Acre
Vereadores de Brasileia Reivindicam Iluminação e reforma na ponte José Augusto
Assessoria de Comunicação – CMB
A Câmara Municipal de Brasileia realizou, na manhã desta terça-feira (19) a Décima quinta sessão ordinária do 13 ano legislativo. Estiveram presentes os vereadores Marivaldo Oliveira (PMDB), Rogério Pontes (PMDB), Erizete Lima (PT), Fernanda Hassem (PT), Carlos Armando (PSB), Rosildo Freitas (PT), Marquinhos Tibúrcio (PSDB), Bil Rocha (PMDB), Joelson Pontes (PP) e o presidente da Casa, Mário Jorge (SDD).
No início da Sessão, os vereadores do município de Brasileia fizeram um minuto de silêncio em homenagem ao ex-vereador do município, Roberto de Abreu, que faleceu essa semana em virtude de problemas de saúde. Seu corpo foi velado e sepultado no município de Xapuri.
Em uso à Tribuna o vereador Bil Rocha apresentou indicação para que a Secretaria de Obras ague a rua João Jovino e o centro de Brasileia. O vereador apresentou indicação para que o setor competente tome providências a respeito dos vendedores ambulantes bolivianos que trabalham de forma ilegal nas ruas de Brasileia. E apresentou indicação para que o setor de cadastro do município informe como está sendo realizado o pagamento dos ambulantes bolivianos que vendem aos domingos na feira de Brasileia. E que a prefeitura realize trabalho de reposição de lâmpadas na Travessa Belém. E apresentou indicação para que seja providenciado um portão de ferro para a feira do mercado municipal. Que seja providenciada iluminação pública na praça Dona Ica e quadra do bairro José Braúna. E apresentou indicação para que o município realize trabalho de melhoramento no ramal do quilômetro 35.
O vereador Carlos Armando (PSB), solicitou que a Eletrobrás – Acre providencie a baixa tensão no trecho entre o trevo ao residencial Jatobá. Que o Governo e prefeitura agilizem a construção das moradias populares para atender a população carente. Que a prefeitura de Brasileia realize trabalho de reforma e reativação da unidade de saúde José Maria de Souza Santos. Que o programa “Luz para todos” envie à Câmara de Brasileia o calendário de atendimento, informando os locais prioritários. Que o DNIT realize operação tapa-buracos na Avenida Rui Lino. 0 vereador apresentou indicação para que o Hospital de Clinicas Raimundo Chaar envie à Câmara de Brasileia o calendário de plantonista que diariamente prestam assistência média naquela unidade de saúde. E apresentou solicitação para que o município disponibilize um trator de pneu para beneficiar a comunidade do quilômetro 84. “Ali só falta mesmo ceder esse trator para que a comunidade possa trazer a madeira para a construção da ponte”, disse o vereador. Apresentou indicação para que a Deputada Estadual, Leila Galvão, interceda junto ao Governo do Estado, para a agilidade da reforma da ponte José Augusto, bem como a definição do local onde será construída a nova ponte de Brasileia. E solicitou que o município de Brasileia firme acordo com Epitaciolândia, no sentido de realizar uma reforma da ponte José Augusto. E solicitou a disponibilidade de um trator de esteira para a comunidade do quilômetro 35, localidade do senhor José Maringoso. O vereador apresentou indicação para que as escolas de zona rural sejam construídas modelo padrão, em alvenaria. “Que a bancada Federal intervenha para que essas escolas sejam padronizadas”, concluiu.
A vereadora Erizete Lima apresentou indicação para que a prefeitura, através da secretaria de educação disponibilize um motor d’água para a escola Manoel Braga, no quilômetro 84, arraial dos burros e solicitou que a prefeitura atenda os alunos da escola José Diogo Lima, uma vez que os mesmos não têm disponibilidade de ensino do sexto ao nono ano. “É uma comunidade que mora num local de difícil acesso e gostaria de contar com a sensibilidade da secretária de saúde”. A vereadora apresentou indicação para que o município firme parceria com o Detran no sentido de providenciar sinalização nas proximidades do banco Bradesco. E que o município justifique os motivos pelos quais os prédios da UFAC e parque centenário não foram limpos após a enchente. “São patrimônios públicos que o poder público precisa zelar. Desde a alagação esses locais ainda estão da mesma forma, sem nenhum trabalho de limpeza realizado por parte do município”. E que a prefeitura de Brasileia realize trabalho de limpeza na Rua Gení Assis, nas proximidades no parque centenário.
O vereador Marivaldo Oliveira (PMDB), em uso à Tribuna, apresentou indicação para que a prefeitura providencie tampas para os bueiros que estão abertos. E pediu para que o Executivo informe qual a data para retorno dos trabalhos das ruas já licitadas. E apresentou indicação solicitando recuperação de um esgoto nas proximidades do mercado municipal. Marivaldo solicitou que a prefeitura informe à Câmara de Brasileia quando serão retomados os trabalhos na Avenida Manoel Marinho Monte. O vereador falou a respeito dos ramais que estão em condições de trafegabilidade em Brasileia. E apresentou indicação para que a secretaria de obras disponibilize um trator de esteira para realizar trabalho nos ramais que serão beneficiados pelo programa Luz para todos. Em relação aos ramais de Brasileia, o vereador falou que as expectativas em relação a recuperação de ramais são as melhores. “Gostaria de pedir também a ajuda do governo para a recuperação desses ramais”, disse Marivaldo. O vereador finalizou parabenizando a prefeitura pela realização do arraial que aconteceu na praça do ginásio Eduardo Lopes Pessoa.
Comentários
Acre
Homem é ferido no peito com chave de fenda após discussão com companheira em Rio Branco
Vítima foi socorrida pelo Samu e encaminhada ao Pronto-Socorro; mulher foi detida e levada à Delegacia da Mulher
Uma discussão entre um casal terminou em violência na noite desta segunda-feira (15), na rua José Magalhães, no bairro Conquista, em Rio Branco. Um homem de 48 anos foi atingido no peito com uma chave de fenda durante o desentendimento e precisou ser socorrido pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).
De acordo com informações apuradas no local, Sebastião da Silva Nascimento consumia bebidas alcoólicas com a companheira, Ociene Moraes Monteiro, de 35 anos, quando o casal iniciou uma discussão. O conflito teria começado após ofensas verbais e evoluído para agressões físicas entre ambos.
Durante a briga, Ociene teria se apossado de uma chave de fenda e desferido um golpe no tórax de Sebastião, do lado esquerdo. Mesmo ferido, o homem conseguiu correr em busca de ajuda, mas caiu em frente a uma distribuidora da região.
O Samu foi acionado e enviou uma ambulância de suporte avançado. A vítima recebeu os primeiros atendimentos ainda no local e, após ser estabilizada, foi encaminhada ao Pronto-Socorro de Rio Branco, onde deu entrada em estado de saúde estável. Segundo o médico plantonista da unidade, Dr. Luiz Alberto, o ferimento foi profundo e há suspeita de pneumotórax, sendo necessária a realização de procedimento cirúrgico.
A Polícia Militar, por meio de guarnições do 1º Batalhão, esteve na residência onde ocorreu a agressão. No local, os policiais encontraram Ociene acompanhada de três filhos pequenos, incluindo um bebê de colo. Um dos filhos, de 10 anos, presenciou a cena e relatou que os pais costumam consumir bebidas alcoólicas diariamente.
Ociene foi detida e encaminhada à Delegacia Especializada em Atendimento à Mulher (DEAM) para prestar esclarecimentos. As crianças foram entregues aos cuidados da avó materna, no bairro Cidade do Povo.
Conforme a polícia, esta não seria a primeira ocorrência em que a mulher fere o companheiro com objeto perfurante após discussões relacionadas ao consumo de álcool. O caso será investigado pelas autoridades competentes.
Comentários
Acre
Mulher internada em estado grave após acidente na BR-364 entre Bujari e Sena Madureira não sabe que marido morreu
Familiares de Cheila Maria, 52, ocultam a morte do esposo, João Paulo, 39, temendo por sua recuperação; vítima aguarda cirurgia e permanece na UTI

Por conta do estado de saúde de Cheila Maria, a família preferiu não contar ainda que o marido dela não resistiu aos ferimentos. Foto: captada
Internada em estado grave na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) após um acidente na BR-364, a autônoma Cheila Maria Viana de Sousa, 52 anos, ainda não foi informada pela família sobre a morte do marido, João Paulo Marcelino Ximenes, 39. O casal viajava de Feijó para Rio Branco quando sofreu uma colisão frontal no km 204 da rodovia, entre Bujari e Sena Madureira.
De acordo com uma sobrinha, que pediu para não ser identificada, a saúde de Cheila ainda é instável – ela sofreu duas costelas quebradas, ferimentos na mão direita e precisou de dreno após apresentar ar no pulmão. “Ela acordou e perguntou pelo esposo, mas não entrou em detalhes porque está falando pouco, muito machucada. Por isso ainda não contamos”, relatou a familiar.
João Paulo não resistiu aos ferimentos. No outro veículo envolvido estavam Luciana Régis de Andrade, 40, e seu filho de 11 anos, que sofreram ferimentos leves. Cheila aguarda cirurgia na mão e deve permanecer sob observação.
Viagem foi realizada para buscar a neta
João Paulo e Cheila estava juntos há aproximadamente 16 anos. João Paulo trabalhava como motorista de aplicativo no interior do estado, Cheila além de autônoma, e dona de casa é os cuidados da neta de 6 anos.
A menina mora com os avós em Feijó e passava as férias na capital com a mãe. No domingo, o casal saiu de Feijó para buscar a menina na capital.
Sobre o acidente, a família ainda não sabe o que pode ter provocado a batida e que, provavelmente, terão mais detalhes após a conclusão da perícia. “Não posso falar muito sobre isso porque não sabemos [sobre o acidente]. Daqui quatro dias vai sair o laudo”, destacou.
O corpo de João Paulo foi velado em Feijó, e sepultado.
Comentários
Acre
Prefeitura de Rio Branco lança concurso de fotografia com prêmios de R$ 20,8 mil para melhores cliques natalinos
Inscrições vão até 11 de janeiro; fotos devem ser feitas em cenários decorados da capital, como Praça Plácido de Castro e Horto Florestal

A proposta é estimular a participação da população e eternizar, por meio da fotografia, momentos que representam o Natal vivido pela cidade. Foto: captada
Iniciaram nesta segunda-feira (15) as inscrições do concurso de fotografia da Prefeitura de Rio Branco, com prêmios totais de R$ 20.800 para os melhores cliques feitos nas decorações natalinas da capital acreana. As inscrições seguem até 11 de janeiro pelo site da prefeitura, e as fotos devem ser tiradas em cenários ornamentados como a Praça Plácido de Castro, Horto Florestal, rotatórias e avenidas.
Categorias e premiação
Fotografia profissional: R$ 12,5 mil
-
1° lugar: R$ 5 mil
-
2° lugar: R$ 3 mil
-
3° lugar: R$ 2 mil
-
4° lugar: R$ 1,5 mil
-
5° lugar: R$ 1 mil
Fotografia amadora: R$ 7,3 mil
-
1° lugar: R$ 2 mil
-
2° lugar: R$ 1,5 mil
-
3° lugar: R$ 1 mil
-
4° lugar: R$ 800
-
5° lugar: R$ 500
-
6° ao 10° lugar: R$ 300 cada
Foto mais curtida no Instagram: R$ 1 mil
Critérios de avaliação
- Qualidade: Boa visualização da decoração
- Criatividade: Originalidade e narrativa visual
- Local: Cenários ornamentados pela prefeitura
Público-alvo
- Participantes: Moradores de Rio Branco (profissionais ou amadores)
- Resultado: Premiação em 31 de janeiro
A iniciativa busca engajar a população com as decorações de Natal da cidade, promovendo ao mesmo tempo o turismo local e a valorização dos espaços públicos. O concurso também serve como estratégia de marketing para a gestão municipal em período festivo.

Concurso busca valorizar decorações de Natal e estimular participação popular. Foto: captada























Você precisa fazer login para comentar.