.

A nova estrutura, ansiosamente aguardada pela população local, promete aliviar o congestionado tráfego da atual ponte ‘José Augusto’, construída na década de 1980 durante a gestão do ex-governador Nabor Junior. Com 44 anos de serviço, a ponte existente não atende mais a demanda crescente de veículos, sendo de mão única e frequentemente causando transtornos e atrasos no desenvolvimento da região fronteiriça.

A nova ponte será construída com duas vias em concreto, financiada por emendas da ex-deputada Mara Rocha com o valor inicial de 17 milhões de reais, a obra segue paralela às negociações com moradores.

De acordo com o advogado do Município, Dr. Thallis Felipe, as negociações se encaminham para que a desapropriação seja totalmente realizada administrativamente, o que garantirá maior celeridade e eficiência na desapropriação, de forma que, em breve, todo o entorno da obra já esteja dentro do patrimônio municipal, liberando o espaço para que a obra ocorra sem qualquer contratempo.

Comentários

Continue lendo

Flash

Governador Gladson Cameli visita construção da nova sede do Instituto de Meio Ambiente do Acre

Publicado

em

Destacando o zelo com cada ferramenta institucional do governo que lidera, na manhã desta quinta-feira, 20, o governador Gladson Cameli realizou uma visita à obra da nova sede do Instituto de Meio Ambiente do Acre (Imac).

Retomado em abril, o empreendimento é realizado pela Secretaria de Estado de Obras Públicas (Seop) e tem previsão de entrega para dezembro. O novo prédio conta com três pavimentos e está sendo construído no bairro Portal da Amazônia, em Rio Branco, próximo ao Centro Integrado de Ensino e Pesquisa em Segurança Pública (Cieps).

Principais pontos trabalhados neste novo período são serviços de instalação elétrica, pintura e lógica da edificação. Foto: Marcos Vicentti/Secom

Durante a visita, o chefe de Estado afirmou: “Com grande dedicação, queremos estruturar o Imac da melhor forma possível. Este é um órgão de importância para a pauta ambiental e por isso queremos prover uma estrutura de excelência, para agregar todos os servidores que nos ajudam a cumprir o que está na nossa Constituição”.

“Como governador, busco melhorar a infraestrutura e reestruturar todas as sedes dos órgãos governamentais do estado, gerando emprego e renda, ao mesmo tempo em que aprimoramos o serviço público”, destaca Cameli. Foto: Marcos Vicentti/Secom

E continuou: “Estamos construindo locais de trabalho para melhor alcançar o público e cumprir nossas missões institucionais. Trabalhamos com esse propósito, para que a gente não perca mais um dia de verão”.

Na ocasião, o governador Cameli agradeceu o empenho dos trabalhadores da obra. Foto: Marcos Vicentti/Secom

Segundo o titular da Seop, Ítalo Lopes, a obra está em estágio avançado na parte elétrica e no acabamento do forro. “Estamos em um momento importante de retomada dessa obra. Com a orientação do governador e buscando eficiência, contamos com uma nova empresa trabalhando no projeto”, relatou.

“Esse é um projeto complexo de expansão da estrutura física do Imac, que se tornará grandioso para o desenvolvimento pleno das ações ambientais”, apontou Lopes. Foto: Marcos Vicentti/Secom

A chegada do verão também é propícia ao trabalho da equipe de obras públicas, com maior oportunidade para avançar na pavimentação do espaço, principalmente do estacionamento. Também destaca-se o apoio realizado pelo Departamento de Estradas de Rodagem, Infraestrutura Hidroviária e Aeroportuária (Deracre), que realizou uma limpeza significativa na área.

O instituto

O Imac é uma autarquia estadual criada por meio da Lei nº 851, de 23 de outubro de 1986, com o princípio básico de executar a política ambiental do Acre. Desde sua criação, vem desenvolvendo ações de controle e de educação ambiental, com a responsabilidade de prevenir e incentivar a preservação do meio ambiente.

Prédio deverá ser entregue em dezembro. Foto: Marcos Vicentti/Secom

Vinculado à Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), o instituto estadual contribui para o desenvolvimento sustentável, com compromisso socioambiental e econômico, executando ações de educação ambiental, licenciamento, monitoramento e fiscalização.

Comentários

Continue lendo