Conecte-se conosco

Acre

Vereadores debatem melhorias para as ruas do município de Brasiléia

Publicado

em

A sessão de terça-feira (12), teve inicio por volta das 8:30 da manhã contou com a presença dos 11 parlamentares.

Boletim informativo da Câmara Municipal de Brasiléia – Assessoria

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

 

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

O primeiro vereador a usar a tribuna foi o vereador Bil (PMDB) onde deu inicio ao seu pronunciamento parabenizando a ação feita pela prefeitura com relação ao serviço itinerante que ocorreu no km 26 no ultimo sábado. Em seguida retornou a pedir providencia com relação ao Peti. Nas suas indicações solicitou que secretaria de obras coloque areia na quadra de futebol Valdemir Lopes, pediu sinalização na rua Benjamin Constant que a secretaria de obras também faça limpeza na rua Marechal Rondon. Solicitou aos órgãos competentes tartaruga de transito próximo ao tacaca da Jeane, pediu informação sobre critério utilizado pelo INCRA com relação aos assentados e finalizou pedindo um paliativo na rua Francisco de assim.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

O vereador Carlinhos do pelado (PSB)logo de inicio, solicitou a instalação da 1° delegacia da mulher no município, segundo o vereador e de fundamental impotência na cidade. Em seguida pediu que prefeitura juntamente com o Ciretran esteja resolvendo o melhoramento do transito no município, solicitou placas de transito indicando as ruas sem saída pediu ao Ciretran em parceria com as escolas palestras de educação no transito, pois os alunos tem eu ter noção do perigo na hora da saída das aulas, pediu ao governo do estado as reformas das paradas de ônibus, concluiu pedindo a secretaria de obras a desobstrução de um bueiro na rua José Maria de Souza.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

A vereadora Elizete lima (PT) iniciou falando da preocupação com o Peti, porque no momento esta sem condição de funcionamento, complementou a importância da implantação da 1° delegacia de mulher no município, dando inicio nas suas indicações pediu a reforma da quadra Hugo poli, solicitou o concerto das pontes no ramal do 13, e pediu que seja realizado a recuperação do ramal do 5  solicitou que a prefeitura em parceria com o Governo e Iteracre veja situação dos títulos definitivo, pediu a realização do projeto tapa buraco, finalizou falando da situação do bairro são João, pois, os moradores estão sem a mínima infraestrutura.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

A vereadora Fernanda Hassem (PT) falou da preocupação com relação ao transito de Brasiléia, onde e um problema de trafegabilidade, pois temos que focar e tentar pelo menos resolver essa situação afirmou a vereadora. Em uma de suas indicações pediu prioridade com ralação a um bueiro próximo a Unopar, foi uma em falar da preocupação do Peti, no entanto parabenizou o serviço itinerante que a prefeitura fez no ultimo sábado. Dando continuidade pediu que a secretaria de obras viabilize iluminação publica na avenida rolando Moreira, concluiu falando do problema que os moradores  da rua Valdemir Lopes vem enfrentando nesse período chuvosa.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

O vereador Naldo do (PP) em uso a tribuna iniciou falando da situação da Rua Valdemir Lopes, onde os moradores em uma manifestação legal interditaram a mesma, em seguida o vereador pediu que envie um documento ao Depasa para que seja feito de imediato as melhorias nas ruas necessitadas, solicitou que o Depasa intensifique o abastecimento de agua na rua da creche nova, finalizou pedindo que o governo do estado juntamente com o DENITE faça um paliativo nos trechos críticos da BR 317 sentido Assis Brasil.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

O vereador Joelson pontes do (PP) deu inicio sua fala solicitando que o governo estude a possibilidade de estalar uma sede do PROCON em Brasiléia, pois as pessoas quando querem fazer um reclamação precisa se deslocar ate rio branco, parabenizou a bancada do acre que apoiaram os recursos liberado ao estado, pediu que prefeitura juntamente com a secretaria de obras agilize a manutenção das ruas Oscar freire e beira rio, pediu que a Eletroacre publicasse a constante falta de energia na zona rural, pediu que realize um serviço no muro da Ufac e no muro do cemitério, e solicitou um recadastramento  de todas as cooperativas existentes no município, pediu que secretaria de obras faça recuperação de uma ponte no ramal do 47, pediu que a prefeitura encaminhe documentos informando quais ruas foram contempladas no programa ruas do povo, pediu que a SEMED informe quais os veículos que estão trazendo os alunos e qual sua rota, concluiu pedindo uma nota de pesar ao senhor Dimas e toda sua família.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

O vereador Marquinhos (PSDB), ao fazer o uso da tribuna iniciou parabenizando a ação da prefeitura  com relação ao itinerante, criticou a lentidão dos trabalhos da secretarias de obras, solicitou que encaminhe documento ao setor competente para que coloque faixa nos taxis, pois os taxis estão sem identificação, reiterou o pedido da 1°delegacia de mulher em Brasileia, também falou da necessidade de uma sede do Procon no município, pediu que Secretária de Saúde providencie um auxiliar de dentista para a Unidade Antônio Monteiro dos Reis, pediu que a secretaria de agricultura providencie a capota do caminhão que transporta pessoa no Ramal do Polo, finalizou pedindo que a prefeitura instale placas na rua Ermentino Amaral proibindo o trafego de carretas.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

O vereador Marivaldo (PMDB) deu inicio sua fala pedindo uma moção de pesar a família do senhor Dimas em nome de toda equipe da câmara municipal da Brasiléia, parabenizou a ação das secretarias que participaram da ação itinerante no km 26, falou da recuperação de pontes em alguns ramais, pediu providencia na rua Valdemir Lopes, falou da obra feita frente ao IOP  onde ali era um bueiro quebrado, falou da importância de ramais e pontes em boa qualidade, pois facilita o escoamento e a produção, concluiu pendo que a prefeitura solicite uma garagem no km 26.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

O vereador Rosildo (PT) iniciou falando da importância do programa de habitação rural, em seguida pediu ao governo do estado mais capacitação aos trabalhadores rurais, falou novamente da feira de piscicultura que será realizada em nosso município, falou da reunião que será feita com os agentes comunitários de saúde com relação ao novo plano e piso salarial, falou de precariedade da distribuição de energia nos ramais, associou-se com relação aos assentados sobre o critério utilizado na distribuição das terras. O vereador prosseguiu pedido que a prefeitura faça a abertura da quadra de esporte do km 26, e finalizou pedindo que convoque uma reunião com a EMBRAPA no que diz  respeito a questão da produção de grãos.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

A vereadora Tereza Xavier (PT) pediu que a prefeitura faça a retirada de lixo da rua macio de nunciação de Paula Moreira e que veja a situação de um buraco na travessa botafogo bairro Eldorado, reiterou o piçaramento nos pontos críticos de ramais, pediu que a prefeitura informe as pessoas que atende no programa bolsa família, pois há muitas pessoas que vem de outros estados e ficam sem transferir o cartão, concluiu pedindo prioridade no tapa buraco.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

O vereador Mario Jorge (PSB) em uso a tribuna falou de sua ida a rio branco onde participou de uma reunião com o tribunal de contas, segundo o vereador foi muito proveitoso no que diz ao aprendizado orçamentário, falou do planejamento estratégico que acontecera neste sábado, reivindicou a questão do prédio da defensoria publica no município, pediu que a prefeitura junto com o Ciretran mais placas nas ruas, solicitou que a secretaria de obras faça a melhoria do ramal do riozinho Associação Porongaba, pediu o tapa buraco no ramal do 13 e do polo, falou da reunião que teve no assentamento porto Carlos, com relação ao programa luz parra todos, finalizou pediu melhorias nos trechos critico do ramal progresso e liberdade.

Comentários

Acre

PM recuperou mais de 570 veículos no Acre em 2022, aponta balanço

Publicado

em

Durante o ano, foram recuperados mais de 570 veículos roubados ou furtados, além de 542 armas de fogo apreendidas e 1.764 apreensões de drogas.

 

Mais de 570 veículos, furtados ou roubados, foram recuperados no Acre em 2022. É o que aponta o balanço operacional divulgado pela Polícia Militar do Acre esta semana.

Ao todo foram 10.560 operações realizadas, mais de 230 mil pessoas abordadas, 542 armas de fogo apreendidas, 1.764 apreensões de drogas e 6.984 pessoas conduzidas à delegacia.

Além dos números relatados, A PM-AC também inciou a operação ‘Sentinela’.

Confira os dados comparativos entre 2021 e 2022

 

  • Mortes violentas no Acre tiveram aumento de 21%
    95 em 2021
    236 em 2022
  • Em Rio Branco houve diminuição de 10%
    107 em 2021
    96 em 2022
  • Roubos diminuíram em Rio Branco 20%
    2.348 em 2021
    1.872 em 2022
  • Roubos diminuíram no Acre 19%
    2.534 em 2021
    2.055 em 2022
  • Furto de veículo subiu em 1%
    247 em 2021
    249 em 2022
  • Roubo de veículos diminuiu em 35%
    728 em 2021
    471 em 2022

 

O comandante geral da PM-AC, coronel Luciano Dias, afirmou que no ano de 2023 o objetivo da corporação é se aproximar cada vez mais da comunidade com programas sociais e operações que visem a proteção da população.

“O policiamento comunitário na proximidade com a comunidade, avançando em postos de policiamento móveis, operações como operação ‘Sentinela, o ‘Vizinhança Solidária’, ‘Maria da Penha’, programas do PROERD, do policiamento escolar. Então é se aproximar cada vez mais da comunidade a fim de aumentar a sensação de segurança e também de poder ampliar a vigilância e atuar fortemente. Esse é o foco prioritário do nosso plano estratégico que envolve todas as unidades da Polícia” explicou.

Operação Sentinela

 

A “Operação Sentinela” foi deflagrada durante a solenidade e está prevista para ocorrer, inicialmente, em toda Rio Branco. A ação policial agregará todas as unidades operacionais de área, especializadas e comunitárias da instituição, tendo como viés uma aproximação maior com a comunidade.

Operação Sentinela foi deflagrada durante a solenidade em que foi divulgado o balanço de 2022  — Foto: Reprodução/Asscom

Operação Sentinela foi deflagrada durante a solenidade em que foi divulgado o balanço de 2022 — Foto: Reprodução/Asscom

*Estagiário sob supervisão da jornalista Tácita Muniz.

Comentários

Continue lendo

Acre

Servente geral é perseguido e baleado dentro de escola no interior do Acre

Publicado

em

Servidor buscou abrigo dentro da Escola Jader Saraiva Machado, em Porto Acre, onde trabalha. Ele levou dois tiros e foi socorrido pelo Samu. Direção do colégio informou que não havia alunos no momento do crime.

Um servente geral terceirizado da Escola Jader Saraiva Machado da cidade de Porto Acre, interior do estado, foi perseguido e baleado duas vezes dentro do colégio na manhã desta quinta-feira (26). O crime ocorreu quando os servidores chegavam para trabalhar.

Não havia alunos da escola no momento do crime.

Segundo a Polícia Militar (PM-AC), testemunhas relataram que os suspeitos aguardavam o servente em frente ao colégio. Ao perceber a presença dos criminosos, o homem teria buscado abrigo dentro da escola, mas foi alcançado e baleado pelo menos duas vezes no tórax.

Colegas de trabalho da vítima acionaram o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e a PM-AC. Os criminosos fugiram antes da chegada das equipes.

O homem foi levado para o hospital da cidade consciente. A PM-AC informou que o servidor tem passagem pela polícia e já cumpriu pena por furto qualificado.

A direção do colégio informou que a escola está aplicando provas de recuperação para alguns alunos. O último dia de aula seria nesta quinta, mas o encontro foi adiado para segunda-feira (31).

Comentários

Continue lendo

Acre

Promotor discorda de decisão do júri e decide recorrer da absolvição de policial federal

Publicado

em

Por Saimo Martins

Logo após o fim do julgamento na 2ª Vara do Tribunal do Júri de Rio Branco, na Cidade da Justiça, o promotor de Justiça do Ministério Público, Teotônio Rodrigues Júnior, declarou que já protocolou um recurso para recorrer da decisão do júri que absolveu o Victor Campelo Manoel Fernandes, pela morte do estudante Rafael Chaves Frota, 26 anos, em julho de 2016.

Rodrigues contestou a maioria dos jurados que alegaram que houve legítima defesa nos disparos que vitimou o estudante. “Não é caso de legítima defesa. Entendemos que os tiros em local fechado cheio de pessoas não configuram a defesa”, declarou.

O representante de acusação do Ministério Público, adiantou que o recurso já foi aberto nos termos do artigo 593. A decisão de absolvição ocorreu por 4 votos a 3 e foi lida pelo juiz Alesson Braz.

A acusação foi representada pelo promotor de Justiça Teotônio Rodrigues Júnior. Já a defesa do acusado foi feita pelos advogados Wellington Frank dos Santos e Matheus da Costa Moura.

Comentários

Continue lendo

Em alta