Cotidiano
Vestibular Indígena da Universidade de Brasília terá provas em Cruzeiro do Sul
O vestibular indígena da UnB retorna ao Acre após sete anos de sua primeira realização, resultado da luta do movimento indígena local e do apoio estudantes indígenas da UnB.

Com Juruá Online
A Universidade de Brasília (UnB) realizará, o vestibular indígena com provas aplicadas em Cruzeiro do Sul. Esse importante evento educacional é uma iniciativa que visa ampliar as oportunidades de acesso à educação superior para os povos indígenas, especialmente em um estado como o Acre, que abriga16 etnias diferentes.
O vestibular indígena da UnB retorna ao Acre após sete anos de sua primeira realização, resultado da luta do movimento indígena local e do apoio estudantes indígenas da UnB.
Veja vídeo:
A realização do vestibular é uma extensão do Acordo de Cooperação Técnica nº002, firmado entre a UnB e a Fundação Nacional do Índio (Funai) em2015. As inscrições estão abertas até o dia4 de novembro e são gratuitas, podendo ser feitas pelo site do Cebraspe. Ao todo, serão ofertadas240 vagas em mais de50 cursos de graduação para o ingresso nos primeiros e segundos semestres de2025.
Este vestibular é exclusivo para candidatos indígenas que tenham cursado ou estejam cursando o ensino médio de forma integral em escolas da rede pública. Para aqueles que estudaram em instituições particulares, é necessária a comprovação de que a formação foi realizada com bolsa de estudos integral ou parcial de, no mínimo,50%. Importante destacar que candidatos que já tenham concluído um curso superior estão inelegíveis para a seleção.
A criação desse vestibular reflete a luta de organizações defensores dos direitos indígenas, que perceberam a importância de trazer essa oportunidade para o Acre. A iniciativa não só facilita o acesso à educação, mas também visa garantir o apoio necessário para que os estudantes indígenas possam se manter e se destacar na universidade.
Esse é um passo significativo para promover a inclusão e a diversidade na educação superior, contribuindo para a valorização das culturas indígenas e a formação de novos líderes comunitários.

Para fazer a inscrição, acesse:
https://www.cebraspe.org.br/vestibulares/vestunb_24_1_indigena
Veja o edital:
Comentários
Cotidiano
Campeonato Estadual terá duelos semifinais no CEBRB

Foto FEAB: Duelos no CEBRB devem ser bem disputados
Serão disputadas neste sábado, 27, a partir das 14 horas, na quadra do CEBRB, as semifinais do Campeonato Estadual de Basquete, no masculino.
New City e Old School A decidem quem será o primeiro finalista e na segunda semifinal o AAB A joga contra o Atlético.
Indefinição no Juruá
As equipes de Feijó e Tarauacá devem fazer partidas de ida e volta para decidir quem vem do Vale do Juruá para jogar as finais do Campeonato Estadual. Contudo, a Federação Acreana de Basquete (FEAB) ainda não conseguiu datas para promover os confrontos.
Comentários
Cotidiano
Brasileia e Quinari decidem o título do Estadual da Série A no Álvaro Dantas

Foto Paulo Chaves: Título vale a vaga do Acre na Taça Brasil em 2026
Brasileia e Quinari decidem neste sábado, 27, a partir das 19 horas, no ginásio Álvaro Dantas, o título do Campeonato Estadual de Futsal da Série A. As duas equipes empataram o primeiro jogo das finais, em Senador Guiomard, por 4 a 4 e por isso quem vencer fica com o título e vaga do Acre na Taça Brasil em 2026.
Brasileia
O técnico Anjo Gurgel terá a volta do ala Alexandre, mas não poderá contar com Carlos Henrique, expulso na primeira partida. Brasileia realizou a melhor campanha e teria a vantagem de jogar em casa. Contudo, a equipe da Fronteira foi punida com a perda de três mandos de quadra por causa do comportamento da torcida no duelo contra o Fluminense da Bahia pela semifinal.
Quinari
No Quinari, o técnico Jô Mendes terá o elenco completo na decisão. O time de Senador Guiomard abriu 4 a 0 no primeiro jogo, mas cedeu o empate e deixou escapar uma boa vantagem para o segundo confronto.
Dupla de arbitragem
Beto Mendonça e Diego Alberto serão os árbitros da final do Estadual da Série A.
Comentários
Cotidiano
Marcelo Avelino será aclamando e segue no comando do Atlético

Foto Manoel Façanha: Marcelo Avelino fica mais três anos como presidente do Galo
O funcionário público Marcelo Avelino será aclamado neste sábado, 27, a partir das 11 horas, no Frotão, e seguirá no comando do Atlético por mais três anos. As principais metas da chapa Família Atleticana é manter o processo dos pagamentos das dívidas e colocar o Galo novamente na elite do futebol acreano.
Novo momento
Marcelo Avelino e os seus diretores conseguiram melhorar a vida financeira do Atlético. O trabalho desenvolvido pelo advogado Francisco Valadares Neto foi fundamental para a diretoria atleticana começar a tornar o clube viável financeiramente.
Família Atleticana
Marcelo Avelino-Presidente
Ricardo Lopes-Vice-presidente
Paulo Santana-Tesoureiro
Francisco Brito-Diretor administrativo
Ilson da Silva-Diretor de patrimônio
Antônio Acivaldo-Diretor social
Juliano de Souza-Diretor comercial

Você precisa fazer login para comentar.