Acre
Vídeo: Municípios cobram recuperação da BR-317, mas não recebem resposta do governo e Dnit
Buracos na pista colocam em risco segurança de motoristas e passageiros
A BR-317, que recebeu serviços paliativos há menos de 8 mês nos trechos entre os municípios de Capixaba e Epitaciolândia, vem apresentando diversos buracos e irregularidades. Entre os municípios de Brasiléia e Assis Brasil, onde a BR é denominada de Estrada do Pacífico, a situação é bem pior. O prefeito de Assis Brasil, Humberto Filho (PSDB), o Betinho, já fez várias reivindicações ao governo do Estado e Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (Dnit), mas até o momento nenhum trabalho de recuperação foi realizado.
Os turistas de várias regiões do país e do mundo que querem visitar a região amazônica e, consequentemente o Peru, reclamam das dificuldades e a péssima qualidade da estrada do lado brasileiro. Os acidentes na região entre Assis Brasil e Brasiléia são em sua maioria provocados por ondulações e buracos ao longo da pista.
Sabendo da situação difícil que a população da região vem passando, os prefeitos dos municípios que são ligados pela BR exigem do Dnit e do governo do Estado providências urgentes. Mesmo com serviço paliativo já finalizado a estrada continua apresentando problemas que coloca em risco os viajantes.
“Por essa BR passam muitos turistas, é uma vergonha para nós apresentar uma estrada toda esburacada para nossos visitantes e um constrangimento maior ainda para os nossos condutores quando ficam impossibilitados de seguir viagem porque quebrou o carro ou estourou um pneu, entre outras coisas”, diz Betinho.
Betinho informou que a responsabilidade da manutenção na BR não é da prefeitura, mas na tentativa de conseguir melhores condições de trafegabilidade na estrada fez questão de encaminhar diversos ofícios ao Departamento de Estradas e Rodagens do Acre (Deracre) e ao Dnit solicitando que seja feita uma recuperação na estrada sentido Brasiléia, bem como a recuperação do trecho entre a Alfândega e a Ponte da Amizade, que liga o Brasil ao Peru.
“O grande problema é que não obtivemos sucesso nas respostas. Isso nos entristece muito”, desabafou.
Veja vídeo reportagem com Almir Andrade.
Comentários
Acre
Semana começa com calor, sol entre nuvens e pancadas de chuva no Acre
Previsão indica temperaturas elevadas em todo o estado, com chuvas rápidas e baixo risco de temporais

Comentários
Acre
Sesacre aponta queda nos casos de Covid-19 em até 96% no Acre em 2026
O Acre registrou uma redução significativa nos casos de Covid-19 em 2026. Até fevereiro, foram contabilizadas 112 confirmações, número muito inferior ao de anos anteriores. Segundo a Secretaria de Estado de Saúde, houve uma queda de 96% em relação a 2025, quando a circulação do vírus era maior.
Essa tendência de diminuição de casos graves e internações também foi observada em outras regiões do Brasil. Especialistas atribuem esse cenário à vacinação em massa e à imunidade adquirida pela população nos últimos anos.
No entanto, as autoridades de saúde alertam para o aumento de outros vírus respiratórios, como os que causam síndromes gripais, o que requer atenção da população.
Apesar da melhora no quadro da Covid-19, o recomendável é manter os cuidados básicos, principalmente para grupos vulneráveis. O estado agora monitora a doença de forma mais controlada, sem picos elevados como antes.
Comentários
Acre
Ciclista morre atropelado no dia do aniversário na Baixada da Sobral, em Rio Branco
Vítima ainda foi socorrida, mas não resistiu aos ferimentos e morreu dentro da ambulância
O ciclista Rizomar Nascimento de Almeida, de 44 anos, morreu na noite deste domingo (22) após ser atropelado no bairro Bahia Velha, na região da Baixada da Sobral, em Rio Branco. A tragédia aconteceu no mesmo dia em que ele comemorava aniversário.
Segundo informações apuradas no local, a vítima trafegava de bicicleta pela Rua Mende Sá quando tentou atravessar a via e foi atingida por um caminhão vermelho que seguia no sentido centro-bairro.
Com o impacto, a bicicleta ficou presa debaixo do veículo e há suspeita de que as rodas do caminhão tenham passado sobre o abdômen do ciclista, provocando um grave trauma abdominal, além de possível fratura na região do quadril.
Populares prestaram os primeiros socorros e acionaram a Polícia Militar do Acre e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Duas ambulâncias, sendo uma de suporte básico e outra de suporte avançado, foram enviadas ao local. As equipes médicas realizaram manobras de reanimação, mas, apesar dos esforços, Rizomar não resistiu e morreu dentro da ambulância.
O corpo foi encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML) para os exames cadavéricos.
O Policiamento de Trânsito isolou a área para os trabalhos da perícia. Após os procedimentos, o motorista do caminhão foi preso e conduzido à Delegacia de Flagrantes (Defla), onde deverá prestar esclarecimentos.
A bicicleta da vítima foi entregue aos familiares.


Você precisa fazer login para comentar.