Conecte-se conosco

Acre

Vereadores usam Tribuna para reivindicar melhorias para a zona urbana e rural de Brasiléia

Publicado

em

DSC_1181

Christiane Araújo – CMB

A Câmara Municipal de Brasileia realizou, na sala das Sessões José Cordeiro Barbosa, a Vigésima Nona Sessão Ordinária do ano de 2015, que contou com a presença dos Vereadores Carlos Armando (PSB), Erizete Lima (PT), Fernanda Hassem (PT), Tereza Xavier (PT), Rogério Pontes (PMDB), Marivaldo Oliveira (PMDB), Marquinhos Tibúrcio (PSDB), Bil Rocha (PMDB) e o Presidente da Casa, Mário Jorge (PMDB).

Vereador Bil Rocha (PMDB)

Vereador Bil Rocha (PMDB)

Em uso a Tribuna, o Vereador Bil Rocha (PMDB) a presentou indicação para que a secretaria Municipal de Obras realize trabalho de reparos na Rua Maria Anunciação de Paula Moreira e que seja providenciadas tampas dos bueiros. Que seja realizado trabalho de limpeza na Travessa Flamengo, uma vez que no local há meses não passa a equipe realizando limpeza. Que seja encaminhado documento para que seja veja a possibilidade de reativar o prédio onde funcionava o Setor de Cadastro e que o Executivo realize trabalho de desobstrução de um bueiro na Rua Marechal Rondon. Que o Corpo de Bombeiro derrube duas palmeiras que se encontram na Rua Marechal Rondon. Que seja encaminhado Nota de Pesar a família Kairala, pelo falecimento do jovem Allan Kairala.

Vereador Carlos Armando (PSB)

Vereador Carlos Armando (PSB)

O Vereador Carlos Armando (PSB) iniciou seu pronunciamento apresentando indicação para que a Secretaria Estadual de Saúde informe o motivo de o LAFRON (Laboratório de Fronteira) se encontrar inativado. Que seja agendada uma reunião em Rio Branco para tratar sobre o IML (Instituto Médico Legal). Que seja feito trabalho paliativo na Rua Manoel Ribeiro. Que a Rua Geny Assis também seja contemplada com trabalho paliativo. Que a Prefeitura de Brasileia realize trabalho de tapa buracos na Rua Jorge Paula, ao lado da Escola Fontenele. Que seja providenciado trabalho de canalização na Rua Pedro Alexandrino. Que seja realizado trabalho de limpeza na Rua Oscar Meia, localizada no bairro Eldorado e que seja realizado trabalho paliativo no ramal Esperança. O Vereador falou a respeito da iluminação na ponte Wilson Pinheiro e apresentou indicação para que o Ministério Público intervenha junto ao Estado para solucionar essa problemática. E que a Prefeitura, através da Secretaria de Obras realize trabalho de limpeza na praça Angelina Franklin, bairro José Braúna.

Vereadora Erizete Lima (PT)

Vereadora Erizete Lima (PT)

A vereadora Erizete Lima (PT) se associou ao pedido do Vereador Carlos Armando em relação ao IML e sugeriu que a Câmara de Brasileia elabore um documento aos Deputados Federais e encaminhe a Brasília para que seja alocado recurso para resolver o problema da falta do IML no município de Brasileia. Que a prefeitura de Brasileia tome providências em relação a uma placa de sinalização que está prestes a cair na Avenida Rui Lino, nas proximidades da residência da vereadora Tereza. Solicitou que seja enviada Moção de Pesar a família do senhor Zé Gordo. A vereadora pediu providências em relação aos vendedores bolivianos que vendem ilegalmente em Brasileia. E que o Poder Executivo tome providências com relação ao atraso no pagamento dos empréstimos consignados dos servidores.

Vereadora Fernanda Hassem (PT)

Vereadora Fernanda Hassem (PT)

A vereadora Fernanda Hassem (PT) apresentou indicação para que a secretaria Estadual de Saúde realize atendimento itinerante para realização de cirurgias no município de Brasileia. Que o Governo do Estado realize trabalho paliativo na Avenida Manoel Marinho Monte. Que a prefeitura de Brasileia informe a esta Casa sobre o funcionamento da PC, e que esta mesma PC seja utilizada para a construção de açudes.

Vereador Marquinhos Tibúrcio (PSDB)

Vereador Marquinhos Tibúrcio (PSDB)

O vereador Marquinhos Tibúrcio (PSDB) apresentou indicação para que a prefeitura de Brasileia instale uma tela na quadra do residencial Jatobá. Que seja realizado trabalho paliativo na Rua Luís Revollo, bairro Alberto Castro. Que o Executivo realize reposição nas tábuas da cerca da Unidade Básica de Saúde Antônio Monteiro. E apresentou indicação para que seja instalado o IML no município de Brasileia.

Vereador Rogério Pontes (PMDB)

Vereador Rogério Pontes (PMDB)

O vereador Rogério Pontes (PMDB) apresentou indicação solicitando trabalho paliativo no ramal Nazaré. Que a secretaria de obras realize trabalho paliativo na Rua Odilon Pratagi.

Vereadora Tereza Rodrigues (PT)

Vereadora Tereza Rodrigues (PT)

A vereadora Tereza Rodrigues (PT) pediu providências a respeito da rede de esgoto que se encontra a céu aberto na Rua Benjamin Constant, iniciando no mercado até a casa do ex vereador Joãozinho, se4ndo anexada uma cópia do pedido ao Ministério Público. E solicitou que a prefeitura de Brasileia, através da secretaria municipal de obras, agende, de imediato, uma reunião com o Comandante do 7 BEC em Epitaciolândia, para identificar o local do acampamento no município de Brasileia, visando a realização dos ramais do município de Brasileia.

O presidente da Câmara Municipal de Brasileia, em uso a Tribuna, lamentou o falecimento da Senhora Maria Lima e solicitou Nota de Pesar a família. De igual forma, apresentou pedido de nota de Pesar a família do senhor conhecido como “Degado”, pelo seu falecimento.

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Acre

Rio Acre recua 10 centímetros, mas segue acima da cota de transbordamento em Rio Branco

Publicado

em

Nível do rio marcou 14,30 metros às 15h; Defesa Civil mantém monitoramento devido à previsão de novas chuvas.

Foto: Sérgio Vale

O nível do Rio Acre apresentou recuo de 10 centímetros neste sábado, conforme boletim divulgado pela Defesa Civil Municipal de Rio Branco. Na última medição do dia, realizada às 15h, o manancial marcou 14,30 metros, permanecendo acima da cota de transbordamento, estabelecida em 14,00 metros.

De acordo com os dados oficiais, na primeira medição do dia, às 5h26, o rio registrava 13,73 metros, já acima da cota de alerta, que é de 13,50 metros. Às 9h, o nível chegou a 14,00 metros, atingindo oficialmente a cota de transbordamento. Em seguida, às 12h, o Rio Acre subiu para 14,40 metros e, no início da tarde, recuou para 14,30 metros.

Apesar de não haver registro de chuva nas últimas 24 horas na capital — com índice de 0,00 milímetro —, o coordenador municipal da Defesa Civil, tenente-coronel Cláudio Falcão, explicou que a elevação do nível do rio é consequência das fortes precipitações ocorridas nas regiões de cabeceiras e em municípios do interior do estado, cujas águas continuam chegando a Rio Branco.

Segundo Falcão, há previsão de novas chuvas tanto nas áreas de nascente do Rio Acre quanto na capital acreana, o que mantém os órgãos de monitoramento em estado de atenção.

Comentários

Continue lendo

Acre

Moradores da Sapolândia começam a deixar suas casas por conta da cheia

Publicado

em

Moradores do bairro Hélio Melo, conhecido como “Sapolândia”, em Rio Branco, começaram a deixar suas casas no início da tarde deste sábado (27), em razão da cheia do igarapé São Francisco que já começa a deslojar as famílias da região.

De acordo com a organização sem fins lucrativos Conexão do Bem, as famílias aguardaram durante a manhã por apoio da Defesa Civil. Diante da ausência de atendimento no período, os próprios moradores decidiram sair das residências por conta própria, como forma de evitar maiores prejuízos

A Defesa Civil informou que a previsão é de que o nível do Rio Acre e dos igarapés continue subindo neste domingo, o que pode agravar o cenário de inundação em áreas já atingidas da capital acreana. A situação segue em monitoramento.

VEJA O VÍDEO:

Comentários

Continue lendo

Acre

Rio Acre segue em elevação e atinge 14,40 metros em Rio Branco

Publicado

em

Nível do rio permanece acima da cota de transbordamento e aumenta risco de alagamentos na capital acreana.
Foto: Sérgio Vale

Foto: Sérgio Vale

O nível do Rio Acre continua em elevação em Rio Branco neste sábado, 27, conforme boletim divulgado pela Defesa Civil Municipal. De acordo com os dados oficiais, às 12h, o manancial marcou 14,40 metros, permanecendo acima da cota de transbordamento, estabelecida em 14,00 metros.

Na primeira medição do dia, realizada às 5h26, o rio estava em 13,73 metros, já acima da cota de alerta, que é de 13,50 metros. Às 9h, o nível chegou a 14,00 metros, atingindo oficialmente a cota de transbordamento. Em poucas horas, o Rio Acre subiu mais 40 centímetros, intensificando o risco de alagamentos em diferentes regiões da capital.

Segundo a Defesa Civil, não houve registro de chuvas nas últimas 24 horas em Rio Branco. Mesmo assim, a elevação do nível do rio é consequência das fortes precipitações registradas nos dias anteriores, principalmente nas áreas de cabeceiras e em municípios do interior, cujas águas continuam desaguando na capital acreana.

Comentários

Continue lendo