Conecte-se conosco

Acre

Vereadores debatem melhorias para as ruas do município de Brasiléia

Publicado

em

A sessão de terça-feira (12), teve inicio por volta das 8:30 da manhã contou com a presença dos 11 parlamentares.

Boletim informativo da Câmara Municipal de Brasiléia – Assessoria

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

 

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

O primeiro vereador a usar a tribuna foi o vereador Bil (PMDB) onde deu inicio ao seu pronunciamento parabenizando a ação feita pela prefeitura com relação ao serviço itinerante que ocorreu no km 26 no ultimo sábado. Em seguida retornou a pedir providencia com relação ao Peti. Nas suas indicações solicitou que secretaria de obras coloque areia na quadra de futebol Valdemir Lopes, pediu sinalização na rua Benjamin Constant que a secretaria de obras também faça limpeza na rua Marechal Rondon. Solicitou aos órgãos competentes tartaruga de transito próximo ao tacaca da Jeane, pediu informação sobre critério utilizado pelo INCRA com relação aos assentados e finalizou pedindo um paliativo na rua Francisco de assim.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

O vereador Carlinhos do pelado (PSB)logo de inicio, solicitou a instalação da 1° delegacia da mulher no município, segundo o vereador e de fundamental impotência na cidade. Em seguida pediu que prefeitura juntamente com o Ciretran esteja resolvendo o melhoramento do transito no município, solicitou placas de transito indicando as ruas sem saída pediu ao Ciretran em parceria com as escolas palestras de educação no transito, pois os alunos tem eu ter noção do perigo na hora da saída das aulas, pediu ao governo do estado as reformas das paradas de ônibus, concluiu pedindo a secretaria de obras a desobstrução de um bueiro na rua José Maria de Souza.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

A vereadora Elizete lima (PT) iniciou falando da preocupação com o Peti, porque no momento esta sem condição de funcionamento, complementou a importância da implantação da 1° delegacia de mulher no município, dando inicio nas suas indicações pediu a reforma da quadra Hugo poli, solicitou o concerto das pontes no ramal do 13, e pediu que seja realizado a recuperação do ramal do 5  solicitou que a prefeitura em parceria com o Governo e Iteracre veja situação dos títulos definitivo, pediu a realização do projeto tapa buraco, finalizou falando da situação do bairro são João, pois, os moradores estão sem a mínima infraestrutura.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

A vereadora Fernanda Hassem (PT) falou da preocupação com relação ao transito de Brasiléia, onde e um problema de trafegabilidade, pois temos que focar e tentar pelo menos resolver essa situação afirmou a vereadora. Em uma de suas indicações pediu prioridade com ralação a um bueiro próximo a Unopar, foi uma em falar da preocupação do Peti, no entanto parabenizou o serviço itinerante que a prefeitura fez no ultimo sábado. Dando continuidade pediu que a secretaria de obras viabilize iluminação publica na avenida rolando Moreira, concluiu falando do problema que os moradores  da rua Valdemir Lopes vem enfrentando nesse período chuvosa.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

O vereador Naldo do (PP) em uso a tribuna iniciou falando da situação da Rua Valdemir Lopes, onde os moradores em uma manifestação legal interditaram a mesma, em seguida o vereador pediu que envie um documento ao Depasa para que seja feito de imediato as melhorias nas ruas necessitadas, solicitou que o Depasa intensifique o abastecimento de agua na rua da creche nova, finalizou pedindo que o governo do estado juntamente com o DENITE faça um paliativo nos trechos críticos da BR 317 sentido Assis Brasil.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

O vereador Joelson pontes do (PP) deu inicio sua fala solicitando que o governo estude a possibilidade de estalar uma sede do PROCON em Brasiléia, pois as pessoas quando querem fazer um reclamação precisa se deslocar ate rio branco, parabenizou a bancada do acre que apoiaram os recursos liberado ao estado, pediu que prefeitura juntamente com a secretaria de obras agilize a manutenção das ruas Oscar freire e beira rio, pediu que a Eletroacre publicasse a constante falta de energia na zona rural, pediu que realize um serviço no muro da Ufac e no muro do cemitério, e solicitou um recadastramento  de todas as cooperativas existentes no município, pediu que secretaria de obras faça recuperação de uma ponte no ramal do 47, pediu que a prefeitura encaminhe documentos informando quais ruas foram contempladas no programa ruas do povo, pediu que a SEMED informe quais os veículos que estão trazendo os alunos e qual sua rota, concluiu pedindo uma nota de pesar ao senhor Dimas e toda sua família.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

O vereador Marquinhos (PSDB), ao fazer o uso da tribuna iniciou parabenizando a ação da prefeitura  com relação ao itinerante, criticou a lentidão dos trabalhos da secretarias de obras, solicitou que encaminhe documento ao setor competente para que coloque faixa nos taxis, pois os taxis estão sem identificação, reiterou o pedido da 1°delegacia de mulher em Brasileia, também falou da necessidade de uma sede do Procon no município, pediu que Secretária de Saúde providencie um auxiliar de dentista para a Unidade Antônio Monteiro dos Reis, pediu que a secretaria de agricultura providencie a capota do caminhão que transporta pessoa no Ramal do Polo, finalizou pedindo que a prefeitura instale placas na rua Ermentino Amaral proibindo o trafego de carretas.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

O vereador Marivaldo (PMDB) deu inicio sua fala pedindo uma moção de pesar a família do senhor Dimas em nome de toda equipe da câmara municipal da Brasiléia, parabenizou a ação das secretarias que participaram da ação itinerante no km 26, falou da recuperação de pontes em alguns ramais, pediu providencia na rua Valdemir Lopes, falou da obra feita frente ao IOP  onde ali era um bueiro quebrado, falou da importância de ramais e pontes em boa qualidade, pois facilita o escoamento e a produção, concluiu pendo que a prefeitura solicite uma garagem no km 26.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

O vereador Rosildo (PT) iniciou falando da importância do programa de habitação rural, em seguida pediu ao governo do estado mais capacitação aos trabalhadores rurais, falou novamente da feira de piscicultura que será realizada em nosso município, falou da reunião que será feita com os agentes comunitários de saúde com relação ao novo plano e piso salarial, falou de precariedade da distribuição de energia nos ramais, associou-se com relação aos assentados sobre o critério utilizado na distribuição das terras. O vereador prosseguiu pedido que a prefeitura faça a abertura da quadra de esporte do km 26, e finalizou pedindo que convoque uma reunião com a EMBRAPA no que diz  respeito a questão da produção de grãos.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

A vereadora Tereza Xavier (PT) pediu que a prefeitura faça a retirada de lixo da rua macio de nunciação de Paula Moreira e que veja a situação de um buraco na travessa botafogo bairro Eldorado, reiterou o piçaramento nos pontos críticos de ramais, pediu que a prefeitura informe as pessoas que atende no programa bolsa família, pois há muitas pessoas que vem de outros estados e ficam sem transferir o cartão, concluiu pedindo prioridade no tapa buraco.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

O vereador Mario Jorge (PSB) em uso a tribuna falou de sua ida a rio branco onde participou de uma reunião com o tribunal de contas, segundo o vereador foi muito proveitoso no que diz ao aprendizado orçamentário, falou do planejamento estratégico que acontecera neste sábado, reivindicou a questão do prédio da defensoria publica no município, pediu que a prefeitura junto com o Ciretran mais placas nas ruas, solicitou que a secretaria de obras faça a melhoria do ramal do riozinho Associação Porongaba, pediu o tapa buraco no ramal do 13 e do polo, falou da reunião que teve no assentamento porto Carlos, com relação ao programa luz parra todos, finalizou pediu melhorias nos trechos critico do ramal progresso e liberdade.

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Acre

Assembleia Legislativa do Acre recebe prêmio nacional por excelência na transparência públi

Publicado

em

A gestão da mesa diretora da Assembleia Legislativa do Acre tem motivos de sobra para comemorar o trabalho realizado ao longo de 2025

A ALEAC foi premiada com o selo ouro de transparência pública em gestão pelo Programa Nacional de Transparência Publica( PNTP), durante o IV Congresso Internacional dos Tribunais de Contas (CITC), realizado em Florianópolis, SC.

A premiação aconteceu na tarde da última 5• feira. A ALEAC alcançou 93,02% de transparência, ficando entre os 1.082 órgãos públicos que alcançaram a mesma premiação, dentre mais de 10 mil portais de órgãos publicos avaliados.

Presente ao evento, representado a mesa diretora, o deputado Luiz Gonzaga, primeiro secretário da Casa, externou toda alegria por ver o trabalho coordenado pelo presidente Nicolau Júnior, sendo reconhecido nacionalmente.

“Ver a ALEAC reconhecida entre as instituições com os mais altos níveis de transparência, reforça o trabalho sério que estamos construindo sob a presidência do deputado Nicolau Júnior, que tem conduzido a casa com responsabilidade, diálogo e compromisso”, disse Gonzaga após a premiação.

O trabalho de análise dos portais envolveu mais de 10 mil pessoas, entre eles mais de 500 técnicos dos 33 Tribunais de Contas do País. Neste período, foi percebido que 49% dos portais foram aprimorados desde a última edição, em 2024.

De Bento Gonçalves, no Rio Grande do Sul, onde participa da 28• Conferência da UNALE, o presidente Nicolau Júnior compartilhou com os demais deputados do Acre o feito alcançado e disse que o reconhecimento público atestado pelo Programa Nacional de Transparência Pública( PNTP), ratifica um trabalho de austeridade, cortes de gastos e seriedade no trato com a coisa pública.

“Compartilho esse reconhecimento nacional que alcançamos com todos os parlamentares e servidores da nossa casa. Estou particularmente feliz e diria que até realizado por estarmos sendo aprovados pelos órgãos de controle. Vamos continuar trabalho, todos unidos, para que o legislativo acreano continue avançando, sendo exemplo para outras casas de leis no país”, disse.

A entrega da certificação foi feita pelo presidente da Atricon, Edilson Silva; pelo presidente do Instituto Rui Barbosa (IRB), Edilberto Pontes; pelo presidente do Tribunal de Contas de Santa Catarina, Herneus De Nadal; pelo presidente do Conselho Nacional dos Presidentes dos Tribunais de Contas (CNPTC), Luiz Antônio Guaraná; e pelo coordenador-geral do PNTP, Antônio Joaquim.

Sobre o PNTP

O Programa Nacional de Transparência Pública (PNTP), liderado pela Atricon, é uma iniciativa voltada para promover e avaliar a transparência das informações públicas em Estados e municípios brasileiros. Ele se baseia em mais de 130 critérios de avaliação, que ajudam a medir o grau de transparência das entidades públicas, permitindo comparações e gerando indicadores de melhoria.

O Radar da Transparência Pública é uma ferramenta eletrônica que divulga os índices de transparência ativa de órgãos públicos de todo o País, apurados no levantamento realizado no PNTP desde 2022, executado pelos Tribunais de Contas, com o apoio dos controladores internos.
Além disso, ele evidencia o resultado da análise realizada nos órgãos públicos dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, no âmbito federal, estadual e municipal.

Comentários

Continue lendo

Acre

Brasil cai no Grupo C da Copa do Mundo de 2026 com Marrocos, Haiti e Escócia

Publicado

em

Seleção brasileira estreia contra os marroquinos em 13 de junho; dois primeiros de cada grupo avançam, e oito melhores terceiros colocados também seguem na competição

Passando da primeira fase, a seleção terá como rival um integrante do Grupo F, que tem Holanda, Japão, Tunísia e o vencedor da repescagem B da Europa (Ucrânia, Suécia, Polônia, Albânia ou Suécia). Foto: captada 

A seleção brasileira conheceu seus adversários na Copa do Mundo de 2026 no sorteio realizado pela Fifa nesta sexta-feira (5), em Washington, nos Estados Unidos. O Brasil foi inserido no Grupo C, onde enfrentará Marrocos, Haiti e Escócia na primeira fase.

A estreia da equipe canarinho será contra Marrocos no dia 13 de junho, um sábado. Na sequência, o time brasileiro joga contra o Haiti em 19 de junho, uma sexta-feira, e encerra a fase de grupos diante da Escócia em 24 de junho, uma quarta-feira.

A edição de 2026, que será realizada nos Estados Unidos, México e Canadá, contará com 48 seleções, divididas em 12 grupos de quatro times. Os dois primeiros colocados de cada grupo avançam automaticamente para as oitavas de final. Além deles, os oito melhores terceiros colocados também seguem na competição, totalizando 32 equipes na fase mata-mata.

A defininação dos grupos marca o início da contagem regressiva para o torneio, que promete ser o maior e mais longo da história das Copas.

Rumo ao hexa

Passando da primeira fase, a seleção terá como rival um integrante do Grupo F, que tem Holanda, Japão, Tunísia e o vencedor da repescagem B da Europa (Ucrânia, Suécia, Polônia, Albânia ou Suécia). Em caso de classificação como primeiro do grupo, o Brasil enfrentará o segundo colocado do Grupo F em Houston, nos EUA. Se terminar em segundo, vai encarar o líder, em Monterrey, no México. Nos dois casos, o jogo está marcado para o dia 29 de junho, uma segunda-feira.

Nas oitavas, o adversário será o segundo colocado do Grupo E (Alemanha, Curacao, Costa do Marfim e Equador) ou o segundo colocado do Grupo I (França, Senegal, Noruega e o vencedor repescagem intercontinental 2).

Nas quartas, o rival será o primeiro do Grupo A (México, África do Sul, Coreia do Sul e vencedor repescagem D) ou o líder do Grupo L (Inglaterra, Gana, Croácia e Panamá).

Na semifinal, Argentina, Canadá e Portugal despontam como favoritos a ser oponente da seleção brasileira, caso o time comandado por Carlo Ancelotti chegue até lá, visto que é possível que tenha pelo caminho algum integrante dos Grupo B, J ou K.

A final pode opor qualquer seleção posicionada do outro lado da chave, onde estão Alemanha, Espanha e França, por exemplo.

Há 495 combinações para as seleções que avançarem nessa condição. A Fifa definirá os horários e locais das partidas da Copa do Mundo no sábado. A Copa do Mundo tem início em 11 de junho, com o México em campo no lendário Estádio Azteca. O torneio tem o término previsto para 19 de julho, data da final, agendada para o MetLife Stadium

Saiba como ficaram os grupos da Copa

Grupo A: México, África do Sul, Coreia do Sul e Uefa D*

Grupo B: Canadá, Uefa A*, Catar e Suíça

Grupo C: Brasil, Marrocos, Haiti e Escócia

Grupo D: EUA, Paraguai, Austrália e Uefa C*

Grupo E: Alemanha, Curaçao, Costa do Marfim e Equador

Grupo F: Holanda, Japão, Uefa B* e Tunísia

Grupo G: Bélgica, Egito, Irã e Nova Zelândia

Grupo H: Espanha, Cabo Verde, Arábia Saudita e Uruguai

Grupo I: França, Senegal, Fifa 2* e Noruega

Grupo J: Argentina, Argélia, Áustria e Jordânia

Grupo K: Portugal, Fifa 1*, Uzbequistão e Colômbia

Grupo L: Inglaterra, Croácia, Gana e Panamá

Comentários

Continue lendo

Acre

Prefeitura de Assis Brasil promove confraternização para celebrar mais um ano do SCFV com a terceira idade

Publicado

em

A Prefeitura de Assis Brasil, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, realizou nesta quinta-feira(04), uma grande celebração em alusão a mais um ano de atividades do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) com o grupo da terceira idade. O encontro festivo reuniu idosos participantes do programa, marcando um momento de alegria, interação e reconhecimento pela trajetória construída ao longo do ano.

A comemoração contou com um almoço especial preparado para os participantes, reforçando o cuidado e o carinho dedicados ao público da melhor idade. Além da confraternização, o evento foi animado com música ao vivo, criando um ambiente leve e descontraído para todos os presentes.

Dinâmicas e momentos de integração proporcionaram ainda mais interação entre os idosos, reforçando o objetivo principal do SCFV: fortalecer vínculos comunitários, promover bem-estar e incentivar a socialização. Ao final da programação, foram distribuídos prêmios, levando ainda mais entusiasmo e sorrisos ao grupo.

O encontro reflete o cuidado da Prefeitura de Assis Brasil com políticas públicas que promovem inclusão, acolhimento e respeito, celebrando com carinho mais um capítulo dessa caminhada conjunta.

Comentários

Continue lendo