Acre
Vereadores debatem melhorias para as ruas do município de Brasiléia
A sessão de terça-feira (12), teve inicio por volta das 8:30 da manhã contou com a presença dos 11 parlamentares.
Boletim informativo da Câmara Municipal de Brasiléia – Assessoria
![]() |
O primeiro vereador a usar a tribuna foi o vereador Bil (PMDB) onde deu inicio ao seu pronunciamento parabenizando a ação feita pela prefeitura com relação ao serviço itinerante que ocorreu no km 26 no ultimo sábado. Em seguida retornou a pedir providencia com relação ao Peti. Nas suas indicações solicitou que secretaria de obras coloque areia na quadra de futebol Valdemir Lopes, pediu sinalização na rua Benjamin Constant que a secretaria de obras também faça limpeza na rua Marechal Rondon. Solicitou aos órgãos competentes tartaruga de transito próximo ao tacaca da Jeane, pediu informação sobre critério utilizado pelo INCRA com relação aos assentados e finalizou pedindo um paliativo na rua Francisco de assim.
![]() |
O vereador Carlinhos do pelado (PSB)logo de inicio, solicitou a instalação da 1° delegacia da mulher no município, segundo o vereador e de fundamental impotência na cidade. Em seguida pediu que prefeitura juntamente com o Ciretran esteja resolvendo o melhoramento do transito no município, solicitou placas de transito indicando as ruas sem saída pediu ao Ciretran em parceria com as escolas palestras de educação no transito, pois os alunos tem eu ter noção do perigo na hora da saída das aulas, pediu ao governo do estado as reformas das paradas de ônibus, concluiu pedindo a secretaria de obras a desobstrução de um bueiro na rua José Maria de Souza.
![]() |
A vereadora Elizete lima (PT) iniciou falando da preocupação com o Peti, porque no momento esta sem condição de funcionamento, complementou a importância da implantação da 1° delegacia de mulher no município, dando inicio nas suas indicações pediu a reforma da quadra Hugo poli, solicitou o concerto das pontes no ramal do 13, e pediu que seja realizado a recuperação do ramal do 5 solicitou que a prefeitura em parceria com o Governo e Iteracre veja situação dos títulos definitivo, pediu a realização do projeto tapa buraco, finalizou falando da situação do bairro são João, pois, os moradores estão sem a mínima infraestrutura.
![]() |
A vereadora Fernanda Hassem (PT) falou da preocupação com relação ao transito de Brasiléia, onde e um problema de trafegabilidade, pois temos que focar e tentar pelo menos resolver essa situação afirmou a vereadora. Em uma de suas indicações pediu prioridade com ralação a um bueiro próximo a Unopar, foi uma em falar da preocupação do Peti, no entanto parabenizou o serviço itinerante que a prefeitura fez no ultimo sábado. Dando continuidade pediu que a secretaria de obras viabilize iluminação publica na avenida rolando Moreira, concluiu falando do problema que os moradores da rua Valdemir Lopes vem enfrentando nesse período chuvosa.
![]() |
O vereador Naldo do (PP) em uso a tribuna iniciou falando da situação da Rua Valdemir Lopes, onde os moradores em uma manifestação legal interditaram a mesma, em seguida o vereador pediu que envie um documento ao Depasa para que seja feito de imediato as melhorias nas ruas necessitadas, solicitou que o Depasa intensifique o abastecimento de agua na rua da creche nova, finalizou pedindo que o governo do estado juntamente com o DENITE faça um paliativo nos trechos críticos da BR 317 sentido Assis Brasil.
![]() |
O vereador Joelson pontes do (PP) deu inicio sua fala solicitando que o governo estude a possibilidade de estalar uma sede do PROCON em Brasiléia, pois as pessoas quando querem fazer um reclamação precisa se deslocar ate rio branco, parabenizou a bancada do acre que apoiaram os recursos liberado ao estado, pediu que prefeitura juntamente com a secretaria de obras agilize a manutenção das ruas Oscar freire e beira rio, pediu que a Eletroacre publicasse a constante falta de energia na zona rural, pediu que realize um serviço no muro da Ufac e no muro do cemitério, e solicitou um recadastramento de todas as cooperativas existentes no município, pediu que secretaria de obras faça recuperação de uma ponte no ramal do 47, pediu que a prefeitura encaminhe documentos informando quais ruas foram contempladas no programa ruas do povo, pediu que a SEMED informe quais os veículos que estão trazendo os alunos e qual sua rota, concluiu pedindo uma nota de pesar ao senhor Dimas e toda sua família.
![]() |
O vereador Marquinhos (PSDB), ao fazer o uso da tribuna iniciou parabenizando a ação da prefeitura com relação ao itinerante, criticou a lentidão dos trabalhos da secretarias de obras, solicitou que encaminhe documento ao setor competente para que coloque faixa nos taxis, pois os taxis estão sem identificação, reiterou o pedido da 1°delegacia de mulher em Brasileia, também falou da necessidade de uma sede do Procon no município, pediu que Secretária de Saúde providencie um auxiliar de dentista para a Unidade Antônio Monteiro dos Reis, pediu que a secretaria de agricultura providencie a capota do caminhão que transporta pessoa no Ramal do Polo, finalizou pedindo que a prefeitura instale placas na rua Ermentino Amaral proibindo o trafego de carretas.
![]() |
O vereador Marivaldo (PMDB) deu inicio sua fala pedindo uma moção de pesar a família do senhor Dimas em nome de toda equipe da câmara municipal da Brasiléia, parabenizou a ação das secretarias que participaram da ação itinerante no km 26, falou da recuperação de pontes em alguns ramais, pediu providencia na rua Valdemir Lopes, falou da obra feita frente ao IOP onde ali era um bueiro quebrado, falou da importância de ramais e pontes em boa qualidade, pois facilita o escoamento e a produção, concluiu pendo que a prefeitura solicite uma garagem no km 26.
![]() |
O vereador Rosildo (PT) iniciou falando da importância do programa de habitação rural, em seguida pediu ao governo do estado mais capacitação aos trabalhadores rurais, falou novamente da feira de piscicultura que será realizada em nosso município, falou da reunião que será feita com os agentes comunitários de saúde com relação ao novo plano e piso salarial, falou de precariedade da distribuição de energia nos ramais, associou-se com relação aos assentados sobre o critério utilizado na distribuição das terras. O vereador prosseguiu pedido que a prefeitura faça a abertura da quadra de esporte do km 26, e finalizou pedindo que convoque uma reunião com a EMBRAPA no que diz respeito a questão da produção de grãos.
![]() |
A vereadora Tereza Xavier (PT) pediu que a prefeitura faça a retirada de lixo da rua macio de nunciação de Paula Moreira e que veja a situação de um buraco na travessa botafogo bairro Eldorado, reiterou o piçaramento nos pontos críticos de ramais, pediu que a prefeitura informe as pessoas que atende no programa bolsa família, pois há muitas pessoas que vem de outros estados e ficam sem transferir o cartão, concluiu pedindo prioridade no tapa buraco.
![]() |
O vereador Mario Jorge (PSB) em uso a tribuna falou de sua ida a rio branco onde participou de uma reunião com o tribunal de contas, segundo o vereador foi muito proveitoso no que diz ao aprendizado orçamentário, falou do planejamento estratégico que acontecera neste sábado, reivindicou a questão do prédio da defensoria publica no município, pediu que a prefeitura junto com o Ciretran mais placas nas ruas, solicitou que a secretaria de obras faça a melhoria do ramal do riozinho Associação Porongaba, pediu o tapa buraco no ramal do 13 e do polo, falou da reunião que teve no assentamento porto Carlos, com relação ao programa luz parra todos, finalizou pediu melhorias nos trechos critico do ramal progresso e liberdade.
Comentários
Acre
Prefeito de Brasiléia celebra título do futsal com banho de mangueira e carreata pelas ruas da cidade
Eduardo, com 13 gols, e Kauan, no gol, levaram R$ 1 mil cada pela premiação individual. Vice-campeão Quinari recebeu R$ 2 mil

A celebração do título do Campeonato Acreano de Futsal pelo Atlético Brasileense ganhou as ruas de Brasiléia com um banho de mangueira histórico. Foto: captada
O Atlético Brasileense, o “Campeão do Norte”, voltou ao topo do futsal acreano depois de dois anos longe das conquistas e conquistou o tetracampeonato estadual de Futsal da Série A 2025. A equipe de Brasiléia atropelou o Quinari no segundo jogo por 14 a 1 no último sábado (27), com placares agregados o resultado final foi de 18 a 5, sendo o segundo jogo no Ginásio Álvaro Dantas, em Rio Branco, garantindo o título de forma impressionante após dois anos sem levantar troféus.
Nesta segunda-feira (29), o elenco campeão foi recebido com honras pelo prefeito Carlinhos do Pelado (PP), que estendeu um tapete azul — cor do clube — na entrada do gabinete municipal. Os atletas ainda percorreram as principais avenidas da cidade em carro aberto, aplaudidos pela torcida, e encerraram a celebração com um banho de mangueira do Corpo de Bombeiros. A conquista reafirma a força do futsal de Brasiléia no cenário esportivo do Acre.

Com apenas uma derrota, Atlético Brasileense conquista tetracampeonato acreano de futsal com campanha de oito jogos. Foto: captada

A campanha reforça a hegemonia do clube na modalidade no estado e coroa uma temporada de números expressivos, culminando na celebração histórica com a torcida e o prefeito Carlinhos do Pelado nesta segunda. Foto: captada
A equipe, que se sagrou tetracampeã no último sábado (27) após golear o Quinari por 14 a 1, marcou 41 gols e sofreu 20 ao longo da competição.
Com uma defesa sólida e um ataque avassalador — média de mais de cinco gols por jogo —, o time de Brasiléia manteve invencibilidade por sete partidas consecutivas até levantar o troféu. A campanha reforça a hegemonia do clube na modalidade no estado e coroa uma temporada de números expressivos, culminando na celebração histórica com a torcida e o prefeito Carlinhos do Pelado nesta segunda-feira (29).

Carlinhos do Pelado se juntou aos atletas tetracampeões acreanos em festa que incluiu tapete azul, carro aberto e encerramento com “banho da alegria” do Corpo de Bombeiros. Foto: captada
O prefeito Carlinhos do Pelado (PP) se juntou aos atletas tetracampeões e, em clima de descontração, participou do banho de mangueira realizado pelo Corpo de Bombeiros na principal avenida da cidade.
A festa começou com uma recepção oficial no gabinete do prefeito, onde foi estendido um tapete azul — cor do clube — para os campeões. Em seguida, o elenco percorreu as principais avenidas em carro aberto, sendo aplaudido pela população, antes do encerramento com o banho simbólico que marcou a conquista do tetracampeonato estadual.
Premiações para o tetra-campeão
Além do título de tetracampeão acreano de futsal, o Atlético Brasileense fez barba, cabelo e bigode, dominou as premiações individuais da competição. Eduardo, autor de cinco gols na goleada de 14 a 1 na final, terminou como artilheiro do estadual com 13 gols. Kauan foi eleito o melhor goleiro. Cada um recebeu um troféu e R$ 1 mil pela conquista individual.

Eduardo, do Atletico Brasileense, foi o artilheiro do Campeonato Acreano de Futsal Série A 2025. Foto: Kelton Pinho
O clube também faturou R$ 12 mil em premiação em dinheiro pela conquista do Campeonato Acreano de Futsal Série A 2025 e garantiu vaga na Taça Brasil de 2026, com direito a 12 passagens. O vice-campeão, Quinari, recebeu R$ 2 mil. A campanha do time de Brasiléia incluiu apenas uma derrota em oito jogos, com 41 gols marcados e 20 sofridos.

Kauan, do Atletico Brasileense, eleito o melhor goleiro do Campeonato Acreano de Futsal Série A 2025. Foto: Kelton Pinho
Alcione, camisa 8, destaca representatividade do tetracampeonato para o Atlético Brasileense e demonstra surpresa com goleada de 14 a 1 na final.
Após a conquista do tetracampeonato acreano de futsal, o experiente ala e capitão do Atlético Brasileense, Alcione (camisa 8), destacou a representatividade do título para a cidade de Brasiléia e descartou que a punição aplicada pela Federação Acreana de Futebol de Salão (Fafs) tenha servido como motivação extra para a equipe.
“Representa muita coisa para o nosso município. Não foi uma motivação a mais não. Sempre falo para os meninos: Deus sabe de todas as coisas. Se Ele não quis que a final fosse lá (em Brasiléia) e fosse aqui, a gente aceitou”, afirmou o capitão em entrevista pós-jogo.
Alcione também demonstrou surpresa com o placar elástico de 14 a 1 sobre o Quinari, mas creditou o resultado à capacidade de imposição do time campeão. “Ninguém imaginava não. A equipe do Quinari é muito qualificada, mas, graças a Deus, a gente se impôs, conseguimos um placar elástico e o título”. A vitória garantiu ao Brasileense a vaga na Taça Brasil de 2026.

Capitão do Atlético Brasileense descarta punição como motivação e credita título à imposição em campo. Foto: captada
Veja vídeos assessoria:
Comentários
Acre
Rio Acre segue acima da cota de transbordo e atinge 15,32 metros em Rio Branco
Mesmo sem chuvas nas últimas 24 horas, nível do rio continua elevado e é monitorado pela Defesa Civil

Foto: Sérgio Vale
Comentários
Acre
Acre recebe novo alerta de chuvas intensas com risco potencial

Em dias de chuva é preciso redobrar as medidas de segurança ao conduzir veículos. Foto: Eduardo Gomes/Detran
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um aviso de chuvas intensas com grau de perigo potencial para o Acre. O alerta teve início às 9h23 desta segunda-feira (29) e segue válido até 23h59 de terça-feira (30).
De acordo com o Inmet, estão previstas chuvas entre 20 e 30 milímetros por hora, podendo chegar a até 50 milímetros por dia, acompanhadas de ventos intensos, com velocidade variando entre 40 e 60 km/h.
Apesar de classificado como de baixo risco, o aviso aponta possibilidade de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos em áreas urbanas e descargas elétricas durante o período de instabilidade.




























Você precisa fazer login para comentar.