Acre
Vereadores debatem melhorias para as ruas do município de Brasiléia
A sessão de terça-feira (12), teve inicio por volta das 8:30 da manhã contou com a presença dos 11 parlamentares.
Boletim informativo da Câmara Municipal de Brasiléia – Assessoria
![]() |
O primeiro vereador a usar a tribuna foi o vereador Bil (PMDB) onde deu inicio ao seu pronunciamento parabenizando a ação feita pela prefeitura com relação ao serviço itinerante que ocorreu no km 26 no ultimo sábado. Em seguida retornou a pedir providencia com relação ao Peti. Nas suas indicações solicitou que secretaria de obras coloque areia na quadra de futebol Valdemir Lopes, pediu sinalização na rua Benjamin Constant que a secretaria de obras também faça limpeza na rua Marechal Rondon. Solicitou aos órgãos competentes tartaruga de transito próximo ao tacaca da Jeane, pediu informação sobre critério utilizado pelo INCRA com relação aos assentados e finalizou pedindo um paliativo na rua Francisco de assim.
![]() |
O vereador Carlinhos do pelado (PSB)logo de inicio, solicitou a instalação da 1° delegacia da mulher no município, segundo o vereador e de fundamental impotência na cidade. Em seguida pediu que prefeitura juntamente com o Ciretran esteja resolvendo o melhoramento do transito no município, solicitou placas de transito indicando as ruas sem saída pediu ao Ciretran em parceria com as escolas palestras de educação no transito, pois os alunos tem eu ter noção do perigo na hora da saída das aulas, pediu ao governo do estado as reformas das paradas de ônibus, concluiu pedindo a secretaria de obras a desobstrução de um bueiro na rua José Maria de Souza.
![]() |
A vereadora Elizete lima (PT) iniciou falando da preocupação com o Peti, porque no momento esta sem condição de funcionamento, complementou a importância da implantação da 1° delegacia de mulher no município, dando inicio nas suas indicações pediu a reforma da quadra Hugo poli, solicitou o concerto das pontes no ramal do 13, e pediu que seja realizado a recuperação do ramal do 5 solicitou que a prefeitura em parceria com o Governo e Iteracre veja situação dos títulos definitivo, pediu a realização do projeto tapa buraco, finalizou falando da situação do bairro são João, pois, os moradores estão sem a mínima infraestrutura.
![]() |
A vereadora Fernanda Hassem (PT) falou da preocupação com relação ao transito de Brasiléia, onde e um problema de trafegabilidade, pois temos que focar e tentar pelo menos resolver essa situação afirmou a vereadora. Em uma de suas indicações pediu prioridade com ralação a um bueiro próximo a Unopar, foi uma em falar da preocupação do Peti, no entanto parabenizou o serviço itinerante que a prefeitura fez no ultimo sábado. Dando continuidade pediu que a secretaria de obras viabilize iluminação publica na avenida rolando Moreira, concluiu falando do problema que os moradores da rua Valdemir Lopes vem enfrentando nesse período chuvosa.
![]() |
O vereador Naldo do (PP) em uso a tribuna iniciou falando da situação da Rua Valdemir Lopes, onde os moradores em uma manifestação legal interditaram a mesma, em seguida o vereador pediu que envie um documento ao Depasa para que seja feito de imediato as melhorias nas ruas necessitadas, solicitou que o Depasa intensifique o abastecimento de agua na rua da creche nova, finalizou pedindo que o governo do estado juntamente com o DENITE faça um paliativo nos trechos críticos da BR 317 sentido Assis Brasil.
![]() |
O vereador Joelson pontes do (PP) deu inicio sua fala solicitando que o governo estude a possibilidade de estalar uma sede do PROCON em Brasiléia, pois as pessoas quando querem fazer um reclamação precisa se deslocar ate rio branco, parabenizou a bancada do acre que apoiaram os recursos liberado ao estado, pediu que prefeitura juntamente com a secretaria de obras agilize a manutenção das ruas Oscar freire e beira rio, pediu que a Eletroacre publicasse a constante falta de energia na zona rural, pediu que realize um serviço no muro da Ufac e no muro do cemitério, e solicitou um recadastramento de todas as cooperativas existentes no município, pediu que secretaria de obras faça recuperação de uma ponte no ramal do 47, pediu que a prefeitura encaminhe documentos informando quais ruas foram contempladas no programa ruas do povo, pediu que a SEMED informe quais os veículos que estão trazendo os alunos e qual sua rota, concluiu pedindo uma nota de pesar ao senhor Dimas e toda sua família.
![]() |
O vereador Marquinhos (PSDB), ao fazer o uso da tribuna iniciou parabenizando a ação da prefeitura com relação ao itinerante, criticou a lentidão dos trabalhos da secretarias de obras, solicitou que encaminhe documento ao setor competente para que coloque faixa nos taxis, pois os taxis estão sem identificação, reiterou o pedido da 1°delegacia de mulher em Brasileia, também falou da necessidade de uma sede do Procon no município, pediu que Secretária de Saúde providencie um auxiliar de dentista para a Unidade Antônio Monteiro dos Reis, pediu que a secretaria de agricultura providencie a capota do caminhão que transporta pessoa no Ramal do Polo, finalizou pedindo que a prefeitura instale placas na rua Ermentino Amaral proibindo o trafego de carretas.
![]() |
O vereador Marivaldo (PMDB) deu inicio sua fala pedindo uma moção de pesar a família do senhor Dimas em nome de toda equipe da câmara municipal da Brasiléia, parabenizou a ação das secretarias que participaram da ação itinerante no km 26, falou da recuperação de pontes em alguns ramais, pediu providencia na rua Valdemir Lopes, falou da obra feita frente ao IOP onde ali era um bueiro quebrado, falou da importância de ramais e pontes em boa qualidade, pois facilita o escoamento e a produção, concluiu pendo que a prefeitura solicite uma garagem no km 26.
![]() |
O vereador Rosildo (PT) iniciou falando da importância do programa de habitação rural, em seguida pediu ao governo do estado mais capacitação aos trabalhadores rurais, falou novamente da feira de piscicultura que será realizada em nosso município, falou da reunião que será feita com os agentes comunitários de saúde com relação ao novo plano e piso salarial, falou de precariedade da distribuição de energia nos ramais, associou-se com relação aos assentados sobre o critério utilizado na distribuição das terras. O vereador prosseguiu pedido que a prefeitura faça a abertura da quadra de esporte do km 26, e finalizou pedindo que convoque uma reunião com a EMBRAPA no que diz respeito a questão da produção de grãos.
![]() |
A vereadora Tereza Xavier (PT) pediu que a prefeitura faça a retirada de lixo da rua macio de nunciação de Paula Moreira e que veja a situação de um buraco na travessa botafogo bairro Eldorado, reiterou o piçaramento nos pontos críticos de ramais, pediu que a prefeitura informe as pessoas que atende no programa bolsa família, pois há muitas pessoas que vem de outros estados e ficam sem transferir o cartão, concluiu pedindo prioridade no tapa buraco.
![]() |
O vereador Mario Jorge (PSB) em uso a tribuna falou de sua ida a rio branco onde participou de uma reunião com o tribunal de contas, segundo o vereador foi muito proveitoso no que diz ao aprendizado orçamentário, falou do planejamento estratégico que acontecera neste sábado, reivindicou a questão do prédio da defensoria publica no município, pediu que a prefeitura junto com o Ciretran mais placas nas ruas, solicitou que a secretaria de obras faça a melhoria do ramal do riozinho Associação Porongaba, pediu o tapa buraco no ramal do 13 e do polo, falou da reunião que teve no assentamento porto Carlos, com relação ao programa luz parra todos, finalizou pediu melhorias nos trechos critico do ramal progresso e liberdade.
Comentários
Acre
Policia de Cobija prende dois brasileiros por tráfico de drogas em Pando; um é condenado a 8 anos de prisão
Segundo suspeito foi liberado por falta de provas; operação ocorreu em hospedaria. O juiz jurisdicional condenou um dos brasileiros a 8 anos de prisão, a serem cumpridos no presídio de Villa Busch.

Um brasileiros foi encontrado com pasta base de cocaína, enquanto o outro não portava entorpecentes no momento da abordagem no interior do estabelecimento. Foto: captadas
O Procurador de Substâncias Controladas de Pando, José Carlos Cruz, relatou em entrevista coletiva em Cobija, na terça-feira (23), uma operação no município de Porvenir que resultou na prisão de dois cidadãos brasileiros, com nomes não divulgados, em uma hospedaria no centro da cidade. Com um deles foi encontrado pasta base de cocaína, enquanto o outro não portava entorpecentes no momento da abordagem dentro do estabelecimento.
Após a prisão em flagrante, os brasileiros ficaram à disposição do Ministério Público, que os acusou do crime de fornecimento de substâncias controladas. Na audiência de medidas cautelares, a promotoria solicitou prisão preventiva de 90 dias. No entanto, os advogados de um dos acusados optaram por um processo abreviado, no qual o réu aceitou a culpa. O juiz jurisdicional condenou esse brasileiro a 8 anos de prisão, a serem cumpridos no presídio de Villa Busch.

Segundo suspeito foi liberado por falta de provas; operação ocorreu em hospedaria no centro de Porvenir. Foto: captadas

Após a prisão em flagrante, os brasileiros ficaram à disposição do Ministério Público, que os acusou do crime de fornecimento de substâncias controladas. Foto: captadas
O segundo brasileiro foi colocado em liberdade, pois não foram encontradas evidências ou elementos probatórios contra ele durante a prisão na hospedaria. A operação reforça a atuação das autoridades de Pando no combate ao tráfico internacional de drogas na fronteira com o Brasil.

Os advogados de um dos acusados optaram por um processo abreviado, no qual o réu aceitou a culpa. O juiz condenou esse brasileiro a 8 anos de prisão, a serem cumpridos no presídio de Villa Busch. Foto: captadas

A operação reforça a atuação das autoridades de Pando no combate ao tráfico internacional de drogas na fronteira com o Acre/Brasil. Foto: captada
Veja vídeo reportagem com TVU Pando:
Comentários
Acre
Polícia de Pando intercepta carga ilegal de Epitaciolândia em veículo perto de Porvenir
Fiscalização feita ao amanhecer apreendeu 40 frangos e 200 cervezas sem documentação; mercadoria tinha origem clandestina em Epitaciolândia

O Comandante do Departamento da Polícia de Pando, Erland Monasterios Vanegas, informou em coletiva de imprensa nesta quarta-feira (24) que um veículo foi interceptado durante a madrugada próximo ao município de Porvenir transportando mercadorias ilegais provenientes do estado brasileiro do Acre. Toda a carga saiu de forma clandestina da cidade de Epitaciolândia.
A equipe de segurança e controle sanitário de Cobija realizava rondas por volta das 05h desta terça-feira (23) quando notou movimentação suspeita. Após uma vistoria minuciosa no veículo, foram apreendidos 40 frangos e 200 pacotes de cerveja da marca Skol, que não possuíam a documentação correspondente de compra ou legalização para circulação transfronteiriça.

Comandante Erland Monasterios Vanegas confirmou que frangos e cervejas sem documentação, interceptadas perto de Porvenir, foram destruídas. Foto: captadas
Devido à natureza de contrabando do fato, o caso foi encaminhado para a Zona Franca Comercial e Industrial de Cobija “Zofra Cobija”, órgão responsável pelo controle aduaneiro e comercial na região fronteiriça que foi descartada no aterro sanitário de Cobija.
A decisão de destruir os produtos segue os protocolos de descarte aplicados a bens apreendidos em operações de contrabando, por não cumprirem os requisitos sanitários, fiscais ou legais para circulação internacional. O caso havia sido encaminhado anteriormente à Zofra Cobija, que determinou a destinação final dos itens.
A ação reforça o controle fronteiriço entre a Bolívia e o Brasil na região de Pando, onde autoridades vêm atuando contra o comércio ilegal de mercadorias.

A ação reforça o controle fronteiriço entre a Bolívia e o Brasil na região de Pando com o estado do Acre, onde autoridades vêm atuando contra o comércio ilegal de mercadorias. Foto: captada
Veja vídeo entrevista com TVU Pando:
Comentários
Acre
Vídeo: Frentista é assaltado por criminosos armados em posto de combustíveis de Rio Branco
Quatro suspeitos em um carro branco renderam a vítima no bairro Ivete Vargas e fugiram levando cerca de R$ 100; polícia investiga o caso

O frentista entregou a quantia disponível no momento, pouco superior a R$ 100, valor referente às últimas vendas realizadas. Foto: arquivo
Um frentista foi vítima de um assalto na noite desta terça-feira (23), enquanto trabalhava no Posto de Combustível Leblon, localizado na Rua Leblon, no bairro Ivete Vargas, em Rio Branco.
Segundo informações da Polícia Militar, a vítima foi surpreendida por quatro criminosos que chegaram ao local em um veículo modelo Onix, de cor branca. Dois dos suspeitos desceram do banco traseiro do carro e, armados, anunciaram o assalto.
O frentista estava próximo à bomba de combustível e se preparava para atender o motorista quando foi abordado. Assustado, ele não reagiu e apenas levantou as mãos, entregando pouco mais de R$ 100, valor referente ao caixa do momento. Um colega da vítima estava no escritório do posto realizando o fechamento da contabilidade e a troca de plantão.
Os criminosos não levaram pertences pessoais da vítima, como celular ou carteira, ficando apenas com o dinheiro do estabelecimento. Após a ação, o grupo fugiu no mesmo veículo, seguindo em direção ao bairro Castelo Branco.
A Polícia Militar foi acionada, esteve no local para colher informações e realizou buscas na região, mas nenhum dos suspeitos foi localizado até o momento.
O frentista compareceu à Delegacia de Flagrantes (Defla), onde registrou boletim de ocorrência pelos crimes de ameaça e roubo. O caso será apurado pela Polícia Civil de Rio Branco.













Você precisa fazer login para comentar.