fbpx
Conecte-se conosco

Extra

Vídeo: Dois casos de Coronavirus são confirmados pelo governo da Bolívia

Publicado

em

Duas mulheres, uma de Santa Cruz e outra de Oruro que estiveram na Itália com idades acima de 65 anos estão isoladas

Da redação, com El Deber

O ministro da Saúde, Aníbal Cruz, confirmou hoje dois primeiros casos de coronavírus na Bolívia. Um dos casos foi confirmado em San Carlos (Santa Cruz) e o outro em Oruro.

Segundo o ministro, os dois pacientes estavam na Itália e atualmente estão isolados, recebendo o tratamento correspondente.

No caso da paciente de Oruro, o ministro informou que é uma mulher de 65 anos que chegou ao país da Itália, entrando pelo Aeroporto Internacional Viru Viru, em Santa Cruz.

A mulher está em quarentena dentro de sua casa com outros parentes. Dois dias após sua chegada ao país, ele começou a sentir os sintomas, ou seja, febre, tosse e mal-estar, então foi a um centro de saúde, onde eles colheram amostras que depois eram enviadas ao laboratório. Os testes confirmaram que ele tem coronavírus.

O caso da paciente de San Carlos indicou que é uma mulher com mais de 65 anos de idade, com residência prolongada na Itália; Aparentemente, chegou no sábado, 29 de fevereiro, em Santa Cruz e passou as verificações no aeroporto porque não havia sintomatologia.

A mulher foi hospitalizada na segunda-feira de emergência no hospital do município de San Carlos (norte da capital de Santa Cruz), após apresentar um quadro de aumento térmico (febre) e dificuldades respiratórias. Ela chegou ao país há alguns dias de Milão.

Quando o pessoal do Serviço Departamental de Saúde (sede) foi a essa localidade para revisá-lo, ele informou que a idosa disse que sentia um mal-estar e sensação de falta de ar. Além disso, ele fez o teste de coronavírus e o enviou ao Cenetrop.

Na segunda-feira, o chefe da sede, Marcelo Ríos, disse que “no momento o paciente não atendia à definição do caso porque a febre já havia desaparecido e não tinha outra manifestação”, no entanto, eles decidiram mantê-la sob observação até cumprir os 14 dias de rigor, fato que já foi cumprido. O resultado do Cenetrop já confirmou que, de fato, o paciente tem Covid-19.

Na época, Ríos destacou que o hospital de San Carlos, onde o paciente permanecia isolado e sob observação, mantinha um bom protocolo de biossegurança. Por sua vez, ele disse que a investigação que haviam iniciado também chegara à família da mulher.

O protocolo foi ativado com cautela, desde que a pessoa chegou da Itália, um país em que 631 pessoas morreram devido ao coronavírus e existem 8.514 casos confirmados pelo Covid-19.

Comentários

Continue lendo

Extra

Jovens são vítimas de tentativa de homicídio na zona rural de Epitaciolândia

Publicado

em

As autoridades policiais da fronteira do Acre, Polícia civil e Militar, estão envolvidas na tentativa de localizar os envolvidos em uma dupla tentativa de homicídio ocorrido na noite desta quinta-feira, dia 25, se estendendo até a manhã desta sexta, dia 26.

Dois jovens com idades de 16 e 17 anos, estavam trafegando em uma moto nas proximidades do Tucunduba, já dentro dos limites territoriais do município de Epitaciolândia, que tem acesso pelo km 31 da BR 317.

As primeiras informações passadas as autoridades, que estão sendo investigadas para ver se condiz com a verdade, seria que os menores foram surpreendidos por um defeito na motocicleta e para a surpresa dos dois, um grupo de aproximadamente seis indivíduos, aparecem armados e teriam iniciado os disparos.

O menor de 16 anos teria caído no local após ser alvejado várias vezes e o segundo, de 17, conseguiu fugir do cerco mesmo baleado por diversas vezes pelo corpo e se escondeu por dentro do mato.

Somente pela manhã, com o dia claro, este conseguiu pedir socorro. Uma equipe do Serviço Atendimento Móvel de Urgência – SAMU, foi acionada e resgatou o jovem até o hospital regional em Brasiléia.

O primeiro, de 16 anos, foi resgatado ainda na noite desta quinta, por uma equipe da Poícia Militar, foi transferido para Rio Branco, onde passará por cirurgia. O de 17 anos está sendo avaliado pela equipe médica, para saber se vai ser necessário sua transferência para a capital do Acre.

O caso está sendo acompanhado pela equipe do delegado titular do Município, Eustáquio Nomerg e sua equipe de investigadores.

Comentários

Continue lendo

Extra

Independência vence campeonato acreano e garante vaga na série D do Brasileirão

Publicado

em

LEÔNIDAS BADARO

Quase três décadas depois, o Tricolor de Aço é campeão acreano de futebol. Nesta quinta-feira, 25, o Independência entrou em campo no Florestão precisando de uma vitória simples para “levantar” o troféu, o que não acontecia desde o ano de 1998.

O Tricolor de Aço não tomou conhecimento do São Francisco, venceu por 4 a 1 e fez a festa do tradicional torcedor.

Os gols do título foram marcados por Ruan, Reginaldo, Leozinho e Matheus. Keslley fez o gol de honra do São Chico.

Humaitá vence Rio Branco e garante o vice

No primeiro jogo da última rodada, o Humaitá venceu o Rio Branco por 3 a 0, ficou com o vice-campeonato e garantiu vaga nas competições nacionais do próximo ano.

Com a derrota, o Estrelão, que era o atual campeão, fica sem calendário nacional em 2025.

FOTOS: JOHN LENNON

Comentários

Continue lendo

Extra

Vereadora Arlete Amaral Assume Secretaria de Assistência Social em Brasiléia

Publicado

em

Nesta quarta-feira 24 de abril, a prefeita Fernanda Hassem empossou vereadora licenciada Arlete Amaral como Secretária de Assistência Social.

A transição de Arlete para a Secretaria de Assistência Social foi marcada por um ato simbólico realizado no centro de conveniência do idoso, aos servidores da pasta e à equipe municipal.

Arlete Amaral, uma empresária respeitada na comunidade e mãe de dois filhos, já havia ocupado cargos de destaque na política local, como presidente da Câmara por dois anos e vice-presidente por outros dois.

Em suas primeiras palavras como secretária, Arlete expressou gratidão pela confiança depositada pela prefeita e reafirmou seu compromisso em trabalhar pelo bem-estar e a inclusão social dos cidadãos de Brasiléia.

“Estou profundamente honrada pela confiança da prefeita Fernanda Hassem. Assumo este desafio com humildade e determinação, comprometida em servir a população de Brasiléia e dizer para a prefeita que a senhora não vai se decepcionar comigo, vamos trabalhar dia e noite pelo nosso povo e eu sou muito humana, se tem uma coisa que eu sei, é respeitar as pessoas”, enfatizou Arlete.

Para a prefeita Fernanda Hassem, a nomeação de Arlete Amaral como Secretária de Assistência Social representa uma nova fase para o município de Brasiléia, com a expectativa de uma gestão comprometida e voltada para o atendimento das necessidades da população mais vulnerável. “É com grande satisfação que recebo Arlete Amaral como nossa Secretária de Assistência Social. Sua experiência e dedicação às causas públicas são reconhecidas por todos. Estamos confiantes de que juntas, podemos fazer grandes avanços em prol da população de Brasiléia”, disse a prefeita.

Para preencher a vaga deixada por Arlete na Câmara Municipal, o suplente João Rocha (PP) assumirá o cargo, dando continuidade ao trabalho legislativo.

Comentários

Continue lendo