Acre
Vice-governadora discute sobre ferrovia com embaixador da China

Embaixador da China conheceu iniciativas do Acre na área de indústria (Foto: Gleilson Miranda/Secom)
O embaixador da República Popular da China Li Jinzhang e sua comitiva se reuniram nesta segunda-feira, 8, em Ji-Paraná (RO), com o governador do Mato Grosso, Pedro Taques; o vice-governador de Rondônia, Daniel Pereira e a vice-governadora do Acre, Nazaré Araújo.
Durante o evento se discutiu a troca de informações técnico-comercias entre os governos e a comitiva chinesa, tendo em vista o acordo trilateral assinado pelo Ministério dos Transportes do Brasil e a Comissão Nacional de Desenvolvimento e Reforma da China, para realização de estudo de viabilidade para construção da ferrovia Transoceânica. A ferrovia está sendo planejada para cortar o território brasileiro, entre o Porto do Açu, no litoral do Rio de Janeiro, até Boqueirão do Esperança, no Acre.
Inicialmente, representantes do Acre e de Rondônia fizeram apresentações sobre a viabilidade econômica e social de cada um.
Cooperação técnica entre unidades federativas
No encontro foi assinado um protocolo de intenções entre os governos das três unidades federativas, que tem como objetivo estabelecer condições de cooperação técnica e esforço político na efetivação da parceria sino-brasileira no que se refere a investimentos em infraestrutura ferroviária e projetos complementares.
O embaixador Li Jinzhang parabenizou os gestores por sua juventude e dinamismo e reafirmou a vontade e compromisso de construir a ferrovia. “Acreditamos nessa ferrovia e os estudos de viabilidade econômica comprovam isso. É importante para todos os envolvidos”, disse.
Li Jinzhang ressaltou que em 1993 foi criada uma parceria estratégica entre os países; em 2012, o nível da parceria foi elevado ao nível de estratégia global. “Agora vamos consolidar essa cooperação com a construção dessa ferrovia”, completou.
Nazaré Araújo falou sobre a importância da reunião para o Acre. “Não há como negar nossa emoção de estar aqui participando desse encontro, que marca a parceria entre duas nações. Vemos uma realidade muita próxima com a construção da ferrovia”, observou.
A comitiva chinesa era formada por empresários, proprietários de bancos, jornalistas e membros da embaixada. Além da vice-governadora, representavam o Acre o presidente da Federação das Indústrias do Acre (Fieac), Adriano Silva, o presidente da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Acre (Fecomércio), Leandro Domingos, o deputado estadual Lourival Marques, o procurador-geral em exercício do Ministério Público Carlos Maia e o presidente da Associação Comercial, Industrial, de Serviço e Agrícola do Acre (Acisa), Jurilande Aragão.
Fonte: Agência Acre – Por Jane Vasconcelos
Comentários
Acre
Acre está entre os piores do país em perdas de água tratada, aponta estudo nacional
Levantamento revela desperdício superior a 62% na distribuição e expõe desafios no saneamento básico do estado
Comentários
Acre
Semana começa com calor, sol entre nuvens e pancadas de chuva no Acre
Previsão indica temperaturas elevadas em todo o estado, com chuvas rápidas e baixo risco de temporais
Comentários
Acre
Sesacre aponta queda nos casos de Covid-19 em até 96% no Acre em 2026
O Acre registrou uma redução significativa nos casos de Covid-19 em 2026. Até fevereiro, foram contabilizadas 112 confirmações, número muito inferior ao de anos anteriores. Segundo a Secretaria de Estado de Saúde, houve uma queda de 96% em relação a 2025, quando a circulação do vírus era maior.
Essa tendência de diminuição de casos graves e internações também foi observada em outras regiões do Brasil. Especialistas atribuem esse cenário à vacinação em massa e à imunidade adquirida pela população nos últimos anos.
No entanto, as autoridades de saúde alertam para o aumento de outros vírus respiratórios, como os que causam síndromes gripais, o que requer atenção da população.
Apesar da melhora no quadro da Covid-19, o recomendável é manter os cuidados básicos, principalmente para grupos vulneráveis. O estado agora monitora a doença de forma mais controlada, sem picos elevados como antes.




Você precisa fazer login para comentar.