Conecte-se conosco

Flash

Vice-governadora Mailza alinha últimos detalhes do Feirão do Emprego que deve ofertar mil vagas neste fim de ano

Publicado

em

A vice-governadora e secretária de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos, Mailza Assis, reuniu nesta segunda-feira, 1º, representantes de empresas, entidades e instituições parceiras para alinhar os últimos detalhes do primeiro Feirão do Emprego e da Empregabilidade, que ocorrerá nos dias 5 e 6 de dezembro, em Rio Branco. A iniciativa deve disponibilizar mil vagas de trabalho, além de serviços essenciais ao trabalhador e oportunidades de capacitação profissional.

Vice-governadora reuniu representantes de empresas, entidades e instituições parceiras para definir detalhes do Feirão do Emprego. Foto: Clemerson Ribeiro/Secom

A reunião contou com a presença do secretário de Estado de Indústria, Ciência e Tecnologia, Assurbanípal Mesquita, que apresentou o funcionamento da ação, e de representantes da Federação das Indústrias do Estado do Acre (Fieac), Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado do Acre (Sinduscon), Associação Comercial, Industrial, de Serviço e Agrícola do Acre (ACISA), Associação Brasileira de Bares e Restaurantes do Acre (Abrasel), Associação Acreana de Supermercados (Asas), Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Instituto Estadual de Educação Profissional e Tecnológica (IEPTEC), Secretaria de Estado de Habitação e Urbanismo (Sehurb), Secretara de Governo (Segov), Seasdh, além da secretária de Comunicação, Nayara Lessa, do secretário de Turismo, Marcelo Messias, e do superintendente Regional do Trabalho, Leonardo Lane.

A vice-governadora reforçou que o Feirão pretende unir quem oferece vagas, quem qualifica e quem busca o primeiro emprego ou recolocação profissional.

“Vivemos um momento em que a geração de emprego é a maior necessidade da população. E vocês têm a oferta de trabalho, enquanto muitas vezes falta qualificação. Por isso, é fundamental organizarmos essa rede, quem contrata, quem capacita e quem demanda. A Secretaria de Assistência Social trabalha com pessoas que precisam superar a vulnerabilidade por meio do emprego, e essa troca de experiências fortalece essa missão. São mil vagas disponíveis e nem sempre temos, de imediato, pessoas capacitadas, mas temos os instrumentos para prepará-las, como o Ieptec, o Senai. É uma iniciativa que eu acredito muito, e juntos podemos fortalecer ainda mais cada setor”, afirmou.

Secretário Assubanípal Mesquita destacou momento positivo da economia acreana. Foto: Clemerson Ribeiro/Secom

Durante a reunião, o secretário Assurbanípal destacou que já foram mapeadas cerca de 800 vagas, além de 100 vagas ofertadas por um frigorífico do Mato Grosso para quem deseja mudar de estado.

“Fizemos um nivelamento com os parceiros desse grande evento, que tem o objetivo de ofertar vagas em um momento de crescimento da economia acreana. Vivemos aí o crescimento do PIB, boas taxas de desemprego e uma grande demanda das empresas. O Feirão une governo, iniciativa privada e sociedade para atender essa necessidade, que é o emprego. Vem para o Feirão do Emprego”, convidou.

Setores avaliam impacto positivo do Feirão

Lideranças de diferentes segmentos destacaram que o Feirão chega em um momento estratégico, especialmente pela alta demanda de contratações de fim de ano.

“O Feirão vem em boa hora. Dezembro é quando mais se contrata no comércio. Estamos incentivando empresários a cadastrarem suas vagas no Sine. Depois, é essencial que haja a capacitação dessas pessoas. A ideia é excelente”, declarou Patrícia Dossa, presidente da Associação Comercial do Acre (Acisa).

Leonardo Lane, superintende Regional do Trabalho, disse que terá plantão de dúvidas e outros serviços no evento. Foto: Clemerson Ribeiro/Secom

Adem Araújo, presidente da ASAS e CEO da Rede de Supermercados Arasuper, disse que o momento é oportuno e que no final de ano as contratações aumentam até 10%.
“Todos os segmentos têm dificuldade em contratar, especialmente supermercados para funções masculinas. O Feirão chega no momento oportuno, quando reforçamos o quadro em pelo menos 10% para atender o aumento da demanda. Vai facilitar muito o trabalho das equipes de RH”, avaliou.

Patrícia Parente, presidente da Abrasel/AC, também considera que o Feirão vem em um bom momento para donos de bares e restaurantes.

“A gente realmente está esperando que haja uma grande conexão, o nosso setor de bares e restaurantes tem muita oportunidade e, nesse momento do ano, férias, Natal, com certeza tem um aumento significativo das vendas, e é quando a gente realmente contrata os trabalhadores temporários, que na maioria das vezes não se torna temporário, acaba ficando efetivo. Mas, as nossas expectativas são de vagas diversas, como garçom, cozinheiro, auxiliar de cozinha, atendente, então são muitas opções. Esperamos que o Feirão traga essa conexão entre vocação e oportunidade”, disse.

Feirão do Emprego será realizado nos dias 5 e 6 no pátio do Museu dos Povos Acreanos. Foto: cedida

Leonardo Lane, superintendente Regional do Trabalho destacou que o órgão estará com diversos serviços à população. “O Sine oferece cerca de 200 vagas por dia, e o governo teve a iniciativa de ir atrás das empresas para ampliar as oportunidades. No Feirão, além das mil vagas, teremos plantão de dúvidas trabalhistas, orientação psicológica, catálogo de cursos e serviços como emissão da Carteira de Trabalho Digital, RAIS e Caged”, informou.

Sobre o Feirão do Emprego e da Empregabilidade

O Feirão será realizado no pátio do Museu dos Povos Acreanos, na Rua Epaminondas Jácome, das 8h às 17h. Serão oferecidos os seguintes serviços:

  • Cadastro e encaminhamento para vagas
  • Emissão de Carteira de Trabalho
  • Seguro-desemprego
  • Atendimentos da OCA Móvel
  • Serviços do Ônibus Lilás (Secretaria de Estado da Mulher – Semulher)
  • Orientações sobre entrevistas e currículos
  • Informação sobre empreendedorismo e MEI
  • Vagas em cursos do Senai, Senac, Ieptec e Polo Digital da Seict
  • Atendimentos de saúde (oftalmo, ortopedia, odontologia, testes rápidos, vacinação)
  • Corte de cabelo

A expectativa é de que centenas de trabalhadores sejam encaminhados diretamente para entrevistas e possíveis contratações durante a ação.

O evento ocorre em um momento de forte expansão econômica no Acre, que registrou o maior crescimento de PIB do país (14%) e redução das taxas de desemprego nos últimos três anos. Os setores que mais devem contratar são tecnologia da informação, supermercados, vendas, bares e restaurantes, construção civil, indústria e telemarketing.

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Flash

Projeto “Corpo em Movimento” é retomado e incentiva prática de atividades físicas em Brasiléia

Publicado

em

Com aulas gratuitas e acompanhamento profissional, iniciativa busca promover saúde e integração social na comunidade

A Prefeitura de Brasiléia, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, retomou nesta terça-feira (17) as atividades do projeto “Corpo em Movimento”, oferecendo à população uma nova oportunidade de cuidar da saúde com orientação profissional e práticas físicas gratuitas.

Entre as ações, destaque para a “Zumba na Praça de Brasiléia”, que transforma o espaço público em ponto de encontro para exercícios ao ar livre. A proposta alia atividade física e convivência social, reunindo participantes de diferentes idades e níveis de condicionamento.

A iniciativa estimula a população a adotar hábitos mais saudáveis de forma leve e acessível. Além dos benefícios físicos, as aulas também fortalecem o convívio comunitário, criando um ambiente de interação e bem-estar entre os participantes.

Durante o primeiro dia, os participantes passaram por avaliações de saúde, com aferição de pressão arterial e análise corporal, garantindo mais segurança e orientação adequada na prática dos exercícios.

A retomada contou com a presença do secretário de Saúde, Francelio Barbosa, da secretária de Cultura, Arlete Amaral, além da equipe de profissionais da saúde.

📅 Confira a programação:
✔️ Funcional: segundas e quartas-feiras, às 17h, na Praça Hugo Poli, com o professor Marlys Tojal.
✔️ Zumba: terças e quintas-feiras, às 17h, com o professor Jessé, também na praça Hugo Poli.

Cuidar da saúde hoje é investir em mais qualidade de vida para o futuro.

Comentários

Continue lendo

Flash

Presidente Antônio Rosiclei participa de sessão solene em homenagem ao conselheiro Valmir Ribeiro por trajetória de serviços ao Acre

Publicado

em

Sessão solene reuniu autoridades e familiares para reconhecer contribuições do homenageado na política, no Tribunal de Contas e no agronegócio

O presidente da Câmara Municipal de Epitaciolândia participa de sessão solene realizada na Câmara de Brasiléia em homenagem ao Valmir Gomes Ribeiro. Foto: cedida 

O presidente da Câmara Municipal de Epitaciolândia Antonio Rosiclei (Solidariedade) participou, nesta terça-feira (17), de uma sessão solene realizada na Câmara de Brasiléia em homenagem ao conselheiro do Tribunal de Contas do Estado do Acre (TCE/AC), Valmir Gomes Ribeiro. O momento foi marcado por grande comoção, reunindo autoridades, familiares e amigos que prestaram reconhecimento à trajetória de vida e aos relevantes serviços prestados por Valmir ao estado do Acre .

Natural de Brasiléia, Valmir Gomes Ribeiro construiu uma história sólida tanto na vida pública quanto na iniciativa privada.

Foi deputado estadual por dois mandatos, entre 1983 e 1990, período em que também exerceu funções de destaque, como vice-presidente da Assembleia Legislativa do Acre e integrante da Assembleia Estadual Constituinte de 1989. Ainda durante sua atuação política, participou como delegado do Colégio Eleitoral na eleição presidencial de 1985, um marco da história política brasileira.

Posteriormente, foi nomeado conselheiro do Tribunal de Contas do Estado do Acre (TCE/AC), onde também ocupou a presidência em diversas ocasiões, consolidando sua atuação na fiscalização e no fortalecimento das instituições públicas.

O presidente da Câmara de Epitaciolândia destacou a relevância da homenagem e a honra em participar de um momento tão significativo para a história de Brasiléia e de todo o estado. Foto: captada 

Atuação no agronegócio

Além da vida pública, Valmir também se destaca no agronegócio, sendo reconhecido como criador e selecionador de gado de elite, com forte atuação no melhoramento genético de raças como Nelore, Sindi e Brahman. Seu trabalho à frente da Fazenda Estância Terra se tornou referência no estado, acumulando importantes premiações ao longo dos anos.

Outro destaque de sua trajetória é o Projeto Tamazon, voltado à preservação de quelônios da Amazônia, iniciativa que alia produção, pesquisa e educação ambiental, demonstrando seu compromisso com o desenvolvimento sustentável da região.

Projeto TAMAZON – Tartarugas da Amazônia

É um projeto educativo, estável, auspicioso e próspero. É detentor de algo em torno de 200 (duzentos) mil animais, sensibilizando o seu proprietário Sr. Valmir Ribeiro a aprofundar-se em estudos, pesquisas, seminários, palestras e práticas de manuseios com quelônios da Amazônia. Resultando na publicação do livro de Aquicultura – A Tartaruga-da-Amazônia.

Fazenda Estancia Terra

Localizada no Km 07 da Estrada Transacreana – Rodovia AC-90. Rio Branco-Acre. De propriedade do Sr. Valmir Ribeiro, mostra-nos um trabalho sólido, rentável e respeitoso, digno a ser seguido.

Ao conhecer o trabalho desenvolvido no rebanho bovino da Estância Terra – Marca VGR, entende-se perfeitamente que o Estado do Acre tem um rebanho que, no mínimo, está em igualdade com os melhores do Brasil.

Há mais de 15 anos, a Estância Terra ocupa o mais alto pódio de premiações em todas as exposições agropecuárias do Estado. Fez sua primeira aparição em exposição, no ano de 2002, quando premiou 4 dos seus animais: Grande Campeão, Campeão Bezerro, Campeã Novilha Menor e Touro Jovem.

Hoje, com touros em centrais de coleta de sêmen, coleta e comercialização de sêmen bovino na Fazenda Estância Terra, aspiração folicular (fertilização in vitro – FIV), embriões, prenhezes, novilhas, novilhos, touros e matrizes do mais alto nível genético, alinhando à sustentação do valor dos animais ao exigente mercado.

Quando perguntam ao Sr. Valmir Ribeiro como fazer para estar com o seu criatório bovino sempre à frente em premiações e comercialização de animais, sempre responde: “O segredo do sucesso de um Criatório de gado bovino, está na escolha criteriosa da base do Plantel.”

É inegável, diz ele, que a seleção para um criatório inicia-se na escolha e compra dos animais. Se o criador/selecionador tem pressa e quer o resultado e retorno rápido? Investe em animais provados, que tenham sustentação e preço assegurado no mercado. Se não tem pressa, os rumos podem ser outros.

A agropecuária é bastante complexa, diz ele. Porém, quem dá os rumos para onde vai seguir o seu empreendimento é o próprio pecuarista. Ele é quem vai dar o destino prioritário onde quer que o seu projeto chegue.

A Estância Terra, através do seu proprietário, agradece aos seus amigos e clientes, pela correlação positiva, carinho, respeito e credibilidade depositados aos animais e produtos adquiridos da marca VGR.

Reconhecimento

Durante a solenidade, foi ressaltada a importância de sua contribuição para o crescimento econômico, social e institucional do Acre, além do legado deixado às futuras gerações. O presidente da Câmara de Epitaciolândia destacou a relevância da homenagem e a honra em participar de um momento tão significativo para a história de Brasiléia e de todo o estado.

O presidente da Câmara de Epitaciolândia destacou a relevância da homenagem e a honra em participar de um momento tão significativo para a história de Brasiléia e de todo o estado. Foto: captada 

Sobre Valmir Gomes Ribeiro

  • Curso Superior em Administração de Empresas e Administração Pública – Brasília-DF;
  • Curso de Altos Estudos de Política e Estratégia (CAEPE) da Escola Superior de Guerra – ESG – Rio de Janeiro, Extensão de um ano;
  • Doutor Honoris Causa, pelo Centro Universitário de Ensino Superior do Amazonas;
  • Trabalhou no Ministério das Relações Exteriores do Brasil – Itamaraty-Brasília-DF;
  • Detentor de Várias Medalhas de Condecorações Civis e Militares;
  • Exímio conhecedor dos problemas do Estado;
  • Eleito duas vezes a Deputado Estadual – 1983 a 1990;
  • Vice Presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Acre, Segundo Secretário da Assembleia Estadual Constituinte de 1989;
  • Quando no mandato de Deputado Estadual – 1983 a 1990, foi eleito Delegado da Assembleia Legislativa do Estado do Acre, como membro titular do Colégio Eleitoral para a eleição presidencial brasileira de 1985, que foi a última ocorrida de forma indireta, em 15 de janeiro, daquele ano, sob a égide da Constituição Federal de 1967.
  • O Colégio Eleitoral era composto dos membros do Congresso Nacional e dos Delegados das Assembleias Legislativas dos Estados.
  • A delegação da Assembleia Legislativa do Estado do Acre, foi formada por 08 Deputados Estaduais, eleitos por seus pares. Número este, estabelecido para todos os Estados, independentemente do tamanho da população. Tinha o propósito de estabelecer um equilíbrio entre as Regiões do País.
  • Nomeado e Empossado Conselheiro do Tribunal de Contas do Estado do Acre – TCE/AC em 1989, onde se encontra até hoje;
  • Eleito Presidente do TCE/AC por várias vezes;
  • Delegado da Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra no Estado do Acre – ADESG. Nos anos de 2000.

Durante a solenidade, foi ressaltada a importância de sua contribuição para o crescimento econômico, social e institucional do Acre, além do legado deixado às futuras gerações. Foto: cedida 

Comentários

Continue lendo

Flash

Em São Luís, Gladson Camelí destaca o diálogo com os estados do Nordeste

Publicado

em

Durante o 29° Fórum de Governadores da Amazônia Legal, realizado em São Luís (MA) nesta segunda-feira, 16, e terça, 17, o governador do Acre, Gladson Camelí, esteve reunido com o presidente do Consórcio de Governadores do Nordeste, Paulo Dantas (AL), debatendo os alinhamentos, diferenças e ações de gestão da política ambiental entre a Amazônia e o Nordeste brasileiro.

Governadores Gladson Camelí e Paulo Dantas (AL) conversam sobre políticas públicas ambientais nas diversas regiões do país. Foto: Diego Gurgel/Secom

“Somos amigos e irmãos do Nordeste. Os bravos nordestinos que vieram ao Acre foram fundamentais para o sucesso do nosso estado. O Paulo é um grande amigo e, como eu, um defensor de políticas públicas voltadas para o cuidado das pessoas e valorização do desenvolvimento regional”, disse Camelí.

O estreitamento do relacionamento entre os governos da Amazônia Legal com os governadores do Nordeste, na avaliação de Camelí, é fundamental para o processo de desenvolvimento regional que contempla cada estado do Brasil de acordo com suas especificidades.

“Ninguém faz nada sozinho. Temos muitas diferenças, mas muitas coisas em comum. Ouvir os colegas governadores, conhecer as ações de gestão nas suas diversas áreas é o que fortalece os  estados. O Brasil é um país continental, com uma ampla diversidade de culturas e estruturas. Manter o diálogo nos ajuda a crescer e a fortalecer a democracia”, completou Gladson Camelí.

The post Em São Luís, Gladson Camelí destaca o diálogo com os estados do Nordeste appeared first on Noticias do Acre.

Fonte: Conteúdo republicado de AGENCIA ACRE

Comentários

Continue lendo