Embaixador da China conheceu iniciativas do Acre na área de indústria (Foto: Gleilson Miranda/Secom)
Embaixador da China conheceu iniciativas do Acre na área de indústria (Foto: Gleilson Miranda/Secom)

O embaixador da República Popular da China Li Jinzhang e sua comitiva se reuniram nesta segunda-feira, 8, em Ji-Paraná (RO), com o governador do Mato Grosso, Pedro Taques; o  vice-governador de Rondônia, Daniel Pereira e a vice-governadora do Acre, Nazaré Araújo.

Durante o evento se discutiu a troca de informações técnico-comercias entre os governos e a comitiva chinesa, tendo em vista o acordo trilateral assinado pelo Ministério dos Transportes do Brasil e a Comissão Nacional de Desenvolvimento e Reforma da China, para realização de estudo de viabilidade para construção da ferrovia Transoceânica. A ferrovia está sendo planejada para cortar o território brasileiro, entre o Porto do Açu, no litoral do Rio de Janeiro, até Boqueirão do Esperança, no Acre.

Inicialmente, representantes do Acre e de Rondônia fizeram apresentações sobre a viabilidade econômica e social de cada um.

Por Jane Vasconcelos
Por Jane Vasconcelos

Cooperação técnica entre unidades federativas

No encontro foi assinado um protocolo de intenções entre os governos das três unidades federativas, que tem como objetivo estabelecer condições de cooperação técnica e esforço político na efetivação da parceria sino-brasileira no que se refere a investimentos em infraestrutura ferroviária e projetos complementares.

RTEmagicC_Ferrovia-transcontinental-amazonia-polemica.jpgO embaixador Li Jinzhang parabenizou os gestores por sua juventude e dinamismo e reafirmou a vontade e compromisso de construir a ferrovia. “Acreditamos nessa ferrovia e os estudos de viabilidade econômica comprovam isso. É importante para todos os envolvidos”, disse.

Li Jinzhang ressaltou que em 1993 foi criada uma parceria estratégica entre os países; em 2012, o nível da parceria foi elevado ao nível de estratégia global. “Agora vamos consolidar essa cooperação com a construção dessa ferrovia”, completou.

Nazaré Araújo falou sobre a importância da reunião para o Acre. “Não há como negar nossa emoção de estar aqui participando desse encontro, que marca a parceria entre duas nações. Vemos uma realidade muita próxima com a construção da ferrovia”, observou.

A comitiva chinesa era formada por empresários, proprietários de bancos, jornalistas e membros da embaixada. Além da vice-governadora, representavam o Acre o presidente da Federação das Indústrias do Acre (Fieac), Adriano Silva, o presidente da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Acre (Fecomércio), Leandro Domingos, o deputado estadual Lourival Marques, o procurador-geral em exercício do Ministério Público Carlos Maia e o presidente da Associação Comercial, Industrial, de Serviço e Agrícola do Acre (Acisa), Jurilande Aragão.

Fonte: Agência Acre – Por Jane Vasconcelos

Comentários