Acre
Vereadores falam sobre ato politiqueiro de pedido de afastamento do Prefeito de Brasiléia
Vereadores Joelso Pontes, Marquinhos Tibucio, Naldo Rufino, Marivaldo Oliveira e Bil Rocha, além do presidente da mesa diretora, vereador Mario Jorge derrubaram ato de politicagem no parlamento municipal
WILIANDRO DERZE
Os vereadores de Brasiléia votaram nesta terça-feira, 15, contra o pedido de afastamento do prefeito Everaldo Gomes. A base aliada do chefe do executivo municipal argumentou que o desvio de recursos que houve nas contas do fundo de saúde este ano foi denunciado pelo próprio prefeito, que criou comissão de sindicância, denunciou o caso a Policia e pediu para a justiça bloquear os recursos desviados pelo acusado, além de exonerá-lo imediatamente.
Em uma sessão que a todo custo os militantes partidários da Frente Popular tentaram tumultuar, querendo pressionar os vereadores do PMDB, PP, Solidariedade e PSDB a votar a favor do pedido de afastamento e criação de uma Comissão de Investigação – CI. Os parlamentares se mantiveram firmes em suas posições ao trazer assuntos sobre corrupção e investigação debatidos a nível nacional, estadual e em gestões passadas do Partido dos Trabalhadores em Brasiléia.
O presidente da mesa diretora, vereadora Mário Jorge (Solidariedade) conduziu os trabalhos de forma democrática e rígida a cada manifestação fora do controle que ocorria por parte dos militantes petistas e da Frente Popular de Brasiléia que acabaram indo a sessão para tentar tumultuar a votação.
Ao colocar as propostas para serem votadas, os vereadores de oposição argumentavam como se a Policia e a Justiça não tivessem sido informadas do desvio de recursos. Situação que foi explicada pelo vereador Joelso Pontes.
“A população tem que ficar informada que em momento algum o prefeito Everaldo se eximiu dos fatos e jogou a poeira para de baixo do tapete. O prefeito formou a comissão de sindicância, denunciou o caso a Policia, informou a Justiça e os recursos desviados pelo acusado foram bloqueados, e agora estão em uma conta judicial que devolverá os recursos ao fundo de saúde”, argumentando sobre seu voto ser contra o afastamento do prefeito.
Segundo o vereador Joelso o empenho do prefeito Everaldo Gomes de melhorar as condições do município são enormes.
“Temos consciência de que a infraestrutura de Brasiléia está com grandes problemas, mas sabemos também que um prefeito não muda a situação de uma cidade com tantos problemas deixado ao longo de 12 anos do governo do Partido do Trabalhadores em um ano. Temos certeza que o prefeito vai melhorar Brasiléia neste ano de 2014. Um afastamento do prefeito, sendo que o mesmo tomou todas as providências, não seria nada bom para o município”, disse o vereador Joelso.
O vereador Bil Rocha (PMDB) disse que a base foi eleita para apoiar o prefeito Everaldo Gomes e por isso votou contra o afastamento do prefeito.
“Tudo que podíamos fazer como vereadores o prefeito Everaldo Gomes fez quando denunciou o caso a Justiça e a Policia, além de exonerar o acusado de desvio. Quais os motivos de afastar o prefeito se ele seguiu exatamente o que manda as leis. Querem fazer politicagem e isso não vamos permitir na Câmara de Vereadores de Brasiléia. Essa CI que querem criar deveria ser feita quando o vereador Raimundo Lacerda era parlamentar e ele teve a chance de votar pela abertura de uma CI contra a ex-prefeita e acabou não votando. Agora quer afastar o prefeito por que ele é do PMDB. Votei com a base e não adiantou trazer militantes petistas para pressionar nós vereadores”, desabafou Bil.
O Vereador Marivaldo Oliveira (PMDB) disse que o ex-vereador que pediu o afastamento do prefeito deveria ter tomado atitudes semelhantes quando era parlamentar e teve por diversas vezes oportunidade de investigar sua aliada ex-prefeita de Brasiléia e não fez nada.
O vereador Naldo Rufino (Solidariedade) e Marquinhos Tibucio (PSDB) também se manifestaram contra o afastamento do prefeito por entender que todos os procedimentos Policiais e de investigação estão nas mãos dos órgãos competentes.
O pintor Jonas que deixou suas atividades nesta terça-feira para acompanhar a sessão disse que se sentiu triste em saber que ex-vereadores em gestões passadas ficavam mudos e saiam calados da sessão em meio a vários escândalos, e agora querem pagar de justiceiros e portadores da honestidade.
“Tivemos 12 anos de roubalheira dentro da Prefeitura administrada pelo PT. Nunca fizeram nada. Agora por que é o prefeito Everaldo querem tirar ele do mandato dado pelo povo. Isso é uma verdadeira politicagem que querem fazer”, disse Jonas.
O senhor Epaminondas disse que na Assembléia Legislativa os deputados não aprovaram a investigação sobre o G7 e no senado os senadores Jorge Viana e Anibal não assinaram a CPI da Petrobras.
“Mas aqui em Brasiléia o PT quer investigar o Everaldo que fez o que nenhum desses governantes do PT fizeram, que foi levar ao conhecimento da Policia e da Justiça o desvio de recurso da saúde para que as devidas providências fossem tomadas. O Everaldo ainda exonerou o acusado, coisa que não foi feito com os presos da operação G7 e muito menos com muitos mensaleiros que ainda estão soltos pelo Brasil a fora”, argumentou.
Comentários
Acre
Rio Acre atinge cota de transbordamento e mantém Rio Branco em alerta
Nível do rio chegou a 14 metros na manhã deste sábado (27), causando alagamentos e atingindo áreas vulneráveis da capital acreana.

Comentários
Acre
Vídeo: Trabalhador é alvo de atentado a tiros e facada no Segundo Distrito de Rio Branco
Vítima foi atacada ao chegar em casa no loteamento Praia do Amapá e conseguiu buscar socorro por conta própria
O trabalhador Jaércio Martins, de 38 anos, foi vítima de uma tentativa de homicídio na noite desta segunda-feira (26), no loteamento Praia do Amapá, no Segundo Distrito de Rio Branco.
De acordo com testemunhas, Jaércio chegava em frente à própria residência, dirigindo um caminhão, quando foi surpreendido por integrantes de uma organização criminosa. Os suspeitos efetuaram vários disparos de arma de fogo contra o veículo, na tentativa de atingir a vítima.
Na sequência, um dos criminosos se aproximou e desferiu um golpe de faca que atingiu o peito esquerdo do trabalhador. Após o ataque, os suspeitos fugiram do local.
Mesmo ferido, Jaércio conseguiu se deslocar até a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Segundo Distrito, onde recebeu os primeiros atendimentos. Em razão da gravidade do ferimento, ele foi transferido por uma ambulância de suporte avançado do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) para o Pronto-Socorro de Rio Branco.
Segundo a equipe médica, o estado de saúde da vítima é considerado estável. A Polícia Militar não chegou a ser acionada para atender a ocorrência.
Comentários
Acre
Sesacre aponta números e ações que marcaram a saúde pública do Acre em 2025

Foto: Reprodução
A Secretaria de Estado de Saúde do Acre (Sesacre) divulgou um balanço destacando números e ações que marcaram a saúde pública acreana ao longo de 2025. De acordo com os dados apresentados, o ano foi caracterizado pela ampliação do acesso aos serviços e pela interiorização dos atendimentos especializados.
Entre os principais resultados, a Sesacre informou a realização de mais de 27 mil atendimentos por meio do programa Saúde Itinerante, que levou serviços de saúde a municípios do interior do estado. Outro dado destacado foi a execução de mais de 12 mil cirurgias pelo programa Opera Acre.
O balanço também aponta a retomada de centros cirúrgicos, ampliação da oferta de exames, fortalecimento da rede hospitalar e avanços considerados históricos na área da oncologia. Segundo a secretaria, houve ainda recorde de atendimentos nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) ao longo do ano.
A Sesacre mencionou, ainda, a implantação de programas voltados ao atendimento de urgência e à redução da mortalidade, como o Conecta Coração e o AVC – Segundos Importam, voltados para situações críticas em que o tempo de resposta é determinante.
Os dados foram divulgados em um vídeo publicado nas redes sociais da secretaria, que apresenta um resumo das ações realizadas em 2025 e projeta a continuidade das iniciativas para o próximo ano.










Você precisa fazer login para comentar.