fbpx
Conecte-se conosco

Flash

Vereadores participam da abertura do Mutirão Ambiental do Alto Acre em Brasileia

Publicado

em

Por Fernando Oliveira/ASCOM/

O Presidente da Câmara Municipal, Rogério Pontes(MDB), acompanhado dos vereadores Antônio Francisco(PT), Rosildo Rodrigues(PT), Joelso Pontes(PP), Zé Gabriele(PSB), Líder da Prefeita na Câmara, Edu Queiroz(PT), 2° Secretário da Mesa Diretora, Rozevete Honorato(PSB), e o Vice Presidente da Casa do Povo, Marquinho Tibúrcio(PSDB).

Participaram nesta segunda-feira, 25, do lançamento do Mutirão Ambiental no Alto Acre, realizando pelo Governo do Estado do Acre em parceria com a Prefeitura de Brasileia. O mutirão será realizado de 25 a 29 de novembro, no Centro de Educação a Distância (Cedup) do município de Brasileia, atendendo toda a região do Alto Acre, com a concentração de atendimentos, orientações e educação ambiental a todos os produtores, gerando serviços como licenciamento ambiental, Cadastro Ambiental Rural (CAR), Programa de Regularização Ambiental e o Programa Fique Legal, que trabalha a regularização de multas ambientais que passam de 600 em todo o Alto Acre aplicadas pelo o IMAC e IBAMA.

Para esses processos serem rápidos e desburocratizados, o governo movimentou grande parte de sua máquina pública dos setores ambientais e produtivos, reunindo num só espaço a Secretaria de Meio Ambiente (Sema), o Instituto de Meio Ambiente (Imac), o Instituto de Terras do Acre (Iteracre), a Secretaria de Produção e Agronegócio (Sepa) e a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater).

Participou ainda a Prefeita Fernanda Hassem, Secretário de Estado de Meio Ambiente Israel Milani, representando o governador Gladson Cameli, André Hassem presidente do IMAC, Fernando Botoloso representando Ministério da Agricultura, Valmir Ribeiro do Tribunal de Contas, prefeito de Epitaciolândia Tião Flores a vice-prefeita de Xapuri Maria Auxiliadora, e a população em geral.

O presidente da Câmara Rogério Pontes, agradeceu o governo do estado e a prefeitura de Brasiléia pela parceria na realização do mutirão. Destacou ainda que é um sonho ver essa questão resolvida.

“Primeiramente quero agradecer a Deus, e ao nosso governo Gladson Cameli juntamente com a prefeita Fernanda Hassem por essa parceria na realização desse mutirão e a todos os vereadores que estiveram presentes. Estou feliz de estar junto com os proprietários de áreas rurais para resolver os problemas de multas presidente do IMAC, André Hassem se reuniu com os vereadores, onde demos o nosso parecer favorável para a realização deste evento, espero que tudo venha dar certo para as pessoas que foram multadas pelo IMAC, esse é o nosso sonho”, destacou.

O prefeito de Epitaciolândia, Tião Flores, ressaltou que o produtor precisa ser incentivado. A prefeita em exercício de Xapuri, Maria Auxiliadora, destacou que as instituições têm que fortalecer, e não perseguir o homem do campo.

Para a prefeita Fernanda Hassem, o realização do mutirão vem de encontro com os anseios da população.

“ O mutirão de atendimento aos pequenos produtores é algo que vem de encontro com anseios da população, quando você ouve os pequenos produtores vítimas de multas de abordagem erradas é muito ruim, eu sou defensora da economia da nossa floresta. mas também sou defensora de que os pequenos tenham oportunidades de trabalhar nas suas terras de forma responsável , esse mutirão nada mais é desburocratizar os serviços públicos. ao.invés do cidadão vim aqui na instituição, a instituição ta fazendo o mutirão para chamar todo mundo que tem multas, que não teve suas licenças ambientais fornecidas. Eu preciso cumprimentar o Dr Israel Milane e o presidente do IMAC André Hassem que idealizou esse movimento”, ressaltou a Prefeita.

Beneficiada pelo desembargo de área, a produtora rural Dolores Alexandrina recebeu o documento que finalmente liberou sua área de forma legal.

“Agora temos mais oportunidades de produzir e eu agradeço infinitamente o nosso governador Gladson Cameli, porque tinha muitos anos que a gente queria legalizar essa área e não conseguíamos, além de toda a sua equipe”, disse Dolores.

“O governador costuma dizer que quando o produtor rural via um carro da Sema ou do Imac, ele saia correndo, e hoje isso é completamente diferente. Nós estamos nos aproximando do produtor, dando oportunidade, permitindo que ele trabalhe. Aproveitem esse mutirão, porque assim como esse, virão muitos outros”, conta Milani.

O presidente do Imac, André Hassen, esteve presente no evento e aproveitou para, simbolicamente, distribuir licenciamentos ambientais para produtores de aves, além de desembargo de áreas.

“É com este tipo de trabalho, que faz parte das propostas de governo do Estado, que vamos fazer com que os produtores possam voltar a investir, conseguir crédito, usar suas propriedades para desenvolvimento, e quem ganha é todo o Alto Acre”, destaca Hassem.

Representante dos produtores de aves de todo o Alto Acre, o empresário Paulo Santoyo, do grupo Acre Aves, destaca os benefícios: “É uma ação gigante, isso muda a vida do produtor de aves. A gente encontrava uma barreira em relação aos bancos pra que eles pudessem crescer, financiar outras produções e isso impedia o crescimento. Agora ele vai ter mais ganhos e a indústria que precisa de mais fornecimento poderá incentivar. Esse documento dá crescimento e dignidade”, enfatizou.

Comentários

Continue lendo

Flash

Prefeitura de Brasiléia promove formação para professores de Educação Infantil

Publicado

em

A cidade de Brasiléia, por meio da Secretaria de Educação, dá início a um importante percurso formativo para os professores do Ensino Infantil. Com o objetivo de promover a oralidade, leitura e escrita nesta etapa crucial da educação, a iniciativa faz parte do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada.

Na noite de terça-feira, 23 de abril, cerca de 70 professores da rede municipal de Educação Infantil se reuniram para o primeiro encontro desta formação. O evento contou com a presença de autoridades educacionais, incluindo o Coordenador de Ensino, Jesus Bispo, a Coordenadora de Ensino Infantil, Elizangela Ferreira, e a Gestora da Escola Menino Jesus, Maria Castro.

O principal objetivo desta iniciativa é garantir uma educação de qualidade desde os primeiros anos de vida escolar. A formação visa capacitar os professores para proporcionar um ambiente propício ao desenvolvimento das habilidades de comunicação e alfabetização das crianças, fundamentais para o seu sucesso acadêmico futuro.

Este compromisso com a formação continuada dos educadores reflete o empenho da Prefeitura de Brasiléia em oferecer uma educação infantil de excelência, preparando as novas gerações para os desafios do mundo moderno.

Comentários

Continue lendo

Flash

Vídeo: Alvo da Operação “Portas Abertas” tem habeas corpus negado

Publicado

em

O policial penal Romilson da Silva, foi preso no dia cinco deste mês, em Rio Branco. O agente de segurança pública, foi um dos alvos da Operação Portas Abertas, deflagrada pela Policia Civil.

A ação policial investiga uma possível facilitação de agentes públicos, na rebelião que deixou cinco mortos, em julho do ano passado, no presídio de Segurança Máxima Antônio Amaro Alves.

Quase três semanas após a operação da operação. A defesa do policial penal ingressou com a liminar de um habeas corpus.

No recurso, o advogado alegou que não há justificativa para a decretação da prisão preventiva e destacou que o Romilson, tem condições pessoais favoráveis, como bons antecedentes e residência fixa.

Mas na decisão, que negou o pedido, o desembargador Francisco Djalma disse, que a concessão de medida liminar em sede de habeas corpus, só é admitida em caráter excepcional, quando houve flagrante ilegalidade ou abuso de poder.

Ele disse também, que o juiz de primeiro grau, justificou a prisão do policial penal para a garantia da ordem pública.

Ainda na operação deflagrada no dia cinco deste mês, outros quatro policiais penais foram afastados das funções por 90 dias.  O inquérito do caso, ainda não foi finalizado.

Comentários

Continue lendo

Flash

OPERAÇÃO PF PF deflagra operação contra o abuso sexual infantojuvenil no Acre

Publicado

em

A Polícia Federal deflagrou, nesta quarta-feira (24/4), a Operação Videochamada, que visa combater a produção, o compartilhamento e o armazenamento de conteúdo de abuso sexual infantojuvenil.

Participaram da ação seis policiais federais, que deram cumprimento a um mandado de busca e apreensão, expedido pela 2ª Vara da Infância e Juventude da Comarca de Rio Branco/AC.

Os policiais objetivam encontrar elementos probatórios que ratifiquem a participação do investigado nos fatos em apuração, o que poderá resultar em novas diligências e na identificação de outros envolvidos na prática criminosa.

A investigação teve início em dezembro de 2023 a partir de notícia de crime encaminhada à Polícia Federal.

Se confirmada as hipóteses criminais, o investigado poderá responder pelos delitos de produção, compartilhamento e armazenamento de conteúdo pornográfico infantojuvenil, cujas penas, somadas, podem chegar a 18 anos de reclusão.

Comentários

Continue lendo