Conecte-se conosco

Acre

Vereadores de Brasiléia fiscalizam obras mal feitas do programa Ruas do Povo

Publicado

em

Vereadores Benedito Lima (PMDB), Marivaldo Oliveira (PMDB) e o Presidente da Câmara, Mário Jorge (PSB), visitaram o Bairro Alberto Castro - Foto: Assessoria

Vereadores Benedito Lima (PMDB), Marivaldo Oliveira (PMDB) e o Presidente da Câmara, Mário Jorge (PSB), visitaram o Bairro Alberto Castro – Foto: Assessoria

Bairro teve ruas entregues a menos de um ano pelo governador Sebastião Viana

Da Assessoria da Câmara Municipal de Brasiléia

Os vereadores do município de Brasiléia, Benedito Lima (PMDB), Marivaldo Oliveira (PMDB) e o Presidente da Câmara, Mário Jorge (PSB), visitaram o Bairro Alberto Castro para fiscalizar de perto o que os moradores vem reclamando a muito tempo no que se refere ao beneficiamento das ruas.

O Bairro Alberto Castro, fica localizado na parte alta do município de Brasiléia, já na saída para Assis Brasil pela BR 317, no km 02, onde recentemente foi contemplado com o programa Ruas do Povo, do governo do Acre.

Depois de diversas denúncias de moradores, a preocupação dos parlamentares só vem crescendo além das cobranças que os mesmos vem recebendo com frequência, sobre esse Programa. Segundo eles, está sendo um transtorno porque há tão pouco tempo, as ruas foram pavimentadas e já vem apresentando vários problemas como: rachaduras, buracos e principalmente a rede de esgoto que não foi incluída no projeto.

Segundo relato de moradores do bairro, as empreiteiras fazem o trabalho e elas mesmas o destrói as ruas, passando com as caçambas cheias de barros, já que os asfaltos não aguenta nem carros pequenos. Além dos períodos chuvosos quando os terrenos mais baixos alagam devido os sistema de drenagem que não foram feitos.

Para o vereador Bil Lima (PMDB): “É uma vergonha esse projeto do Governo do Estado.  Essas obras em vez de Ruas do Povo, era pra ser chamado de ‘piche do povo”, ironizou o vereador.

Mário Jorge ressaltou que em todos os bairros que foram contemplado, vem acontecendo esse descaso com a comunidade e disse que: “É fundamental, nós vereadores estarmos do lado do povo acompanhando e principalmente, fiscalizando essas obras. Vez que é nosso dever e não podemos fugir dos nossos compromissos e nossas responsabilidade”. Destacou o presidente.

Matéria relacionada:

Bairro Alberto Castro em Brasiléia tem suas ruas entregue pelo governador Tião Viana

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Acre

Rio Acre apresenta queda gradual em Rio Branco e mantém nível abaixo do transbordo

Publicado

em

Boletim da Defesa Civil aponta vazante com medições de 13,74 metros ao meio-dia; cota de alerta permanece em 13,50 metros.

Foto: Whidy Melo/ac24horas

O nível do Rio Acre segue em tendência de vazante neste sábado (24), segundo boletim divulgado pela Defesa Civil Municipal de Rio Branco. As medições realizadas ao longo do dia mostram uma redução gradual do volume do manancial.

De acordo com os dados oficiais, às 5h45, o rio marcava 13,98 metros, apresentando queda em relação ao dia anterior. Às 9h, o nível baixou para 13,86 metros e, ao meio-dia, nova redução foi registrada, com o manancial atingindo 13,74 metros.

Nas últimas 24 horas, não houve registro de chuva na capital, acumulando 0,00 milímetro, fator que contribui para a diminuição do nível do rio. A cota de alerta permanece em 13,50 metros, enquanto a cota de transbordo é de 14,00 metros.

Apesar da queda, a Defesa Civil mantém monitoramento contínuo da situação, reforçando a importância de atenção à população, especialmente em áreas de risco durante períodos de cheia.

Comentários

Continue lendo

Acre

Defesa Civil do Estado monitora rios e mantém ações preventivas

Publicado

em

Conforme o boletim divulgado às 15h desta sexta-feira, 23, pela Agência Nacional de Águas (ANA) e pela Defesa Civil, a capital acreana segue em cota de transbordamento. Enquanto em Cruzeiro do Sul, o rio Juruá apresenta vazante, mas segue acima da cota de alerta.

Em Rio Branco, o rio Acre marcou 14,36 metros, mas segue com tendência de vazante, indicando redução gradual do nível. A atuação contínua do Estado, por meio da Defesa Civil, garante o monitoramento em tempo real, o apoio às defesas civis municipais e a pronta mobilização das equipes para atendimento às famílias em áreas de risco.

Em Cruzeiro do Sul, o Rio Juruá registrou 12,05 metros, permanecendo acima da cota de alerta e abaixo da cota de transbordamento, também em vazante.

Nos demais municípios monitorados, os rios permanecem abaixo das cotas de alerta, com predominância de vazante. Localidades como Assis Brasil, Brasileia, Epitaciolândia, Xapuri, Capixaba, Porto Acre, Sena Madureira, Manoel Urbano, Porto Walter, Tarauacá, Feijó e Plácido de Castro apresentam cenário hidrológico estável.

O Riozinho do Rola, importante afluente do Rio Acre, também segue abaixo da cota de alerta e em queda, contribuindo para a redução gradual do volume de água na principal bacia do estado.

A Defesa Civil segue fazendo o monitoramento dos rios em todo o estado, além do acompanhamento das previsões de chuvas. Segundo o coordenador da Defesa Cìvil, coronel Carlos Batista, o alerta seguirá pelos próximos meses, fevereiro e março, visto que são períodos chuvosos. “Todo sistema está sempre em alerta pra agir por meio das defesas civis municipais.”

O coordenador também alertou a população sobre os riscos que as enchentes trazem. “Nesses períodos de vazante sempre há problemas de movimentação de solo. Por isso, se a população identificar que está tendo alguma agitação nos seus quintais, que apresentou rachadura numa árvore, parede, porta ou janela, é importante entrar em contato imediato com a Defesa civil ou corpo de bombeiros”.

O coordenador ressaltou a importância de acionar os serviços competentes e afirmou o compromisso do governo do Estado com a população atingida. “É importante você entrar em contato imediato com o corpo de bombeiros pelo número 193, para que uma equipe especializada possa ir ao local para fazer a devida análise. O governo do Estado está sempre com o objetivo de preservar bens e vidas”, salientou.

Comentários

Continue lendo

Acre

Rio Acre registra 13,86 metros às 9h e segue em vazante em Rio Branco

Publicado

em

Foto: Sérgio Vale

O nível do Rio Acre atingiu 13,86 metros às 9h deste sábado, 24, segundo boletim divulgado pela Defesa Civil Municipal de Rio Branco. O dado confirma a tendência de vazante observada nas últimas medições, com redução gradual do volume de água ao longo da manhã.

Na leitura anterior, realizada às 5h45, o rio marcava 13,98 metros, o que representa uma diminuição de 12 centímetros em pouco mais de três horas. Apesar da queda, o manancial ainda permanece acima da cota de alerta, que é de 13,50 metros, e abaixo da cota de transbordo, estabelecida em 14 metros.

De acordo com a Defesa Civil, não foi registrado volume de chuva nas últimas 24 horas, fator que contribui para a tendência de recuo das águas. O órgão segue monitorando o comportamento do rio e orienta moradores de áreas ribeirinhas a permanecerem atentos aos boletins oficiais.

Comentários

Continue lendo