Flash
Vereadores participam da abertura do Mutirão Ambiental do Alto Acre em Brasileia
Por Fernando Oliveira/ASCOM/
O Presidente da Câmara Municipal, Rogério Pontes(MDB), acompanhado dos vereadores Antônio Francisco(PT), Rosildo Rodrigues(PT), Joelso Pontes(PP), Zé Gabriele(PSB), Líder da Prefeita na Câmara, Edu Queiroz(PT), 2° Secretário da Mesa Diretora, Rozevete Honorato(PSB), e o Vice Presidente da Casa do Povo, Marquinho Tibúrcio(PSDB).
Participaram nesta segunda-feira, 25, do lançamento do Mutirão Ambiental no Alto Acre, realizando pelo Governo do Estado do Acre em parceria com a Prefeitura de Brasileia. O mutirão será realizado de 25 a 29 de novembro, no Centro de Educação a Distância (Cedup) do município de Brasileia, atendendo toda a região do Alto Acre, com a concentração de atendimentos, orientações e educação ambiental a todos os produtores, gerando serviços como licenciamento ambiental, Cadastro Ambiental Rural (CAR), Programa de Regularização Ambiental e o Programa Fique Legal, que trabalha a regularização de multas ambientais que passam de 600 em todo o Alto Acre aplicadas pelo o IMAC e IBAMA.
Para esses processos serem rápidos e desburocratizados, o governo movimentou grande parte de sua máquina pública dos setores ambientais e produtivos, reunindo num só espaço a Secretaria de Meio Ambiente (Sema), o Instituto de Meio Ambiente (Imac), o Instituto de Terras do Acre (Iteracre), a Secretaria de Produção e Agronegócio (Sepa) e a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater).
Participou ainda a Prefeita Fernanda Hassem, Secretário de Estado de Meio Ambiente Israel Milani, representando o governador Gladson Cameli, André Hassem presidente do IMAC, Fernando Botoloso representando Ministério da Agricultura, Valmir Ribeiro do Tribunal de Contas, prefeito de Epitaciolândia Tião Flores a vice-prefeita de Xapuri Maria Auxiliadora, e a população em geral.
O presidente da Câmara Rogério Pontes, agradeceu o governo do estado e a prefeitura de Brasiléia pela parceria na realização do mutirão. Destacou ainda que é um sonho ver essa questão resolvida.
“Primeiramente quero agradecer a Deus, e ao nosso governo Gladson Cameli juntamente com a prefeita Fernanda Hassem por essa parceria na realização desse mutirão e a todos os vereadores que estiveram presentes. Estou feliz de estar junto com os proprietários de áreas rurais para resolver os problemas de multas presidente do IMAC, André Hassem se reuniu com os vereadores, onde demos o nosso parecer favorável para a realização deste evento, espero que tudo venha dar certo para as pessoas que foram multadas pelo IMAC, esse é o nosso sonho”, destacou.
O prefeito de Epitaciolândia, Tião Flores, ressaltou que o produtor precisa ser incentivado. A prefeita em exercício de Xapuri, Maria Auxiliadora, destacou que as instituições têm que fortalecer, e não perseguir o homem do campo.
Para a prefeita Fernanda Hassem, o realização do mutirão vem de encontro com os anseios da população.
“ O mutirão de atendimento aos pequenos produtores é algo que vem de encontro com anseios da população, quando você ouve os pequenos produtores vítimas de multas de abordagem erradas é muito ruim, eu sou defensora da economia da nossa floresta. mas também sou defensora de que os pequenos tenham oportunidades de trabalhar nas suas terras de forma responsável , esse mutirão nada mais é desburocratizar os serviços públicos. ao.invés do cidadão vim aqui na instituição, a instituição ta fazendo o mutirão para chamar todo mundo que tem multas, que não teve suas licenças ambientais fornecidas. Eu preciso cumprimentar o Dr Israel Milane e o presidente do IMAC André Hassem que idealizou esse movimento”, ressaltou a Prefeita.
Beneficiada pelo desembargo de área, a produtora rural Dolores Alexandrina recebeu o documento que finalmente liberou sua área de forma legal.
“Agora temos mais oportunidades de produzir e eu agradeço infinitamente o nosso governador Gladson Cameli, porque tinha muitos anos que a gente queria legalizar essa área e não conseguíamos, além de toda a sua equipe”, disse Dolores.
“O governador costuma dizer que quando o produtor rural via um carro da Sema ou do Imac, ele saia correndo, e hoje isso é completamente diferente. Nós estamos nos aproximando do produtor, dando oportunidade, permitindo que ele trabalhe. Aproveitem esse mutirão, porque assim como esse, virão muitos outros”, conta Milani.
O presidente do Imac, André Hassen, esteve presente no evento e aproveitou para, simbolicamente, distribuir licenciamentos ambientais para produtores de aves, além de desembargo de áreas.
“É com este tipo de trabalho, que faz parte das propostas de governo do Estado, que vamos fazer com que os produtores possam voltar a investir, conseguir crédito, usar suas propriedades para desenvolvimento, e quem ganha é todo o Alto Acre”, destaca Hassem.
Representante dos produtores de aves de todo o Alto Acre, o empresário Paulo Santoyo, do grupo Acre Aves, destaca os benefícios: “É uma ação gigante, isso muda a vida do produtor de aves. A gente encontrava uma barreira em relação aos bancos pra que eles pudessem crescer, financiar outras produções e isso impedia o crescimento. Agora ele vai ter mais ganhos e a indústria que precisa de mais fornecimento poderá incentivar. Esse documento dá crescimento e dignidade”, enfatizou.
Comentários
Flash
Homem é ferido com golpe de canivete no peito pela ex-esposa no Segundo Distrito de Rio Branco
Mulher foi presa em flagrante por tentativa de homicídio; vítima foi socorrida pelo Samu e está fora de risco
O peão de fazenda Cosme Sousa Pinheiro, de 40 anos, foi ferido com um golpe de canivete no peito na noite desta quinta-feira (5), na rua Coronel Honório Alves, no bairro 15, região do Segundo Distrito de Rio Branco. A autora do ataque, segundo a Polícia Militar, é a ex-esposa da vítima, Juliana Andrade da Frota, de 31 anos, que foi presa em flagrante pelo crime de tentativa de homicídio.
De acordo com testemunhas, Cosme teria passado o dia ingerindo bebida alcoólica em um bar próximo e, no início da noite, retornou à residência do casal. Juliana estava em frente ao imóvel conversando com familiares enquanto cortava uma maçã com um canivete.
Ainda conforme os relatos, movido por ciúmes, Cosme passou a proferir ofensas verbais contra a mulher e, em seguida, teria avançado para agredi-la fisicamente. O padrasto de Juliana interveio para tentar conter a situação.
Durante a confusão, Juliana utilizou o canivete que segurava e desferiu um golpe no peito do marido. Cosme caiu na calçada e pediu ajuda. Após o ocorrido, a mulher deixou o local.
Familiares acionaram o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), que enviou uma ambulância de suporte avançado. A vítima recebeu os primeiros atendimentos no local, foi estabilizada e encaminhada ao Pronto-Socorro de Rio Branco, onde deu entrada em estado de saúde estável.
Policiais militares do 2º Batalhão atenderam a ocorrência, colheram informações e realizaram buscas na região. Juliana foi localizada em uma parada de ônibus na mesma rua, onde recebeu voz de prisão e foi conduzida à Delegacia de Flagrantes (Defla).
O caso está sendo apurado pela Equipe de Pronto Emprego (EPE) da Polícia Civil e deverá ser encaminhado à Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP).
Na delegacia, Juliana afirmou à equipe de reportagem que é mãe de três filhos com Cosme e que possui diversos boletins de ocorrência registrados contra ele. Segundo a mulher, a vítima é natural do estado de Mato Grosso e havia chegado a Rio Branco há cerca de três dias. Ela relatou ainda que possui medida protetiva contra o marido e que, sempre que ele aparece, ocorrem discussões e conflitos, embora, segundo ela, a situação nunca tivesse chegado a um desfecho tão grave quanto o registrado nesta quinta-feira.
Comentários
Flash
MIDR reconhece a situação de emergência em Cruzeiro do Sul e outras cidades afetadas por desastres
O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), por meio da Defesa Civil Nacional, reconheceu, nesta quinta-feira (5), a situação de emergência em nove cidades afetadas por desastres nos estados do Acre, Bahia, Ceará, Minas Gerais, Paraíba, Rio Grande do Norte e Rio Grande do Sul. As portarias com os reconhecimentos foram publicadas no Diário Oficial da União (DOU). Confira mais detalhes abaixo:
Passam por um período de estiagem os municípios de Itatira e Paramoti, no Ceará, e Camalaú, na Paraíba. Já Pau dos Ferros e Várzea, no Rio Grande do Norte, enfrentam a seca, que é um período de ausência de chuva mais prolongado do que a estiagem.
Por outro lado, a cidade de Cruzeiro do Sul, no Acre, foi atingida por inundações, enquanto Itaberaba, na Bahia, e Joanésia, em Minas Gerais, por enxurradas e deslizamentos, respectivamente. O município de Dona Francisca, no Rio Grande do Sul, foi castigada por fortes chuvas.
Agora, as prefeituras já podem solicitar recursos do Governo Federal para ações de defesa civil, como compra de cestas básicas, água mineral, refeição para trabalhadores e voluntários, kits de limpeza de residência, higiene pessoal e dormitório, entre outros.
Como solicitar recursos
Os municípios com reconhecimento federal de situação de emergência ou de estado de calamidade pública podem solicitar apoio financeiro ao MIDR por meio do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2iD). A Defesa Civil Nacional avalia os planos de trabalho enviados e, após a aprovação, publica portaria no DOU com os valores a serem liberados.
Capacitações da Defesa Civil Nacional
A Defesa Civil Nacional oferece uma série de cursos a distância para habilitar e qualificar agentes municipais e estaduais para o uso do S2iD. As capacitações têm como foco os agentes de proteção e defesa civil nas três esferas de governo. Confira neste link a lista completa dos cursos.
Com informações do MIDR
Comentários
Flash
Motociclista fica ferido após colidir com capivara na Estrada de Porto Acre
Acidente ocorreu na noite de quarta-feira (4), no km 13 da rodovia AC-10; vítima foi socorrida pelo Samu e levada ao Pronto-Socorro de Rio Branco
Um acidente de trânsito envolvendo uma motocicleta e um animal silvestre deixou Valdir Pires da Silva, de 59 anos, ferido na noite desta quarta-feira (4), na rodovia AC-10, no km 13 da Estrada de Porto Acre, no interior do Acre.
De acordo com testemunhas, Valdir seguia em uma motocicleta Honda CG 150 Titan, de cor vermelha, placa MZY-4740, no sentido Rio Branco–Vila do Incra, quando uma capivara atravessou repentinamente a pista, impossibilitando qualquer reação por parte do condutor. A colisão foi inevitável.
Com o impacto, o motociclista foi arremessado ao solo e sofreu queimadura de terceiro grau no ombro direito, além de suspeita de fraturas no punho e no ombro, diversas escoriações pelo corpo e um Traumatismo Crânioencefálico (TCE) leve. O animal morreu no local.
Populares que passavam pela rodovia acionaram o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), que enviou uma ambulância de suporte avançado. Após receber os primeiros atendimentos ainda na via, Valdir foi encaminhado ao Pronto-Socorro de Rio Branco, onde deu entrada em estado clínico estável.
A ocorrência foi atendida por policiais militares do Batalhão de Trânsito, que realizaram o registro do Boletim de Acidente de Trânsito (BAT) e providenciaram a remoção da motocicleta da pista.










































Você precisa fazer login para comentar.