Conecte-se conosco

Acre

Vereadores Participam de Sessão Ordinária na Câmara de Brasileia

Publicado

em

DSC_0864

Assessoria de Comunicação – CMB

A Câmara Municipal de Brasileia realizou, na manhã desta terça-feira (11), a vigésima sessão ordinária de 2015. Estiveram presentes os vereadores Rogério Pontes (PMDB), Tereza Xavier (PT), Marivaldo Oliveira (PMDB), Erizete Lima (PT), Carlos Armando (PSB), Joelson Pontes (PP), Bil Rocha (PMDB), Fernanda Hassem (PT), Marquinhos Tibúrcio (PSDB) e Mário Jorge (SDD).

DSC_0910

Vereador Bil Rocha (PMDB)

Vereador Bil Rocha (PMDB)

Em uso à Tribuna o vereador Bil Rocha (PMDB) solicitou que a prefeitura de Brasileia, através da Secretaria municipal de Obras realize trabalho de limpeza na rua Ernestino Amaral Neto, bairro Ferreira Silva. Que a Câmara de Brasileia encaminhe documento para a prefeitura de Brasileia para que o órgão realize trabalho em todas as quadras de esportes de Brasileia. Que a prefeitura providencie lixeira para a Rua Joselita Martins, bairro José Moreira. Que a prefeitura reponha as lâmpadas na Rua Roraima, bairro Ferreira Silva e Rua Bela Flor, bairro Eldorado. E apresentou indicação para que a secretaria de Obras realize trabalho na Rua Generalíssimo Deodoro, bairro Raimundo Chaar. O vereador apresentou indicação para que a prefeitura de Brasileia, através da Coordenadoria de Esportes insira em sua programação o Primeiro Copão do Alto Acre de Seleções de futsal. E finalizou solicitando que a Câmara de Brasileia encaminhe para a federação de futebol do Estado do Acre documento solicitando informações se o governo irá ou não repassar a verba para os clubes que disputaram em 2015.

Vereador Carlos Armando (PDB)

Vereador Carlos Armando (PDB)

O Vereador Carlos Armando (PDB) apresentou indicação para que a Deputada Estadual Leila Galvão (PT) intervenha junto ao Governo do Estado no sentido de definir os limites territoriais dos municípios de Brasileia e Epitaciolândia. Que a prefeitura realize trabalho de manutenção da iluminação pública na Rua Odilon Pratagi e que informe a população sobre o motivo da paralização da obra de pavimentação asfalta da Avenida Manoel Marinho Monte, trecho que corresponde ao residencial Jatobá ao Comercial Carvalho.

Vereadora Erizete Lima (PT)

Vereadora Erizete Lima (PT)

A Vereadora Erizete Lima (PT) apresentou indicação solicitando uma reunião com os responsáveis da Imobiliária Campos no sentido de buscar soluções para a falta de infraestrutura dos loteamentos. “A maioria dos bairros provenientes de loteamentos, não tem sequer condições para que os moradores possam viver com dignidade. Faltam coisas básicas”, disse. E apresentou indicação solicitando que a Rua João Jovino possa ser contemplada por parte do Poder Público. “Naquela rua a poeira é uma constante, o que ocasiona diversos problemas de saúde tanto para os adultos como para as crianças”, enfatizou. E que o Executivo realize fiscalização nas ruas em relação ao depósito de materiais de construção.

A vereadora Fernanda Hassem, em seu pronunciamento, falou a respeito do Portal da transparência da Câmara Municipal de Brasileia. “Ontem foi o prazo limite que foi dado, eu acho importante que a população esteja acompanhando. É importante que a Câmara de Brasileia se adeque a essa realidade”, afirmou. A vereadora se disse entristecida por não haver nenhuma comemoração ao Dia do Estudante. “O município de Brasileia não fez nenhuma comemoração para a juventude, pelo contrário. Seria um marco histórico o município Sediar a Conferência Municipal da Juventude, mas infelizmente o município não quis sediar o evento”, lamentou a vereadora, que afirmou que seria muito importante o município homenagear o estudante no seu dia.

Vereador Joelson Pontes (PP)

Vereador Joelson Pontes (PP)

O vereador Joelson Pontes (PP) iniciou seu pronunciamento apresentando indicação para que a prefeitura realize reparos na Avenida Rui Lino, nas proximidades da Caixa Econômica Federal. Que a Secretaria de Agricultura providencie sementes para atender a demanda dos produtores rurais do município de Brasileia. Em relação aos Correios, o vereador criticou a demora do órgão em voltar para o município. Em relação a iluminação pública, o vereador pediu que o Executivo providencie iluminação para a Rua Enock de Alencar Matos, comunidade do Nazaré. E solicitou que a Câmara envie Moção de Aplauso para o Senhor Naldo pela realização do Rodeio em Brasileia.

O vereador Marivaldo Oliveira (PMDB) apresentou indicação que a prefeitura de Brasileia realize trabalho paliativo no quilômetro 19 e providencie reparos na ponte do Riozinho. O vereador solicitou que a prefeitura realize trabalho de conclusão dos trabalhos no ramal do quilômetro 38.

Vereador Rogério Pontes (PMDB)

Vereador Rogério Pontes (PMDB)

O vereador Rogério Pontes (PMDB) solicitou que a secretaria de saúde viabilize uma forma de o transporte chegar mais cedo para que os profissionais de saúde cheguem mais cedo à zona rural para atender a população da zona rural. Rogério afirmou que seu mandato é em prol da população de Brasileia e que estará sempre à disposição de servir o povo até o final do sem mandato.

Presidente da Câmara de Brasileia, vereador Mário Jorge (SDD)

Presidente da Câmara de Brasileia, vereador Mário Jorge (SDD)

O presidente da Câmara de Brasileia, Mário Jorge (SDD), iniciou seu pronunciamento apresentando indicação para que a Eletrobrás instale a rede baixa do trecho que compreende a ponte ao acesso ao bairro Marcos Galvão. Que o DEPASA informe a quantidade famílias que serão contempladas com a construção de poços no ramal do Pólo Agroflorestal, através do Programa “Água Para Todos”. O Presidente mencionou a respeito da obra de construção do novo hospital regional, e se disse entristecido devido à falta de respeito com os representantes do povo. “Nosso papel é fiscalizar, afinal ali é dinheiro público. Na verdade, independente de qual órgão seja o responsável, município ou Estado, nosso papel é reivindicar para que o dinheiro público não seja desperdiçado”, finalizou.

DSC_0868

DSC_0872

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Acre

Inmet emite dois alertas de chuvas intensas para o Acre até sábado

Publicado

em

Avisos variam entre perigo potencial e perigo, com previsão de ventos de até 100 km/h e risco de transtornos em diversas regiões do estado

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) publicou nesta sexta-feira (20) dois alertas de chuvas intensas para o Acre, válidos até as 23h59 de sábado (21). Os avisos indicam desde “perigo potencial” até “perigo”, com previsão de volumes significativos de chuva e rajadas de vento que podem provocar transtornos em diferentes regiões do estado.

O primeiro aviso, classificado como perigo potencial, entrou em vigor à 0h01 desta sexta-feira (20) e abrange os 22 municípios acreanos. A previsão é de chuva entre 20 e 30 milímetros por hora, podendo chegar a 50 mm por dia, acompanhada de ventos intensos entre 40 e 60 km/h.

Segundo o Inmet, há baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas.

Estão incluídos no alerta os municípios de Rio Branco, Cruzeiro do Sul, Sena Madureira, Tarauacá, Feijó, Brasiléia, Epitaciolândia, Xapuri, Plácido de Castro, Senador Guiomard, Porto Acre, Bujari, Capixaba, Acrelândia, Assis Brasil, Manoel Urbano, Marechal Thaumaturgo, Porto Walter, Rodrigues Alves, Santa Rosa do Purus, Mâncio Lima e Jordão.

O segundo aviso, de grau de severidade “perigo”, passou a valer às 9h09 desta sexta-feira (20) e também segue até as 23h59 de sábado (21). O alerta é mais severo e atinge municípios das regiões do Vale do Juruá e Tarauacá-Envira.

Nessas localidades, a previsão indica chuva entre 30 e 60 milímetros por hora, podendo alcançar 100 mm por dia, além de ventos intensos entre 60 e 100 km/h. O instituto aponta risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas.

O alerta de perigo abrange Cruzeiro do Sul, Feijó, Jordão, Mâncio Lima, Manoel Urbano, Marechal Thaumaturgo, Porto Walter, Rodrigues Alves e Tarauacá.

O Inmet orienta que, em caso de rajadas de vento, a população evite se abrigar debaixo de árvores, devido ao risco de queda e descargas elétricas, e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda. Também é recomendado evitar o uso de aparelhos eletrônicos ligados à tomada.

Comentários

Continue lendo

Acre

IR: Receita abre consulta sobre novo lote residual de restituições

Publicado

em

Igo Estrela/Metrópoles @igoestrela
Imposto de renda

A Receita Federal abriu, nesta sexta-feira (20/2), a consulta ao lote residual de restituição do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) referente a fevereiro de 2026.

Ao todo, estão neste lote 204.824 restituições. Elas se referem a contribuintes prioritários e não prioritários, com o valor total de R$ 578.974.901,07.

O valor estará disponível no dia 27 de fevereiro. Do total, R$ 337.697.578,81 serão destinados a:

  • contribuintes com prioridade legal, que são idosos acima de 80 anos (6.632 restituições);
  • idosos entre 60 e 79 anos (39.290 restituições);
  • pessoas com deficiência física, mental ou moléstia grave (3.264 restituições); e
  • contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério (10.735 restituições).

Também há no lote residual 127.585 restituições que são destinadas a contribuintes que não possuem prioridade legal. Esse grupo faz jus à prioridade por ter utilizado a Declaração Pré-Preenchida e/ou optado por receber via Pix.

Também integram o lote residual 17.318 restituições destinadas a contribuintes que não são prioritários.

Onde consultar:

Acessar www.gov.br/receitafederal, clicar em “Meu Imposto de Renda”  e depois em “consultar minha restituição”.

Fonte: Conteúdo republicado de METRPOLES - BRASIL

Comentários

Continue lendo

Acre

IBGE: desemprego recua em 6 estados no 4º trimestre de 2025

Publicado

em

Rafaela Felicciano/Metrópoles
Mão segurando carteira de trabalho e pessoas passando ao fundo, desfocadas

As taxas anuais de desemprego recuaram no quarto trimestre de 2025 em seis estados, conforme a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad) Contínua, divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta sexta-feira (20/2).

Os recuos foram verificados nos seguintes estados: São Paulo, Rio de Janeiro, Pernambuco, Distrito Federal, Paraíba e Ceará. Nas outras unidades da Federação (UFs), houve estabilidade, conforme o IBGE.

As maiores taxas de desocupação foram verificadas em Pernambuco (8,8%), Amapá (8,4%), Alagoas (8,0%), Bahia (8,0%) e Piauí (8,0%). Por outro lado, as menores foram apuradas em Santa Catarina (2,2%), Espírito Santo (2,4%), Mato Grosso do Sul (2,4%) e Mato Grosso (2,4%).

Recorde

Os dados do IBGE também revelaram que as taxas anuais de desemprego de 20 unidades da Federação (UFs) em 2025 são as menores da série histórica.

Veja a relação das taxas anuais de desocupação em 2025:

  • Mato Grosso (2,2%)
  • Santa Catarina (2,3%)
  • Mato Grosso do Sul (3,0%)
  • Rondônia (3,3%)
  • Espírito Santo (3,3%)
  • Paraná (3,6%)
  • Rio Grande do Sul (4,0%)
  • Minas Gerais (4,6%)
  • Goiás (4,6%)
  • Tocantins (4,7%)
  • São Paulo (5,0%)
  • Roraima (5,1%)
  • Paraíba (6,0%)
  • Ceará (6,5%)
  • Acre (6,6%)
  • Pará (6,8%)
  • Maranhão (6,8%)
  • Distrito Federal (7,5%)
  • Rio de Janeiro (7,6%)
  • Amapá (7,9%)
  • Sergipe (7,9%)
  • Rio Grande do Norte (8,1%)
  • Alagoas (8,3%)
  • Amazonas (8,4%)
  • Pernambuco (8,7%)
  • Bahia (8,7%)
  • Piauí (9,3%)

Escolaridade e sexo

A taxa de desocupação por cor ou raça ficou abaixo da média nacional (5,1%) para brancos (4,0%) e acima para os pretos (6,1%) e pardos (5,9%). Em relação ao sexo, o índice foi de 4,2% para os homens e 6,2% para as mulheres no 4° trimestre de 2025.

Os dados do IBGE revelam que as pessoas com ensino médio incompleto tiveram a maior taxa de desocupação: 8,7%. Já entre as pessoas com nível superior incompleto, a taxa foi 5,6%, mais que o dobro da verificada para o nível superior completo (2,7%).

Subocupadas

As pessoas desocupadas, subocupadas por insuficiência de horas trabalhadas e na força de trabalho potencial em relação a força de trabalho ampliada, que formam a taxa composta de subutilização, representaram 13,4% da amostra. Piauí (27,8%) teve a maior taxa, seguido por Bahia (25,4%) e Alagoas (25,1%). As menores foram verificadas em Santa Catarina (4,4%), Espírito Santo (5,9%) e Mato Grosso (6,1%).

O percentual das pessoas desalentadas, ou seja, aquelas que desistiram de procurar emprego, teve os maiores índices nos estados do Maranhão (9,1%), Alagoas (8,0%) e Piauí (7,3%) e os menores estavam em Santa Catarina (0,3%), Rio Grande do Sul (0,6%) e Mato Grosso do Sul (0,6%). A taxa de informalidade para o Brasil fechou o quarto trimestre em 37,6% da população ocupada.

Fonte: Conteúdo republicado de METRPOLES - BRASIL

Comentários

Continue lendo